ReShade e Freestyle: mudando o visual dos games via driver das GeForce

Mostramos as várias modificações que você pode fazer nos games em tempo real!

A atualização 441.08 do driver GeForce tinha entre seus destaques o suporte a recém-lançada GTX 1660 Super e, além das costumeiras melhorias de performance e correções de bugs, um novo recurso: o ReShade. Essa tecnologia permite modificar em muito o visual do jogo aplicando novos filtros, seja para melhorar a qualidade gráfica ou até mesmo conferir um visual artístico totalmente novo para os jogos.

Normalmente fazer o ReShade de games envolve um procedimento trabalhoso, com injeção de código no jogo de forma manual. O que a Nvidia habilitou com essa versão de driver é uma implementação facilitada com uso do próprio software da empresa, com modificações podendo ser feitas em tempo real via o overlay do GeForce Experience.

Para habilitar o ReShade, é preciso:

- Utilizar o driver Game Ready 441.08 ou mais recente
- Abrir o GeForce Experience, entrar em configurações e habilitar a opção "Permitir recursos experimentais"
- Utilizar o GeForce Experience 3.20.1.57 ou mais recente
- Copiar todos os filtros ReShade que deseja em "Arquivo de Programas\NVIDIA Corporation\Ansel" ou qual for a pasta em que você fez a instalação de seus drivers. Caso a pasta não exista, é necessário criá-la.
- Ativar os overlays do Ansel (Alt+F2) ou o Freestyle (Alt+F3) nos games

Para iniciar, a Nvidia criou uma seleção de filtros que você pode baixar através desse link. É só jogar esses aqruivos dentro da pasta Ansel listada nos passos anteriores.

Esse recurso se assemelha ao Freestyle, apresentado no início do ano passado e que incluía a possibilidade de aplicar novos filtros sobre os jogos para alterar seu visual. A lista de jogos suportados é bastante extensa, porém há restrições importantes, já que essas modificações podem trazer vantagens competitivas em games online. Os filtros ReShade suportados são de pouco mais de 30 para jogos competitivos, enquanto que para jogos não competitivos a quantidade é, basicamente, infinita. Basta achar um novo ajuste online e jogar na pasta do Ansel para tê-lo disponível em seu game.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Com esses adiamentos dos games...

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.