[AJUDA] i9 9900KF@5.0GHz instável...

sorum

New Member

Comecei a trabalhar em cima do meu 9900KF pra tentar colocá-lo a 5GHz. Porém como é a primeira vez me aventurando em um i9 (só tenho experiencia com i7 terceira geração ..) estou tendo dificuldade em rodar Prime95 com ele (sem AVX) e sem dar tela azul.

Acredito que meu setup tem possibilidade de subir esse i9 pra 5.0 sem problemas.

Primeiras configs que fiz:

- BIOS F9 da Aorus z390 MASTER
- Vcore em 1.32v
- LLC em Turbo
- Uncore Ratio em Auto (sendo setado em 43)
- Core clock ratio em 50
- Desativei opções de SpeedStep / Intel Speed Shift / Turbo Core / "Vcore Ring (Down Bin)" não sei oq .. algo assim..
- XMP ativado (3466Mhz nas memórias G.SKILL Trident Z) com 1.35V
- Aumentei VCCIO / VCSA pra 1.150v
- TJMAX em 110°C inicialmente e depois subi pra 115°C
- VT-d desativado
- Over-current Protection em Extreme
- PWM Phase Control em Extreme

Estou rodando o Prime95 29.8 com as opções "AVX2/AVX disabled" em Small FTT's, e sempre depois 10~15 minutos, tenho tela azul com os seguintes erros:

- Clock_Watchdog_Timeout
- WHEA Uncorrectable Error

Minhas temps em idle são 40°C e depois que inicio o Prime, as temps vão rapidamente pra 100°C e começam a escalar lentamente até 114°C (Foi o máximo que vi chegando). Meu AIO é o H100i antigo (de 2012).
Temps do VRM (VRM MOS via HWINFO64) ficam em 60~65°C

OBS: Monitorando temps no CoreTemp + HWINFO64

Andei pesquisando um pouco e sei que o 9900KF é bem quente e que temps altas são normais, porém não tenho certeza se esse range de temperatura que estou pegando está aceitável...

Ja tentei colocar o LLC em Extreme (o vcore foi la pra 1.36v) e mesmo assim não ficou estável, tendo 3 nucleos em "Not running" depois de 1 minuto mais ou menos.
Tentei colocar Uncore Ratio inicialmente em 47, depois da tela azul, desci para o default (AUTO = 43) e mesmo assim tela azul.
Também ja tentei tirar o XMP e deixar as memorias default (2133Mhz com 1.2V) e só com o overclock na CPU, porém também sem sucesso e tela azul.

Agora não sei mais no que configurar, agradeço quem for mais experimente com o i9 e puder ajudar..

Valeu.

maur0

Active Member
hahah esse cpu é fornalha mesmo 114 graus? com water cooler, é inaceitavel ainda mais que é clock padrao 3.60- 5 ghz mas entao, ja rodou teste de memoria ver se nao é sua ram que tao dando as tela azul? pq cpu quando é geralmente pc nem tela azul da simplesmente con gela a tela se cpu crashar

download https://hcidesign.com/memtest/MemTest.zip

coloca 2500 aperta start e deixa rodando 15 min e ve se ele nao mostra nenhum erro se nao mostrar ta ok as rams

Última edição:

sorum

New Member
hahah esse cpu é fornalha mesmo 114 graus? com water cooler, é inaceitavel ainda mais que é clock padrao 3.60- 5 ghz mas entao, ja rodou teste de memoria ver se nao é sua ram que tao dando as tela azul? pq cpu quando é geralmente pc nem tela azul da simplesmente con gela a tela se cpu crashar

download https://hcidesign.com/memtest/MemTest.zip

coloca 2500 aperta start e deixa rodando 15 min e ve se ele nao mostra nenhum erro se nao mostrar ta ok as rams

Essas temps eu só pego quando rodo teste de stress (Prime95) com o over em 5Ghz em todos os nucleos.

Então, ja rodei aquele teste de memória do Windows em "padrão" por 10min e não apontou nenhum erro. Além de ter desabilitado o XMP delas e rodado em stock somente com o OC na CPU e mesmo assim deu tela azul. =X Elas parecem estar OK.. mas vou baixar esse MemTest e rodar tbm pra verificar

diegoizel

New Member
Chip de processador é loteria! O 9900KS chega 5.0Ghz em todos os núcleos, já o 9900K/9900KF não obrigatoriamente. Faça um teste reduzindo sua frequência para 4.9/4.8Ghz em todos os núcleos e veja se ainda tem tela azul. Aumente o Vcore também para testar.

sorum

New Member
Chip de processador é loteria! O 9900KS chega 5.0Ghz em todos os núcleos, já o 9900K/9900KF não obrigatoriamente. Faça um teste reduzindo sua frequência para 4.9/4.8Ghz em todos os núcleos e veja se ainda tem tela azul. Aumente o Vcore também para testar.
Então mas e a questão das minhas temperaturas ?
Porque como citei no tópico, eu ja tentei até com 1.32v e LLC em Extreme (isso joga o vcore pra 1.36v) e as temperaturas ficaram na casa dos 110~114°C

diegoizel

New Member
Então mas e a questão das minhas temperaturas ?
Porque como citei no tópico, eu ja tentei até com 1.32v e LLC em Extreme (isso joga o vcore pra 1.36v) e as temperaturas ficaram na casa dos 110~114°C
Estou achando alto demais essa temperatura. Como está o encaixe do WC, pasta térmica?

Ou realmente esse processador não tem um chip bom. Tenta 4.8Ghz e diz que como ficou...

neo666

¯\(ツ)/¯
Moderador
As mensagens de erro no travamento geralmente indicam tensão baixa ou instável, tente subir para 1.35~1.375v pra ver se estabiliza.

Temperatura alta obviamente também afeta a estabilidade, o fato de ser possível ajustar o tjmax na mobo não quer dizer que seja saudável ficar acima dos 100ºC.

Evite usar LLC alto demais pra não ter voltage spikes pois isso reduz a vida útil do processador, sempre prefira vcore mais alto e um LLC mais baixo (high ou turbo).

OBS: Como estão as temperaturas em stock rodando os mesmos testes?

doze off

Overclocker!
Prime95 é extremamente quente até com um AIO/cooler air top a temp vai lá nas alturas, ainda mais com um 9900k/kf.

Já tentou usar o OCCT?

Obs. Num futuro próximo, eu recomendaria vc atualizar seu AIO para um mais atual.

Sobre o over...

- Seta de início um valor abaixo do default das suas memos pra não dar "encontro" com a cpu nos testes. Exemplo, memos é 3600, seta lá 3000MHz, coloca os timings default, 2T e voltagem default.
- Voltagem começa com 1.32v na cpu, difícil não estabilizar nessa voltagem;
- Fique atento com o LLC da sua mobo, presta atenção como trabalha em cada nível. Aqui existe 8 níveis de LLC, utilizo LLC7 @ 5.0Ghz (por ex.);
- O uncore tem que ficar atento também, aqui eu uso em 47x (4700) - mas geralmente varia entre 43-48x, tem que ir testando.
- Seta VCCIO/VCCSA 1.25v para os dois de início, depois vai abaixando conforme os testes;
- PCH/PLL pode colocar default;

Não existe muito segredo para usar 5.0GHz, geralmente é bem tranquilo.
Mas over é paciência, tem que ir fuçando e testando, entendendo como seu cpu/memos trabalha.

maur0

Active Member
se vc deixa tudo padrao fica estavel o 9900kf? ou ainda da tela azul se der problema ae ou ja tem algo com defeito ou entao ...

diegoizel

New Member
se vc deixa tudo padrao fica estavel o 9900kf? ou ainda da tela azul se der problema ae ou ja tem algo com defeito ou entao ...
Bem observado, faça os testes com tudo em stock. Talvez exista um problema oculto que você está achando ser o overclock.

neo666

¯\(ツ)/¯
Moderador
Bem observado, faça os testes com tudo em stock. Talvez exista um problema oculto que você está achando ser o overclock.
Pois é, nos fóruns gringos já vi muita gente se queixando de problemas com temperatura/estabilidade até com o processador rodando em stock.

Muitos exemplares sequer conseguem trabalhar a 4.7Ghz com o vcore padrão/fixo de maneira estável.

Pra muita gente 5Ghz 24/7 é quase um pré-requisito na hora de comprar um 9900k/kf, eu devo ser um dos poucos alienígenas que perdeu um tempão encontrando o sweet spot do processador só pela diversão mas que não vê necessidade de usá-lo dessa forma no dia a dia.

sorum

New Member

Então, sobre as temps em stock eu não citei n tópico mas sim, ja fiz esse teste também:

Deixei tudo em stock (somente com o XMP das memos ativado) que é justamente como estou usando até o momento e em idle com todos os nucleos variando de 5 ~~ 4.7Ghz e vcore dropado pra casa dos 0.9v, temps em idle estão em 36~40°C, e em full load com o prime95 pulam pra casa dos 87°C. Jogando GTA V por exemplo variando de 50~60°C.

Achei aceitável essas temps levando em conta que são quentes e meu AIO (por mais velho que seja ainda parece ser bom). [????????]
Eu ja joguei por horas assim e nenhuma tela azul nem erro inesperado. No prime95 não cheguei a rodar por periodos mais longos de 5min...

O foda é que to sem parametro pra saber quais são as margens seguras e/ou recomendadas para os i9 pra ter uma base se o meu sistema ta suportando ou causando a instabilidade (refrigeração no caso) .. tipo não tenho o "feeling" ainda ...

============================================================================

Pois é então, pelo que ando lendo e pesquisando, esses cpus sobem "normalmente" com certa facilidade pra 5Ghz, por isso minha estranheza.
Eu ja tentei o OC no i9 com as memos no default delas, que é 2133Mhz e mesmo assim a tela azul veio tbm...
Faz diferença em vez de deixa-las no default, setar uma frequencia mais baixa que a do XMP ? Meu XMP é de 3466Mhz, então eu setaria 3000Mhz como vc sugeriu.. mas nao sei se faz muita diferença nesse caso..

Vou testar com essas configs que passou também.

Sempre usei o Prime95 nos Ivy Bridge .. creio que deveria estabilizar tbm no mesmo método pro i9 também, não é ?
Prime95 é extremamente quente até com um AIO/cooler air top a temp vai lá nas alturas, ainda mais com um 9900k/kf.

Já tentou usar o OCCT?

Obs. Num futuro próximo, eu recomendaria vc atualizar seu AIO para um mais atual.

Sobre o over...

- Seta de início um valor abaixo do default das suas memos pra não dar "encontro" com a cpu nos testes. Exemplo, memos é 3600, seta lá 3000MHz, coloca os timings default, 2T e voltagem default.
- Voltagem começa com 1.32v na cpu, difícil não estabilizar nessa voltagem;
- Fique atento com o LLC da sua mobo, presta atenção como trabalha em cada nível. Aqui existe 8 níveis de LLC, utilizo LLC7 @ 5.0Ghz (por ex.);
- O uncore tem que ficar atento também, aqui eu uso em 47x (4700) - mas geralmente varia entre 43-48x, tem que ir testando.
- Seta VCCIO/VCCSA 1.25v para os dois de início, depois vai abaixando conforme os testes;
- PCH/PLL pode colocar default;

Não existe muito segredo para usar 5.0GHz, geralmente é bem tranquilo.
Mas over é paciência, tem que ir fuçando e testando, entendendo como seu cpu/memos trabalha.

Então neo, pra falar a verdade eu sou um desses hahahahah..
Fiz o setup do i9+z390 Master pensando em deixar no minimo a 5ghz ja que a maioria chega e tal. Espero não ter tido o azar de pegar um CPU ruim nesse quesito..
Chegando em casa vou testar também com o vcore que sugeriu, porém ja sei que as temps vã disparar talvez pra cima de 115°C.. vai passar o Tjmax e vai dar throttling.. será que é viavel ?
Pois é, nos fóruns gringos já vi muita gente se queixando de problemas com temperatura/estabilidade até com o processador rodando em stock.

Muitos exemplares sequer conseguem trabalhar a 4.7Ghz com o vcore padrão/fixo de maneira estável.

Pra muita gente 5Ghz 24/7 é quase um pré-requisito na hora de comprar um 9900k/kf, eu devo ser um dos poucos alienígenas que perdeu um tempão encontrando o sweet spot do processador só pela diversão mas que não vê necessidade de usá-lo dessa forma no dia a dia.

neo666

¯\(ツ)/¯
Moderador
Então neo, pra falar a verdade eu sou um desses hahahahah..
Fiz o setup do i9+z390 Master pensando em deixar no minimo a 5ghz ja que a maioria chega e tal. Espero não ter tido o azar de pegar um CPU ruim nesse quesito..
Chegando em casa vou testar também com o vcore que sugeriu, porém ja sei que as temps vã disparar talvez pra cima de 115°C.. vai passar o Tjmax e vai dar throttling.. será que é viavel ?
Pois então, segundo o silicion lottery cerca de 30% dos 9900KF chegam em 5Ghz com 1.30v e AVX em -2 (4.8Ghz, não confundir com uncore), algo que pra mim não faz sentido, afinal de contas é 100Mhz acima da frequencia original dele.

Obviamente isso não quer dizer que os outros outros 70% não possam chegar aos 5Ghz sem precisar mexer no AVX, mas isso irá demandar mais tensão e naturalmente gerará mais calor que precisará ser dissipado de alguma forma.

A temperatura ambiente também tem grande influencia nisso, aqui eu afinei meu processador num dia de temperatura amena (22~24ºC) mas claro que quando fui jogar meu BFV na tarde seguinte sob um calor de mais de 30ºC a temperatura do processador tava lá em cima.

Na internet há muitas receitas que obviamente não funcionam para todo processador, eu fiquei batendo na tecla do vcore fixo por muito tempo mas tive mais exito ao usar vcore dinâmico (DVID), os ajustes de LLC também variam muito conforme a mobo (e há variações até mesmo entre mobos iguais/de mesmo modelo).

No hwinfo64 há inúmeros sensores bem uteis para essa empreitada, só de tensão há pelo menos uns 3 diferentes e geralmente o pessoal fica monitorando o 'errado' (VID), quando o mais importante é o VR VOUT, que é o que a mobo efetivamente está enviando para o processador, além do VR VIN que diz se a linha de 12v está boa.

Sobre os testes de stress, é preciso ter em mente que eles existem para derreter o processador em um cenário muito difícil de ocorrer no dia a dia. Particularmente gosto do Realbench e do Prime95 em modo Custom com 1344/1344 e FFT fixo sem desativar AVX/AVX2 pois isso vai mandar uma boa carga e sem derreter o processador "à toa".

Algumas horas de qualquer um deles já serve de referencia em termos de estabilidade. Naturalmente jogos também podem ajudar nisso, o BFV usa AVX e é excelente para aferir a estabilidade.

Não gosto de receita de bolo pois elas nunca funcionam pra todo mundo mas abaixo vou deixar uma, tenho alguns ajustes diferentes mas foi o que acendeu a luz no fim do túnel por aqui:

Vcore normal
Dynamic vcore: +0.100 (pode começar com +0.030v e se ficar instável ir subindo)
AC loadline: Power save
LLC low
Intel speed shift enabled
MCE disabled
Core 50
Uncore em auto/43 (para 5Ghz o 'recomendado' é 47~48 mas isso demanda maior tensão e influencia na estabilidade, melhor começar pelo básico)
AVX offset: auto/0 (cada ajuste negativo (-1) tira 100Mhz em aplicações que usam isso).

IA AC Loadline = 1
IA DC Loadline = 1
(só use isso se/quando for testar voltagem dinâmica/offset, se usar voltagem fixa deixe no padrão que é 0).

As demais funcionalidades que você mencionou no primeiro post eu não costumo alterar, especialmente as de economia de energia. Pra mim não faz sentido ficar rodando a 5Ghz o tempo todo se o processador está com baixa carga. O mesmo vale para virtualização (VT-x) pois eu preciso disso para algumas coisas de trabalho, mas é fato conhecido que são itens que podem afetar a estabilidade e/ou fazer o processador precisar de uma tensão maior para conseguir isso.

E eu deixaria o Tjmax em no máximo 105~110ºC para os testes de stress, no uso normal eu prefiro deixar no padrão (100ºC), assim caso haja alguma carga muito excessiva ele vai dar uma segurada na frequência de alguns cores e tá tranquilo, aqui normalmente eles descem para 4800 ou 4900Mhz por um curtíssimo período de tempo.

E reforço novamente, o fato da placa mãe permitir que o processador trabalhe a 110~115ºC não quer dizer que ele ficará estável a essa temperatura, muito pelo contrário, a recomendação é de que ele não passe dos 100ºC nessa condição (stress). Mas não fique muito encanado a ponto de sair correndo atrás de outro cooler, já vi até AIO de 360mm e WCs Custom sofrendo para segurar os i9.
Boa sorte por aí :joia:

doze off

Overclocker!
Pois é então, pelo que ando lendo e pesquisando, esses cpus sobem "normalmente" com certa facilidade pra 5Ghz, por isso minha estranheza.
Eu ja tentei o OC no i9 com as memos no default delas, que é 2133Mhz e mesmo assim a tela azul veio tbm...
Faz diferença em vez de deixa-las no default, setar uma frequencia mais baixa que a do XMP ? Meu XMP é de 3466Mhz, então eu setaria 3000Mhz como vc sugeriu.. mas nao sei se faz muita diferença nesse caso..

Vou testar com essas configs que passou também.

Sempre usei o Prime95 nos Ivy Bridge .. creio que deveria estabilizar tbm no mesmo método pro i9 também, não é ?
Sim, geralmente não é complicado overclockar pra 5.0Ghz, mas existem algumas coisas a serem feitas na BIOS para tal.

O recomendado sobre as memórias é sempre usar num clock mais baixo que a default quando faz over na CPU, depois de afinar a CPU com o clock desejado, aí vc coloca a atenção nas memos pra não dar interferência no teste de estabilidade.
Por isso que sugeri vc abaixar o clock das suas de inicio, mas pode usar o timings padrão, vdimm padrão e CR 2T.
E sobre o Prime95, cada um tem suas preferências eu concordo, já usei muito o Prime95 em outras épocas, mas hj não mais.
É um software que estressa ao extremo sua CPU sem necessidade e que se vc não tiver um sistema de refrigeração certo, ultrapassa os 100 fácil. Até um sistema top, as temps vai lá nas alturas.

Eu uso o OCCT há muitos anos e recomendo ao extremo, o Asus RealBench v2.5.6 que o @neo666 citou também é muito bom (estressa bem também).

Eu pessoalmente, nunca que deixaria sua CPU passar dos 100 graus, isso é sem sentido, é muita coisa.
Não estou criticando nem nada seu AIO, é algo construtivo rs (pois eu já tive um H100i). Mas esse não aguenta um i9-9900k/ks/kf @ 5.0GHz dependendo da voltagem em full load. Vc viu aí as temps que chegaram tudo em stock, bateu quase 90 graus.... imagine aumentando a voltagem e tudo mais, vai ultrapassar os 100 como já está ocorrendo.

E sobre os tamplates, é como o neo666 falou, nem sempre minha configuração vai servir pra vc, mas pelo menos terá uma base das opções, valores o que mexer ou não, até pq de mobo para mobo terá diferenças nos valores e opções.

Aqui a 5.0GHz no 9900k, setado 1.28v na BIOS com a Maximus XI Extreme.

SVID: Typical Scenario
LLC: 7 (considerado um modo de 80%), em stress cai para 1.265v para ter uma idéia.
Uncore 47x (4700MHz) (clock da memória interfere aqui também).
CPU Current: 110%
DRAM Current: 130%
Long Duration Package Power Limit: 4095
Short Duration Package Power Limit: 4095
Package Power Time Window: 127
IA AC Loadline: 0.01
IA DC Loadline: 0.01

CPU Voltagem: 1.28v (manual)
DRAM: 1.40V (default), chip b-die trabalha até 1.50v sem problemas.
CPU VCCIO: 1.075v
CPU VCCSA: 1.20V (memórias em 4133MHz 17-18-18-28-390)
PLL Termination Voltage 1.05v (default)
PCH Voltage: 1.05v (default)

Aqui essa configuração está totalmente afinada para esse clock de 5.0Ghz, e a temp não passa de 87-88C em stress. Em jogos média de 55C.

flep

Hardware Enthusiast
1) Essa temperatura é 14 graus acima do TJ Max do CPU. É absolutamente NÃO aceitável mesmo pra Prime SmallTTF.
2) Você pode estar com o WC mal instalado / configurado / pouca ventilação. De toda forma é um AIO bem antigo pra um CPU quente de ultima geração, pode ser que o TDP dele simplesmente não dê conta desse CPU com 5Gz
3) OC é loteria, tem CPU que nem pega 5Ghz

Bonus: não recomendo ninguém mais usar Prime além do modo Blend hoje em dia, especialmente no BR com nossa temp ambiente consideravelmente mais alta que na gringa.
Prime Small TTF é praticamente um power virus, coloca o CPU em condições que 99% do nosso uso normal jamais chegará perto.
Quer testar OC, HyperPI 16 ou 32MB. Se chegar ao final do loop sem WHEA errors, seu OC tá com chance de estar estável em 99% das vezes.

maur0

Active Member

e

e esse topico atual por enquanto so esses eu reparei :)

neo666

¯\(ツ)/¯
Moderador
e esse topico atual por enquanto so esses eu reparei :)
Justamente por isso a minha pergunta, o outro tópico provavelmente é apenas questão de configuração (interagi lá pra entender melhor).

Já os demais (como o nome da seção onde estão sugere) são sobre instabilidade ao fazer overclock no processador, algo bastante natural e até esperado pois dependem de configurações específicas e alguma dose de sorte e paciência na empreitada.

Me admira um usuário antigo como você colocar tudo no mesmo balaio com uma etiqueta "ta feio situacao dos 9900kf dando bastante problemas" sem diferenciar alhos de bugalhos.

diegoizel

New Member
Tive um 9600K que queria a todo custo colocar em 5.0Ghz e não rolava, desencanei e coloquei em 4.8Ghz que é o que ficava estável e fui feliz por muito tempo.

Agora como tenho Ryzen, aí que desisti de Overclock mesmo. Os Ryzen simplesmente não valem fazer Overclock, essa serie 3000 já chegou tirando praticamente tudo. O meu é o 3600X chega nos primeiros núcleos, usando o PBO, em 4.4Ghz se eu fizer over em todos os núcleos vou ter que me contentar com 4.2Ghz, ou seja, ganho no multi mas perco desempenho no single.

Sobre os programas de stress também acho que prime95 não é uma boa, pra mim ele é um teste de temperatura máxima. Ta mais para teste de air/water cooler.

Recomendo o Y-Cruncher. Esse aqui passou no teste ta rock solid o overclock.

O Realbech também é bom.

O aida64 não recomendo, tudo passa nele. É mais para alimentar o ego e achar que está tudo bem kkkkk

flep

Hardware Enthusiast
ta feio situacao dos 9900kf dando bastante problemas cpu
E é assim que começam os boatos de internet sem fundamento. Não façam isso.

"Bastante problema" é quando há algum problema de lote generalizado e o fabricante precisa fazer recall (como Nvidia com as primeiras 2080TI).
Ou quando há questões limitantes de plataforma como a AMD teve na primeira geração dos Ryzen em relação a RAM que mal dava pra por em 3000Mhz

Tem nada ocorrendo com os 9900KF, todos os tópicos são sobre overclock, que é algo não-garantido além dos auto-boosts e tem a ver com sorte e configuração adequada.

diegoizel

New Member

"Bastante problema" é quando há algum problema de lote generalizado e o fabricante precisa fazer recall (como Nvidia com as primeiras 2080TI).
Ou quando há questões limitantes de plataforma como a AMD teve na primeira geração dos Ryzen em relação a RAM que mal dava pra por em 3000Mhz

Tem nada ocorrendo com os 9900KF, todos os tópicos são sobre overclock, que é algo não-garantido além dos auto-boosts e tem a ver com sorte e configuração adequada.
Eu acho isso quando falam que os drivers da AMD são problemáticos. Muita gente fala sem ter...

LorivalJr

New Member
Foi eu quem criou esse tópico, clicava em start e ja dava tela azul. Deixa tudo em stock, inclusive memórias, e seta o Clock Ratio do processador em 36 (3.6Ghz) e vê como vai.

No meu caso, setei em 3.6 e foi tudo normal. Pra deixar estável em 4.7Ghz ,tive de por o Load Line Calibration em Turbo e vCore 1.23v. Consegui os 5Ghz em 1.25v, porém preferi deixar em 4.7 msm.
Tudo que precisei fazer foi setar o clock do processador, o vCore e o Load Line Calibration, mais nada.

No meu caso, provavelmente é culpa da placa-mãe, porque mesmo tudo em padrão de fábrica (stock/auto), a voltagem do processador era instável e causava BSOD. Como disse ai em cima, tive de diminuir o clock do processador para 3.6Ghz para deixar estável.

maur0

Active Member
Foi eu quem criou esse tópico, clicava em start e ja dava tela azul. Deixa tudo em stock, inclusive memórias, e seta o Clock Ratio do processador em 36 (3.6Ghz) e vê como vai.

No meu caso, setei em 3.6 e foi tudo normal. Pra deixar estável em 4.7Ghz ,tive de por o Load Line Calibration em Turbo e vCore 1.23v. Consegui os 5Ghz em 1.25v, porém preferi deixar em 4.7 msm.
Tudo que precisei fazer foi setar o clock do processador, o vCore e o Load Line Calibration, mais nada.

No meu caso, provavelmente é culpa da placa-mãe, porque mesmo tudo em padrão de fábrica (stock/auto), a voltagem do processador era instável e causava BSOD. Como disse ai em cima, tive de diminuir o clock do processador para 3.6Ghz para deixar estável.
pode cre
mais outro caso hj so q dessa vez um 9700kf

dando

Memory managment
System thread exception nota handled
Drive irql not less or equal
Page fault in nonpaged area

sintomas parecido ou igual ao que acontecia no seu?

LorivalJr

New Member
mais outro caso hj so q dessa vez um 9700kf

dando

Memory managment
System thread exception nota handled
Drive irql not less or equal
Page fault in nonpaged area

sintomas parecido ou igual ao que acontecia no seu?
Parece muito, até comentei lá

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)