[PS4] Caso vencido contra a sony - garantia ps4 importado no Brasil

Discussão em 'Consoles' iniciado por Lucas Arantes, 02/10/2015.

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.
  1. Lucas Arantes

Lucas Arantes New Member Registrado

Registro:
    02/10/2015
    Curtidas recebidas:
    6
    Pontos de Troféu:
    0
    Fala galera! Vim aqui para ajudar se possivel aqueles que tiveram o mesmo problema que eu, um problema em um ps4 que foi importado... a sony como sempre quis se isentar da responsabilidade, mas eu entrei com uma ação, simples sem custos e sem a necessidade de um advogado e ganhei, o processo varia muito de região para região, no meu caso demorou em torno de 3 meses, mas sei de casos quem demoraram menos de 2 meses... Fico a disposição de quem quiser para enviar a minha petição que foi elaborada com a ajuda de um amigo que cursa direito, que também esta disposto a ajudar, e tirar duvidas gerais sobre todo o processo... Eu acho que vale a pena... se todos fizessem isso seriamos mais respeitados como consumidores e não tão explorados e feitos de bobos. A sony faz isso porque 95% dos consumidores que precisam da garantia que lhe é negada desistem e preferem pagar 400 reais no concerto, os 5% que vão atrás dos seus direitos ela vai e dá outro video game ¬¬' desse modo ela ganha em cima desses 95%... os 5% não faz nem diferença para eles...

MilGrau, darksector e lunelli15 curtiram isso.
  2. Ch.

Ch. Active Member Registrado

Registro:
    28/10/2010
    Curtidas recebidas:
    621
    Pontos de Troféu:
    41
    Podia ter criado o tópico detalhando tudo que aconteceu, ficou muito superficial.

3. Rodrigofonsecca

Rodrigofonsecca New Member Registrado

Registro:
    24/01/2014
    Curtidas recebidas:
    14
    Pontos de Troféu:
    0
    Tive em 2013 um problema com o Xbox Day one, comprado nos EUA.. fui prontamente atendido pela M$ e trocaram meu console.. Não precisei dar entrada no Juizado especial...

Quer dizer que a Sony dificulta pro consumidor?! Vergonha!

darksector curtiu isso.
  4. Pikes Peak

Pikes Peak Uma mentira, a realidade. Registrado

Registro:
    01/06/2008
    Curtidas recebidas:
    98
    Pontos de Troféu:
    16
    Quer dizer que o Xbox também da problema, que vergonha. Nintendo wins.

Nikie, Anatel, Deinis e 1 outra pessoa curtiram isso.
  5. LUC-GT

LUC-GT Jogos, Jogos e mais Jogos! Registrado

Registro:
    12/05/2011
    Curtidas recebidas:
    21
    Pontos de Troféu:
    42
    Tem de sentar o pau nessas empresas. Você compra um console caro e os caras ficam de conversinha? #FERRONABONECA

darksector curtiu isso.
  6. Lucas Arantes

Registro:
    02/10/2015
    Curtidas recebidas:
    6
    Pontos de Troféu:
    0
    Foi assim...
    Recebi meu ps4 e depois de 30 min jogando ele travou e não quis mais ligar... no outro dia liguei para a sony para encaminhar para garantia e eles disseram que não podiam me dar a garantia porque não me venderam... que a sony dos EUA era diferente da sony do brasil, que eu teria que levar na loja que eu comprei (lá em boston).
    Procurei na internet e vi alguns casos parecidos, e vi que se entrasse na justiça provavelmente ganharia. Procurei a ajuda de um amigo que esta quase formando e este me orientou e elaborou a petiçao (o pedido) para encaminharmos no juizado cível de pequenas causas. Cheguei no juizado com a minha petição e disse "quero entrar com uma ação". ele escaneou a minha petição, junto com os anexos que seria as fotos do produto, orçamentos da sony do ps4 (provando que é vendido aqui no Brasil), a NF do produto, etc.
    Quando ele abre o processo já é marcada a audiencia, +- 30 dias depois, a minha foi marcada uns 20 dias depois.
    Antes da audiencia o advogado da sony fez uma defesa em cima da minha petição, nesse caso foi bem porca, ele disse que não tinha responsabilidade sobre aquele ps4, e mais um tanto de baboseira... Voce pode fazer uma replica dessa defesa e levar para a audiencia (se quiser)
    Na audiencia:
    Os advogados enviaram uma estagiaria do escritorio para a audiencia com a proposta de pegar meu ps4 e me enviar outro em 30 dias uteis, mas não poderiam me dar outro jogo (batman que ficou preso dentro dele e que na época tava 250 reais), eu não aceitei. e o processo foi concluso para receber a sentença.
    A sentença depende muito do juiz o meu juiz tinha acabo de voltar de ferias, antes ele estava sentenciando uma semana depois da audiencia, mas dessa vez demorou cerca de 40 dias para sentenciar.
    Agora eles tem ate 10 dias para me darem outro video game e ainda me pagar o valor do jogo com juros. 100 reais pra cada dia de atraso

marcelofelipe90 e Vinicius Labres curtiram isso.
  7. Madrax

Madrax Active Member Registrado

Registro:
    05/12/2013
    Curtidas recebidas:
    870
    Pontos de Troféu:
    42

mas não cabe apelação disso né?

8. BlaD

BlaD Here we go! Registrado

Registro:
    10/09/2011
    Curtidas recebidas:
    19
    Pontos de Troféu:
    0
    Cada um com sua maneira de pensar meu caro, acredito que se ele correu atrás o mínimo que tem que fazer é punir a empresa. Assim ela começara a ver os brasileiros como dignos, deixar ela passar "batido" vai continuar sendo essa garantia nojenta que temos hoje em dia no Brasil..
    Só pra constar, isso tudo foi feito pelo fato de termos que importar produtos de outros países pois o preço mesmo sendo fabricado aqui é maior. :)

LUC-GT curtiu isso.
  9. rgfraiz

rgfraiz Member Registrado

Registro:
    11/05/2011
    Curtidas recebidas:
    165
    Pontos de Troféu:
    17
    Cabe recurso sim, o autor não pode se animar demais pois esse processo pode rolar ainda.

Só comemore com o valor pago pela SONY..

Madrax curtiu isso.
  10. Rodrigofonsecca

Rodrigofonsecca New Member Registrado

Registro:
    24/01/2014
    Curtidas recebidas:
    14
    Pontos de Troféu:
    0
    To com um caso bem diferente porém com os mesmos fins com a DELL.. faço questão de relatar brevemente aqui para denigrir a marca, que muito fazem questão de encher o peito para dizer que é a melhor de todas. A marca até pode ser isso tudo, porém o atendimento e suporte passam longe!

Deu problema. Depois de algum tempo eu mesmo levantei toda documentação necessária e levei ao juizado especial a fim de reparar meu notebook, foi marcada a audiência e nela propuseram uma indenização + reparo do notebook no prazo, respectivamente, de 15 e 30 dias úteis.. Aceitei as condições, mas se passou mais de 15 dias e nada de cumprirem com sua parte.. voltei lá e me encaminharam para entrar com a execução do processo; e é aí que entra a igualdade dos casos, eles têm mais 15 dias para cumprir senão a treta será um pouco maior..

Fica a lição a todos.. corram atrás, qualquer dúvida falem com um advogado ou simplesmente leiam o CDC (código de defesa do consumidor - meu caso).

E reitero, o atendimento da M$ é diferenciado em solo nacional... sonistas que fiquem putinhas, isso não é problema meu, é uma realidade que vale a pena ser comentada pois todo mundo gosta de um bom atendimento...

LUC-GT curtiu isso.
  11. LUC-GT

Registro:
    12/05/2011
    Curtidas recebidas:
    21
    Pontos de Troféu:
    42
    Eu acho engraçada essas empresas dizerem coisas do tipo: a Sony americana não é a mesma coisa da Sony nacional. Ah.... Vai pentear macaco! :medo:

12. Proper

Proper The Maste Race Registrado

Registro:
    07/03/2005
    Curtidas recebidas:
    198
    Pontos de Troféu:
    0
    Segundo as leis brasileiras é ilegal a empresa negar garantia para um produto seu com representação em território nacional só porque foi comprado no exterior. O autor do tópico não foi o primeiro e nem será o último a sair vitorioso em um processo contra a Sony por esse tipo de prática, já existe jurisprudência neste sentido e todo e qualquer consumidor que levar o caso a juízo sairá vencedor.

Parabéns para a sua atitude, todo cidadão deveria ter conhecimento e disposição para defender seus direitos.

13. jose.as.barbosa

jose.as.barbosa New Member Registrado

Registro:
    29/09/2013
    Curtidas recebidas:
    3
    Pontos de Troféu:
    0
    Prezados, vou até por spoiler, porque sei a teoria e prática da coisa, mas parabéns pela sua iniciatva, vamos lá...

Teoria:
    Muito da teoria eu já coloquei aqui: http://josebarbosa.com.br/?p=1704
    Basicamente, trata-se do juizado especial cível. Vou fazer um breve resumo. É um órgão que, em tese, é melhor que o Procon, pois tem poder de execução dos acordos. Isto quer dizer que aquilo que o juiz determinou pode ser exigido, de fato, caso a parte descumpra, com penhora de bens, inclusive. Além disto, outro ponto importante é que no juizado, eventual multa reverte para você, no Procon vai para o Estado, você recebe apenas o básico da lei, não dá para pedir danos morais etc.
    Você não precisa de advogado na primeira instância e não paga nada pela ação, desde que cumprido o rito (comparecer a todas as audiências, ter boa fé etc). Após a decisão (sentença), se quiser recorrer, ou a outra parte recorra, para se manifestar, você só pode fazê-lo através de advogado. Entretanto, caso a outra parte entre com recurso e você não queira manifestar, também tem este direito. Tudo depende da questão custo x benefício. Ao ir para recurso, caso mantenha a decisão a seu favor, em geral é aplicada uma multa de 20% sobre a condenação. Se isto é igual ou maior o que você gastaria com o advogado, vale a pena. Menor? Caso a se pensar, mas normalmente não vale.

O rito varia conforme o local. Aqui em MG você tem uma audiência de instrução com um conciliador (estagiário em Direito) para a proposta de um acordo. Na maioria das vezes, as empresas não oferecem qualquer acordo, ou quando oferecem, é muito abaixo. Não havendo acordo, você pode pedir julgamento direto ou marcar uma outra audiência, desta vez presidida pelo Juiz. Em geral, os acordos nesta audiência são um pouco melhores, quando oferecidos. É nesta audiência que você pode apresentar testemunhas e constituir as últimas provas. Caso não cheguem a acordo, vai a julgamento em juízo de primeira instância. Contra esta sentença cabe recurso, através de turma recursal (quando precisará de advogado).
    Prática
    Na prática, toda ação é um enorme risco, e cada cabeça de juiz é uma sentença é um ditado a ser seguido ao pé da letra, até mesmo para o mesmo juiz. Na verdade, cada estagiário é uma sentença, e o juiz só vai lá e assina. Bem vindo ao judiciário brasileiro que rasga o código de defesa do consumidor.

Antes de tudo, faça uma pesquisa de sentenças, que normalmente são públicas, no juizado da sua cidade, para saber que linha segue o juiz, especialmente os julgados mais recentes de casos semelhantes. Anote estas ações para instruir seu processo, para lembrar o magistrado como ele já decidiu a respeito em outros casos que você entende semelhantes. Isto é fundamental até para saber o quanto pedir.
    Outra coisa, instrua devidamente seu processo. Não sei se a Sony divulga que tem "garantia mundial", porque se tiver (algumas grandes empresas divulgam isto) você pode usar a seu favor, uma vez que comprou o produto no exterior acreditando que ele teria garantia em qualquer lugar do mundo. A Apple é assim, mas sei de algumas autorizadas que ficam enchendo o saco por nota fiscal nacional. Pegue, se possível por protocolos, todas as vezes que procurou a assistência técnica, reclamações ao SAC etc. Neste caso, até mesmo ir ao Procon, e não fechar um acordo é uma boa solução. Comprova que você insistentemente tem corrido atrás dos seus direitos.

Isto é a parte mais importante: um processo é algo MUITO cansativo. E nisto concordo 100% com o que o autor disse: as empresas sabem que apenas uma parcela dos consumidores que vai correr atrás dos seus direitos, então ela já trabalha de uma forma que pagar estes prejuízos ainda é lucrativo para ela. Lembro que mesmo agindo de forma arbitrária e ilegal, dos 5% que vão recorrer à justiça, apenas uns 3% vão ganhar, sendo que 2% serão só o "básico", e 1%, se muito, vão ganhar alguma indenização por dano moral que é prejuízo de fato à empresa. Elas sabem como o judiciário funciona e contam com isto, por isto fazem tantos abusos. A única forma de melhorar um pouco a nossa situação, enquanto consumidores, é correr incansavelmente atrás dos nossos direitos, antes que o Código de Defesa do Consumidor morra de vez.

PS: haverá vezes em que sim, o magistrado lhe será favorável, e aí a "vitória" compensa o esforço. Imagine você não apenas ter um PS4 novinho, como 2 ou 3 mil reais de dano moral, o que é um valor irrisório, mas a se comemorar na nossa ainda imatura democracia?

Vinicius Labres curtiu isso.
  14. Lucas Arantes

Registro:
    02/10/2015
    Curtidas recebidas:
    6
    Pontos de Troféu:
    0
    Cabe recurso sim, mas acredito que a sony não irá recorrer, existe muita jurisprudência ao meu favor, e como ela mesma tentou fazer um acordo na audiência de conciliação provando que ela realmente está errada. O prazo para recorrer é de 10 dias a partir do dia que o advogado ler a sentença (que foi dia 02/10) depois desses 10 dias que começa o prazo para o cumprimento da sentença, eu vou postando as noticias aqui...

15. Lucas Arantes

Registro:
    02/10/2015
    Curtidas recebidas:
    6
    Pontos de Troféu:
    0
    Muito obrigado por enriquecer o tópico, novamente deixo disponivel para quem quiser a minha petição que esta bem completa, com muitas jurisprudências e leis. Meu amigo que elaborou a minha petição colocou um pedido de indenização e colocou bastante suporte nesse pedido, em tese eu deveria e tenho direito de receber a indenização mas o juiz não foi favorável.
    Vou postar aqui a parte final da sentença para o conhecimento de vocês... mesmo eu não tendo ganhado os danos morais já estou bastante satisfeito apenas ganhando o que é meu por direito:

"Por todo exposto, JULGO PARCIALMENTE PROCEDENTES OS PEDIDOS, e em consequência:
    a) CONDENO a reclamada a substituição do produto Playstation 4 adquirido pelo reclamante em perfeitas condições de uso, no prazo de 10 (dez) dias, sob pena de multa diária de R$ 100,00 (cem reais);
    b) DETERMINO ao reclamante a disponibilização do produto defeituoso à reclamada, que deverá retirá-lo em sua residência; c) CONDENO a reclamada a indenização por danos materiais no valor de R$ 255,00 (duzentos e cinquenta e cinco reais), acrescido de juros a contar da citação e correção monetária do ajuizamento;
    d) JULGO IMPROCEDENTE O PEDIDO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS"

16. luky22

luky22 Member Registrado

Registro:
    20/11/2007
    Curtidas recebidas:
    754
    Pontos de Troféu:
    17
    Se todos tomassem essa mesma iniciativa, não ficaríamos a merce dessas empresas que se quer da a minima para seu clientes.
    Parabéns pela iniciativa, e se algum dia acontecer comigo, correrei atrás como vc vez, seja amigável ou não.

17. Lucas Arantes

Registro:
    02/10/2015
    Curtidas recebidas:
    6
    Pontos de Troféu:
    0
    Cara engraçado você citar isso, no processo o advogado da sony teve que apresentar o contrato social da sony BR, que funciona como se fosse o RG da empresa ne... quando olhei esse contrato social, o capital social era formado por 3 sócios, mas 99.9% desse capital social era composto por quem? SONY CORPORATION kkkkkkkkkkkk, é a mesma coisa que dizer que 99.9% dos lucros vão para a sony corporation ou dizer que 99.9% da sony BR é Sony corporation...

LUC-GT curtiu isso.
  18. EsTigMa

EsTigMa Level Hard Registrado

Registro:
    28/04/2005
    Curtidas recebidas:
    191
    Pontos de Troféu:
    16
    O fato é que tentar usar a garantia direto com a Sony foi negado (é default essa resposta), depois de ir pro juizado a Sony já cedeu. Isto já mostra a má fé, fica muito claro que se o consumidor não correr atrás por meios judiciais, a Sony não fará nada.

19. LUC-GT

Registro:
    12/05/2011
    Curtidas recebidas:
    21
    Pontos de Troféu:
    42
    Vai pentear macaco de novo Sony picareta da encrenca.

Pra mim isso tem outro nome: falta de caráter por parte da empresa.

Vou criar qualquer produto e colocar a logomarca da Sony e sair usando o nome deles.

Quando eu for citado judicialmente eu falo que estou usando o nome da Sony Corporate e que não tem nada a ver com a Sony brasileira. :coolface::coolface::coolface:

#FALASERIO

20. Lucas Arantes

Registro:
    02/10/2015
    Curtidas recebidas:
    6
    Pontos de Troféu:
    0
    É isso ai galera! essa semana o ps4 tem que chegar se não é ferro! 100 reais por dia de multa contando a partir de domingo...

21. B0dYGu4rD

B0dYGu4rD C4su4LG4m3r Registrado

Registro:
    14/09/2015
    Curtidas recebidas:
    21
    Pontos de Troféu:
    0
    Parabéns pela iniciativa, você é um dos - de 1% que resolvem sair da zona de conforto.

Agora só não sei se torço pra você receber o videogame ou não... :hmm: afinal, 100 pilas por dia é uma boa né :bwahaha:

22. Angelo Ferracini

Angelo Ferracini no more tears Registrado

Registro:
    14/01/2008
    Curtidas recebidas:
    17,272
    Pontos de Troféu:
    43
    Teve um caso assim do X360.

23. brecarv

brecarv New Member Registrado

Registro:
    30/10/2017
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Sei que o tópico é super antigo, mas gostaria de "tentar a sorte". É o seguinte, meu ps4 foi comprado nos EUA já tem + de 2 anos, garantia eu sei que acabou, o problema é que meu PS4 foi afetado com o erro E-801809A8 que simplesmente transformou ele em um tijolo caro. Entrei em contato com a sony e eles falaram que o termino da garantia não era o problema, mas que por ser importado eles não consertariam, será que posso entrar no JEC contra a sony? Já que meu ps4 virou um peso de papel, não tenho mais nada a perder.

24. Angelo Ferracini

Angelo Ferracini no more tears Registrado

Registro:
    14/01/2008
    Curtidas recebidas:
    17,272
    Pontos de Troféu:
    43
    Não precisava ter desenterrado um tópico antigo. Podia ter perguntado no tópico oficial do PS4.

:kidding:

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.

Compartilhe esta Página