Fan de 3 pinos em conector de 4 pinos, como controlar a velocidade?

m6kill

New Member
Troquei de gabinete então comprei 2 fans adicionais Corsair AF140 porém os mesmos só possuem conectores de 3 pinos e os únicos e os conectores que sobraram na mobo possuem 4 pinos mas ao conectar os mesmos nesses conectores da mobo não é possível controlar a velocidade como no de 3 pinos. Já tentei alterar a velocidade deles na Bios, no speedfan mas nada, então queria saber se existe alguma solução pra isso, tenho que comprar algum tipo de conector ou só um fan de 4 pinos dá jeito?

neo666

¯\(ツ)/¯
Moderador
Sua placa mãe não tem controle por voltagem? Geralmente essa é a alternativa ao usar um fan que não seja PWM e costuma funcionar bem.

m6kill

New Member
Sua placa mãe não tem controle por voltagem? Geralmente essa é a alternativa ao usar um fan que não seja PWM e costuma funcionar bem.
Parece que não tem mas acabei encontrando outra solução, pluguei os fans nos conectores extras da 2060 Strix que eu nem me lembrava que ela tinha e agora é possível controlar a velocidade.

neo666

¯\(ツ)/¯
Moderador
Parece que não tem mas acabei encontrando outra solução, pluguei os fans nos conectores extras da 2060 Strix que eu nem me lembrava que ela tinha e agora é possível controlar a velocidade.
Boa, se os fans não forem muito barulhentos vai servir bem.

Tive uma Strix 1080 Ti que tinha esses conectores mas o controle deles era meio "binário" e deixava os fans em uma velocidade além do necessário, causando ruído à toa.
Na época não curti (e o GPU Tweak II e/era terrível pra mexer) e acabou sendo melhor deixar na mobo mesmo, mas espero que sirva bem pra vc :joia:

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)