Steam 2019: qual sistema os gamers estão utilizando? Veja especificações dos PCs dos usuários

Confira quais são as placas de vídeo, processadores e demais informações comuns entre os gamers

A Steam é uma das plataformas de games mais populares do PC e é considerado uma das principais lojas virtual de games do mundo atualmente. Até o final de 2019 ela contava com mais de 65 milhões de jogadores ativos, com uma média de 12 milhões online. Estão disponíveis mais de 30 mil games, desde os com grande orçamento e mais conhecidos como AAA, até os indie, com menor investimento. Devido a sua alta popularidade, o Steam também se tornou um dos melhores termômetros da comunidade gamer nos computadores.

Um dos fatores para isso é que a própria Steam coleta alguns dados de seus usuários, depois os disponibiliza de forma ampla. Dentre as informações coletadas está qual o hardware e software que o gamer está utilizando. Esses são os dados que vamos explorar aqui. 

A configuração mais comum utilizada pelos gamers da Steam

Há alguns padrões que podem ser observados nos PCs dos usuários da Steam, que podem dar uma visão geral de como o público gamer está acessando os jogos. Algumas informações são esmagadoras, como a preferência por placas de vídeo da Nvidia, especialmente da série GeForce GTX 10. Mais de 74% dos gamers de PC atualmente possuem algum modelo de placa de vídeo da Nvidia, enquanto quase 80% dos usuários possuem processadores da Intel. 

Na tela abaixo está indicado as especificações da maioria dos usuários:

Mesmo com a alta popularidade dos Ryzen em vendas recentes, o cenário do final de 2019 não está muito diferente do começo do ano. Fizemos a mesma busca em março e simulamos como esses usuários estão rodando os games em seus PCs. Para conferir o resultado, você pode ver o vídeo abaixo:

Em geral, temos PCs Windows em mais de 74% dos casos, 17.56% dos usuários possuem 4095MB de VRAM, quase 38% usam 16GB de RAM e mais de 52% possuem HDs acima de 1TB. Essas são as especificações bases que aparecem em maioria nas tabelas da Steam.

As placas de vídeo mais utilizadas em 2019

A placa de vídeo mais usada em 2019 foi a GeForce GTX 1060, cerca de 15% dos PCs de usuários da Steam possuem essa placa. Em segundo lugar está um modelo da mesma linha, a GeForce GTX 1050 Ti, com cerca de 9% dos sistemas a utilizando. Para encerrar o pódio, em terceiro lugar está a GeForce GTX 1050, presente em 5% dos computadores dos usuários. A primeira placa da série recente só aparece em nono lugar,

A lista segue com a série GeForce GTX 10 até a quinta posição, quando dá espaço para a antecessora da linha. É importante lembrar que as placas que estão liderando os usos na Steam foram lançadas em 2016, as mais recentes da Nvidia, da linha RTX 20 só aparecem em nono lugar, a RTX 2060, com modelos mais antigos como a GTX 960, GTX 970 e até a guerreira GTX 750 Ti na frente. Vários desses hardwares já foram testados recentemente em nosso quadro "Ainda Vale a Pena", então dá para ter uma ideia de como elas "envelheceram" por lá. A AMD só vai aparecer em 13º lugar, em aproximadamente 1% dos PCs com a Radeon RX 580.

Confira a tabela na imagem abaixo:

Se a AMD só aparece em 13º lugar, a Intel só vai entrar na lista em 22º. Ela está presente em nem um porcento dos sistemas. A primeira especificação da Intel que aparece é a Intel UHD Graphics 620. Logo em seguida estão mais dois modelos da marca, sendo elas: Intel HD Graphics 4000 e a Intel HD Graphics 620, formando o "bonde" da galera que está se virando nos gráficos integrados com o processador para jogar.

Entre as primeiras 25 placas de vídeo mais utilizadas temos: 20 da Nvidia, duas da AMD e três da Intel. Essa tabela está levando em consideração os usuários totais, sem grandes distinções.

Para mais detalhes, temos ainda a separação por DirectX. Cerca de 90% dos usuários utilizam DirectX 12, sendo a maioria com placas Nvidia. Quando baixado para a DirectX 11 apenas 4% dos usuários estão inseridos, sendo a maioria com placas da AMD ou Intel, a Nvidia não aparece nesse cenário. Em DirectX 10, a preferência é de apenas 2% e Nvidia divide espaço com a AMD e Intel. A porcentagem que utiliza DirectX 9 e 8 é praticamente insignificante, não chegando a 1% somados.

Em resumo, é clara a preferência dos usuários pela GeForce e DirectX 12. Para ver as tabelas em detalhes, com todas as informações, você pode clicar aqui.

Processadores mais utilizados

A Steam não divulga exatamente o modelo do processador dos usuários, como faz com as placas de vídeo. Ela também não mostra as CPUs da Intel e da AMD juntas em uma única tabela geral, mas separa elas. Não se sabe exatamente o motivo pela separação das informações nesse formato, mas deve ser a forma mais fácil de organizar as informações recolhidas.

Ainda no final de 2019, 80% dos PCs usam processadores Intel e isso está diminuindo em 0,06%. Como temos um duopólio nesse mercado, não é surpresa que a AMD está subindo na mesma proporção. A Steam registra pouco mais de 19% de seus usuários usando sistemas com CPU AMD.

Os modelos mais utilizados operam de 3.3 Ghz até 3.69 Ghz, tanto para Intel como para AMD. Esses valores são equivalente a um AMD Ryzen 3 3300U
ou um Intel Core i5-9400, e algumas variações
. A diferença é que, para a Intel isso representa quase 22% dos usuários, enquanto para a AMD a porcentagem é quase 9%. Mesmo assim, essa é a configuração - de longe -, mais utilizada, nos dois casos.

A segunda opção para a Intel é de 3.0 Ghz até 3.29 Ghz, com 15% dos usuários ativos usando essa configuração. Esse pode ser equivalente ao Core i5-6400 e diversas outras variações. Em terceiro lugar está a opção de 2.3 Ghz até 2.69 Ghz, com 14% dos usuários. Como as frequências estão começando a ficar muito baixas é muito provável que esses sejam os processadores de notebooks, como um Core i3-6100.

Para a AMD os valores são mais altos. Em segundo lugar, em pouco mais de 3% dos PCs totais, jogam em 3.7 Ghz ou acima disso. Isso é equivalente a processadores como AMD Ryzen 7 1700X e Ryzen 7 1700 e muitos outros, já que o "acima" não é especificado exatamente. Em terceiro lugar ficam os CPUs entre 3.0 Ghz e 3.29 Ghz, que podem ser uma APU, como um A6 de sexta geração, entre outros. Os usuários com essa configuração estão também em cerca de 3% dos computadores.

Para mais detalhes sobre os diferentes processadores utilizados, você pode acessar a tabela completa clicando aqui.

Perfil dos usuários da Steam em 2019

Como já falado, os gamers da Steam tem um gosto bem explícito e comum entre a comunidade. Os dados são mundiais, portanto eles estão levando em consideração os mais diversos sistemas, de diferentes modelos e marcas de fabricantes, de todos os usuários que permitiram acesso aos seus dados. De forma geral, quando uma empresa está a frente ela é líder absoluta, se sobressaindo muito em relação as concorrentes. 

No gráfico abaixo fica nítido como as diferenças entre a primeira e a segunda marca são grandes. Isso se repete não apenas em placa de vídeo e processador - que são as diferenças mais discrepantes -, como também nos sistemas.

Nos gráficos, o dado mais relevante é possivelmente a ascensão dos processadores com mais núcleos. Com a chegada da linha Ryzen, que também levou a Intel a sair do "marasmo" dos quad-core, temos um claro crescimento do número de processadores, com os hexa-cores (Ryzen 5 e Core i5 e i7) trazendo o crescimento mais notável, seguido dos octa-cores (Ryzen 7 e alguns Core i7) e também dos quad-cores (Ryzen 3 e agora também a linha Core i3).

Todas as informações utilizadas podem ser conferidas e exploradas por este link. 

Você se sentiu representado pelo dados da Steam? Deixe nos comentários se as especificações do seu computador são parecidas com as indicadas na tabela.

Fonte: Steam
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso