Com a "bandeirada final" de 2019, listamos os jogos de corrida que mais se destacaram nessa década!

Com games cada vez mais belos e realistas, citamos os 10 games do gênero que mais chamaram a atenção nos últimos 10 anos
Por Pedro Henrique 31/12/2019 14:00 | atualizado 01/01/2020 15:12 Comentários Reportar erro

Enfim chegamos ao final de 2019, e diferente de anos anteriores, a passagem para o próximo ano será especial, pelo fato de também marcar a chegada de uma nova década.

Com diversas listas de coisas e acontecimentos que marcaram a atual década rolando na internet, resolvi também criar minha própria lista de jogos, porém, nesse artigo, estarei listando, na minha opinião, os 10 jogos de corrida que mais se destacaram entre 2010 a 2019.

No geral, tivemos grandes jogos e avanços desse gênero, graças as evoluções da atual geração de consoles (PS4 e Xbox One), que permitiram games com gráficos impressionantes, trazendo um nível de realismo cada vez maior, além de um maior refinamento na jogabilidade.

Ao decorrer do texto, não estarei colocando os games em ordem de "melhor para pior" ou vice-versa, sendo a única exceção o que considero o "melhor jogo de corrida da década", esse que estarei citando mais para frente. 

Logo, pegue seu volante e vamos "acelerar" nos games de corrida que mais se destacaram nessa última década!

DiRT Rally (Codemasters, 2015 - PC, Xbox One e Playstation 4)

Começando por DiRT Rally, game desenvolvido pela britânica Codemasters. O jogo praticamente redefiniu os games de corrida na terra desde seu lançamento, em 2015, e recolocou no radar dos amantes de games da rally a clássica franquia Colin McRae Rally/DiRT.

Com destaque principalmente para sua jogabilidade, que traz um incrível nível de simulação e uma dificuldade extremamente elevada, exigindo o máximo de atenção e habilidade de seus jogadores, o game ganhou até mesmo o apelido de "Dark Souls do jogos de corrida", referenciando a franquia da From Software e de Hidetaka Miyazaki.

F1 2019 (Codemasters, 2019 - PC, Xbox One e Playstation 4)

Análise - F1 2019

Nessa lista, seria praticamente impossível não citar algum game da Fórmula 1. Após a Codemasters adquirir os direitos de produzir os games ligado a categoria mais importante do automobilismo mundial em 2009, foram 13 games publicados com a licença oficial da F1, e o que ganha destaque aqui é o último game, lançado no meio desse ano.

F1 2019 acerta em diversos aspectos, desde seus gráficos que trazem detalhes impressionantes de carros e pistas, um sólido modo campanha e seu vasto conteúdo para os fãs da categoria, contando com carros clássicos e até mesmo a Fórmula 2, último degrau antes de alcançar a glória de fazer parte do principal grid do automobilismo.

Com a parceria renovada até 2025, a maior já feita em toda a história em relação aos direitos da franquia de games da Fórmula 1, espera-se que a Codemasters continue evoluindo cada vez mais e traga jogos da categoria ainda melhores.

Project CARS (Slightly Mad Studios, 2015 - PC, Xbox One e Playstation 4)

Análise - Project CARS

Talvez a grande surpresa dessa década, Project CARS surgiu como um ambicioso projeto criado pela Slightly Mad Studios e financiado através de crowdfunding por pessoas interessadas no novo game da desenvolvedora, que anteriormente havia trabalhado na franquia NFS: Shift.

Trazendo como destaque seus belos gráficos e um incrível nível de detalhamento dos carros, o game conseguiu atrair a atenção dos entusiastas por jogos de corrida.

Com a venda da desenvolvedora para a Codemasters, que aconteceu no final desse ano, o futuro da franquia ainda é incerto, sendo que o último projeto anunciado da desenvolvera está ligado a série de filmes Velozes & Furiosos.

Assetto Corsa (Kunos Simulazioni, 2014 - PC, Xbox One e Playstation 4)

Outro nome que ganhou força nessa década, junto com Project CARS, foi Assetto Corsa. Desenvolvido pelo estúdio italiano Kunos Simulazioni, o jogo chamou a atenção principalmente pela sua gameplay acertada e de representar com detalhes a sensação do carro na pista, transmitindo isso de forma bastante realista ao jogador.

Apesar de pecar na questão de conteúdo, o game ainda hoje possuí diversos jogadores, principalmente graças ao suporte a sua comunidade de mods, que levam diversos veículos históricos a Assetto Corsa.

Recentemente, a desenvolvedora trouxe ao mercado a segunda versão do game, chamado de Assetto Corsa Competizione, contando com grandes melhorias e focado na categoria de turismo Blancpain GT Series, sendo um exclusivo para PC.

Forza Horizon 4 (Playground Games/Turn 10 Studios, 2018 - PC e Xbox One)

Análise - Forza Horizon 4

O game desenvolvido pela Playground Games em conjunto com a Turn 10 Studios parecia apenas mais um jogo da série Horizon, mas o trabalho feito pelas duas desenvolvedoras responsáveis pela franquia Forza é simplesmente a melhor experiência de um jogo de corrida da última década.

Na minha opinião, Forza Horizon 4 é o melhor título de corrida dessa década.

O game acerta em diversos aspectos: uma jogabilidade acessível para qualquer tipo de jogador, gráficos excelentes, uma gama incrível de coisas para se fazer no grande mapa de Edimburgo, cidade localizada no norte do Reino Unido, ambientação que varia de acordo com a estação do ano, tornando cada fase única, uma grande quantidade de carros e conteúdo extra, que vem sido adicionado ao longo dos meses...

Enfim, Forza Horizon 4 é o típico jogo que é feito para fãs de carros e corridas, agradando tanto aqueles que só querem correr umas corridas com veículos incríveis, quanto os entusiastas do gênero, sendo um título obrigatório para se jogar pelos amantes de velocidade.

Real Racing 3 (Firemonkeys Studios, 2013 - Android e iOS)

Quando falamos de jogos de corrida para celulares e smartphones, além da franquia Asphalt, outro jogo que vem logo na cabeça dos jogadores mobile é Real Racing 3. 

Em seu lançamento, que ocorreu em 2013, o que mais chamava a atenção de todos era seus gráficos e detalhes dos carros e pistas, que eram bastante avanços para a época, além de sua jogabilidade bastante amigável para um jogo de corrida para dispositivos móveis.

Mesmo após 6 anos desde sua chegada no mercado, o jogo ainda vem recebendo atualizações e conteúdo adicional, sendo a última delas a inclusão dos carros da temporada 2019 da Fórmula 1, graças a uma surpreendente parceria entre a Electronic Arts (publicadora do game) e a FOM (Formula One Management, responsável pelos direitos da categoria).

Gran Turimo Sport (Polyphony Digital, 2017 - Playstation 4)

Apesar de Gran Turismo Sport não ser como os fãs da franquia sonhavam, não pode se negar que o game fez um enorme sucesso, principalmente por conta do seu atual cenário competitivo, que traz a tutela da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e é atualmente um dos principais representantes do gênero no mundo dos esports.

Com um incrível nível de detalhamento dos carros e a jogabilidade já tradicional da franquia, o jogo possuí seus deslizes, mas tem seu merito principalmente em manter e se desenvolver como uns dos grandes representantes dos jogos de corrida no esports.

iRacing (iRacing.com Motorsport Simulations, 2008 - PC)

Sim, você desse estar se perguntando o porquê estou destacando um game lançado oficialmente em 2008. É impossível não citar iRacing nessa lista pela relevância que o game ganhou nessa década no cenário dos esports, sendo ele hoje o principal representante dos jogos de corrida no cenário competitivo.

Trazendo um nível de simulação e jogabilidade que hoje é referência no mundo dos simuladores de corrida, o jogo hoje conta com centenas de jogadores ao redor do mundo, desde aqueles que querem ingressar no universo do automobilismo virtual até pilotos profissionais, sendo os mais famosos Lando Norris, Max Verstappen e Alexander Albon, três dos nomes que atualmente compoem o grid da Formula 1.

Automobilista (Reiza Studios, 2016 - PC)

Partindo para o cenário nacional, tivemos dois games de corrida que tiveram seu destaque nessa década, e um deles é Automobilista, desenvolvido pela Reiza Studios.

Com grande destaque para seu contéudo, que traz diversas categorias nacionais, como Stock Car, Copa PETROBRAS de Marcas e a Formula Truck, o game traz como base a isiMotor2, mesma engine utilizada no famoso game rFactor, da Image Space Incorporated, mas com diversas melhorias que tornam a experiência única e desafiadora de dirigir qualquer um dos veículos disponíveis no jogo.

Com o grande sucesso, a desenvolvedora já anunciou a sequência do game (Automobilista 2), trazendo como grande mudança a troca de engine, passando a utilizar a LiveTrack 3.0, a mesma de Project CARS 2, e será lançada durante o mês de março de 2020 para PC.

Horizon Chase Turbo (Aquiris Game Studio, 2018 - PC, Xbox One, Playstation 4 e Nintendo Switch)

Para os fãs da clássica franquia Top Gear, Horizon Chase Turbo é uma grande homenagem da Aquiris aos antigos games da Kemco. 

Com uma jogabilidade arcade que remete ao game de 1992, porém, com gráficos renovados e uma quantidade considerável de carros e conteúdo extra, tendo até sua trilha sonora composta por Barry Leitch, o mesmo responsável por criar as músicas para Top Gear, Horizon Chase Turbo traz um forte apelo nostálgico, e é um dos jogos de corrida mais divertidos lançados nos últimos anos e que merece seu destaque na lista.

Tá, mas nenhum Need For Speed?

Talvez você tenha notado, mas nenhum game da série Need for Speed foi mencionado na lista, e deve estar se perguntando: como uma das franquias mais conhecidas e aclamadas da história dos games de corrida está de fora?

Depois de Need for Speed: Carbon, lançado em 2006, a franquia viveu uma grande fase de declínio, causadas por lançamentos de jogos ruins, como são os casos de NFS: Undercover e NFS: Payback, e uma "crise de identidade" da série, principalmente vista em NFS: Pro Street e NFS: Shift.

Mesmo após a boa recepção do público com o último game da franquia, NFS: Heat, os jogos da série ainda estão longe de terem a mesma popularidade atingida pelos games lançados no começo dos anos 2000. 

E para você? Qual foi o melhor jogo de corrida da última década? Quais jogos de carros mais marcaram esses últimos anos? Deixe sua opinião na sessão de comentários, e feliz ano novo e que venham ótimos jogos em 2020!

  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

Com esses adiamentos dos games...

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.