4790k@5000mhz - Ajuda - Somente aos experts

RHBH

Active Member
Meu 4790k também sempre foi bom de overclock.

Ele faz 4.8 GHz com 1.20v e 4.9GHz com 1.23v, no dia a dia deixo o clock/voltagem adaptativa de 1.0v para 4GHz, daí sobe para 1.10v no turbo boost 4.2ghz e 1.14v no turbo boost 4.4ghz.

Os CStates ajudam muito a descer também, quando oscioso cai para 0.76v.

mendesic

New Member
Como imaginei, a limitação não era do processador mesmo não.
Fiz algumas alterações na bios e agora alcancei 5Ghz com apenas 1,29v sem travamentos ou telas azuis.
Não sei o que realmente estava interferindo, pois mexi em várias coisas e não sei o que trouxe esse resultado positivo.
Tirei várias fotos da bios para não perder a configuração no caso de necessidade de resetar ela.
Temperatura ingame em torno de 55° máximo.
Muito satisfeito agora.

Última edição:

1ronM4n

Member
Nossa.. o meu não chega nem perto de 4.9ghz.. chega num patamar que começo a achar insuportável o barulho do cooler.

mendesic

New Member
Quando eu estava com um block simples, minhas temperaturas batiam 80 a 90° e até 100° (dependendo da voltagem aplicada no vcore) com certa facilidade nos testes de stress.
Agora, com o block da Biksky, mau bate nos 65°. Isso eu acho que também ajudou.
No mais, overclock tem que insistir nas configurações da bios mesmo. Fazer testes para tentar identificar se o limite está no processador ou nas configurações de bios e também estar com um bom chip em mãos.

mendesic

New Member
Funcionando perfeitamente jogando e navegando na internet + 10 min no teste do aida64.
Temperatura na média de 60° e picos de 72°.

afx16

New Member
poucos i7 4790k chegam a 5ghz, o meu no máximo era 4.6ghz a 1.3v, mais do que isso não dava boot.

o prime95 versão 26.6 é suficiente e não torra seu processador, principalmente para haswell

Moncavo

New Member
PARABÉNS CARA!
Posso mandar fotos aqui sobre a minha bios, porque eu quero também fazer um over para uso diário.

Moncavo

New Member
Haswell 4790k sobe bem se tiver um cooler muito bom, coisa de R$ 500,00 sem contar frete.
Eu tenho um akasa venom voodoo, deve conseguir um over médio.

mendesic

New Member
PARABÉNS CARA!
Posso mandar fotos aqui sobre a minha bios, porque eu quero também fazer um over para uso diário.
Minha mobo é asus. Se a tua tb for, posso tentar te ajudar.
--- Post duplicado mesclado automaticamente: ---

Esse cooler deve segurar um bom over sim.

Moncavo

New Member

Ok, eu estou te seguindo só para marcar você e eu não esquecer, eu ainda preciso limpar o meu PC porque tem um tempo que eu não limpo ele.

Mas enquanto isso eu vou tirando as fotos da bios, o meu também é asus, mas é rog

Última edição:

Moncavo

New Member
Saberia saber se o iGPU, ou o segundo monitor atrapalha o overclock?

mendesic

New Member
Não tenho certeza se o igpu interfere, pois sempre usei com vga off board.

douglasdcds

Comunidade ITX

Minha mobo também é Asus, se pudesse mandar a foto das alterações que fez na BIOS me ajudaria bastante também

adbarack

New Member
Saberia saber se o iGPU, ou o segundo monitor atrapalha o overclock?
sim, interfere. A iGPU inclusive vaza corrente para os núcleos, tanto é que pode-se retirar alguns milivolts dela enquanto mantém o clock padrão da iGPU e esse procedimento ajuda a manter a estabilidade dos Núcleos em overclock. Aqui eu tirei uns 0,045v. Mas precisa testar aos poucos para ver se não gera artefatos ou travamentos na iGPU. Também não espere milagres, a iGPU atrapalha, porém, a temperatura do Haswell sobe muito rapidamente em overclock, ao menos aqui tive de ajustar o consumo do padrão 88 Watts para 190 Watts com apenas 4.6GHz nos cores.

mendesic

New Member
Minha mobo também é Asus, se pudesse mandar a foto das alterações que fez na BIOS me ajudaria bastante também
Amanhã vejo se consigo tirar as fotos e posto aqui.

Moncavo

New Member
sim, interfere. A iGPU inclusive vaza corrente para os núcleos, tanto é que pode-se retirar alguns milivolts dela enquanto mantém o clock padrão da iGPU e esse procedimento ajuda a manter a estabilidade dos Núcleos em overclock. Aqui eu tirei uns 0,045v. Mas precisa testar aos poucos para ver se não gera artefatos ou travamentos na iGPU. Também não espere milagres, a iGPU atrapalha, porém, a temperatura do Haswell sobe muito rapidamente em overclock, ao menos aqui tive de ajustar o consumo do padrão 88 Watts para 190 Watts com apenas 4.6GHz nos cores.
Muito interessante sua explicação, hoje eu tirei o meu segundo monitor, é que ele tem uma base fixa e é menor do que o meu monitor principal.
E o motivo de usa-lo era mais para ver a minha stream e o chat, mas eu posso fazer isso no meu celular.

mendesic

New Member

Moncavo

New Member

Acho que eu tô paranoico. Se eu imitar as suas configurações, meu processador já vai esquentar mais?

Acho que eu tô paranoico. Se eu imitar as suas configurações, meu processador já vai esquentar mais e ir direto pro 5ghz? E antes de eu fazer isso, eu tenho que colocar minhas memórias no default?

Última edição:

mendesic

New Member
Então. Não é para vc seguir exatamente a minha configuração, pois temos refrigeração diferente e cada processador se comporta de uma maneira diferente.
Vc vai ter que acharbo limite de teu processador/refrigeração.
Os parâmetros são para vc tomar como base se quiser subir o teu processador.
Por exemplo, vc pode começar colocando teu processador a 4400-4600mhz com vcore em torno de 1,2v e ver como fica a estabilidade e temperaturas. O restante das configurações, vc pode até igualar às minhas.
Caso fique instável, vc pode aumentar o vcore. Se ficar muito quente, vc pode tentar baixar o vcore e/ou o clock.

Uso water cooler custom e minha cpu é delided.

Última edição:

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)