Bem legal esse Scorpio, Microsoft... Mas e os jogos?

O Project Scorpio está provando ser um console totalmente diferente de tudo que já vimos, tanto em seu design como no lançamento. Além dessa ser a primeira vez que temos um novo vídeo game "entre gerações", a Microsoft optou pela inusitada manobra de levar um técnico do Digital Foundry para uma visita à equipe de desenvolvimento e divulgar assim as specs do console. Só as specs, nada de games.

O aparelho vai chegar em novembro, e só pelos números já podemos ver que ele é bem mais "parrudo" que o PS4 Pro. Ele traz um bom overclock na CPU, uma impressionante GPU com 6TFLOPs e 12GB de RAM GDDR5 para rodar... Quais jogos mesmo? Forza?


Microsoft XBox One X

Preços

Preço no lançamentoU$ 499,00
Preço atualizadoR$ 4.000,00

Especificações

CPUAMD customizada 8-Core @2,3GHz
GPU40 unidades de computação Polaris (6TFLOPs)
Memória12GB GDDR5 (9GB disponíveis para desenvolvedores)
CapacidadeHDD de 1TB
Armazenamento adicionalCompatível com HDD externo
MídiaBlu-Ray 4K UHD
ControleControle Xbox One
Display-
Conexões2x HDMI2.0b, 3x USB 3.0, IR, S/PDIF, Ethernet
EnergiaFonte interna
Dimensões300mm x 240mm x 60mm
Peso3.8kg
ExtraXbox Play Anywhere, retrocompatibilidade

Com a tecnologia cada vez mais presente na vida das pessoas e o mercado ficando extremamente concorrido, os detalhes das especificações estão ficando cada vez mais valorizados, quando apenas 1MHz de diferença no clock de uma CPU pode ser o bastante para fazer o comprador optar por ela. Assim, começa a ficar fácil acabarmos esquecendo do que realmente importa num vídeo game: a parte "GAME" do nome.

O PS4 Pro é incapaz de rodar "4K verdadeiro" e manter 30fps constantes já é considerado "feature" pela Sony na maioria dos jogos. Mas, apesar de mais fraco, este console vai conseguir rodar jogos que o Scorpio nunca vai. Títulos como Death Stranding, Days Gone, God of War 4, o novo Homem-Aranha, The Last of Us 2 e por aí vai...

Enquanto isso, depois do doloroso cancelamento de Scalebound, qual o próximo exclusivo de peso já temos anunciado para o ecossistema do Xbox? Não se enganem, Crackdown 3 e Sea of Thieves parecem muito divertidos, mas algum deles tem pelo menos metade do peso dos jogos que citei no PS4? Forza Motorsport 7 já foi vazado e é praticamente obrigatório a essas alturas, mas não tivemos o anúncio oficial ainda e, aliás, agora seria um momento ÓTIMO pra isso.

Um console só é tão bom quanto os jogos que ele roda

Claro que pra rodar jogos precisa de hardware, não nego a importância das specs. Sem performance não dá pra fazer os games. Hardware é importante, sim! Mas sem os jogos, ele não serve pra nada.

Já sinto daqui os dedos nervosos dos desocupados da "console wars" se coçando pra me chamar de sonysta, mas não é o caso. Essa crítica deve ser vista com ares de antecipação, não de veredicto. Eu quero ver os jogos novos, quero um novo Halo, um novo Killer Instinct, a ressurreição do Conker's, novas IPs! Porque é isso que realmente importa e é isso que vai tornar o Scorpio realmente interessante!

Agora que já tiramos o hardware do caminho, a Microsoft abriu espaço e expectativas para o que será mostrado na E3 deste ano. A empresa vai poder se focar totalmente em games e até já mudou a data da sua conferência para ser a primeira do evento. Essa é a melhor chance que a empresa já teve na geração atual para realizar uma conferência esmagadora, com títulos de peso empolgantes para deixar seus gamers loucos para jogarem no "verdadeiro 4K" do Scorpio. E viva à concorrência!

A Microsoft tem sua melhor chance até agora para uma conferência esmagadora na E3

  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual vai ser o melhor lançamento de setembro de 2019?