Adrena Mark Benchmark 1.0

Por Diego Kerber 25/01/2019 20:00 | atualizado 18/08/2019 08:57 Comentários Reportar erro

Links para Download

Adrena Mark v1.0

Quem aí não quer testar sua máquina? Se você é um visitante assíduo do Adrenaline, tem boas chances que gosta de mexer em seu PC e também . O Adrena Mark Benchmark é uma ferramenta de testes baseada na Unreal Engine, um motor gráfico muito popular entre diversos desenvolvedores, e foi criado em parceria com Fernando Lima Damasceno. Você pode acompanhar mais do trabalho do Fernando em seu canal no YouTube.

O objetivo do benchmark é trazer uma ferramenta para teste de performance gráfica dos computadores, trazendo um diagnóstico do desempenho ao longo da renderização das cenas. O teste gera um relatório com tempos de quadros máximo, mínimo e média, enquanto também gera esses três valores para os quadros por segundo. Em um gráfico também é possível ver a progressão do sistema ao longo do teste.

Ao finalizar, o software gera uma pontuação baseado no tempo de renderização de cada quadro. Abaixo temos alguns PCs do Adrenaline em ação nessa ferramenta, servindo como um referencial. Com a redação em reformas, algumas máquinas estão no momento inacessíveis, mas quando os martelos pararem, vamos atualizar esse quadro com mais hardwares e na medida que a ferramenta for evoluindo, também teremos ela inclusa em análise futuras aqui no Adrenaline. 

A ferramenta trabalha em resoluções que vão do HD até o 4K, abarcando diferentes níveis de hardware, e está dividido em dois modos: o Médio e o Ultra. A principal diferença é que a configuração média não traz uma série de pós-processamentos, reduz a quantidade de vegetação na tela, a draw distance e a resolução dos shadders. No modo Ultra esse teste é bastante intenso, então deve ser rodado apenas em máquinas de altíssimo desempenho, especialmente em altas resoluções.

O software está aberto a comunidade, então aproveitem a caixa de comentários para publicar seus resultados. Não esqueçam de postar a config usada além de seu hardware. Feedback sobre eventuais bugs são muito bem-vindos.

Bug conhecido:

O software pode apresentar problemas, especialmente em monitores com resolução inferior a 1920x1080, tornando inviável clicar nas opções. Se você estiver com problema de resolução, ou de alinhamento para clicar nas opções do menu, há uma solução para modificar a resolução sem precisar clicar no software, editando o arquivo de configurações diretamente.

Ele fica localizado no caminho C:/Users/NOME DO SEU USUARIO/AppData/Local/Adrena!_Mark/Saved/Config/WindowsNoEditor, sendo que o NOME DO SEU USUARIO deve ser substituído por... bem, o nome do seu usuário. Dentro dessa pasta há um arquivo chamado "GameUserSettings". Aí é só alterar os valores dos campos abaixo para algo compatível com seu monitor para ter o software funcionando normalmente. Se o seu monitor não suporta o FullHD, experimente configurar em 1280x720.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego colabora com a Adrenaline na produção de notícias e artigos na coluna "Vida Digital".

Você se importa com a temperatura da série RX 5700?