B85M-E com problema nas memórias

Nandin'xD

Member
Bom dia, voltei do EUA a 2 dias e comprei meu PC novo, na instalação foi tudo normal, essa placa mãe tem 4 slots de memória de 2 cores diferentes.

amarelo,preto,amarelo,preto.

Nessa sequencia, só funciona os 2 últimos. Os 2 primeiros não funcionam de maneira nenhuma, nem com 1 memória, nem com as 2. O pior é que não estou fazendo dual channel.

Será que tem algo desabilitado na placa mãe? ou é problema mesmo? O RMA da asus funciona comprando mesmo internacional?

Obrigado quem puder ajudar.

rkinomoto

New Member
Bom, os slots pretos são os primeiros mas, teoricamente, vc não deveria ter problema ao colocar os pentes de memória tbm no segundo slot... Já tentou atualizar a BIOS da mobo para ver se resolve esse problema? O melhor dos mundos seria testar com 4 pentes, pra ver se tua mobo obriga a preencher os primeiros bancos antes de preencher o restante, Mas tenta atualizar a BIOS antes pra ver se resolve teu problema.

Nandin'xD

Member
São cores intercaladas, preto, amarelo, preto, amarelo.

Se eu boto 1 memória na primeira ou na segunda não funciona, não faz o bip. Mais se eu boto na terceira ou quarta funciona perfeitamente.

rkinomoto

New Member
Então, é q é assim... Se não me engano, desde o 1156, as memórias são dispostas da seguinte maneira...

B2 - A2 - B1 - A1

No teu caso, os "B"s seriam os pretos e os "A"s, os amarelos. Não tenho certeza se colocar memória nos slots B2 ou A2 fariam a placa ligar. Vi em uma ASRock onde o manual diz para, se for usar single channel, utilizar os slots da direita, qualquer um deles, não sei se isso se aplica à tua ASUS tbm. Comentei d colocar em dual para ver se os slots estão funcionando realmente mesmo, caso vc consiga fazer esse teste. Se vc tivesse mais um pente igual, já ajudaria bastante.

Nandin'xD

Member
Eu tenho 2 pentes de 4gb ddr3 1600mhz! Os 2 estão ligados nos últimos 2 slots, preto e amarelo. Se eu boto qualquer um deles no primeiro e no segundo nao funciona a placa. O ruim é que não é dual channel que está o pc, baixei o aida e mostra que ta single.

rkinomoto

New Member
E se vc ligar nos dois amarelos? Nada tbm?
Já instalou a última BIOS da tua placa-mãe?

Nandin'xD

Member
Nada também amigo, passou esse tempo todo e até agora nada. Primeiro e segundo slot não funcionam de modo algum.

Vou tentar limpar os slots, oq é melhor álcool isopropílico ou limpa contato para essa situação???

Nandin'xD

Member
Usei álcool isopropílico e nada..Deve ser problema mesmo, faz parte, vai ficar single.

dvsv

Well-Known Member
Vou desenterrar esse tópico pois eu sei que assim como eu, alguém vai cair aqui pesquisando no google por problemas de memória nessa mobo!
Enfim, eu comprei a ASUS B85M-E/BR e tive uma baita dor de cabeça pra fazer funcionar minhas memos 2x 4GB DDR3 1600 Corsair Value Select em dual-channel (em ambos os slots amarelos).
Sempre dava problema de cold-boot (dificilmente dava boot na primeira vez que ligava o pc, tinha que resetar ou ligar varias vezes pra funcionar!), só dava boot direto com apenas um pente de memória em single channel!
Testei com 1x 4GB + 1x 2GB Kingston e a mesma coisa, todas essas memos funcionavam perfeitamente em um outro pc.

Depois de perder muito tempo testando pra tentar isolar o problema (e já quase acionando o RMA da mobo), eu finalmente descobri o que tava acontecendo: A BIOS dessa mobo é meio bugada e se vc deixar a memória do vídeo onboard (iGPU Intel) configurado como Auto, 128MB, 256MB, 384MB, 4xx MB ou 512MB, simplesmente dá problema de boot se utilizar com 2 ou mais pentes de memória!

A solução é simples: Só configurar a memória do vídeo onboard para um valor como 512MB (é a opção que eu testei, deve ter mais...), nunca mais deu problema!
Lembrando que isso vale pra quem usa com vídeo onboard, já que com uma placa dedicada de vídeo me parece que não tem nenhum problema..

Enfim, a ASUS vai ter uma baita dor de cabeça e gasto desnecessário com RMA graças a esse bug idiota na mobo :(

Edit: Testes feitos com um I5-4570, 2x4GB DDR3 1600 Corsair Value Select e mobo Asus B85M-E/BR com a bios mais atualizada 0504 disponibilizada no site BR da Asus, apenas com o vídeo onboard!

Última edição:

Nandin'xD

Member
Amigo, fico feliz que tenha resolvido o problema, o meu até agora nada. Acabei de atualizar a minha MOBO pro B85M-E BIOS 0806 (Improve memory compatibility.), acreditando que resolveria meus problemas e continua tudo igual. Não funciona em dual channel. Uso placa de vídeo offboard, não achei essa opção que você botou. Se puder me ajudar agradeço

paulo_bbs

New Member
Aqui com a GA-B75M-D3H só funciona se usar um pente em cada ponta, senão acontece o mesmo que você detalhou. Um pente é de 8GB e o outro de 4GB, não uso vídeo on-board.
nao vai funcionar dual channel com memorias de tamanhos diferentes, tem que ser exatamente iguais

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)