Xbox na E3 2019: resumo da conferência e nossas opiniões!

Todos da E3 estavam esperando esse momento. Será que agradou?
Por João Gabriel Nogueira 09/06/2019 19:23 | atualizado 31/10/2019 17:29 Comentários Reportar erro

UPDATE: Fizemos a transmissão do evento do Xbox na E3 2019 que começou às 16h30 e agora vocês podem conferir um breve resumo do que vimos na conferência com nossas impressões e opiniões sobre o que foi mostrado!


EXPECTATIVAS: Todos os olhos da E3 estão voltados para a conferência do Xbox neste ano. Além da espetacular apresentação do ano passado, que já seria suficiente para garantir o interesse no evento de 2019, neste ano também temos outros dois fatores extremamente importante. O primeiro é a ausência do Playstation na E3 2019, dando todo o palco e destaque para sua rival. O segundo, e mais importante, é a forte expectativa de que veremos a revelação oficial da próxima geração do Xbox, possivelmente dois consoles até! Vamos nos aprofundar então nessas expectativas.

A conferência do Xbox acontece no dia 9 de junho às 17h.

- Os novos Xbox

Vamos começar pelo grande destaque - os novos consoles, é claro. Diferente do PS5, que teve algumas de suas informações divulgadas pela própria Sony, ainda não temos informações oficiais a respeito da próxima geração do Xbox, então até o momento ainda estamos no campo dos vazamentos e especulações. Em fevereiro deste ano tivemos algumas informações e a divulgação dos codinomes Lockhart e Anaconda. Com a previsão da chegada da nova geração em 2020 ficando cada vez mais consolidada, talvez veremos alguma coisa dos vídeo games, provavelmente não tudo, quem sabe só um deles, mas alguma coisa deve aparecer, o que já é muito interessante!

- Halo Infinite

A excelente apresentação do Xbox na E3 2018 já começou "chutando a porta", com a revelação de Halo Infinite. Tivemos um teaser bem curto, feito na engine do jogo, que serviu mais apenas como uma maneira de avisar que o game existe. Agora é mais do que esperado um trailer mais longo do jogo, talvez trazendo elementos da campanha e, principalmente, gameplay. Não seria uma grande surpresa se o título for revelado como um cross-gen.

- Forza e Gears 5

Outras apostas seguras são novidades sobre franquias importantes do Xbox. É normal esperar um novo Forza, já que seus lançamentos são basicamente anuais e, seguindo a ordem, deveríamos ter um novo Motorsport neste ano, o Forza Motorsport 8. Mas, infelizmente, tivemos rumores de que a Turn 10 pode pular um ano dessa vez e talvez não tenhamos um Forza para 2019. 

Já o Gears 5 está mais do que confirmado. Tivemos um trailer no ano passado revelando o game e quais serão seus protagonistas, além da premissa para o enredo e um pouquinho de gameplay. Seria interessante ver um pouco mais do jogo e, principalmente, uma data de lançamento, já que ele foi prometido para este ano mesmo.

- Ninja Theory e outros estúdios

Um grande momento da conferência do ano passado também foi a divulgação de diversos estúdios menores que foram adquiridos pela Microsoft para fazer jogos para o Xbox. Entre essas desenvolvedoras temos a Ninja Theory, que é interessante lembrar porque já temos informações de que o estúdio deve revelar um novo jogo este ano, e nada melhor que a E3 2019 para isso.

Mas, além da Ninja Theory, temos também: Compulsion Games, inXile Entertainment, Ninja Theory, Obsidian Entertainment, Undead Labs e Playground Games, e é bem possível vermos novidades vindo de algum desses estúdios também.

- Projeto xCloud

É bem possível que a Microsoft reserve também um tempo para o Projeto xCloud, sua plataforma de streaming de jogos. O serviço está em fase de testes e, diferente do Xbox Game Pass, é uma iniciativa para levar os jogos para qualquer dispositivo conectado, assim como outras plataformas de streaming que muitas empresas estão correndo atrás, a Google Stadia sendo um exemplo recente.

É provável que no evento a empresa nos atualize do andamento de seus testes e, quem sabe, até uma expansão da disponibilidade do projeto. 

- Mais Cyberpunk 2077?

Depois de anos de expectativa, Cyberpunk 2077 enfim teve a revelação de sua ambientação na conferência do Xbox no ano passado, marcando outro ponto muito alto do evento. Desde então já tivemos muitas outras informações sobre o game, incluindo trechos bastante de gameplay extensos em vídeo. Então fica a dúvida se a CD Projekt Red vai continuar sua parceria com a Microsoft para mostrar mais do game ou se vai dar uma diminuída no ritmo para guardar algumas surpresas até ficarmos mais próximos do lançamento.

A desenvolvedora já prometeu mais de uma vez que o game ainda sai pra Xbox One e PS4, mas pode ser que o título chegue como cross-gen, e seria interessante divulgar essa informação num mesmo evento que também esteja falando dos novos consoles.

- Battletoads

Na conferência do Xbox do ano passado tivemos uma verdadeira chuva de games, então é fácil esquecer alguns deles, principalmente os teasers rápidos, acontecendo um em seguida do outro. Mas vale a pena lembrar um teaser bem rápido que marcou um retorno importante: Battletoads.

O game é um grande clássico do beat'em up e da Rare, então sua volta era bastante aguardada pelos nostálgicos. Infelizmente não vimos nada de como o game vai ser em si, então seria interessante alguma novidade neste sentido esse ano.

- Minecraft

Minecraft, goste ou não, é uma importante fonte de renda para a Microsoft e tem feito participações em diversas das conferências do Xbox na E3. No ano passado o game não teve um destaque, o que foi inesperado, mas este ano é difícil imaginar que não veremos alguma coisa, uma vez que o jogo fez seu aniversário de 10 anos. Já foram feitos eventos e homenagens para o aniversário, mas ver o game passando batido em mais uma E3 é difícil de imaginar. Ainda mais porque o evento do Xbox este ano deve ser um tanto longo.

- Possíveis surpresas

É bastante possível que este ano tenhamos outro pacote de trailer seguidos, de games que chegarão exclusivamente no Xbox e PC ou que apenas farão sua revelação no evento. Além deles, também é de se esperar surpresas maiores, como no ano passado em que tivemos o anúncio de Devil May Cry 5 e Dying Light 2. Vai ser interessante ficar de olho pra ver o que não imaginamos!

Confira as datas das conferências e o andamento da nossa cobertura na Agenda da E3 2019!

  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?