Conexão da fan de exaustão.

danyleah

New Member

Então, eu estava organizando o PC já que desde que montei o mesmo eu ainda nem tinha organizado os cabos e por ser o primeiro PC que montei tinha colocado cabo até demais. :c

Fonte é modular e estava sem usar apenas 1 cabo que seria o PCI-E, agora consegui tirar o cabo periférico que estava sendo usado para as duas ventoinhas de exaustão e um SATA, organizei melhor e só falta arrumar os cabos na traseira agora.

A questão é, retirei o periférico para ter uma organização melhor e controle sobre as ventoinhas. E estou em dúvida quanto a uma ventoinha.

No momento as conexões ficaram assim:

Bomba: CPU_OPT
Fan: CPU_FAN
Fan frontal: CHA_FAN1
Fan traseiro: CHA_FAN2
Fan superior: -

Eu poderia estar a usar outras conexões tipo a M.2_FAN/AIO_PUMP? Visto que aparentemente são todas iguais (em termos de pinos claro). Até cogitei o EXT_FAN mas creio eu não dar certo. Como resolvo isso? :c

Obrigada desde já.
--- Post duplicado mesclado automaticamente: ---

Esqueci de dizer, a placa mãe é essa.

EdsonSM

Member

A princípio a bomba poderia ser ligada em qualquer conector, se atentando que ela precisa funcionar com o controle de rotação desativado.
O cpu fan é usado preferencialmente para ligar a fan do cooler.
As fans do gabinete podem ser ligadas no cha fan ou qualquer outro conector que estiver vago.

Por convenção os conectores são nomeados conforme a função:

cpu: fan do cooler
cpu opt: fan adicional do cooler
aio pump: bomba do wc (veja esse print aqui, disponível no manual)
cha fan: fans do gabinete

Se o cpu opt estiver vago, pode ser usado para ligar qualquer fan de gabinete.

O m.2 seria um conector de fan para o slot M.2, mas essa fan não vem de fábrica.
Tem um print em 3D do bracket e fan aqui.

danyleah

New Member

E a bomba está sempre em 100%, eu sequer consigo mudar algo nela.

Acabei por deixar:

Bomba: AIO_PUMP
Fan: CPU_FAN
Fan frontal: CHA_FAN1
Fan Traseiro: CHA_FAN2
Fan superior: CPU_OPT (visto que foi o único que sobrou.)

Única coisa que achei estranho foi que tinha escutado um barulho do líquido dentro dele. Mas enfim, talvez tenha sido pq na hora que fui ligar esqueci de botar as memórias e ele não dava boot. :C

Pelo o que sei as minhas ventoinhas não tem PWM, logo não tem como eu as controlar correto? Porém na BIOS aparentemente eu posso alterar certo?

Pois bem, são as AF120/140 (2018), eu consigo mudar a intensidade tanto da frontal quanto da traseira mas a superior não notei alteração.

Se for a ventoinha é o de menos, logo pretendo trocar as mesmas. Mas se for conexão como irei trocar elas teria de ter tipo um HUB para elas correto?

EdsonSM

Member
O ruído do wc pode ser ocasionado por bolhas que tendem a sumir conforme o tempo.
Caso o ruído persista ou acabe incomodando é melhor acionar o rma.
A Corsair oferece 5 anos de garantia nacional.

Esse wc usa alimentação pelo cabo sata, o conector de 3-pinos apenas reporta a rotação.
Você pode ligar a bomba em qualquer conector, independente do controle do rotação na bios, ela sempre vai funcionar em 12V.

Então recomendo ligar da seguinte forma:

cpu - fan do wc
cpu opt - bomba
cha fan - fans do gabinete
aio pump e m.2 - fans do gabinete

O cpu e cpu opt recebem o mesmo controle de rotação, funcionam igual.
Assim no seu caso é melhor deixar a bomba no cpu opt, pois a bomba sempre vai rodar na máxima, independente do controle de rotação.

Os conectores aio pump e m.2 ficam livres para ligar qualquer outra fan do gabinete.

Sim o controle pode ser configurado na bios veja print aqui.
Se quiser, a Asus disponibiliza também o AISuite 3 aqui, que permite também configurar o controle de rotação.

Acredito que todos os conectores da placa permitem controlar fans tanto de 3-pinos ou 4-pinos.
As fans de 4-pinos devem funcionar preferencialmente em PWM.
Já as fans de 3-pinos o controle de rotação só pode ser feito por DC.

Se for a ventoinha é o de menos, logo pretendo trocar as mesmas. Mas se for conexão como irei trocar elas teria de ter tipo um HUB para elas correto?
Acabei não entendendo a sua pergunta.

danyleah

New Member
Ah, depois que tinha enviado isso que parei pra pensar que estás normal.

Como tu disse CPT_OPT que creio eu ser "optional" seria para a ventoinha extra do cooler, logo, por ela não ter PWM e a do cooler sim eu notei que era esse o "problema".

Notei pois ao entrar na BIOS e colocar "DC" ela tinha sim controle, mas a do cooler aparentemente parava. Ao deixar em PWM eu controlava a do cooler e a ventoinha superior ficava full.

O ruído não atrapalha é que quero deixar o terreno pronto para futuras mudanças então, para evitar ter de trocar tudo depois já quero deixar no local certo.

Então eu deixei a frontal no OPT, assim fica mais fácil como se as duas frontais fossem uma só.

E o que eu quis dizer sobre o HUB seria tipo aqueles negócios de ligar as ventoinhas, entende? Como pretendo ter uns LL da Corsair eu vi que tem o kit com isso. Caso não fosse possível controlar pela placa mãe eu iria precisar de um desses correto? Mas como eu vi que é possível, nem tem o pq a aquisição disso, tornando o kit mais caro.

EdsonSM

Member
Fans de 3-pinos só podem ser controladas por DC.
Se estiver em PWM elas funcionam em full speed.

A princípio fans de 4-pinos poderiam ser controladas por PWM ou DC.
No entanto tem fans que não giram em voltagens mais baixas e dependendo do rolamento usado tem recomendações de ligar em PWM.
Portanto as fans de 4-pinos devem ser ligadas preferencialmente em 12V PWM.
As fans LL120 por exemplo tem rolamento maglev e tem recomendação de serem ligadas em PWM.

Pelo que vi essa fan tem opção de ser ligada diretamente no conector da placa mãe.
Veja detalhes aqui.

danyleah

New Member
Mas pelo o que eu vi ainda seria necessária a aquisição do Lightning Node PRO certo? Para ter o RGB claro.

Se sim, vou deixar para um upgrade bem futuro então e manter as que já tenho. Iria fazer por estética mas não queria gastar tanto assim. Futuramente vejo o que faço, ou eu compro de fora sei lá.
--- Post duplicado mesclado automaticamente: ---

Mas obrigada pela explicação, e só mais uma coisa, qual a diferença de PWM para DC? e-e

Hackner

Fan do CxB
PWM é pulse width modulation. é um nome pra uma técnica de transmissão de informação variável através do pino adicional. no caso de Fans PWM essa informação será utilizada como referência para a ventoinha mudar sua RPM (rotações por minuto), a moral é que seja um controle mais refinado, permitindo que ela gire em RPM mais baixas do que seria possível no modo DC (direct current), no qual o controle de RPM é feito pelo diminuição da tensão fornecida à ventoinha.
Li que PWM tem até um ganho de eficiência energética frente ao DC, mas a maior vantagem mesmo é controle mais preciso e uma amplitude maior de RPM possível de operação.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)