Google Street View já disponível no Brasil

O Google iniciou hoje o polêmico serviço Street View no Brasil, que jÁ havia sido anunciado fim do ano passado. De acordo com a empresa, foram mapeados 150 mil quilômetros em 51 municípios das regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, além de algumas cidades históricas de Minas Gerais, como Diamantina, Tiradentes e Ouro Preto.

A idéia é mapear todas as cidades que serão sedes de jogos da Copa do Mundo de 2014. Assista à apresentação oficial do serviço no Brasil:


É bom lembrar que as imagens podem ter mais de um ano. Isso porque o mapeamento começou bem antes do Google anunciar oficialmente que implantaria o serviço no Brasil. VÁrios carros da Fiat - que patrocina o serviço - com uma enorme câmera acoplada ao teto, foram vistos pelas ruas de Belo Horizonte, e inclusive fotografados, em meados de 2009, como podem ver na foto abaixo, tirada em Junho de 2009. A justificativa é de que Belo Horizonte foi mapeado primeiro por ser a sede do Google no Brasil.


{break::Parte #2} 

Como todos sabem, as cidades brasileiras são famosas por terem locais de difícil acesso. E, para isso, o Google vai usar um tipo de triciclo não-motorizado chamado Trike para mapear essas Áreas e cidades do interior. A boa notícia é que o Google vai contratar brasileiros para pedalar pelas cidades do Brasil, e as regras e o cadastro serão divulgadas nos próximos dias.



O Street View no Brasil ainda estÁ passando por ajustes finais durante todo o dia. Então algumas pessoas podem não ter acesso a algumas partes jÁ mapeadas. De acordo com Felix Ximenes, que é diretor de comunicação do Google Brasil, todos os municípios da região metropolitana de São Paulo jÁ estão mapeados e estarÁ disponível nos próximos dias.


O Google Brasil ainda informa, através do seu gerente Marcelo Quintela, que as "favelas" das grandes cidades, principalmente do Rio de Janeiro não foram mapeadas, mas que hÁ interesse em mapear. Além disso, ele informa que as próximas cidades mapeadas serão Porto Alegre, Curitiba, Brasília, dentre outras. A idéia da empresa é mapear 90% de todas as ruas do país nos próximos dois anos.

{break::Parte #3}

Como funciona?

A Fiat, que apóia o serviço, forneceu cerca de 30 carros ao Google Brasil para que fossem adaptados para o uso do Street View. A adaptação inclui uma enorme câmera no teto do carro com nove lentes que capturam imagens em 360º na horizontal e quatro lentes que capturam 280º na vertical. Ainda traz um computador de bordo com GPS atualizado, que jÁ coloca as imagens exatamente no ponto onde elas foram tiradas.



As imagens, posteriormente, são editadas de forma que uma combine com a outra, criando uma imagem única afim de gerar uma sensação de continuidade, como se tivesse dentro de um círculo, podendo assim serem giradas em 360º.



{break::Parte #4}

Um detalhe interessante e que pouca gente sabe, é que todas as imagens capturadas pela câmera do Google possuem o efeito 3D que pode ser ativado apenas com um clique do mouse (botão esquerdo).

Aassim as pessoas podem de movimentar através do Street View em 3D. Por enquanto, o efeito usado é o mais simples, conhecido como AnÁglifo, os famosos óculos de papel com lentes de plÁstico coloridas normalmente vermelho e azul, onde a imagem apresentada, por exemplo, em vermelho, não é vista pelo olho que tem o filtro nessa cor, mas pelo outro olho que possui cor diferente.

O Google ainda disponibilizou um site exclusivo para os fãs do serviço Street View no Brasil, onde o visitante poderÁ ver curiosidades encontradas pelos milhares de quilômetros mapeados, jogos, rotas pré-definidas, passeios virtuais, imagens diversas e promoções valendo prêmios do Google, entre eles 20 smartphones com o sistema operacional Android.

E os problemas começam...

Poucas horas após o funcionamento do sistema, o Google jÁ recebeu reclamações devido a imagens, digamos, não muito adequadas. Dentre elas, pessoas desmaiadas no chão, pessoas vomitando,  cenas de briga, e até mesmo um corpo ensanguentado estirado em pleno centro do Rio de Janeiro, na Avenida Presidente Vargas, onde pode-se ver uma cena dantesca onde ninguém sabe se foi um assassinato ou atropelamento. Obviamente, por ser cenas fortes e explícitas não iremos postar aqui. Mas o fato é que o Google estÁ em busca dessas imagens "politicamente incorretas", afim de retirÁ-las do sistema.

E você? Achou algum lugar interessante? Casa de alguém? Poste o link nos comentÁrios! Lembrando que para obter o link, basta ativar o Street View e clicar no botão Link no canto superior direito da tela.

Assuntos
  • Redator: João Paulo Losada

    João Paulo Losada

    Gamer por natureza, JP Losada, ou simplesmente DJLosada como é conhecido por toda a comunidade gamer, é um grande conhecedor de games em geral. Eventualmente analisa lançamentos e comenta sobre os sucessos e decepções relacionadas aos games que chegam ao mercado através do portal Adrenaline. Jé escreveu para revistas de games, artigos para produtoras, além de ter citações em seu nome em caixas de jogos de PC lançados no Brasil. Possui parceria com algumas produtoras, principalmente de corrida

Com esses adiamentos dos games...

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.