GUIA: Undervolting o processador de seu notebook

Maciel_SAS

Active Member
que pena, meu note ja tem uma otima duração de bateria e nao esquenta muito, mas se desse para fazer um Undervolting ficaria melhor ainda!

VoiderX

Advanced User
Que pena que não funfa nos Sandy Bridge mobile, tenho 3 horas de bateria aqui razoável mas eu bem que queria um pouco mais.

pb411

Membro de Final de Semana

BOPC

New Member
Interessante... Alguém sabe se funciona ou Já fez com o Intel P6200.. acabei de pegar um Note com esse processador !

Knight 3000

Presidente da Esner Corporation
não consegui no meu samsung RV410 só tem ate index 4

Lopan89

Member
Ótimo post. Uma dúvida: esse processo danifica o processador a longo prazo ou ñ tem nada a ver? Pq penso em fazer, meu hp g42-br esquenta bastante, mesmo tendo atualizado a bios...

H

holy.knight

Guest
Uma dica para quem tem notebook com APU's da AMD.

Eu comprei um HP g4-1117 com APU AMD A8 3500m.

Pesquisei na internet e vi várias pessoas falando do potencial de overclock com undervolt dessas APU's.

Então baixei a última versão do K10STAT e consegui fazer um overclock de 30% com undervolt junto.

Ficou de 1.5GHz@1.1175V para 2GHz@1.0875V.

Ambos com turbo core para 2.4GHz, mas o processador quase nunca ativa esse modo turbo. Por isso aumentar o clock para 2GHz faz uma boa diferença.

A temperatura final ficou apenas 6ºC maior em full load rodando Prime95.

Lopan89

Member
Nenhum dos programas citados no tópico funciona com win 64-bit (pelo menos aqui comigo :trollfail:), ou estou enganado? Meu note é um core i3, com win 7 de 64 bit. O RMClock e o Notebook Hardware Control não funfaram, por darem suporte apenas a sistemas 32 bit. Aí eu pergunto: há alguma alternativa de undervolting para sistemas 64 bit e para processadores geração core?

ec2lrg

Member
Nenhum dos programas citados no tópico funciona com win 64-bit (pelo menos aqui comigo :trollfail:), ou estou enganado? Meu note é um core i3, com win 7 de 64 bit. O RMClock e o Notebook Hardware Control não funfaram, por darem suporte apenas a sistemas 32 bit. Aí eu pergunto: há alguma alternativa de undervolting para sistemas 64 bit e para processadores geração core?
Tente esse aqui, ThrottleStop_410.

Lopan89

Member
Po cara, vlw pela dica, baixei e consegui abri-lo aqui no note, deve funcionar. Só que não faço a mínima ideia de como configurar pra fazer o undervolting. Poderia fazer um mini tuto aí de como proceder, se não for incômodo? Tenho medo de fazer algo errado...

Renan.Spolon

Beligerante - Hard Training, Mission Easy.
Banido
Ótimo post. Uma dúvida: esse processo danifica o processador a longo prazo ou ñ tem nada a ver? Pq penso em fazer, meu hp g42-br esquenta bastante, mesmo tendo atualizado a bios...
Não tem nada haver, acredito que seja até o contrário, pois ele esquenta menos.

iagocbpm

New Member
Consegui fazer um undervolting em meu Acer Aspire 5551 com precessador AMD Athlon X2 P320 @2.1Ghz|@1.1375v|NB @1.0125 para @2.1Ghz|@1.0000v|NB 0.9500. Não notei muito ganho na bateria, creio que coisa de 15 min, mas a temperatura caiu de 75ºC em full load para 65ºC com temperatura ambiente de 36ºC e o note colocado em cima de uma mesa de madeira. Gostei do resultado, vou testar também no notebook da minha namorada que é um Sony Vaio com phenom II X3 que esta dando um super aquecimento horrível onde o mesmo chega a 95ºC em 15 min

jonathan10

New Member

ec2lrg

Member
Infelizmente não, somente até os processadores socket 775 e equivalentes nos mobiles. Para os core ix somente via BIOS ou UEFI até onde eu pesquisei na net.

Wesleysnyps

Windows, Robots, Kinect and Arduino
Desculpem reviver o tópico (mas já que é fixo acho que não tem problema xD)

Descobri que o undervolting voltou a ser possível nos processadores de 4ª geração (haswell)
Pretendo fazer isso no meu G1511 New lá por Janeiro/Fevereiro (não to a fim de me estressar e ficar fazendo testes em final de ano hahhaa)
Aí posto novidades =)

Pra quem quiser ir tentando achei esses tópicos em inglês com undervolting no i7-4700MQ

http://www.gaminglaptopsjunky.com/clevo-w230st-review-gtx-765m-almost-true-ultrabportable-gaming-laptop/#undervoltingthei74700mq
[URL="http://forum.techinferno.com/clevo-sager/4301-w230st-undervolting.html"]http://forum.techinferno.com/clevo-sager/4301-w230st-undervolting.html
[URL]http://www.youtube.com/watch?v=hRtFy7FpQF4
[/URL][/URL]

ec2lrg

Member
Wesleysnyps, pelo o que eu andei pesquisando, só com processadores K e mobos com chipset Z.

Salvo algum forista, tenha alguma informação concreta (link da matéria) sobre este tema, pois eu queria fazer upgrade para Haswell.

Wesleysnyps

Windows, Robots, Kinect and Arduino
Wesleysnyps, pelo o que eu andei pesquisando, só com processadores K e mobos com chipset Z.

Salvo algum forista, tenha alguma informação concreta (link da matéria) sobre este tema, pois eu queria fazer upgrade para Haswell.
Bom, no fóruns o pessoal está conseguindo fazer com os MQ. Poderia passar o link de onde vc encontrou essa informação do K e do chipset Z?

Não encontrei nada oficial. Talvez por que undervolting não é tão difundido como overclock. A Intel até divulga quais chips são melhores para overclock, mas nunca vi nada sobre divulgação de undervolting...

Jogando no google "undervolting haswell" encontra até o fórum da anandatech http://forums.anandtech.com/showthread.php?p=35301095

Tá todo mundo usando o Intel XTU (Extreme Tuning Utility). O software é da própria Intel (claro que eles não se responsabilizam por nada) e pelo que eu vi o pessoal discutindo, caso vc faça um undervolting e dê crash, quando vc liga o note ele não vai iniciar o Intel XTU por conta de um mecanismo de segurança: "When you crash, Intel XTU's settings are removed due to its built-in watchdog feature."

Mas infelizmente uma fonte oficial eu não tenho cara, me desculpe =/

ec2lrg

Member
Nem esquenta, porque os primeiros core ix podia fazer o undervolt tranquilo, depois do Sandy Bridge e posteriores a Intel capou essa alternativa.

Em outro fórum que frequento, um colega montou um Haswell (4670K com mobo Z87) e undervolt é liberado.

Riffen2

Member
Tentei no 4900MQ usando o Intel XTU mas ele desliga praticamente com qualquer redução.

ec2lrg

Member
Pelo que eu entendi, depois do Sandy Bridge ficou dificil fazer o undervolt, só se a mobo permitir e não sei em quais processadores iria funcionar.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)