[TÓPICO OFICIAL] Dell Inspiron 7000 (7572 e 7472) 8º Geração

Discussão em 'Notebooks' iniciado por joex, 12/05/2018.

1. joex

joex Member Registrado

Registro:
    28/06/2012
    Curtidas recebidas:
    53
    Pontos de Troféu:
    18
    Olá a todos,

Segue o tópico para a nova geração da Dell Inspiron 8º Geração com a mx150 4GB.
    Como o antigo tópico se referia a versão anterior e estava sem atualização com importantes informações, segue esse.
    Esse tópico será destinado tanto a versão 15.6" quanto a 14".

Versão da mx150 é a N17S-G1-A1 de 25W e não a inferior de 10w.

Solução do Thermal Throttling da GPU (limitação 67ºC) - POR SUA CONTA E RISCO!
    1º Baixar o ASUS GPU Tweaker II - E ao abrir alterar a GPU Temp Target para o valor que desejar. Recomendo colocar no máximo 80ºC-85ºC, visto que o limite é 94ºC e assim teremos uma boa margem de segurança.
    Se quiser fazer underclock também é possível por esse programa.

Solução Definitiva underclock - ESSA SOLUÇÃO ELIMINA O UNDERCLOCK EXCETO QUANDO O PROCESSADOR CHEGA PERTO DA TEMPERATURA LIMITE DE 97ºC.

1º - Abrir o gerenciador de dispositivos e deletar Intel Dynamic Platform & Thermal Framework Driver Manager. Testem deletando somente esse, pois deletar os demais podem causar leituras erradas em FPS de alguns programas. Caso não resolva, delete tudo.
    2º - Caso os drivers voltem a se instalar, siga os seguintes passsos:
    Ir até C:\Windows\System32\DriverStore\FileRepository encontre algo similar a:
    esif_manager.inf_amd64_4f29c4aa4703f95b
    Depois, botão direito, segurança, avançado, e mude o dono para seu usuário ao invés de sistema. Depois volte e negue todas as permissões ao SYSTEM.
    3º - [OPCIONAL] Abrir o throttlestop e clicar em FIVR e marcar Unlock Adjustable Voltage, e reduzir o Offset para -100 mV. Isso fará undervolt no CPU e ajudará também na temperatura. Se -100mV não for estável reduza até achar o ideal para a sua CPU. Depois é MUITO recomendável mudar o turbo ratio limits para 30 (3ghz) ou um clock que tenha temperatura de preferência abaixo dos 90ºC em jogos/uso pesado. Caso a temperatura esteja alta, é só abaixar o ratio até encontrar o ideal. Com esse passo você consegue ter um clock estável sem temperaturas perigosas!

ESSA SOLUÇÃO RESOLVE O PROBLEMA! Apenas em temperaturas perto do limite ele abaixa o clock.

Solução temporária do underclock da CPU - ESSA SOLUÇÃO DIMINUI O UNDERCLOCK PORÉM NÃO NECESSITA DELETAR OS DRIVERS DA INTEL.
    1º - Baixar o throttlestop, ativar Speedshift e mudar o número para 1. Isso fará com que o processador evite fazer o downclock com grande frequência.
    [OPCIONAL]2º - Clicar em FIVR e marcar Unlock Adjustable Voltage, e reduzir o Offset para -100 mV. Isso fará undervolt no CPU e ajudará também na temperatura. Se -100mV não for estável reduza até achar o ideal para a sua CPU.

ESSA SOLUÇÃO TEM APENAS REMEDIADO O PROBLEMA! Aqui tenho o processador chegando até 2ghz no mínimo, mas geralmente estável em 2,4-2,8ghz. Ao iniciar um jogo, por exemplo, o clock fica entre 3-3,4ghz até após um tempo baixar para a media acima. Nao tive mais problemas de clock 400-800mhz.

IMPORTANTE: Se o jogo/tarefa não for necessitar de muito poder de CPU, é recomendável desativar o turbo boost no próprio throttlestop. Isso fará com que a GPU e CPU esquentem menos e dependendo do jogo/tarefa, não terá nenhuma perda de desempenho!

Para quem gosta de benchmark, segue o link do userbenchmark do meu notebook sem o limitador na GPU e CPU:
    http://www.userbenchmark.com/UserRun/9104646

O tópico será atualizado com mais informações conforme saiam.

Última edição: 06/06/2018
    Wynna, LuKInHaa, duarte.jean e 2 outras curtiram isso.
  2. AG22

AG22 Vascaíno! Registrado

Registro:
    10/05/2011
    Curtidas recebidas:
    220
    Pontos de Troféu:
    42
    Excelente.

Essas alterações que você explicou, elas se mantêm ao reiniciar o computador? Os programas precisam ficar abertos?

3. joex

joex Member Registrado

Registro:
    28/06/2012
    Curtidas recebidas:
    53
    Pontos de Troféu:
    18
    Aparentemente precisa abrir novamente os programas. Existem tutoriais de como mandar iniciar junto ao windows mas como só vale a pena mexer quando for jogar acho melhor só faze-los então.

AG22 curtiu isso.
  4. AG22

Registro:
    10/05/2011
    Curtidas recebidas:
    220
    Pontos de Troféu:
    42
    Obrigado, era só curiosidade mesmo.

Não jogo no notebook, só no desktop. Uso o notebook apenas para "escritório" (Office, Adobe Premiere Pro, Chrome, etc). O meu 7472 é com i5-8250U e 8GB 2400 Mhz, achei que tem um desempenho muito bom.
    A única coisa que acho indispensável é um SSD, então instalei um WD Blue 250 GB (M.2). Fiquei muito satisfeito. Rodando aqui o Windows 10 Home build 1803.

5. marioloko

marioloko New Member Registrado

Registro:
    04/04/2018
    Curtidas recebidas:
    9
    Pontos de Troféu:
    0
    Comprou o ssd pelo mercadolivre
    se importa em falar quanto pagou por ele

6. AG22

Registro:
    10/05/2011
    Curtidas recebidas:
    220
    Pontos de Troféu:
    42
  7. joex

joex Member Registrado

Registro:
    28/06/2012
    Curtidas recebidas:
    53
    Pontos de Troféu:
    18
    pessoal, quem puder testar se funciona essa solução pro thermal throttling favor postar aqui. como só testei aqui e deu certo acredito que dará para todos, mas...

8. Disco Freak

Disco Freak Member Registrado

Registro:
    28/02/2012
    Curtidas recebidas:
    162
    Pontos de Troféu:
    16
    Boa tarde pessoal. Sabem se esse note é compatível com ssd pcie ou somente sata?

9. AG22

Registro:
    10/05/2011
    Curtidas recebidas:
    220
    Pontos de Troféu:
    42
    É compatível com as duas interfaces, PCIe/NVMe e Sata 3.

Disco Freak curtiu isso.
  10. Disco Freak

Registro:
    28/02/2012
    Curtidas recebidas:
    162
    Pontos de Troféu:
    16
    Valeu amigo. Você por acaso instalou um PCIe no seu pra testar o desempenho?

AG22 curtiu isso.
  11. AG22

Registro:
    10/05/2011
    Curtidas recebidas:
    220
    Pontos de Troféu:
    42
    Não, o meu é Sata 3... WD Blue M.2 250 GB.

Disco Freak curtiu isso.
  12. pftuts

pftuts New Member Registrado

Registro:
    11/11/2014
    Curtidas recebidas:
    159
    Pontos de Troféu:
    0
    Não tem como comprar esse note direto da Dell somente com SSD né?

13. joex

joex Member Registrado

Registro:
    28/06/2012
    Curtidas recebidas:
    53
    Pontos de Troféu:
    18
    Não, somente sem SSD ou com HDD e SSD. Mas é tão fácil a instalação do SSD que vale mais a pena comprar sem SSD e instalar depois.

Eu coloquei o SSD m.2 e estou usando SSD + HDD. Segue o link do meu userbenchmark, com SSD liteon que comprei no ML (acho que é diferente do que vem da DELL).
    http://www.userbenchmark.com/UserRun/8740707

14. LuKInHaa

LuKInHaa Member Registrado

Registro:
    03/04/2012
    Curtidas recebidas:
    149
    Pontos de Troféu:
    16
    Posso testar essa semana ainda, mas o meu é um 7ª gen... sobre o turboboost eu desativei mesmo, quero apenas ver sobre a limitação ta temperatura da gpu (se bem que aqui o clock sempre fica 1060mhz pra cima no jogo que jogo).

15. pftuts

pftuts New Member Registrado

Registro:
    11/11/2014
    Curtidas recebidas:
    159
    Pontos de Troféu:
    0
    Mas eu nem falo pela dificuldade, e sim pq não vou ter nenhum uso pra um HDD de 1tb 5400. Tenho bastante espaço em armazenamentos externos que não uso e não me vejo usando mais de 500gb (tamanho do SSD que tenho) em um note.

16. joex

joex Member Registrado

Registro:
    28/06/2012
    Curtidas recebidas:
    53
    Pontos de Troféu:
    18
    seria bom, tendo em vista que só testei no modelo novo com a mx150, não sei se funcionará para a geração anterior que tem a 940m

LuKInHaa curtiu isso.
  17. marioloko

Registro:
    04/04/2018
    Curtidas recebidas:
    9
    Pontos de Troféu:
    0
    Colega, que método você usou para "instalar" o OS no ssd m2? Copiou o disco todo (clonou), copiou só o OS, ou instalou do zero (instalação limpa)? Nesse último caso, teve que fazer alguma configuração especial na BIOS ou "desplugar" o hdd antes da instalação?

Meu ssd m.2 chega hoje e quero ter certeza de fazer uma instação apropriada (7567)

18. AG22

Registro:
    10/05/2011
    Curtidas recebidas:
    220
    Pontos de Troféu:
    42
    No meu caso, fiz um backup em um pendrive do Linux que veio no HDD. O próprio sistema ofereceu a opção de fazer o backup.

Após o backup, iniciar o sistema e testar tudo, instalei o W10 Home.
    Baixei do site da Microsoft, passei para o pendrive com o Rufus (GPT) e apenas mudei na BIOS de Raid para AHCI.
    Instalei o SSD M.2.
    Na hora da instalação do Windows, através do próprio assistente exclui TUDO que veio no HDD.
    Instalei o Win10 Home no SSD e tudo ficou normal.

19. daniel2512

daniel2512 C'est Moi! Registrado

Registro:
    06/10/2011
    Curtidas recebidas:
    1,135
    Pontos de Troféu:
    42
    Meu pai pegou um com i5 e 8GB e chegou hoje.
    Que notebook maravilhoso na estética :notbad:

A tela só peca por não ser anti-reflexiva, mas é excelente. Brilho forte, cores dentro do esperado, contraste muito bom.

R$3300 na versão com Linux (tenho uma key do Windows, da época do W8 por R$29,90) é um custo benefício fora de série.

AG22 curtiu isso.
  20. marioloko

Registro:
    04/04/2018
    Curtidas recebidas:
    9
    Pontos de Troféu:
    0
    entendi. teve gente que fez assim e teve problema no boot depois. acho que eles nao excluiram tudo do hdd

voce se lembra se o note veio com parafuso pra fixar o hdd?

21. AG22

Registro:
    10/05/2011
    Curtidas recebidas:
    220
    Pontos de Troféu:
    42
    Quem teve problema com o boot pelo HDD, SE não me engano, não excluiu o sistema anterior. Eu excluí tudo do HDD antes de instalar o Windows no SSD.

Meu 7472 veio sem parafuso no SSD M.2, eu tive que arrumar.

22. marioloko

Registro:
    04/04/2018
    Curtidas recebidas:
    9
    Pontos de Troféu:
    0
    Quem teve problema também havia comprado o pc com windows já, daí o dual boot...
    De qualquer forma to montando o pen drive pelo site da microsoft mesmo. vou plugar o ssd m2 e desligar o hdd. depois abro o pc novamente e conecto o hdd.
    --- Double Post Merged, 14/05/2018 ---
    acabei retirando o hdd e fazendo a instalação somente no ssd. depois reconectei o hdd, o boot foi no ssd sem precisar mexer na bios, e formatei o hdd. agora vou sumir desse tópico que meu pc é o 7567.

ps: aqui veio com parafuso

23. Super_jiraya

Super_jiraya New Member Registrado

Registro:
    07/03/2015
    Curtidas recebidas:
    40
    Pontos de Troféu:
    0
    Boletei um desse 14" faz uns dois dias, para quem quiser comprar ta com frete grátis e tem cupom rolando por ae, usei um e o meu saiu 3400 e uns quebrados, e pq agora não lembro qual foi que usei, mas só fazer uma pesquisa rápida

24. alinsonc

alinsonc Member Registrado

Registro:
    02/08/2011
    Curtidas recebidas:
    660
    Pontos de Troféu:
    17
    Faz um mês que comprei o 7572. Mto satisfeito com ele dps que adquiri o ssd WD Blue.

Só elogios.

AG22 curtiu isso.
  25. Disco Freak

Registro:
    28/02/2012
    Curtidas recebidas:
    162
    Pontos de Troféu:
    16
    Quanto vale cada Ponto Azul? Ele está a venda lá e você recebe em torno de 900 pontos.

Compartilhe esta Página