Gainward é a nova parceira da NVIDIA no Brasil, analisamos a RTX 2080 Super Phantom GLH

Modelo é o topo de linha da empresa com esse gpu, e uma ótima opção

Em agosto a NVIDIA oficializou que seus parceiros oficiais no Brasil para placas de vídeo eram Asus, Evga, Galax, Gigabyte, Msi, Pny e Zotac, mas mais recentemente uma nova empresa se tornou parceira no país,  e assim pode oferecer para seus clientes alguns benefícios como receber os games em promoções lançadas pela Nvidia. Estamos falando da Gainward, conhecida empresa do ramo de placas de vídeo que andava meio sumida por aqui e que recentemente passou a ser mais uma opção para quem busca uma placa Geforce.

Site oficial da Gainward RTX 2080 Super Phantom GLH

Nossa primeira análise de placa da empresa será de um modelo bem diferenciado, uma GeForce RTX 2080 Super Phantom Golden Sample "GLH", leia-se "Goes Like Hell", versão desenvolvida com chips selecionados, teoricamente com maior potencial para overclock. Como toda RTX 2080 Super, é uma placa de vídeo de alta performance voltada ao consumidor que quer jogar em alta qualidade em 4K ou atingir altas taxas de quadro em QuadHD, servindo para jogar com o Ray Tracing ativado tanto em FullHD quanto em QuadHD.

Esse modelo está custando atualmente valores pouco acima de R$4,000, sendo encontrada com preço entre os mais baratos de parceiras.


Especificações da placa
Começamos pelas especificações da placa comparada com outros modelos:

Comparativo


NVIDIA GeForce RTX 2080 Ti Founders Edition

Gainward RTX 2080 Super Phantom GLH

NVIDIA GeForce RTX 2080 Super

NVIDIA GeForce RTX 2080

Preços

Preço no lançamentoU$ 1.199,00 U$ 699,00 U$ 699,00 U$ 699,00
Preço atualizadoR$ 6.999,00 U$ 699,00 U$ 699,00 R$ 3.650,00

Especificações da GPU

Processo de fabricação12nm Finfet 12nm Finfet 12nm Finfet 12nm Finfet
PCI-Express bus3.0 3.0
ChipTuring TU102 Turing TU104-450 Turing TU104-450 Turing TU104
Clock do GPU1350 MHz1650 MHz1650 MHz1515 MHz
Clock do GPU (Turbo)1635 MHz1860 MHz1815 MHz1710 MHz

Especificações das Memórias

Tecnologia da RAMGDDR6 GDDR6 GDDR6 GDDR6
Interface de largura de BUS352 bit 256 bit 256 bit 256 bit
Quantidade de RAM11GB 8GB 8GB 8GB
Clock das memóriass1750 MHz1937 MHz1937 MHz1750 MHz
Clock efetivo14000 MHz15496 MHz15496 MHz14000 MHz
Largura de banda616 495.9 495.9 448

Características Gerais

Shading Units4352 3072 3072 2944
TMUs272 192 192 184
ROPs88 64 64 64
Pixel Rate143.9 GPixel/s119 GPixel/s116.2 GPixel/s106.9 GPixel/s
Texture Rate444.7 GTexel/s357.1 GTexel/s348.5 GTexel/s307.3 GTexel/s
Performance de pontos flutuantes14.231 GFLOPS11.43 GFLOPS11.15 GFLOPS

Design

Pinos de alimentação2x 8 pinos 2x 8 pinos 1x 6 pinos, 1x 8 pinos 1x 6 pinos, 1x 8 pinos
Suporte à combinação de placasNVLink 2-way NVLink 2-way NVLink 2-way NVLink 2-way
Tipo de SlotDual-slot Dual-slot Dual-slot Dual-slot
Comprimento da placa267 mm292 mm267 mm267 mm
TDP250 W250 W250 W215 W
Fonte recomendada650 W650 W650 W650 W
Conexões de vídeo3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x USB Tipo-C 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x USB Tipo-C 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x USB Tipo-C 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x USB Tipo-C

Recursos

DirectX12.1 12.1 12.1 12.1
OpenCL2.0 2.0 2.0 2.0
OpenGL4.6 4.6 4.6 4.6
Shader6.1 6.4 6.4 6.1

Extras

ExtrasSistema de cooler com 3 FANs e gpu selecionado


A RTX 2080 Super

A RTX 2080 Super é uma das evoluções mais modestas desse line-up das Super comparado aos modelos RTX anteriores. Enquanto a versão anterior desabilitava parcialmente o TU104, a versão Super agora traz o chip gráfico TU104 em toda sua "plenitude", subindo a contagem de núcleos CUDA de 2.944 para 3.072, e os SM de 46 para 48, duas mudanças que já indicam que o salto não é tão representativo.

As memórias seguem na mesma quantidade, utilizando um total de 8GB de memória GDDR6. A novidade aqui é a velocidade: de acordo com a Nvidia, essa é a memória mais rápida GDDR6 do mercado, atingindo 15,5Gbps e uma largura de banda de 496GB/seg.

A frequência base e boost também ganharam um "up", subindo dos 1515MHz base na RTX 2080 para 1650MHz na Super, e o boost de 1710MHz para 1815MHz. Esses valores, porém, são bem diferentes na prática, com o Turbo Boost buscando aumentar o desempenho e tentando atingir o máximo de performance obedecendo critérios de consumo e aquecimento.

Com a mudança nos clocks e nas estruturas habilitadas, o TDP subiu dos 215W para os 250W, porém não foi preciso mudar o projeto, usando basicamente a mesma solução de resfriamento e os conectores de energia seguem sendo um de seis e outro de oito.


Fotos

A placa está entre as mais robustas que já passaram por aqui, é um modelo com estrutura bem grande e pesada. Particularmente, gosto de modelos mais simples e menores, mas certamente vai agradar quem comprar e queria um hardware imponente. O acabamento é muito bom, com materiais de alta qualidade.

Em conexões, segue o padrão do modelo referência, sendo três DisplayPort e uma HDMI e uma USB-C.

Na comparação com a RTX 2080 Super referência, fica visível a diferença entre a estrutura das placas, com um sistema de resfriamento bem maior no modelo da Gainward. As conexões de vídeo são as mesmas da referência, mas esse modelo da Gainward requer dois alimentadores de energia de 8 pinos ao invés de um de 6 e outro de 8 como a referência. Outro detalhe é que ela tem um seletor de BIOS, interessante para situações como adicionar uma BIOS overclockada na placa, possibilitando alternar de forma mais rápida sem envolver um software específico.


Sistema utilizado


Utilizamos uma máquina topo de linha baseada em uma mainboard Gigabyte Z390 Aorus Xtreme com processador Intel Core i9-9900K overclockado para 4.7GHz em todos os cores, além de 16GB de memórias através de 2 módulos de 8GB em dual-channel e frequência de 3200MHz. A ideia é evitar que o sistema seja um limitador para o desempenho das placas de vídeo testadas, já o overclock para 4.7GHz considera evitar mudanças no sistema que acabem influenciando os resultados.

Antes dos testes, fotos da placa instalada no sistema utilizado em todas nossas reviews de placas de vídeo.

Mais abaixo, os detalhes da máquina, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes, também um vídeo mostrando a máquina de review utilizado em todos os testes de placas de vídeo:

Máquina utilizada nos testes:
- Processador Intel Core i9-9900K @ 4.7GHz em todos os cores - Análise
- Placa-mãe Gigabyte Z390 Aorus Xtreme - Site oficial
- Kit de memórias G.SKILL TridentZ Royal 2x8GB 3200MHz - Site oficial
- SSD HyperX Fury RGB SSD - Análise
- SSD WD Black M.2 NVMe 1TB - Análise
- Sistema de refrigeração liquida Cougar Helor 360 - Site oficial
- Fonte de energia Cougar CMX 1000W - Site oficial
- Gabinete Cougar Conquer - Site oficial
- Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz - Site oficial

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits
- NVIDIA GeForce 436.xx

Aplicativos/Games:
- V-Ray Benchmark (aplicativo de renderização)
- 3DMark (Fire Strike Ultra 4K DX11 / Time Spy Default DX12/ Port Royal Default)
- Assassin´s Creed Odyssey (DX11)
- Battlefield V (DX12)
- Forza Horizon 4 (DX12)
- Metro Exodus (DX12 e Ray Tracing)
- Resident Evil 2 Remake (DX11)
- Shadow of Tomb Raider (DX12)
- The Division (DX12)

GPU-Z
Abaixo a tela principal do GPU-Z mostrando algumas das principais características técnicas da placa.


Overclock

Como falamos em várias outras análises as placas Turing se saem bem em overclock, mesmo a 2080 Super trazendo um salto sobre a 2080 normal, subimos um pouco mais os clocks que tinhamos colocado no modelo referência (75MHz no GPU e 1.3GHz nas memórias), nessa Phantom da Gainward colocamos a placa com GPU trabalhando em 1735MHz e as memórias em 16.9GHz, clocks que devem trazer um ganho interessante. Sempre bom lembrar que rodando games entra em ação o GPU Boost, empurrando as frequências para valores mais altos que esses, respeitando critérios de aquecimento e alimentação de energia.

Como sempre, não fizemos nenhuma mudança em tensão, apenas setamos o power limit em 115% pelo Afterburner como é possível ver abaixo.


Consumo de energia


Também fizemos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Todos os testes foram feitos em cima da máquina utilizada na análise, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo. Dessa forma, comparações com testes de outros sites podem dar resultados bem diferentes.

Para o teste de carga, rodamos o 3DMark - aplicativo que exige um pouco mais do sistema e da placa de vídeo do que grande maioria dos games.

OBS.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos 10W como margem de erro, devido a variação que acontece testando uma mesma placa.


Temperatura


Iniciamos nossa bateria de testes com um critério muito importante: a temperatura do chip, tanto em modo ocioso como em uso contínuo.

É importante destacar que algumas placas possuem sistema que desliga os fans quando a GPU não está sendo exigida, como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples. Por isso, existem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prática não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso a temperatura seja alta.

Por que a placa ficou com temperatura menor quando overclockada?
Essa é uma situação normal nas placas atuais. A rotação do FAN (ou dos FANs, dependendo o modelo) fica mais rápida e consequentemente fazem o GPU resfriar mais rapidamente, em alguns casos com temperatura menor do que em situação normal.

Por que a placa com sistema de cooler referência tem temperatura em modo ocioso menor que uma placa com cooler teoricamente melhor?
Porque placas de vídeo atuais com projetos de cooler melhores tendem a desligar os FANs quando a temperatura fica abaixo de números como 40, 45 ou mesmo 50 graus, assim quando os FANs ficam desligados a tendência é que a GPU não baixe a temperatura mais do que o limite que desliga os FANs.

Primeiro vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso:

Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do 3DMark rodando em modo contínuo.

OBS.: As temperaturas podem variar bastante de acordo com a região do país, sistema onde a placa está instalada e teste utilizado.


V-Ray
O teste V-Ray Benchmark utilizado consiste no resultado de renderização com uso do GPU, um bom teste para ver como as placas podem ajudar a diminuir o tempo de trabalho em aplicações gráficas. Quanto menor for, melhor é o desempenho.


3DMark


Começamos pelos testes sintéticos, utilizando aplicativos específicos para medir o desempenho das placas.

3DMark
Rodamos a versão mais recente do aplicativo da Futuremark com dois testes, o Fire Strike em modo Ultra 4K e o Time Spy em modo normal baseado em API DirectX 12. Abaixo, os resultados:

Abaixo o novo teste Time Spy que roda sobre a API DirectX 12:

O próximo teste é apenas para os modelos com suporte a Ray Tracing, logo, ao menos por enquanto, sem nenhuma placa da AMD.


Testes em games


Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar "não jogável"


Assassin´s Creed Odyssey
O game de mundo aberto da Ubisoft é muito exigente no hardware, tanto na complexidade das cidades e seu estresse para o processador quanto os detalhes dos modelos e sua carga na placa de vídeo. Em geral, esse é um game que beneficia bastante as placas GeForce, penalizando bastante as placas Radeon mesmo meses após o lançamento e a chegada de novos drivers.


Battlefield V
O game desenvolvido pela DICE segue como uma referência de qualidade gráfica, operando tanto na API DirectX 12 quando 11. O jogo também se tornou um marco nos games para PC ao ser o primeiro a introduzir a técnica de Ray Tracing híbrido da Nvidia através das placas RTX.


Aviso importante: um update recente dos drivers da Nvidia mudaram completamente o perfil das GeForces com esse game. Algumas placas ainda nãot em seu resultado atualizado, como é notável por alguns desempenho baixos entre os resultados do gráfico comparado a placas testadas mais recentemente

Forza Horzion 4
O game exclusivo da Microsoft se destaca pelo excelente uso da api DirectX 12, entregando altos níveis de desempenho em hardware potentes e bons resultados mesmo em hardwares mais limitados.


Metro Exodus
Novamente a franquia Metro é responsável por introduzir um game com novos níveis de exigência para o hardware. Com gráficos capazes de "entortar" placas de vídeo, o jogo da 2A Games também se destaca por introduzir tecnologias como o Ray Tracing e o DLSS, recursos exclusivos da linha GeForce RTX.


Resident Evil 2 Remake
O remake do grande clássico de terror trouxe uma excelente repaginada no visual do game, com grande destaque para a qualidade gráfica e um nível alto de exigência quando o assunto é memória de vídeo. 


Shadow of Tomb Raider
O mais recente game da franquia da Lara Croft, Shadow of Tomb Raider traz ótimos gráficos, prometendo muito das placas de vídeo, mesmo os modelos de alta performance. O game também tem suporte a DirectX 12 e será um dos primeiros a suportar a tecnologia Ray Tracing.


Tom Clancy's The Division 2
The Division 2 usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, lidando com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela.


Ray Tracing - Metro Exodus


Para os testes com a tecnologia Ray Tracing, escolhemos o exigente Metro Exodus, considerado um dos games com a melhor qualidade gráfica atualmente.


Conclusão

Concorrência é sempre bom não é? Se a AMD não ajuda lançando uma placa que possa fazer frente aos modelos topo de linha da NVIDIA, uma nova parceira chega ao mercado e pode ajudar um pouquinho na competição interna ao menos, não é algo que fará uma diferença gigantesca, mas opções a mais sempre são bem vindas. A Gainward para quem não conhece é uma tradicional marca do ramo de placas de vídeo, inclusive a muitos anos atrás a empresa chegou a ter modelos baseados em GPUs da ATi por algum tempo, mas atualmente a empresa tem apenas modelos baseados em chips GeForce. Chegando de forma oficial como parceira da Nvidia, a empresa pode usar do apelo de marketing tradicionais das demais empresas como esse mesmo "selo", além disso também pode oferecer benefícios como os bundles de games para novos produtos quando disponíveis.

Mesmo com OC de fábrica, foi possível extrair um pouco mais de desempenho

Mas o que importa mesmo é a qualidade das placas não é mesmo? E baseado no modelo RTX 2080 Super Phantom GLH podemo dizer que é uma empresa que sabe fazer um bom produto. Esse modelo em específico "vende" a ideia de ter chips selecionados, algo como os melhores GPUs dentro da um lote, que teoricamente entregam desempenho melhor em situações extremas como de overclock. Nós seguimos com nosso conceito de overclock para uso constante, logo evitamos "forçar de mais a placa" e não fazemos nenhuma mudança de tensão, tirando mudanças no power limit via Afterburner, e seguindo esse conceito ela se comportou bem e foi um pouco além do que a referência sem mostrar nenhuma instabilidade, tudo normal.

É uma placa com ótimo acabamento, bem grande diga-se de passagem, até mais do que meu gosto, mas como falei antes, certamente vai agradar o público desse perfil de produto que gosta de robustez porque passa "poder", alémd e combinar com um setup mais arrojado. Ela traz as mesmas conexões de vídeo da referência, porem tem dois conectores de energia de 8 pinos para dar margem adicional de alimentação, dentro de sua proposta de ser muito "overclockável". Esperava as temperaturas um pouco abaixo do que a referência o que não aconteceu, mas muito próximas da margem de erro e não da para sequer criticar porque não é um problema o que foi apresentado. até porque é bom lembrar que atualmente as placas referência da Nvidia tem um belo sistema de resfriamento.

Falando da performance, a placa mostra a que veio entregando uma performance levemente superior a Founders Edition em sua configuração padrão, e extraindo ganhos que chegam na casa de respeitáveis 10% em alguns cenários em nosso OC básico, com potencial para conseguir mais se você for mais ousado nas configurações. Faremos um vídeo com ela e iremos forçar até onde ela aguenta em overclock, esse conteúdo sai em breve.

A RTX 2080 Super é uma boa placa para 4K/60fps ou QuadHD em altas taxas de quadros, e que também se sai bem com Ray Tracing, mas que traz um custo muito elevado

Como já falamos, o lançamento da RTX 2080 Super é um claro reflexo de um mercado sem competição. Enquanto a RTX 2070 Super e especialmente a RTX 2060 Super mostraram mudanças mais relevantes, afinal tem as placas Radeon RX 5700 XT e RX 5700 em seu encalço, essa placa chega ao mercado não apenas sem concorrente, mas também tendo uma potencial rival com sua aposentadoria anunciada, a Radeon VII.

A RTX 2080 Super é a cara de um mercado sem competição

Mesmo quando estava no mercado, porém, a Radeon VII não fez frente a RTX 2080, e só precisando superar a si mesma, a Nvidia lança pelo mesmo preço uma placa que entrega, nos melhores cenários 10% de ganho sobre a antecessora, porém a maior parte do tempo vimos ela ficar bem perto dos 5%, algo que beira mais a margem de erro do que uma evolução notável. Esse modelo tem custa variando na casa de R$4.100 para cima, brigando com os modelos mais baratos com esse GPU.

Links de modelos RTX 2080 Super na Pichau

Não temos como opinar muito em garantia, esse tipo de característica é um lado bom para lojas se pronunciarem, afinal elas sentem na pratica quanto um tipo de produto e marca traz de problemas. A garantia segue o padrão normal de qualquer produto semelhante no Brasil, que é de 1 ano.

PRÓS
Capaz de um competente 4K/Alto e QuadHD/Ultra com alta taxa de quadros
Bom sistema de resfriamento e alimentação
Overclock trouxe ganhos de desempenho
Suporte a novos recursos como DLSS e Ray Tracing
Entrega Ray Tracing em QuadHD em 60fps ou FullHD com alta taxa de quadros
Projeto robusto tem bom potencial para overclock
CONTRAS
Custo muito acima das RTX 2070 Super por pouco acréscimo de desempenho
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.