Qual a melhor? GeForce GTX 770 vs Radeon R9 280X

UPDATE 17/04/2014 - Depois do feedback de nossos leitores, decidimos criar criar o critério de custo por FPS para definir a placa ganhadora da batalha. Dessa forma, adicionamos uma formula no final do artigo, que calcula qual placa tem melhor desempenho por custo, caso a diferença entre as placas seja inferior a 5%, declararemos empate técnico, se a diferença for superior a 5%, a placa ganhadora serÁ a que possuir mais vantagem quando levado em conta seus resultados e custos.

Começaremos diversos artigos de batalhas entre modelos concorrentes de placas de vídeo da série Nvidia GeForce 700 e AMD Radeon R9/R7, agora sem desculpa de drivers que precisam de otimização e por ai vai.

A ESCOLHA DAS PLACAS COMPARADAS É BASEADA NO PREÇO, SENDO ESCOLHIDO MODELOS COM DIFERENÇA DE PREÇO INFERIOR A 15%

Começamos pela briga entre GeForce GTX 770 da Nvidia com Radeon R9 280X da AMD, ambas placas com preço médio de U$330 dólares em cenÁrio internacional, jÁ no Brasil custam em média entre R$1.100 e R$1.500, dependendo bastante da marca e modelo. Abaixo maiores detalhes dos modelos utilizados:

Características técnicas dos modelos
Abaixo temos a tela do GPU-Z dos dois modelos utilizados para os comparativos. É importante destacar que a placa da XFX é um modelo overclockado, com GPU trabalhando 80MHz acima do padrão, jÁ as memórias 800MHz acima do padrão, que na prÁtica melhorariam bastante o desempenho.

Para deixar a batalha justa, fizemos um downclock para os clocks originais da Radeon R9 280X, - diferente do que mostra erroneamente o GPU-Z, com GPU em 1GHz e memórias em 6GHz, dessa forma utilizamos duas placas em condições iguais em se tratando de características técnicas.

KABUM - Preço de Radeon R9 280X
KABUM - Preço de GeForce GTX 770

MÁquina utilizada nos testes:
- Mainboard ASUS Rampage IV Extreme
- Processador Intel Core i7 3960X @ 4.6GHz
- Memórias 32 GB DDR3-1866MHz Patriot Viper III Black
- SSD Intel 330 Series 180GB
- HD 2TB Sata3 Western Digital Black
- Fonte Cooler Master Silent Pro Hybrid 1300w
- Cooler Noctua NH-14S

Sistema Operacional e Drivers
- Windows 7 64 Bits
- Intel INF 9.4.0.1027
- NVIDIA GeForce 337.50
- AMD Catalyst 14.3

Configurações de Drivers
- Anisotropic filtering: Variado através do game/aplicativo testado
- Antialiasing - mode: Variado através do game/aplicativo testado
- Vertical sync: OFF
- Demais opções em Default 

Aplicativos/Games
- 3DMark 11 (DX11) 
- 3DMark (DX11) 
- Unigine HEAVEN Benchmark 4.0 (DX11)
- Unigine Valley Benchmark 1.0 (DX11)

- Aliens vs Predator (DX11)
- Battlefield 4 (DX11)
- BioShock Infinite (DX11)
- Crysis 3 (DX11)
- GRID 2 (DX11)
- Metro: Last Light (DX11)
- Tomb Raider (DX11)

Temperatura
Iniciamos nossa bateria de testes com um bastante importante: a temperatura do chip, tanto em modo ocioso como em uso contínuo.

Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do 3DMark 11 rodando em modo contínuo.

OBS.: A placa da XFX possui um sistema de cooler diferenciado que consegue melhorar bastante a dissipação do calor sobre um modelo referência, por isso da grande diferença nesse teste. 

Consumo de Energia
Também fizemos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Os testes foram feitos todos em cima da mÁquina utilizada na review, o que dÁ a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da mÁquina e não apenas da VGA. Dessa forma, comparações com testes de outros sites podem dar resultados bem diferentes.

 

No teste de carga, rodamos o 3DMark 11. O aplicativo exige um pouco mais do sistema e da placa de vídeo do que grande maioria dos games.

OBS.: No teste em modo ocioso consideramos 5w como margem de erro. JÁ no teste rodando o aplicativo 3DMark 11, consideramos 15w como margem de erro, devido à grande variação que acontece testando uma mesma placa.

Testes sintéticos

3DMark

Na versão mais recentes do 3DMark, rodamos o teste mais exigente da nova ferramenta, o Fire Strike. Abaixo os resultados:

Unigine HEAVEN Benchmark 4.0
Agora em sua nova versão, o HEAVEN 4.0 é um dos testes sintéticos mais "descolados" do momento, pois tem como objetivo mensurar a capacidade das placas 3D em suportar os principais recursos da API grÁfica DirectX 11, como é o caso do Tessellation.

O teste foi dividido em duas partes: uma sem e outra com o uso do Tessellation em modo "extreme", ambas a 1920x1080 com o filtro de antialiasing em 8x e anisotropic em 16X.

O primeiro teste, com o Tessellation desativado:

E o segundo com o Tessellation ativado em modo EXTREME:

Unigine Valley Benchmark 1.0
Esse é outro benchmark sintético da Unigine, sendo o mais recente e que traz um cenÁrio bem diferente do anterior, mas também com belos efeitos.

Testes em games

Aliens vs Predator

Começamos os testes em jogos com "Aliens vs Predator", game que traz o suporte ao DX11 e que foi muito bem recebido pelo público e crítica. Para os testes com este jogo utilizamos a ferramenta "Adrenaline Aliens vs Predator Benchmark Tool".

Battlefield 4
Um dos maiores lançamentos de 2013, "Battlefield 4" é um referencial da plataforma PC quando se trata de grÁficos de alta qualidade. O game foi todo desenvolvido sobre a Frostbite 3, nova engine da produtora DICE.

BioShock Infinite
O game "BioShock Infinite" é um grande sucesso de crítica (inclusive aqui no Adrenaline) desenvolvido pela 2K Games. Para os testes com este jogo utilizamos a ferramenta "Adrenaline Action Benchmark Tool".

Crysis 3
Sendo o game "Crysis 3" um dos mais incríveis jÁ desenvolvidos quando o assunto é grÁfico, não poderíamos deixar ele de fora de nossos testes em anÁlises de placas de vídeo.

GRID 2
"GRID 2" traz o que existe de melhor em tecnologia da API DirectX 11 para esse tipo de game. Os testes com o game foram feitos utilizando a ferramenta Adrenaline Benchmark Tool.

Metro Last Light
Outro excelente teste que exige o mÁximo das placas de vídeo é o game "Metro: Last Light", sendo junto com "Crysis 3", referência de qualidade grÁfica em games para PC.

Thief
Adicionamos o game Thief ao testes por possuir um sistema de benchmark e também suportar a API Mantle da AMD, dessa forma possibilita ver quais os reais ganhos sobre essa "tecnologia".

Tomb Raider
O game marca o reboot da histórica franquia de Lara Croft, desenvolvido pela Crystal Dynamics com sua engine própria, a Crystal Dynamics Engine. Para os testes com este jogo utilizamos a ferramenta "Adrenaline Action Benchmark Tool".

Conclusão

Modelos de placas de vídeo com esses dois chips custam valores bem próximos, sendo possível encontrar placas com gpu da AMD custando um pouco menos, mas normalmente partindo de R$1.100. Como destacamos, as placas com gpu da Nvidia custam um pouco mais, normalmente partindo de R$1.150 ou mais, algo que varia de acordo com a marca e modelo, se tem características de uma placa referência ou se vem com cooler diferenciado e overclock de fÁbrica. Ainda assim, em termos de preço, um incremento de 50 reais é pífio sobre algo que estÁ sendo gasto mais de mil reais (estamos falando de uma diferença de apenas 5% no valor), e portanto podemos considerar um empate neste critério.

É possível encontrar ambos os modelos com preços abaixo do que informamos em promoções pela internet. Uma boa sugestão é ficar de olho em nosso fórum na seção FOR SALE, sempre com boas dicas de promoções dos mais diversos produtos.

Em termos de performance, temos uma verdadeira guerra, onde cada placa leva a melhor em cada teste, e muitas vezes com oscilações abaixo dos 10%. Novamente temos um equilíbrio, na disputa.

E aí, vai ficar em cima do muro, Adrenaline? Não, este não é o objetivo destes artigos, afinal não só de performance se fazem as placas hoje em dia. Nós temos um leque de tecnologias adicionais em cada lado. Hoje o carro-chefe da AMD é a API Mantle, que promete otimização de baixo nível dos recursos do sistema e ganhos de performance, especialmente em momentos em que a CPU gargala o sistema. No outro lado, a Nvidia aposta em um leque de soluções próprias, como o G-Sync, as automatizações do GeForce Experience, recursos como o PhysX e a capacidade de gravar e transmitir games com o ShadowPlay.

Hoje a API Mantle ainda estÁ muito restrita a alguns games, mesmo mal que atinge o PhysX (mas que jÁ tem uma biblioteca um pouco maior). O G-Sync também faz parte destes recursos interessantes, mas difíceis de serem usufruídos no momento, por conta da dificuldade de achar monitores com suporte, e o concorrente FreeSync ainda estÁ engatinhando. Em contrapartida, o GeForce Experience jÁ funciona muito bem otimizando automaticamente os games para seu hardware e baixando e instalando drivers de forma autônoma no PC, enquanto o ShadowPlay jÁ tornou gravar vídeos de gameplay por aqui em uma "mão na roda".

Diante de tudo que destacamos e dos grÁficos abaixo, declararemos um empate técnico nessa batalha, fazendo uma "correção" depois do feedback que recebemos de nossos leitores. Caso o grÁfico de custo por FPS mostre que a diferença entre as placas seja inferior a 5%, consideraremos empate.

Custo por FPS

Para dar embasamento a nossa escolha, adicionamos ao artigo um grÁfico de custo por FPS, que consiste em somar o FPS de todos os games do artigo, dividir pelo custo da placa de vídeo e multiplicar por 100. 

Soma dos seguintes resultados: Aliens vs Predator, Battlefield 4, Bioshock Infinite, Crysis 3, GRID 2, Metro Last Light, Thief (DX para Nvidia e Mantle para AMD) e Tomb Raider. Depois dividimos pelo preço da placa e por fim multiplicamos por 100 chegando ao score final. Quem tiver resultado mais alto tem melhor custo vs benefício quando o assunto é desempenho. Esse resultado não deve levar em conta tecnologias suportadas e outros diferenciais de cada modelo.

Preços utilizados:
- GeForce GTX 770 = R$ 1.210
- Radeon R9 280X = R$ 1.290

* Preços do dia da publicação do artigo.

Vale destacar que optamos pela placa mais barata disponível em estoque na Kabum. O valor de modelos de placas com gpu AMD ou Nvidia podem alterar dependendo a loja e período da pesquisa.

UPDATE 17/04/2014 - Depois do feedback de nossos leitores, decidimos criar criar o critério de custo por FPS para definir a placa ganhadora da batalha. Dessa forma, adicionamos uma formula no final do artigo, que calcula qual placa tem melhor desempenho por custo, caso a diferença entre as placas seja inferior a 5%, declararemos empate técnico, se a diferença for superior a 5%, a placa ganhadora serÁ a que possuir mais vantagem quando levado em conta seus resultados e custos.

Assuntos
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

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