Adaptadores novo padrão para padrão antigo - Cuidado com a inversao do fio fase

Discussão em 'Energia' iniciado por lfaller, 17/01/2013.

1. lfaller

lfaller New Member Registrado

Registro:
    01/10/2006
    Curtidas recebidas:
    319
    Pontos de Troféu:
    0
    Adaptadores novo padrão para padrão antigo - Cuidado com a inversão do fio fase

De muito me perguntam acerca do uso de adaptadores para "casar" o novo padrão de tomadas com algum dos antigos. Perguntam se isso é bom, perguntam se isso é aconselhável..

O que se tem para dizer é que adotar um adaptador jamais conseguirá ser melhor do que plugar direto, plugue e tomada compatíveis.. Mas dai a ser ruim vai uma diferença grande.. Depende da qualidade do adaptador.. Até aqui nenhuma novidade..

Lembre-se de que todo e qualquer equipamento que se venha a adquirir virá com plug no novo padrão, desse modo é melhor enfrentar o problema do que postergar o mesmo, com o uso de adaptador..

Para solucionar se pode não só usar adaptador mas sim trocar o cabo daqueles equipamentos que permitem ou trocar tão somente o plug, em um cabo existente..

Na hora de comprar adaptador pense um pouco e faça a coisa certa.. Tem muito adaptador fajuto por ai no mercado, que invertem a posição do fio fase...

Em todo o plug de 3 pinos, a posição dos fios é importante e é muito útil que se mantenha essa polarização...
    Veja ao como é a disposição dessa polarização, numa tomada, vista de frente, pelo locar de inserção do plugue, tanto no padrão NEMA quanto no nosso novo padrão..

Note que de um padrão para o outro o terra mudou de lugar, de baixo para cima ou vice-versa..

Desse modo, cuidado, adaptadores que mantém em um mesmo sentido o pino de aterramento tem enorme probabilidade de cometer a inversão do fio fase..
    E essa inversão tem algum problema??? O equipamento deixa de operar??

Não, o equipamento não deixa de operar mas toda a sua etapa de entrada, com chave, com proteções, fusíveis etc, que são pensadas para o fio fase, passam para o fio neutro, justo aquele que jamais deveria de ser seccionado..

Teoria do cubo com triângulos invertidos..

Claro, na loja, na hora de comprar os adaptadores, dificilmente terei um ohmimetro para checar se a polaridade no adaptador em questão foi ou não invertida.
    Para ajudar, na hora da compra, desenvolvi essa teoria bem simples do triângulo invertido..

Veja esse cubo ai abaixo...

Um adaptador terá muito mais chance de ser bom, de não inverter a posição do fio fase se os triângulos determinados pelos seus pinos ou bornes estibverem invertidos um com relação ao outro, como está na imagem do cubo, que representa o adaptador..
    Desse modo, se os triângulos desenho dos pinos e bornes se inverte, no adaptador, na prática a ligação se mantem certa, sem inversão do fio fase...

Vamos aos exemplos de como NÃO deve ser.....
    Como não pode ser, como não comprar, com enorme chance de estarem errados portanto são esses dai que não invertem os triângulos das faces:

Finalmente os bons exemplos, os adaptadores que tem enorme probabilidade de não inverter a posição do fio fase, os bons, os recomendados portanto:

Desse modo, não decore o modelo e sim decore o modo como entender a coisa. O adaptador deve, em si mesmo, inverter os triângulos, para ser bom...
    Lembre-se da teoria do triângulo invertido...

2. vito92

vito92 Curitiba is the new vegas Registrado

Registro:
    05/01/2012
    Curtidas recebidas:
    28,715
    Pontos de Troféu:
    77
    Bem, no caso eu tenho um adaptador assim:

Então teria que trocar?

3. JulioCesarSF

JulioCesarSF Active Member Registrado

Registro:
    02/06/2011
    Curtidas recebidas:
    1,060
    Pontos de Troféu:
    42
  4. lfaller

Registro:
    01/10/2006
    Curtidas recebidas:
    319
    Pontos de Troféu:
    0
    Esse dai é um daqueles que tem grande probabilidade de estar com o fio fase trocado, invertido de posição com o neutro.. Se tens ai por acaso uma chave de teste verifique sua tomada, para ver se está com a polarização correta, e depois cheque na saída desse adaptador.. Existem casos aonde a tomada já está invertida. Se for esse seu caso, esse dai acaba corrigindo, pelo menos para aquele equipamento ligado através dele..

Se não tens uma chave de teste, que tal comprar uma, tem em tudo que é boa casa de eletricidade, na madeireira, etc..
    Só para referência veja ai: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-457984944-chave-de-fenda-com-teste-de-polaridade-_JM

5. darktag

darktag PC Gamer Registrado

Registro:
    30/06/2002
    Curtidas recebidas:
    5
    Pontos de Troféu:
    42
    Muito bom Faller. Tenho o último branquinho não recomendado e o primeiro e último (fame) branquinhos recomendados.

6. musclin

musclin Active Member Registrado

Registro:
    05/11/2011
    Curtidas recebidas:
    182
    Pontos de Troféu:
    41
    Só hoje fui reparar nisso, comprei um baratinho, e realmente é invertido. Não tem mais jeito, irei comprar um filtro de linha novo e para com "gambiarras".

7. lfaller

Registro:
    01/10/2006
    Curtidas recebidas:
    319
    Pontos de Troféu:
    0
    Vale uma ressalva.. Nunca os tive, a todos eles, nem tampouco os testei. Toda essa teoria é derivada da dedução natural de como seria mais fácil a produção das peças se tivesse a inversão dos triângulos, pois dai seria só colocar três barramentos internamente, sem ter de transpor nenhum deles, minimizaria a probabilidade de curto..
    Vale a pena checar..

8. alinsonc

alinsonc Member Registrado

Registro:
    02/08/2011
    Curtidas recebidas:
    651
    Pontos de Troféu:
    17
    essa eu não sabia, vou ter q verificar lá em casa, valeu pela dica :joia:

9. Synaptics_Faster

Synaptics_Faster New Member Registrado

Registro:
    03/07/2012
    Curtidas recebidas:
    114
    Pontos de Troféu:
    0
    lfaller

Cara Muito bom... Tenho os dois tipos aqui, acabei de abrir o que estava errado e realmente é aquilo que vc falou. parece que para economizar no projeto, materiais os fabricantes fazem errado. O que mais irrita é o selo do IMETRO, ou os cara só botam o selo ou o IMETRO nem testa essa porcaria... mais tarde posto fotos. testei e esta invertido.

vitorsilva Sim, o seu esta ERRADO. acabei de abrir um igual o seu e o projeto tah zuado...

10. leo2012

leo2012 New Member Registrado

Registro:
    02/12/2012
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    0
    Quanto a marca há alguma em especial seja boa, fame, Tramontina etc.. ?

11. Daysuky

Daysuky New Member Registrado

Registro:
    11/09/2010
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Interessante. Tenho um da SMS ali da foto ele esta ok pelo visto.

12. cavalieri

cavalieri New Member Registrado

Registro:
    11/11/2010
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    0
    Sempre será melhor trocar a tomada/plug mesmo do que usar um adaptador, mas pra coisas provisórias, 1 ou 2 vezes não tem problema. Agora se for usar direto, troca né.

13. Mr_Phillip

Mr_Phillip QVATRE BASS Registrado

Registro:
    23/01/2004
    Curtidas recebidas:
    264
    Pontos de Troféu:
    41
    Pergunta...

Porque o Buraco do pino de entrada do Neutro é maior do que o Fase?? Não era pra ser o inverso?

Falow

14. lfaller

Registro:
    01/10/2006
    Curtidas recebidas:
    319
    Pontos de Troféu:
    0
    Deves estar falando do padrão NEMA.. Ele tem o buraco do neutro maior que o do fase sim.. Segurança.. Imagine que algum dia o pino de terra se quebre e desse modo permita que o plug seja inserido de dois modos distintos. O pino do neutro jamais conseguirá entrar no buraco do fio fase, certo??? Isso é o que importa..

15. Rich_2004

Rich_2004 Pumpin' n sweatin' Registrado

Registro:
    27/05/2010
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    0
    Tópico importantíssimo e de utilidade pública. Eu tenho um desenho guardado em minha caixa de ferramentas - com a posição de fase, neutro e terra - ao lado do meu testador de fase, para não me confundir. Ainda tenho tomadas antigas e novas por aqui. Todos os meus adaptadores são da marca SMS, que faz a conversão corretamente.

16. IceCir

IceCir Active Member Registrado

Registro:
    20/06/2009
    Curtidas recebidas:
    109
    Pontos de Troféu:
    41
    Tenho alguns adaptadores da Pial Legrand como este da imagem abaixo, fiz o teste com a chave de teste e o adaptador está ok.

Há um outro sem marca, bem genérico, que também funcionou normalmente, fase na direita.

17. lfaller

Registro:
    01/10/2006
    Curtidas recebidas:
    319
    Pontos de Troféu:
    0
    As perguntas que se fazem necessárias são:
    1) Fase na direita com o pino terra voltado para baixo???

2) E sua tomada da parede, com o está, está corretamente polarizada?
    Ai note que a coisa muda. Se a tomada for das novas, fase a direita mas com borne de terra para cima. É isso mesmo??

3) Como é tomada da parede ai??

18. IceCir

IceCir Active Member Registrado

Registro:
    20/06/2009
    Curtidas recebidas:
    109
    Pontos de Troféu:
    41
    Tomada e adaptador, cima.

Está posicionada como na imagem que colocou acima no novo padrão. Eu costumo instalar como na imagem.

19. Blackwater

Blackwater Degenerado Registrado

Registro:
    08/11/2010
    Curtidas recebidas:
    357
    Pontos de Troféu:
    0
    2 aqui em casa anulam o terra, e o outro eu nao to achando pra ver se é o certo, mas se nao for troco logo :nooo:

Otimo post, teje qualificado :pirata:

20. GAMERLOKO

GAMERLOKO New Member Registrado

Registro:
    09/01/2013
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    na verdade, nao mudaria mto, por a rede eletrica ser ac.
    faria diferença mesmo se fosse ac.
    pq a ac fica alternando 60 vezes por segundo de positivo para negativo os fios, para quem nao sabe.
    e a dc é continuo.
    um sempre é positivo e outro negativo.

21. lfaller

Registro:
    01/10/2006
    Curtidas recebidas:
    319
    Pontos de Troféu:
    0
    Do ponto de vista da operação do equipamento, não não muda, como aliás citei no tópico.
    Do ponto de vista segurança muda e muda muito..
    Sim é AC mas a diferença é que o fio neutro é um condutor aterrado, lá debaixo do relógio medidor da energia.
    O fase portanto, ele é que mantem a diferença de tensão, todo o potencial com relação ao aterramento, a carcaça
    Na hora de desligar se deve desligar o fase, nunca o neutro.
    Na hora de proteger o PC se deve desligar é o fio fase. Lá nele é que deve estar o fusível, a chave liga desliga etc e tal..
    Importa sim a posicão do fio fase e não é uma questão de positivo ou negativo e sim uma questão de potencial com relação a referência de terra, de massa..

22. MORINGA

MORINGA Usuário BOBAL Registrado

Registro:
    18/07/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Como já indicado aqui e aqui.

O pior de tudo é ver esse tipo de..."produto" com selo do inmetro. Ou seja: selo do inmetro não garante absolutamente nada.

Pra quem ainda tem dúvidas, experimente meter a mão numa ponta de fio ligado no neutro, depois faça o mesmo c/ um ligado no fase...(não, NÃO faça esse último, hehe, é choque certo!:awesome:)

23. Kingoftime

Kingoftime Member Registrado

Registro:
    24/10/2010
    Curtidas recebidas:
    110
    Pontos de Troféu:
    17
    Eu tenho um desse.

Serve?

24. lfaller

Registro:
    01/10/2006
    Curtidas recebidas:
    319
    Pontos de Troféu:
    0
  25. Kingoftime

Kingoftime Member Registrado

Registro:
    24/10/2010
    Curtidas recebidas:
    110
    Pontos de Troféu:
    17
    Ele é entrada 3 pinos padrão novo e saída 2 pinos. Na verdade o terra do adaptador é vazio, só tem plastico dentro, abri ele não tem nada, é somente para encaixar ali. Somente os dois laterais que tem o sistema para passar a energia.

Compartilhe esta Página