Comparativo drivers GeForce 431.70 vs 436.02: BF V, Forza Horizon 4, Metro Exodus e Division 2

Versão 436.02 chegou prometendo ganho de desempenho em alguns games além de outras novidades
Por Fabio Feyh 21/08/2019 18:48 | atualizado 21/08/2019 18:50 Comentários Reportar erro

Durante a Gamescom a NVIDIA liberou uma nova versão de drivers, o GeForce 436.02, quem além de suporte a algumas novas tecnologias como novidade, também promete entregar um bom ganho de desempenho em determinados games, entre eles Battlefield VForza Horizon 4, que estão em nossa bateria de testes de análises de placas de vídeo, e normalmente com placas da AMD se comportando muito bem.

Fizemos um rápido artigo usando como referência uma RTX 2060 Super que estamos analisando, com testes utilizando a versão 431.70 comparados com a nova 436.02, mas além desses dois games acima citados colocamos outros dois que a empresa não informada nada sobre eventuais ganhos, para ver como será o comportamento em outros jogos.

Destacamos que esse é um artigo apenas considerando esses games sem entrar em detalhe das demais novidades dos drivers, como a baixa latência também destacada pena Nvidia.

Quem deseja fazer o download dos drivers, basta acessar esse link.


Sistema utilizado
Utilizamos uma máquina topo de linha baseada em uma mainboard Gigabyte Z390 Aorus Xtreme com processador Intel Core i9-9900K e 16GB de memórias através de 2 módulos de 8GB em dual-channel e frequência de 3200MHz. A ideia é evitar que o sistema seja um limitador para o desempenho das placas de vídeo testadas. Abaixo uma foto da placa utilizada para o artigo instalada no sistema.

Site oficial da MSI RTX 2060 Super Gaming X

Mais abaixo, os detalhes da máquina, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes, também um vídeo mostrando a máquina de review utilizada em todos os testes de placas de vídeo:

Máquina utilizada nos testes:
- Processador Intel Core i9-9900K - Análise
- Placa-mãe Gigabyte Z390 Aorus Xtreme - Site oficial
- Kit de memórias G.SKILL TridentZ Royal 2x8GB 3200MHz - Site oficial
- SSD HyperX Fury RGB SSD - Análise
- SSD WD Black M.2 NVMe 1TB - Análise
- Sistema de refrigeração liquida Cougar Helor 360 - Site oficial
- Fonte de energia Cougar CMX 1000W - Site oficial
- Gabinete Cougar Conquer - Site oficial
- Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz - Site oficial

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits
- GeForce 431.70 WHQL
- GeForce 436.02 WHQL

Aplicativos/Games:
- Battlefield V (DX12)
- Forza Horizon 4 (DX12)
- Metro Exodus / RTX (DX12)
- The Division 2 (DX12)

GPU-Z
Abaixo a tela principal do GPU-Z mostrando algumas das principais características técnicas da placa.


Vamos direto ao ponto, testando 2 games que a NVIDIA promete ganho de desempenho e outros dois que usamos em nossa bateria de testes de reviews de placas de vídeo, mas que a empresa não informou sobre eventuais melhorias, para ver se existe algum ganho em outros casos também.

Começamos pelo BF V:

Battlefield V
O game desenvolvido pela DICE segue como uma referência de qualidade gráfica, operando tanto na API DirectX 12 quando 11. O jogo também se tornou um marco nos games para PC ao ser o primeiro a introduzir a técnica de Ray Tracing híbrido da Nvidia através das placas RTX.


Forza Horizon 4
O game exclusivo da Microsoft se destaca pelo excelente uso da api DirectX 12, entregando altos níveis de desempenho em hardware potentes e bons resultados mesmo em hardwares mais limitados.


Metro Exodus
Novamente a franquia Metro é responsável por introduzir um game com novos níveis de exigência para o hardware. Com gráficos capazes de "entortar" placas de vídeo, o jogo da 2A Games também se destaca por introduzir tecnologias como o Ray Tracing e o DLSS, recursos exclusivos da linha GeForce RTX.


Tom Clancy's The Division 2
The Division 2 usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, lidando com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela.


Conclusão

É possível concluir que realmente houve ganho de desempenho nos games onde a empresa prometeu melhorias, e como esperado, em outros games não citados nenhuma mudança.

Com esse tipo de driver é possível ver o quanto otimizações são importantes para PC, já que tivemos um ganho considerável especialmente no caso do Forza, que inclusive deve mudar a competição com algumas placas concorrentes favorecendo a empresa verde.

Já tinha feito todos os testes com a MSI RTX 2060 Super que recebemos, até a publicação da análise irei refazer toda a bateria com os novos drivers para ter uma noção exata do que teremos daqui por diante com essa versão, ao menos com as placas que testaremos daqui para frente.

  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

Qual vai ser o melhor lançamento de setembro de 2019?