Como desativar notificações do Facebook recebidas no e-mail, celular e navegador

O Facebook é a maior rede social do mundo e sempre está trabalhando para aumentar as interações dentro do site, porém, isso acaba ficando chato com o excesso de notificações. Além de trazer avisos via e-mail por padrão, que acabam enchendo a caixa de entrada de serviços como Gmail e Outlook, o Facebook também começou a enviar diversas solicitações sobre a movimentação dos grupos que o usuário participa.

Se você está cansado de desse mar de e-mails e alertas normalmente desnecessários da rede social, é possível desativar algumas das notificações do Facebook rapidamente. Confira no tutorial abaixo como se livrar das notificações por e-mail e outras solicitações mandadas no celular e no navegador.

Como desativar os e-mails enviados pelo Facebook

1 - Para acessar o menu de Notificações, basta clicar na seta no canto direito da tela do Facebook, a mesma utilizada para sair, e clicar em "Configurações"

2 - Na página de Configurações, clique na aba "Notificações", no canto esquerdo da tela, logo abaixo das configurações de Idioma. Para desativar as notificações recebidas por e-mail, clique em Editar na seção "E-mail".

3 - Ao configurar as solicitações por e-mail, selecione a opção "Apenas notificações sobre a sua conta, segurança e privacidade". Assim, você só receberá e-mails caso alguém tente entrar em sua conta ou trocar a sua senha, por exemplo.

Nesta aba, também é possível desativar notificações por e-mail de conversar de vídeo ao vivo, para quem usa a ferramenta de streaming do Facebook.

Como desativar notificações do Facebook no navegador Google Chrome

1 - Para desativar as notificações que aparecem no canto da tela do navegador Google Chrome, basta ir até Configurações -> Notificações e clicar em editar na aba "Desktop e dispositivo móvel".

2 - Quando a janela de edição abrir, clique em desativar nos navegadores onde você não quer receber notificações.

Como desativar notificações de grupos, aniversários e lembranças

Também na aba de configurações de notificações, é possível desativar as notificações enviadas por atividades de grupos, aniversários, lembranças e páginas administradas pelo usuário.

1 - Para desativar estes alertas, é necessário ir até Configurações -> Notificações e abrir a aba "No Facebook".

2 - Para desativar as atividades de grupos, basta ir até "Atividades de Grupos" e em editar. Infelizmente, é impossível acabar com todas as notificações de uma vez, então o usuário vai ter que desativar manualmente as notificações de cada grupo em uma nova janela.

As notificações de aniversário e lembranças "Neste Dia" podem ser desativadas com um clique, basta selecionar a opção no menu e clicar em "desativar"

Como desativar notificações pelo smartphone

Todo este processo também pode ser feito pelo aplicativo do Facebook para smartphones.

1 - Para chegar até as configurações, basta o usuário clicar nas três barras ao lado do globo onde aparecem as notificações, no canto direito da tela.

2- Em seguida, clique em "Configurações da Conta" e, na tela que será aberta, entre na aba "Notificações".

3 - Assim como no Desktop, a seção apresenta todos os meios onde o usuário recebe notificações, incluindo e-mail, celular e mensagem de texto.

  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.