Design e Artes Visuais.

Irineu Gamer

New Member

Então.... Eu estou querendo aprender Design, gosto muito de desenhar, sempre gostei das imagens feitas pelas pessoas com cores conquistadoras e brilhantes, mas... soube que tem que estudar Artes Visuais antes para complementar Design.
Porém, nunca desenhei numa mesa digitalizadora.

Minhas dúvidas são:

1 - Artes Visuais é algo complexo? O que se aprende?
2 - Design tem programas pesados ?
Pois estou atualmente " buscando um PC para essa finalidade " em outros tópicos.

entocado

Amigo de TELEGRAM E WHATSAPP do Vito92

Então.... Eu estou querendo aprender Design, gosto muito de desenhar, sempre gostei das imagens feitas pelas pessoas com cores conquistadoras e brilhantes, mas... soube que tem que estudar Artes Visuais antes para complementar Design.
Porém, nunca desenhei numa mesa digitalizadora.

Minhas dúvidas são:

1 - Artes Visuais é algo complexo? O que se aprende?
2 - Design tem programas pesados ?
Pois estou atualmente " buscando um PC para essa finalidade " em outros tópicos.
Sobre aprender design...imagino que seja o grafico pela informações passadas

Existem bons cursos no mercado e vc pode começar por alguns...
Caio vinicios - Photoshop
Andre Costa - CorelDraw
Marcelo Kimura - Id Visal

Procure por estes de incio. Tem varios cursos livres pela belas artes de SP que são presenciais.

Respostas
1- Não é complexo. A questão que vc esta mais pra ilustrador que design em se. Talvez vc deveria antes definir estudar mais a fundo o que vc gosta antes de se dedicar algo. Procure no instagram o perfil
do bagartstudio. Esse cara desenvolve varios projetos bem abrangentes como ilustração ate identidade visual.

2- Geralmente para design grafico se usa Photoshop e Illustrator ou
corel draw ( este dois ultimos como programa de vetorização)
e o peso vai ser definido a partir do projeto.
uso um amd 2400g e me atende bem com 16 gb de ram

Irineu Gamer

New Member
Sobre aprender design...imagino que seja o grafico pela informações passadas

Existem bons cursos no mercado e vc pode começar por alguns...
Caio vinicios - Photoshop
Andre Costa - CorelDraw
Marcelo Kimura - Id Visal

Procure por estes de incio. Tem varios cursos livres pela belas artes de SP que são presenciais.

Respostas
1- Não é complexo. A questão que vc esta mais pra ilustrador que design em se. Talvez vc deveria antes definir estudar mais a fundo o que vc gosta antes de se dedicar algo. Procure no instagram o perfil
do bagartstudio. Esse cara desenvolve varios projetos bem abrangentes como ilustração ate identidade visual.

2- Geralmente para design grafico se usa Photoshop e Illustrator ou
corel draw ( este dois ultimos como programa de vetorização)
e o peso vai ser definido a partir do projeto.
uso um amd 2400g e me atende bem com 16 gb de ram
Oh, entendo. Obrigado.

lordpaulera

Zefaistos
Aparentemente você quer fazer pintura digital, tipo concept art de games ou coisas do tipo?

Nesse caso você pode usar o photoshop mesmo ou algum outro software pra isso, vai da preferência. São softwares bem leves, roda em vídeo onboard mas pra ficar bem fluido é bom uma
placa de vídeo intermediária, pelo menos 8gb de ram (preferencialmente 16gb se for pintar em altas resoluções) e é isso.

Basicamente funciona como qualquer desenho, você faz a base e vai pintando os detalhes. É só procurar por speedpaint no youtube que existe aos montes o pessoal mostrando como foi fazendo, e começar a praticar.

Design gráfico também pode trabalhar com imagens mais comerciais, como logotipos e templates, que usa mais vetor do que pintura em pixels. Mas pelo seu relato creio que não seja
o que você procura.

Curso de Artes Visuais que eu saiba é mais pra teatro e arte em geral do que pintura. Pra desenho e pintura seria curso de Belas Artes. Mas se você já sabe desenhar mais ou menos não precisa de curso, pega o software e vai vendo speedpaint no youtube que você vai aprimorando as suas técnicas de traços, cores, luz e sombra e vai aprendendo por conta própria. Se quer desenhar
personagens e pessoas, estude anatomia também, ou qualquer coisa que melhore a sua noção de formas orgânicas ou geométricas pra aplicar nos desenhos.

Existe apenas um tipo de coisa que vai te fazer desenhar melhor: referências. Pegue referência de tudo. Vai desenhar uma flor? Pegue fotos de diversas flores, analise as suas formas, partes,
transição de cores e aprenda observando pra desenhar. Pense em quantas folhas você vai fazer, observe quantas pétalas tem em uma flor. Vai desenhar uma casa? Observe a estrutura, escala, pegue referências de telhas, janelas, verifique cada objeto individualmente e como eles são montados, posição e quantidade, pra depois aplicar no conceito geral que seria a casa.

Iluminação você pode observar como a luz bate nos objetos, onde estão os highlights e sombras de contato, e estudar um pouco de subsurface scattering também. Porém esses são
apenas exemplos, com o tempo você vai descobrindo técnicas de iluminação e coisas do tipo pra deixar as pinturas mais vibrantes e condizentes.

Jamais tente desenhar algo novo de cabeça, sempre pegue referências de objetos reais, ou de outras pinturas, analise como os outros pintam e tente replicar, que o resto é prática.

Última edição:

Irineu Gamer

New Member
Aparentemente você quer fazer pintura digital, tipo concept art de games ou coisas do tipo?

Nesse caso você pode usar o photoshop mesmo ou algum outro software pra isso, vai da preferência. São softwares bem leves, roda em vídeo onboard mas pra ficar bem fluido é bom uma
placa de vídeo intermediária, pelo menos 8gb de ram (preferencialmente 16gb se for pintar em altas resoluções) e é isso.

Basicamente funciona como qualquer desenho, você faz a base e vai pintando os detalhes. É só procurar por speedpaint no youtube que existe aos montes o pessoal mostrando como foi fazendo, e começar a praticar.

Design gráfico também pode trabalhar com imagens mais comerciais, como logotipos e templates, que usa mais vetor do que pintura em pixels. Mas pelo seu relato creio que não seja
o que você procura.

Curso de Artes Visuais que eu saiba é mais pra teatro e arte em geral do que pintura. Pra desenho e pintura seria curso de Belas Artes. Mas se você já sabe desenhar mais ou menos não precisa de curso, pega o software e vai vendo speedpaint no youtube que você vai aprimorando as suas técnicas de traços, cores, luz e sombra e vai aprendendo por conta própria. Se quer desenhar
personagens e pessoas, estude anatomia também, ou qualquer coisa que melhore a sua noção de formas orgânicas ou geométricas pra aplicar nos desenhos.

Existe apenas um tipo de coisa que vai te fazer desenhar melhor: referências. Pegue referência de tudo. Vai desenhar uma flor? Pegue fotos de diversas flores, analise as suas formas, partes,
transição de cores e aprenda observando pra desenhar. Pense em quantas folhas você vai fazer, observe quantas pétalas tem em uma flor. Vai desenhar uma casa? Observe a estrutura, escala, pegue referências de telhas, janelas, verifique cada objeto individualmente e como eles são montados, posição e quantidade, pra depois aplicar no conceito geral que seria a casa.

Iluminação você pode observar como a luz bate nos objetos, onde estão os highlights e sombras de contato, e estudar um pouco de subsurface scattering também. Porém esses são
apenas exemplos, com o tempo você vai descobrindo técnicas de iluminação e coisas do tipo pra deixar as pinturas mais vibrantes e condizentes.

Jamais tente desenhar algo novo de cabeça, sempre pegue referências de objetos reais, ou de outras pinturas, analise como os outros pintam e tente replicar, que o resto é prática.
Eu gostaria de fazer Design por ser amplo em requisitos de emprego.
Eu queria aprender a fazer HQ para aprimorar a Área de Design.
Já que criar uma HQ, melhorar a criatividade.

Só que apareceu artes visuais, para fazer desenho. Pensei que fosse o caso, mas obrigado.
Irei ver também.

heitorto

Complexo de OldSchool

-Rava-Master-

New Member
Eu gostaria de fazer Design por ser amplo em requisitos de emprego.
Eu queria aprender a fazer HQ para aprimorar a Área de Design.
Já que criar uma HQ, melhorar a criatividade.

Só que apareceu artes visuais, para fazer desenho. Pensei que fosse o caso, mas obrigado.
Irei ver também.
A única q eu te digo é: esqueça artes visuais, pq é uma pooooha.
Eu tinha mais ou menos a mesma intenção q vc sobre produzir HQ's ou qlqer mídia visual nesse sentido (com foco em Character Design, Game Design e etc) então acabei pendendo para as artes visuais pq fazia sentido acreditar q eu estaria tendo contato com várias vertentes relacionadas a área, oq de certa forma ocorreu mas foi em um nível tão superficial q fica difícil sentir q eu sequer aproveitei algo.
O curso de artes visuais não foca no resultado final como produto, e sim no processo (aqui entram os "pq's", as filosofias e afins), e isso vale pra qlqr instituição de ensino pq todas usam como base uma coisinha chamada: Arte Contemporânea.
Numa pesquisa rápida, vc vai perceber q a tal Arte Contemporânea nada tem a ver com seus objetivos e eu posso te garantir q ela não vai te agregar coisa alguma dentro do q vc procura

kuroissant

New Member
cara, não sei se você pretende em cursar facul, mas pelo que parece, seu perfil se encaixa mais com Design Gráfico ou Design Digital... sendo que o gráfico explora mais o "campo físico" do design... só que assim, nessas duas áreas, durante o curso, vc vai mexer +- 20% com ilustração (falo isso comparando com os cursos daqui de Curitiba do pessoal q estudou na UTFPR e PUC)
tô na reta final fazendo tcc de Design Gráfico e antes de entrar na facul, cogitei artes visuais tb, só que é nd a ver.

mas assim, pensa 2x antes de entrar nessa área HAHAH é uma área meio embaçada pra se trabalhar pq pra ganhar bem tem que se destacar BASTANTE (falando de publicidade e afins). mas se for uma paixão sua, vale a pena.
boa sorte! :)

Irineu Gamer

New Member
cara, não sei se você pretende em cursar facul, mas pelo que parece, seu perfil se encaixa mais com Design Gráfico ou Design Digital... sendo que o gráfico explora mais o "campo físico" do design... só que assim, nessas duas áreas, durante o curso, vc vai mexer +- 20% com ilustração (falo isso comparando com os cursos daqui de Curitiba do pessoal q estudou na UTFPR e PUC)
tô na reta final fazendo tcc de Design Gráfico e antes de entrar na facul, cogitei artes visuais tb, só que é nd a ver.

mas assim, pensa 2x antes de entrar nessa área HAHAH é uma área meio embaçada pra se trabalhar pq pra ganhar bem tem que se destacar BASTANTE (falando de publicidade e afins). mas se for uma paixão sua, vale a pena.
boa sorte! :)
Eu mesmo quero é Design Gráfico.
Porque como para se " destacar " você precisa de criatividade
Eu tava querendo fazer uma HQ para estimular bastante minha criatividade.
Com isso, pensei que Design Gráfico não incluia desenhos de personagem,
Então, fui pesquisar que vi Artes Visuais, pensei que era essa a coisa boa.
Mas vi que muita gente resposta que é algo " inutil "
então, nem quero.
Porque para min, antes de iniciar um design gráfico, precisa de desenho
E é ai, minha partida.
Mas não tem faculdade para HQ kkkk

kuroissant

New Member
Porque como para se " destacar " você precisa de criatividade
Eu tava querendo fazer uma HQ para estimular bastante minha criatividade.
Com isso, pensei que Design Gráfico não incluia desenhos de personagem,
Então, fui pesquisar que vi Artes Visuais, pensei que era essa a coisa boa.
Mas vi que muita gente resposta que é algo " inutil "
então, nem quero.
Porque para min, antes de iniciar um design gráfico, precisa de desenho
E é ai, minha partida.
Mas não tem faculdade para HQ kkkk
Olha, se eu te falar que (uma média) +- 20% dos estudantes de design gráfico sabem desenhar... mas não é um pré-requisito não =)
tanto é que você vai ter aulas de ilustração, desenho e observação, teoria da cor etc
e na facul você vai encontrar mais uma galera que tem os mesmos interesses que você, aí rolam umas oficinas de HQ
mas se você quer só trampar com HQ... aí acho que seria mais interessante fazer cursos específicos pra desenho (ao invés de facul) e o mais importante, mt mão na massa hahauhauha

Irineu Gamer

New Member
Olha, se eu te falar que (uma média) +- 20% dos estudantes de design gráfico sabem desenhar... mas não é um pré-requisito não =)
tanto é que você vai ter aulas de ilustração, desenho e observação, teoria da cor etc
e na facul você vai encontrar mais uma galera que tem os mesmos interesses que você, aí rolam umas oficinas de HQ
mas se você quer só trampar com HQ... aí acho que seria mais interessante fazer cursos específicos pra desenho (ao invés de facul) e o mais importante, mt mão na massa hahauhauha
hahhahahah, pois é. Pra min, HQ melhora muito Design, porque você já imagina tudo o que tem que fazer.
Pois antes, eu fiz uma tabela com links.

Ou seja, você clicava na Imagem e iria já fazendo o download daquele arquivo.
Só que eu fiz tudo isso, no paint e Power point. Onde, um eu cortava as imagens e no outro eu colocava os efeitos e juntava. Ficou linda tabela kkkk
Ganhei Tópico fixo no topo.

Bom, continuando, Se Design for tudo isso mesmo, então curso de desenho deixo como segundo plano, porque pra min, HQ e Design complementa um e outro. MASSS, vai depender de cada pessoa.
Mas Obrigado mano, vou ver também, além dos outro que responderam.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)