[AJUDA] [Desespero] BSOD que não consigo descobrir o que é.

Blackwater

Degenerado
Rapaziada, com licença, mas aproveito o tópico pra fazer uma pergunta á respeito de algumas citações que vi aqui, dessa série D3H da Gigabyte.

Atualmente estou usando uma depois que minha H77 (Ecs H77h2-m3) pifou e levou o processador junto ( curiosamente começou como o problema do autor do tópico, dando pau nos slots de memória. Queimou um, e o outro as vezes parava de pegar e voltava só).

Tinha em mãos essa gigabyte h87m d3h que peguei numa troca, nova e acabei usando ela + um i5 4440 novo que comprei. Até aí beleza, rodando tudo tranquilo nos primeiros dias, quando o pc começou com algumas BSOD. Fuçando no visualizador de eventos, descobri ser algo a ver com Kernel power, e fuçando mais profundamente na net, achei algumas soluções, tipo desativar a economia de energia do PC e mais algumas coisas. E parou com as BSOD.

Continuei usando mais algum tempo, até que há poucos dias alguns jogos simplesmente começaram a engasgar terrivelmente. GRID e DIRT 3 chegaram a ficar injogaveis, e o Divinity congela e volta durante as animações. Fiz o processo padrão pra ver se resolvia, limpei cache, desfragmentei o HD, atualizei drivers (desinstalação pelo DDU + instalação limpa do zero). Deu uma melhorada, mas não resolveu 100%. Nos jogos de corrida resolvi ligando o V Sync, e no divinity ainda acontece as vezes...
Curioso que determinadas tarefas bobas do PC, tipo clicar nas propriedades de uma pasta, ou carregar miniaturas de fotos também tão sofrendo um atrasinho, coisa que não acontecia antes.

Enfim to usando o PC aqui meio capenga, com aquela sensação de não funcionar como deveria. E pelo que li acima, se a placa mãe não tratar de alimentar todos os componentes de forma correta, podem ocorrer esses problemas. Será que é o meu caso???

hqxriven

Banido
Banido
Teste simples: Coloque um filme pra converter e monitore o cpu. Se ficar em 100% mas o clock cair seu vrm está esquentando demais.

Se não cair, diminua as memórias pra 1333.

Está usando over, se sim abaixe a frequência e verifique a fluência da máquina. Mesmo com a temperatura da cpu baixa, o vrm pode estar fervendo.

CMDR Rod Shepard

CMDR Rod Shepard
Atualmente estou usando uma depois que minha H77 (Ecs H77h2-m3) pifou e levou o processador junto ( curiosamente começou como o problema do autor do tópico, dando pau nos slots de memória. Queimou um, e o outro as vezes parava de pegar e voltava só).
Demorou quanto tempo pra levar o processador junto ? ;--;

Blackwater

Degenerado
Demorou quanto tempo pra levar o processador junto ? ;--;
Alguns meses, 3, ou 4 apos pifar o slot 1. Creio que isso foi sintoma e não causa.. sintoma que a placa tava tendo problemas com energia, e a causa provavelmente foi deixar passar mais energia que devia e fritar meu processador. Sorte que tinha trocado usado por um i3 + uma graninha :lol2:

So que agora fiquei traumatico, de acontecer com o processador novo né

Teste simples: Coloque um filme pra converter e monitore o cpu. Se ficar em 100% mas o clock cair seu vrm está esquentando demais.

Se não cair, diminua as memórias pra 1333.

Está usando over, se sim abaixe a frequência e verifique a fluência da máquina. Mesmo com a temperatura da cpu baixa, o vrm pode estar fervendo.
Valeu cara! Vou testar e posto. Não faço over, processador com WC também, mal passa dos 60° em full.

EDIT-

Então, coloquei pra converter aqui, o uso da CPU oscila entre 60~70%. Core voltage fica 980, as vezes cai um pouco pra 840, 786 e volta. Sem converter nada fica em 756.

Última edição:

hqxriven

Banido
Banido
Se teve pequenas quedas com WC enquanto convertia é um péssimo sinal. Conhece o prime95, teste ele enquanto monitora o clock com o HWinfo e CPU- Z. Veja se ele fica no máximo ou cai o multiplicador e a voltagem também.

Até detectar isso, não é pra ficar toda a vida, não deixe passar do Tcase.

bililius

New Member
Minha placa mãe foi mais cara que meu processador, eu fiz essa besteira de comprar MB barata e me dei mal e tive que comprar uma bem melhor.

A série D3H dependendo da revisão sofre desse mal, infelizmente.
Aparenta ser um problema similar às Gigabyte D3H 1155.

Vale lembrar um velho conselho: Nunca monte um PC com disparidade na qualidade/tier das peças. Infelizmente é algo comum ver usuários com um i7 destravado e VGA high-end usando uma mobo e fonte de R$250.
Lendo esse tópico me deixou com uma dúvida e uma pulga atrás da orelha se fiz mal negócio, pois comprei essa mobo: http://www.pichau.com.br/placa-m-e-gigabyte-ga-z170m-d3h-ddr4-chipset-z170-lga-1151-box

Sei que é Micro atx, porém escolhi ela justamente por isso, por ser uma z170 que está num preço bom comparado as outras pra usar com um i7 destravado (mal faço over), e que me atende, não faço Sli, nem crossfire, no pc só 2 pentes de memórias, 1 hd e 1 ssd... e então, está equilibrado?

hqxriven

Banido
Banido
Eu prefiro placas grandes, pq nem todos os coolers são compatíveis com placa micro atx (esbarra em alguma coisa).

Aparentemente na questão das fases essa placa é boa, porém vi mais de um relato de áudio sumindo e capacitor caindo. Fico com um pé atrás pra recomendar.

bililius

New Member
Eu prefiro placas grandes, pq nem todos os coolers são compatíveis com placa micro atx (esbarra em alguma coisa).

Aparentemente na questão das fases essa placa é boa, porém vi mais de um relato de áudio sumindo e capacitor caindo. Fico com um pé atrás pra recomendar.
Alguma indicação de mobo? meu processador é o i7 6700k

hqxriven

Banido
Banido
Infelizmente sou o pior cara pra recomendar placa com bom custo benefício. É como vc pedir recomendação de processador pro @paulo_bbs (o senhor dos Xeons - Abraço mano!)

Eu sou o Sr traumatizado por placa mãe ruim (e memórias), que só indica placa mãe pra over de tanto aborrecimento que já arranjei (e dinheiro jogado fora). :thatfeel::feelbad:

Eu recomendo pedir uma sugestão pra galera e recomendações de quem usa com i5 6600 ou i7 6700k, tem muita gente aqui que poderia sugerir algo melhor do que um chato exigente que nem eu.

lucca_cross

New Member
Cara, eu tenho um pc secundário aqui com uma M5A78L-M LX e um FX 4100 (coloquei tudo na bios em manual justamente porque essa placa desligava sozinha, direto, e isso resolveu pelo menos. Essa M5 é bem conhecida por não ter boa compatibilidade com os FX).

Eu usava 4GB de RAM aí arrumei mais um pente igual de 4GB, só que o windows não reconhecia os 8gb. Aí troquei as memórias de lugar (essa mobo só tem 2 slots de memória) e até que reconheceu depois. MAS de uns tempos pra cá começou a dar muita BSOD só enquanto eu jogo (pelo que eu percebi) e são dois erros : MEMORY MANAGEMENT e PFN_LIST_CORRUPT.

Agora to perdido, não sei se é memória ou HD :melior:

paulo_bbs

New Member
Infelizmente sou o pior cara pra recomendar placa com bom custo benefício. É como vc pedir recomendação de processador pro @paulo_bbs (o senhor dos Xeons - Abraço mano!)

Eu sou o Sr traumatizado por placa mãe ruim (e memórias), que só indica placa mãe pra over de tanto aborrecimento que já arranjei (e dinheiro jogado fora). :thatfeel::feelbad:

Eu recomendo pedir uma sugestão pra galera e recomendações de quem usa com i5 6600 ou i7 6700k, tem muita gente aqui que poderia sugerir algo melhor do que um chato exigente que nem eu.

po mas tem o xeon 2650 v3 2.8ghz de 10 cores 20 treads, por R$ 1500

Blackwater

Degenerado
rapaziada, cês nem imaginam. Não é que fui abrir o pc pra limpar as memos hj e trocar a pasta térmica, e o bendito não quis mais ligar. Depois de muita frustração, levei a um conhecido que faz assistência pra testar o combo, e a placa mão não funfou com 3 processadores diferentes. Com o meu ligava e não dava vídeo, e com outros 2 nem ligava.

Já foi tarde, desgraçada :haha::haha: Agora vou comprar uma nova e aceito sugestões pra soket 1150. Nada pra over, só ser estável mesmo.
À, e vou trocar a fonte tb, muito suspeito 2 placa queimadas em menos de 6 meses. Acho que pode estar sobrecarregada... so a VGA diz precisar de 750w né. Então que fonte de 750w recomendam??

hqxriven

Banido
Banido
Só por desencargo de coinsciência, mas vc não usa estabilizador certo?

Eu escolheria um chipset Z97 (mas isso não é custo benefício ok? sei que ele é pra over, mas é justamente por isso que recomendo ele em stock) com mais de 4 fases de alimentação (de preferência 6 a 8) com vrm para memórias, dissipadores no vrm de preferência aqueles tubos, rede gigabit, analisaria soquete pra saber se haveria problema (caso LOTES vs Foxconn), relatos de diversos usuários na net, reviews da mesma, analisaria os capacitores, se ela sofre algum tipo de interferência do áudio e quais recursos a mais ela tem (bios a mais, led pra mostrar erros, ps2 (eu gosto
), botão para clear cmos, etc).

CMDR Rod Shepard

CMDR Rod Shepard
Já foi tarde, desgraçada :haha::haha: Agora vou comprar uma nova e aceito sugestões pra soket 1150. Nada pra over, só ser estável mesmo.
À, e vou trocar a fonte tb, muito suspeito 2 placa queimadas em menos de 6 meses. Acho que pode estar sobrecarregada... so a VGA diz precisar de 750w né. Então que fonte de 750w recomendam??
Qual é a sua fonte atual ?

Blackwater

Degenerado
paulo_bbs

New Member
rapaziada, cês nem imaginam. Não é que fui abrir o pc pra limpar as memos hj e trocar a pasta térmica, e o bendito não quis mais ligar. Depois de muita frustração, levei a um conhecido que faz assistência pra testar o combo, e a placa mão não funfou com 3 processadores diferentes. Com o meu ligava e não dava vídeo, e com outros 2 nem ligava.

eu trabalho com informatica monto e vendo e tals, mas meu pc nao fico desmontando pra limpar pra passar pasta ou essas coisas.. por que voces nao metem o dedo na tomada em vez de ficar colocando dedo no pc por motivo futil. kkk
mas eh bom que torra e ai aprende.

Blackwater

Degenerado
eu trabalho com informatica monto e vendo e tals, mas meu pc nao fico desmontando pra limpar pra passar pasta ou essas coisas.. por que voces nao metem o dedo na tomada em vez de ficar colocando dedo no pc por motivo futil. kkk
mas eh bom que torra e ai aprende.
Vai dizer que tu nunca abriu um pc pra passar borracha nas memo :conte:

Sempre fiz e nunca tive problema pois tb já trabalhei com isso. Dessa vez pifou pq tava na mer.da mesmo...

paulo_bbs

New Member
A mão da compra por impulso chega a tremer. :haha:

Falando em Xeon e aquela placa mãe para dois processadores como ficou? Fez rma? Estou doido pra ver o Dual Xeon em funcionamento! :magico:
cara entao aquela placa dual foi pro lixo...
cabei de fazer pedido na newegg ja mandei vir 3 de uma vez, daqui 1 mes ta na mao

hqxriven

Banido
Banido
To torcendo pra ver esse Dual decolar, ver uma vm e jogando e convertendo com perda mínima.

To na torcida paulo, Xeon rula muito!

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 2)