Veja como mudar sua ID da PSN pelo PS4 ou diretamente pelo navegador

Depois de anos de pedidos dos usuários, a Sony enfim disponibilizou hoje a opção para você poder alterar sua ID da PSN, ou seja, seu "apelido" que aparece online para todos os seus amigos e outros jogadores (não confundir com o "nome verdadeiro"). A configuração para fazer a alteração é bastante simples e pode ser feita tanto diretamente pelo PS4 quanto no navegador, basta seguir o passo a passo que mostraremos em vídeo ou pelo texto:

Alterar pelo PS4:

1: Acesse as "Configurações"
2: Escolha "Gerenciamento de Conta"
3: Escolha "Informações da Conta"
4: Escolha "Perfil"
5: Aperte em "ID Online" e escolha seu novo nome
6: Siga os passos informados na tela

Alterar pelo navegador: 

1: Acesse sua conta da Playstation Network e entre com seu login
2: Clique em "Perfil da PSN" no menu à esquerda
3: Clique no botão "Editar" ao lado da linha ID online
4: Escolha seu novo ID e siga as instruções que aparecerem

Como podemos ver, a alteração é bastante simples, mas ela tem alguns "poréns". Você pode mudar sua ID Online gratuitamente apenas uma vez. Depois disso será cobrado US$ 9,99 para novas trocas. Usuários da Plus terão desconto e será cobrado "apenas" US$ 4,99. Você pode também reverter seu nome para a ID Online antiga a qualquer momento, sem custo extra.

Além do viés financeiro depois da primeira troca, jogadores precisam ficar atentos a possíveis bugs que podem aparecer em alguns jogos. Neste link a Sony lista quais jogos apresentam problemas conhecidos, dividindo entre bugs mais leves como configurações serem apagadas ou o nome mostrado online ainda ser a ID antiga; ou bugs avaliados como críticos, como perda de progresso e de itens do jogo, inclusive itens comprados com dinheiro real. É muito importante conferir a lista de jogos com problemas conhecidos antes de considerar a alteração de sua ID Online da PSN.

  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.