Falha GRAVE Gigabyte GA-Z77X-D3H V1.0

nicolasm

New Member

Venho dar a triste notícia de uma falha gravíssima no projeto da Z77X-D3H v1.0

Após alguns resets aleatórios no meu sistema, fui procurar a causa. Me aproximando da placa mãe senti cheiro de queimado. Já tinha sentido outras vezes mas dei pouca importância pensando ser de outro lugar (da rua, etc.). Analisando o 4-pin ATX 12V, que alimenta a CPU, percebi que um fio da fonte estava com um aspecto "amolecido", causa óbvia de quando muita corrente é demandada por um único fio. Este mesmo também estava com um aspecto queimado.

Infelizmente as fotos não ficaram muito boas, mas olhando com atenção podem ver um coloração amarronzada no fio amarelo.

Aí já vi que não era boa coisa... quando desconectei o cabo é que veio a verdadeira surpresa:

Tudo TORRADO e derretido!

CARAMBA GIGABYTE!!!!!!

Notem que na nova revisão da placa vem com ATX 8pin, distribuindo melhor a corrente. Obviamente foi um erro ter feito a placa com o conector 4pin, e arrumaram na nova revisão.

Recomendo FORTEMENTE que quem tiver esta placa, TIRE O OVERCLOCK JÁ, para assim demandar menos corrente para o processador. Além disso deveríamos todos entrar em contato com a Gigabyte e exigir a troca desta placa-mãe.

Tô com prejuízo na fonte e na placa mãe :fuuu:

Última edição:

Diego_Melo

Buzz
Mas a fonte queimou? qubrou o cabo? ou só derreteu o conector? tenta entrar em contato com a gigabyte pra um possivel RMA, tipo o feito nas placas mãe com bug das entradas sata que trocaram as placas mãe pelas revisões B3..

DaviF

Active Member
me falaram que isso ocorre ná v1.0 nas outras não...
deixei de pegar essa mobo pra ir numa asrock extreme4... cara vai numa casa especializada em concertos de mobos ou alguém fera em eletrônica, as vezes a mobo conseguiu cortar a tensão antes que estragasse mais ainda, e nesse caso dá para vc trocar esse conector ATX...

eu acredito que isso foi a fonte, não a MOBO... eu acredito nisso

Diego_Melo

Buzz
deixei de pegar essa mobo pra ir numa asrock extreme4... cara vai numa casa especializada em concertos de mobos ou alguém fera em eletrônica, as vezes a mobo conseguiu cortar a tensão antes que estragasse mais ainda, e nesse caso dá para vc trocar esse conector ATX...

Eu não arriscaria a garantia... se a mobo ta na garantia e aconteceu isso, e na nova revisão foi feita correção, logo ele teria o direito de troca... defeito do produto não de mau uso...

nicolasm

New Member
Mas a fonte queimou? qubrou o cabo? ou só derreteu o conector? tenta entrar em contato com a gigabyte pra um possivel RMA, tipo o feito nas placas mãe com bug das entradas sata que trocaram as placas mãe pelas revisões B3..
"Só" derreteu.

Vc já tinha visto sobre este problema? Se puder me mostrar onde... me mandar links.

Na verdade não estragou nada, o problema é ter um defeito. Não tem o que arrumar. Quando passa muita corrente num fio, ele começa a derreter, e é esta impressão que deixou. A placa-mãe tá com o conector todo ferrado, e a fonte também. Eu consegui fazer uma ligação ali, e estão funcionando. Mesmo que troque o conector, o problema vai continuar.

Já estou contatando a Gigabyte.

onurb666

Bruno
Membro Honorário

Eu tenho essa placa e fui conferir no site da GA e parece que não vi outra versão além da 1.0. Existe outra?

"Só" derreteu.

Vc já tinha visto sobre este problema? Se puder me mostrar onde... me mandar links.

Na verdade não estragou nada, o problema é ter um defeito. Não tem o que arrumar. Quando passa muita corrente num fio, ele começa a derreter, e é esta impressão que deixou. A placa-mãe tá com o conector todo ferrado, e a fonte também. Eu consegui fazer uma ligação ali, e estão funcionando. Mesmo que troque o conector, o problema vai continuar.

Já estou contatando a Gigabyte.
A placa continua funcionando, Nicolas?

Agora fiquei cabreiro com a minha, qual OC e Vcore você usava diariamente? Estou usando a minha em OC desde que comprei e até agora 100% estável.

A minha é essa e o conector ATX também é 4 pin.

Diego_Melo

Buzz
Eu tenho essa placa e fui conferir no site da GA e parece que não vi outra versão além da 1.0. Existe outra?

Agora fiquei cabreiro com a minha, qual OC e Vcore você usava diariamente? Estou usando a minha em OC desde que comprei e até agora 100% estável.
Mas a sua tem 4 pin ou 8 pin?

onurb666

Bruno
Membro Honorário
Última edição:

DaviF

Active Member
Eita! Não tinha visto no site, falha minha.

Valeu!

A minha tem 4 pin. É igual do Nicolas.
galera eu tentava entrar em contato com a GA Brasil (digitron), e tentar RMA para a versão 1.1... acho que não custa nada tentar!

nicolasm

New Member

A minha é essa e o conector ATX também é 4 pin.
Tem a 1.0 e a 1.1
A 1.0 tem o ATX 4-pin, e a nova revisão vem com 8pin. Acredito que para terem mudado o design, devem ter percebido algo errado... só posso pensar nisso. Se não teriam deixado o 4-pin mesmo.

No site brazuca não tem a rev1.1. Veja aqui: GIGABYTE - Motherboard - Socket 1155 - GA-Z77X-D3H (rev. 1.1)

Estava utilizando um 2500k a 4.7GHz e 1.4vcore... teria a desculpa de ser uma placa "mais-pra-Ivy-Bridge", que consume menos... mas é incabível.

Quero ver qual será a posição da GB.

onurb666

Bruno
Membro Honorário
Tem a 1.0 e a 1.1
A 1.0 tem o ATX 4-pin, e a nova revisão vem com 8pin. Acredito que para terem mudado o design, devem ter percebido algo errado... só posso pensar nisso. Se não teriam deixado o 4-pin mesmo.

No site brazuca não tem a rev1.1. Veja aqui: GIGABYTE - Motherboard - Socket 1155 - GA-Z77X-D3H (rev. 1.1)

Estava utilizando um 2500k a 4.7GHz e 1.4vcore... teria a desculpa de ser uma placa "mais-pra-Ivy-Bridge", que consume menos... mas é incabível.

Estou acompanhando o tópico e enquanto isso reduzirei meu OC. Também acho, se a correção na 1.1 foi somente os 8pin alguma coisa tem.

nicolasm

New Member

Pra ver melhor o estrago... notem que nos COM (feedback.. fios pretos) não aconteceu nada... só nos +12V.

:nooo:

Leozinho.

New Member

eu tenho essa placa tambem , eu estava pensando em fazer over no I7 3770k, mas depois dessa fiquei com medo.
eu nao tinha reparado que ela soh tinha 4pinos , soh notei quando chegou, ja estava acostumado com outras mobos com 8 pinos , até minha antiga p8h67 tinha...

DaviF

Active Member

A Posição dela vai ser de falar que overclock é uma pratica que vc corre o risco... se estivesse tudo em stock não aconteceria (ou aconteceria quem sabe?)

vai ser difícil cara

nicolasm

New Member
A Posição dela vai ser de falar que overclock é uma pratica que vc corre o risco... se estivesse tudo em stock não aconteceria (ou aconteceria quem sabe?)

vai ser difícil cara
Aí perde todo o apelo ao OC que eles tem trabalhado. Marketing pegando pesado em overclock. Não tem como saber se estava com OC ou não, mas tendo opções na BIOS que permitem alterações das especificações, deve ser previsto o funcionamento em tais circuntancias. Se não o cliente compra uma H77.

DaviF

Active Member
Aí perde todo o apelo ao OC que eles tem trabalhado. Marketing pegando pesado em overclock. Não tem como saber se estava com OC ou não, mas tendo opções na BIOS que permitem alterações das especificações, deve ser previsto o funcionamento em tais circuntancias. Se não o cliente compra uma H77.
concordo com vc, mas eles podem querer alegar milhares de coisas... a princípio vão alegar dizendo que foi a fonte... e com isso mal uso.. e com isso...... :pirata:

perdeu a garantia...

o que recomendo é tentar...

cyber du mau :D

Ó pá...
Reza a lenda que acima de 120w (ou 135... não lembro) com 4pins = treta. Esquenta pra caramba e derrete o plastico do conector (mas, né, 'funciona')
Já vi outro cidadão que derreteu o conector dele também... tinha um 2600k overclockado só com 4 pins (devido à fonte ser antiga, mas a placa mae tinha eps12v).
O aumento de consumo do 2500k (95w) no over deve ter sido BEM considerável..

Agora é muito bizarro uma placa Z77 ter só 4pins. Até as Asrock baratxénha (a minha é uma pro4-m, simplona) que todos amam tem 8 pins nos modelos mais simples com esse chipset.
Devem ter mudado o conector correndo na revisão da placa.

Jorno

Foda-se [X] ON [ ]OFF
Na verdade geralmente isso ocorre quando:

1 - O conector da fonte é de baixa qualidade

2 - O conector da placa-mãe é de baixa qualidade

3 - O conector é mal encaixado

4 - O usuário, na neura de organização de cabos acaba deixando o conector sendo tensionado.

Se eu tivesse que chutar uma causa, chutaria causa 4 e depois a causa 3 e dependendo de qual for a sua fonte, depois seria causa 1 e deixaria causa 2 como a menos provável das quatro.

Então fica a dica para quem costuma deixar os cabos super esticados por causa de estética, vocês arriscam causar isso.

Dudlei

Pretender
Adquiri essa placa há uma semana. Como não faço over, não teria de me preocupar com isso. Porém, pretendo trocar de processador no começo do ano por um 3570k e, aí então, realizar o over.

Infelizmente não tinha notado que já existe a revisão 1.1, porém não sei se no Brasil, já que nem no site brasileiro isso consta.

Concordo com o Jorno que isso poderia ser algum tipo de problema nos conectores ou na forma de conectar os mesmos.

Logo, como vários usuários já a utilizam com um over diário, aguardarei por maiores informações para que eu tome algum tipo de decisão sobre o que fazer.

DaviF

Active Member
Na verdade geralmente isso ocorre quando:

1 - O conector da fonte é de baixa qualidade

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller1/Conectordefontegenrica_01.jpg

2 - O conector da placa-mãe é de baixa qualidade

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller1/Conectornaplacame.jpg

3 - O conector é mal encaixado

4 - O usuário, na neura de organização de cabos acaba deixando o conector sendo tensionado.

Se eu tivesse que chutar uma causa, chutaria causa 4 e depois a causa 3 e dependendo de qual for a sua fonte, depois seria causa 1 e deixaria causa 2 como a menos provável das quatro.

Então fica a dica para quem costuma deixar os cabos super esticados por causa de estética, vocês arriscam causar isso.
Falou tudo,

e como eu disse ante, eu não acho que seja a placa mãe... acho até que foi a fonte...

nicolasm

New Member
A fonte é PSH-750V... uso em bancada, portanto não estica nem nada, não estou nem aí para estética. A mesma fonte já usei em configurações muito mais fortes... EVGA x58 4-way... 3-way... Rampage III Extreme, Rampage II Extreme.... muitas outras... todas com direito a "overclock extremo", que surra muito mais. Usei a mesma com um i7 980x + 4 VGAs.... já tem história! Se fosse pra dar problema causado pela fonte, teria sido em outras ocasiões.

Continuo achando que o problema é o mal dimensionamento do +12V para o processador, com apenas 4pin. Deveria estar puxando cerca de 150W em load. O problema é a motherboard, não a fonte... tanto que adotaram o conector 8pin na nova revisão.

8pin é padrão hoje em dia... não sei como fizeram uma burrada destas.

Marcos Viegas

Um gaúcho perdido agora em SP
A fonte é PSH-750V... uso em bancada, portanto não estica nem nada, não estou nem aí para estética. A mesma fonte já usei em configurações muito mais fortes... EVGA x58 4-way... 3-way... Rampage III Extreme, Rampage II Extreme.... muitas outras... todas com direito a "overclock extremo", que surra muito mais. Usei a mesma com um i7 980x + 4 VGAs.... já tem história! Se fosse pra dar problema causado pela fonte, teria sido em outras ocasiões.

Continuo achando que o problema é o mal dimensionamento do +12V para o processador, com apenas 4pin. Deveria estar puxando cerca de 150W em load. O problema é a motherboard, não a fonte... tanto que adotaram o conector 8pin na nova revisão.

8pin é padrão hoje em dia... não sei como fizeram uma burrada destas.
Há quantos anos você tem essa fonte da C3tech?

ZEZOLAH

Member
Cara sua fonte é c3treco, o seu derretimento de mobo não é culpa da mobo e sim da fonte!!!!

DigoR

Banido
Banido
A minha tem 8 pinos, Gigabyte Z77x UD3H... só que minha fonte é 4 pinos!!! Será que sem over posso ficar tranquili???:nooo:

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)