[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 Zen & Zen+

Você vai migrar para um ZEN

• Total de votos
    532

snnp

Member
Alguém ae possui a B450M Pro Gaming da Asus? Toda vez que vou dar update na BIOS, o sistema começa a apresentar tela azul. Só fica estável na versão que veio da loja, mas ao atualizar, tela azul direto!

p4p

New Member

Vendi meu 6600K essa semana, estou pensando em migrar para o 3700X, 32gb DDR4 3200, com uma 2060 super ou 2070.
Estou usando o pc para trabalho e jogar pubg e cs go somente (Streamando as vezes).. Dando uma lida geral vi que o 3700X é bem recomendado hoje em dia..

Qual a diferença das placas mãe com prefixo X e B em relação aos AMD? Existe alguma memória específica para melhor desempenho em AMD? Rodando em stock, a diferença de desempenho seria grande para um 9700K em stock?
Sempre tive intel, por isso essas dúvidas..
Obrigado

FernandoGamer

New Member
Galera, aconteceu algo bem estranho comigo aqui agora, estava configurando o Vcore do meu 3700x, diminui 0.05 e quando salvei e a máquina reiniciou nada de dar o boot, dei um Clear Cmos e nada, tirei o processador coloquei o Atlhon 200GE e nada. Para minha sorte a Mobo que é uma X470 Gaming 7 tem dual Bios e consegui atualizar e subir na Bios 2.

Pergunto, será que corrompeu a Bios principal?

brender

Member
R3v3ng3R

New Member

Vendi meu 6600K essa semana, estou pensando em migrar para o 3700X, 32gb DDR4 3200, com uma 2060 super ou 2070.
Estou usando o pc para trabalho e jogar pubg e cs go somente (Streamando as vezes).. Dando uma lida geral vi que o 3700X é bem recomendado hoje em dia..

Qual a diferença das placas mãe com prefixo X e B em relação aos AMD? Existe alguma memória específica para melhor desempenho em AMD? Rodando em stock, a diferença de desempenho seria grande para um 9700K em stock?
Obrigado
Sim o 3700x é o + indicado pra oq vc irá usar. Em relação às placas, X são as top de linha, e B, as intermediárias. Memórias, os ryzen geralmente se dão melhor c/ alta freq., uma das + recomendadas em cxb é a Crucial Ballistix Sports LT de 8gb 3000 mhz, li aqui no fórum q ela alcança até uns 3733 mhz em OC dependendo da mobo q pegar.
Como vc vai usar p/ trabalho/jogar, o 3700x terá + vantagem em relação ao 9700k.

p4p

New Member
Sim o 3700x é o + indicado pra oq vc irá usar. Em relação às placas, X são as top de linha, e B, as intermediárias. Memórias, os ryzen geralmente se dão melhor c/ alta freq., uma das + recomendadas em cxb é a Crucial Ballistix Sports LT de 8gb 3000 mhz, li aqui no fórum q ela alcança até uns 3733 mhz em OC dependendo da mobo q pegar.
Como vc vai usar p/ trabalho/jogar, o 3700x terá + vantagem em relação ao 9700k.
Show.. e 32gb é necessário no caso?
Tem alguma recomendação de uma placa chipset B? Achei que fosse como na intel, somente Z pode overclockar.. Aliás, é fácil o overclock em AMD?
Outra dúvida, o 3600X ou 3600 vale a pena no caso?
Obrigado novamente

ayrton000

Jogo de tudo um pouco!
Galera, sou um recém proprietário de um Ryzen 1600 e lendo algumas coisas antigas apareceram algumas duvidas:

1: Falava-se que a primeira geração dos Ryzen era totalmente dependente das frequências da memoria RAM, atualmente uso 2*8 2666Mhz. é recomendado fazer um OC nas memórias para poder extrair melhor o desempenho do Ryzen 1600?

2: Vejo pelo Afterburner que o processador mantem seu uso em 3.4Ghz fixo. Nas especificações fala que ele vai de 3.2 para 3.6, mas ele praticamente nuca varia nessa frequência, nem em jogos e nem no sistema ocioso, sempre ficando em 3.4Ghz. Como faço ele alcançar esse boost?

3: Tenho uma placa mãe A320, e pelo que li há varias atualizações de bios que melhoraram o desempenho e estabilidade dos Ryzen nesse tempo. Como sei se minha bios é a mais atualizada?

Lembrando que nao estou reclamando de desempenho, afinal sai de um i5 2500.

mamazinh0w

New Member
Nos ryzen de 3a gen, nas config de energia do windows o recomendado é deixar em ryzen balanced ou windows balanced?

• Curtir
Reações: GSJ

GSJ

War. War never changes.
Hyperlink

Banido
Acabei de instalar um 3600X para a patroa. A placa mãe é uma Asus B450-I (mini ITX). Depois de muito suar frio deu tudo certo. Comprei um Ryzen 1200 (4cores) por 59 dólares e usei para fazer a atualização... Agora vou tentar tocar nos cobres em uns dias a preço de custo. ehhehehe.

Depois que atualizou a bios ele reiniciou uma série de vezes, gelei mas lembrei da galera aqui do fórum mencionando casos parecidos, enfim bootou! Só alegria! hahahaha.

Aaaaa, uso intel há muito tempo mas achei bem chatinho instalar o wraith spire... apanhei para conseguir colocar os 4 parafusos ao mesmo tempo sem um deles subir demais... hahaha.

Placa mãe é linda e penso que é uma boa opção para quem quer mini itx mas prefere evitar uma X570.

Uma imagem em spoiler, coloquei em um NZXT H200, essa foto foi do meio do processo, entrou mais coisa depois...

Agora preciso arrumar tempo para montar o meu, no caso é "só" trocar a mobo, cpu e memórias...
amigo o que achou do wifi dessa mobo?

Dalai Brahma

os astros q regem os sabidos tbm regem os otários
Fui caçar importar a B450 carbon pelo ebay igual fizeram aqui no fórum e parece que a placa foi entregue na Espanha. Que arrependimento
O vendedor pode ter usado um serviço que redireciona na Espanha, por exemplo, a Asendia. A Bangood faz isso.. alguns recebem código xxxBE (Bélgica), xxxxSW(Suécia, acho), etc... dependendo de onde são redespachados.
Entre em contato com ele. Veja se nos detalhes do pedido tem alteração no código de rastreamento.

.

csnuno

Jogadô

Obrigado
Somente se teu trabalho exigir os 32gb de RAM, pra jogos, hoje em dia, não vai ser necessário..
Compensa mais colocar 2x8gb +3000mhz com latência um pouco menor e usar a diferença dos 16gb pra pensar em placa de vídeo...
Não tenho mais acompanhado review das 5700xt, porém da uma olhada nas customs que saíram, desempenho de 2070 super com preço de 2060 super

GSJ

War. War never changes.
O teste que fiz foi baixando drivers e meia dúzia de games na Steam/Origin. Pouco mais de 3 horas de uso... Achei bom, ele usa uma anteninha externa (duas conexões na mobo e aquele pedaço enorme de plástico sobre um pedestal - é bonito pelo menos -) No tempo que usei não caiu nenhuma vez e o meu roteador estava na sala do lado... Velocidade que bateu na steam se eu não me engano foi uns 8mb-9mb... Sendo que meu PC no cabo pega uns 14mb/s. Eu não fiquei monitorando, esse valor é o que eu lembro de ter percebido uma hora que chequei.

Não testei em games nem nada. Apenas o uso normal e downloads, nesse trecho não tive quaisquer problemas... Vamos ver agora que a minha Esposa vai começar a usar a máquina, pode ter certeza que ouvirei sobre os problemas já que o feedback com ela nunca falha. :mao:

mendesic

New Member

Pq os retardados colocaram 4.6 no anúncio do produto e esse adesivo aí deve ser deles também :sefu:
Sim. Na Kabum. Não sabia que esta etiqueta era da loja. Pensei que era da própria AMD.

R3v3ng3R

New Member
Tem alguma recomendação de uma placa chipset B? Achei que fosse como na intel, somente Z pode overclockar.. Aliás, é fácil o overclock em AMD?
Outra dúvida, o 3600X ou 3600 vale a pena no caso?
Obrigado novamente
OS 32gb somente se vc for fazer uso intenso de edição de vídeos/renderizações. Mobo, desde uma Gigabyte b450m DS3H, até uma GB b450 Aorus elite/pro caso pretenda fazer OC, lembrando q será necessário atualizar bios pros ryzen 3xxx. E OC é até fácil, ative o Precision Boost Overdrive ou PBO através do Bios da mobo.
Eu iria de 3600 e OC, a versão X seria jogar $$ fora.

brender

Member

Hyperlink

Banido
O teste que fiz foi baixando drivers e meia dúzia de games na Steam/Origin. Pouco mais de 3 horas de uso... Achei bom, ele usa uma anteninha externa (duas conexões na mobo e aquele pedaço enorme de plástico sobre um pedestal - é bonito pelo menos -) No tempo que usei não caiu nenhuma vez e o meu roteador estava na sala do lado... Velocidade que bateu na steam se eu não me engano foi uns 8mb-9mb... Sendo que meu PC no cabo pega uns 14mb/s. Eu não fiquei monitorando, esse valor é o que eu lembro de ter percebido uma hora que chequei.

Não testei em games nem nada. Apenas o uso normal e downloads, nesse trecho não tive quaisquer problemas... Vamos ver agora que a minha Esposa vai começar a usar a máquina, pode ter certeza que ouvirei sobre os problemas já que o feedback com ela nunca falha. :mao:
valeu estou dando uma pesquisada aqui pra qual eu compro.. tava de olho na gigabyte aorus mas ela precisa de atualização para aceitar os zen 2 ai complica pq nao tenho processador pra ligar e fazer a atualização.

GSJ

War. War never changes.
valeu estou dando uma pesquisada aqui pra qual eu compro.. tava de olho na gigabyte aorus mas ela precisa de atualização para aceitar os zen 2 ai complica pq nao tenho processador pra ligar e fazer a atualização.
Essa minha é a mesma coisa... Por isso acabei pegando o Ryzen 1200. Dizem que a AMD manda um boot kit, ideal é saber se tem aqui no Brasil. Mas tu quer mini itx mesmo?

brender

Member

TL; DW: O Aorus Master é a melhor das quatro novas placas testadas com os resultados do mobus ASUS, MSI e Asrock na seguinte ordem. Dado que a qualidade dos VRMs, a velocidade das atualizações e a estabilidade do BIOS, acho que daria à Gigabyte uma vitória para a rodada do mobo X570.

Agora, aguardamos o lançamento das pranchas B550 de gama baixa e média no final deste ano para ver quem vence essa rodada

joaorosini

PC Enthusiast!
Essa minha é a mesma coisa... Por isso acabei pegando o Ryzen 1200. Dizem que a AMD manda um boot kit, ideal é saber se tem aqui no Brasil. Mas tu quer mini itx mesmo?
O bootkit pelo que vi, hoje em dia é um Athlon 200GE, que você pega, usa e devolve.

Botan

New Member
Meu receio maior é até que ponto a x370 conseguirá suportar o 3700x
Cooler não é problema, o meu está com adaptador pra am4, só tirar que fica 1151, já penso mais no valor mesmo..
Sobre a VGA, eu uso uma RTX 2080 Super, que não é uma ti, porém tem um desempenho gargalado hoje pelo processador

Já o preço, isso que me deixa em dúvida... Meu sogro é paraguaio, em fev/mar vou lá, vendo os preços de hoje, eu pagaria:
- R$1500 no 3700x, mantendo a Taichi - Podendo vender o meu 1800x ~ R$750 = R$750
- R$1100 Aorus Ultra Z390 + R$1950 i9-9900kf = R$3050 - Podendo vender 1800x + Taichi x370 ~ R$1500
Onde você encontro 3700x por esse preço?

o_O

csnuno

Jogadô
Lesado

Member
Saiu a Bios 1.0.0.3 ABB para a X470-F https://www.asus.com/br/Motherboards/ROG-STRIX-X470-F-GAMING/HelpDesk_BIOS/

ROG STRIX X470-F GAMING BIOS 5216
1.Improve system performance.
2.Update AM4 Combo PI 1.0.0.3 Patch ABB
a.Fixes a compatibility issue with Destiny 2
b.Fixes an issue with certain Linux distros
c.Removes Gen 4 support when using Ryzen 3000 CPUs :damn: AMD não é tão bonzinha como dizem...
3.Improves EZFlash performance to reduce boot time.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 11, Guests: 24)