ANÁLISE: PowerColor Red Devil Radeon RX 5700 XT é uma das melhores com essa GPU

As novidades do modelo referência, com menor temperatura, mas OC de fábrica deixou a desejar
Por Fabio Feyh 21/08/2019 20:15 | atualizado 22/08/2019 10:35 comentários Reportar erro

Um mês e meio depois de publicarmos nossa análise da placa referência com GPU RX 5700 XT, recebemos talvez uma das melhores placas do mercado desenvolvida por uma parceira, estamos falando do modelo PowerColor Red Devil Radeon RX 5700 XT, que tem como principais destaques um sistema de cooler muito imponente e bonito baseado em 3 fans, dissipadores altos, backplate, sistema de BIOS duplo (OC/Silent) e LEDs RGB, a primeira placa da empresa a trazer essa característica.

Como já falamos na análise do modelo referência, modelos com o chip 5700 XT entregam alta taxa de quadros na resolução QuadHD, a linha 5700 introduz uma série de novas tecnologias na linha Radeon, como a microarquitetura Navi, a litografia de 7 nanômetros, as memórias GDDR6 e o RDNA, arquitetura que substitui a GCN usada desde 2012 pela empresa.

O principal foco da empresa com as Navi foi evoluir a eficiência, porém além do alto consumo, o modelo referência atinge temperaturas bem altas, sendo essa característica a maior beneficiada quando se trata de placas de parceiras, temperaturas bem abaixo das apresentadas pelos modelos referência.

Site oficial da PowerColor Red Devil Radeon RX 5700 XT
Análise AMD Radeon RX 5700 XT

A PowerColor Red Devil RX 5700 XT foi lançada custando US$439, 40 dólares a mais que os modelos mais baratos, algo natural pelo projeto diferenciado da placa, veremos se essa diferença justifica o investimento, já que a própria PowerColor e outros fabricantes possuem modelos custando apenas US$10 mais os valores sugeridos pela AMD na referência.


Especificações

Começamos pelas especificações da placa comparada com outros modelos:

Comparativo


PowerColor Red Devil Radeon RX 5700 XT

AMD Radeon RX 5700 XT

AMD Radeon RX 5700

NVIDIA GeForce RTX 2060 Super

Preços

Preço no lançamentoU$ 439,99 U$ 399,00 U$ 349,00 U$ 399,99
Preço atualizadoU$ 439,99 U$ 399,00 U$ 349,00 R$ 2.150,00

Especificações da GPU

Processo de fabricação7nm 7nm 7nm 12nm Finfet
PCI-Express bus4.0 4.0 4.0 3.0
ChipNavi Navi Navi Turing TU106-410
Clock do GPU1770 MHz1605 MHz1465 MHz1470 MHz
Clock do GPU (Turbo)1905 MHz1755 MHz1625 MHz1650 MHz

Especificações das Memórias

Tecnologia da RAMGDDR6 GDDR6 GDDR6 GDDR6
Interface de largura de BUS256 bit 256 bit 256 bit 256 bit
Quantidade de RAM8GB 8GB 8GB 8GB
Clock das memóriass1750 MHz1750 MHz1750 MHz1750 MHz
Clock efetivo14000 MHz14000 MHz14000 MHz14000 MHz
Largura de banda448.0 448.0 448.0 448 GB/s

Características Gerais

Shading Units2560 2560 2304 2176
TMUs160 160 144 136
ROPs64 64 64 64
Pixel Rate121.9 GPixel/s112.3 GPixel/s104.0 GPixel/s105.6 GPixel/s
Texture Rate304.8 GTexel/s280.3 GTexel/s234.0 GTexel/s224.4 GTexel/s
Performance de pontos flutuantes9.754 GFLOPS8.986 GFLOPS7.488 GFLOPS7.181 GFLOPS

Design

Pinos de alimentação2x 8 pinos 1x 6 pinos e 1x 8 pinos 1x 6 pinos e 1x 8 pinos 1x 8 pinos
Suporte à combinação de placasNÃO NÃO NÃO NÃO
Tipo de SlotDual-slot Dual-slot Dual-slot Dual-slot
Comprimento da placa300 mm272 mm272 mm229 mm
TDP225 (TBP do GPU) W225 (TBP do GPU) W180 (TBP do GPU) W160 W
Fonte recomendada700 W600 W600 W500 W
Conexões de vídeo3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B 2x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x DVI, 1x USB

Recursos

DirectX12.0 12.0 12.0 12.1
OpenCL2.0 2.0 2.0 2.0
OpenGL4.6 4.6 4.6 4.6
Shader6.4 6.2 6.2 6.1

Extras

ExtrasSistema de cooler com 3 FANs

 


Fotos

Essa Red Devil RX 5700 XT é realmente uma placa linda, daquelas grandes e imponentes que passa um ar de produto de alta qualidade na pegada, particularmente eu sempre gostei mais de produtos com apelo compacto, mas não tem como não valorizar todo o acabamento e refinamento da placa, que até então víamos apenas em projetos com GPUs da NVIDIA em modelos de segmento intermediário/alto, já que faz um tempo que não tínhamos produtos de parceiros por parte de AMD.

O que chama mais a atenção é o sistema de cooler com 3 fans e dissipadores avançando para o 3 slot PCI-Express, característico de placas que buscam o melhor cenário em dissipação. Diferente da referência ela traz 2 conectores de energia de 8 pinos e não 1 de 8 e outro de 6 pinos, adicionando um seletor de BIOS, teoricamente com possibilidade de optar entre um perfil com foco em overclock e outro com o sistema de fans em modo silencioso. Também temos LEDs RGB, pela primeira vez em uma placa da PowerColor.

Um ótimo modelo para quem quer o melhor com GPU Radeon RX 5700 XT

 

Nas fotos abaixo a RX 5700 XT ao lado de uma RTX 2060 Super SC Ultra da EVGA. Não temos aqui a placa referência da AMD, mas esse modelo da RTX 2060 da EVGA custa na casa de US$415 dólares, sendo um bom modelo para comparar acabamentos.

A placa da PowerColor é visivelmente mais imponente e com acabamento mais refinado. O sistema de cooler também aparenta ser mais efetivo na placa com GPU Radeon. Vejam que ao colocar as placas em "pé" o modelo da PowerColor é bem maior, mais alto, como já coloquei, não vejo isso como ponto favorável, ao meu ver, menor é melhor, veremos adiante se esse tamanho justifica. Um detalhe importante é que a placa com GPU NVIDIA consume menos energia e requer apenas um conector de 8 pinos ao contrários de dois na 5700 XT Red Devil.

Em se tratando de conexões de vídeo, 4 em cada uma, porém a 5700 XT deixou de fora a DVI.

Abaixo a tela do aplicativo de controle dos LEDs RGB da Red Devil, que oferecem o tradicional desse tipo de feature, mudança de cores com vários efeitos diferentes.


Sistema utilizado

Utilizamos uma máquina topo de linha baseada em uma mainboard Gigabyte Z390 Aorus Xtreme com processador Intel Core i9-9900K e 16GB de memórias através de 2 módulos de 8GB em dual-channel e frequência de 3200MHz. A ideia é evitar que o sistema seja um limitador para o desempenho das placas de vídeo testadas. Abaixo algumas fotos da placa instalada no sistema.

Mais abaixo, os detalhes da máquina, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes, também um vídeo mostrando a máquina de review utilizada em todos os testes de placas de vídeo:

Máquina utilizada nos testes:
- Processador Intel Core i9-9900K - Análise
- Placa-mãe Gigabyte Z390 Aorus Xtreme - Site oficial
- Kit de memórias G.SKILL TridentZ Royal 2x8GB 3200MHz - Site oficial
- SSD HyperX Fury RGB SSD - Análise
- SSD WD Black M.2 NVMe 1TB - Análise
- Sistema de refrigeração liquida Cougar Helor 360 - Site oficial
- Fonte de energia Cougar CMX 1000W - Site oficial
- Gabinete Cougar Conquer - Site oficial
- Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz - Site oficial

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits
- Adrenalin 19.8.1

Aplicativos/Games:
- V-Ray Benchmark (aplicativo de renderização)
- 3DMark (Fire Strike Ultra 4K DX11 / Time Spy Default DX12)
- Assassin´s Creed Odyssey (DX11)
- Battlefield V (DX12)
- Forza Horizon 4 (DX12)
- Metro Exodus / RTX (DX12)
- Resident Evil 2 Remake (DX11)
- Shadow of Tomb Raider (DX12)
- The Division 2 (DX12)

GPU-Z
Abaixo a tela principal do GPU-Z mostrando algumas das principais características técnicas da placa.


Overclock

No overclock a placa se comportou bem na prática, ainda é visível que tanto os drivers como aplicativos como o GPU-Z e o Afterburner precisam melhorar no suporte as novas placas, volta e meia informações somem, o comportamento fica instável, e isso prejudica no diagnostico do que está acontecendo, felizmente agora os problemas não foram de estabilidade já que o Afterburner é muito melhor que o Wattman, facilitando o processo, mas ele se mostra limitado e não possibilitar clocks mais altos, mesmo destravado. Subimos os clocks em seus limites como é possível ver pela tela abaixo, com o sistema se comportando normalmente e com bons resultados práticos como veremos adiante.

OBS.: Faça overclock por sua conta e risco, se mal aplicado pode comprometer o funcionamento da placa.


Consumo de energia

Também fizemos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Todos os testes foram feitos em cima da máquina utilizada na análise, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo. Dessa forma, comparações com testes de outros sites podem dar resultados bem diferentes.

Para o teste de carga, rodamos o 3DMark - aplicativo que exige um pouco mais do sistema e da placa de vídeo do que grande maioria dos games.

OBS.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos 10W como margem de erro, devido a variação que acontece testando uma mesma placa.


Temperatura

Iniciamos nossa bateria de testes com um critério muito importante: a temperatura do chip, tanto em modo ocioso como em uso contínuo.

É importante destacar que algumas placas possuem sistema que desliga os fans quando a GPU não está sendo exigida, como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples. Por isso, existem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prática não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso a temperatura seja alta.

Por que a placa ficou com temperatura menor quando overclockada?
Essa é uma situação normal nas placas atuais. A rotação do fan (ou dos fans, dependendo o modelo) fica mais rápida e consequentemente fazem o GPU resfriar mais rapidamente, em alguns casos com temperatura menor do que em situação normal.

Por que a placa com sistema de cooler referência tem temperatura em modo ocioso menor que uma placa com cooler teoricamente melhor?
Porque placas de vídeo atuais com projetos de cooler melhores tendem a desligar os fans quando a temperatura fica abaixo de números como 40, 45 ou mesmo 50 graus, assim quando os fans ficam desligados a tendência é que a GPU não baixe a temperatura mais do que o limite que desliga os fans.

Alguns modelos atuais desligam os fans quando a placa não está sendo forçada, por isso a temperatura mais alta em alguns modelos com o sistema em modo ocioso

Primeiro vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso:

Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do 3DMark rodando em modo contínuo.

OBS.: As temperaturas podem variar bastante de acordo com a região do país, sistema onde a placa está instalada e teste utilizado.


V-Ray
O teste V-Ray Benchmark utilizado consiste no resultado de renderização com uso do GPU, um bom teste para ver como as placas podem ajudar a diminuir o tempo de trabalho em aplicações gráficas. Quanto menor for, melhor é o desempenho.


3DMark

Começamos pelos testes sintéticos, utilizando aplicativos específicos para medir o desempenho das placas.

3DMark
Rodamos a versão mais recente do aplicativo da Futuremark através de alguns testes, o Fire Strike em modo Ultra 4K e o Time Spy em modo normal baseado em API DirectX 12. Lembramos que placas AMD Radeon 5000 não trazem suporte a Ray Tracing, sendo assim não tem o teste Port Royal. Abaixo, os resultados:

Começamos pelo teste Time Spy que roda sobre a API DirectX 12:

O próximo é o Fire Strike em configuração Ultra, que roda em resolução 4K:


Testes em games

Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar "não jogável"


Assassin´s Creed Odyssey
O game de mundo aberto da Ubisoft é muito exigente no hardware, tanto na complexidade das cidades e seu estresse para o processador quanto os detalhes dos modelos e sua carga na placa de vídeo. Em geral, esse é um game que beneficia bastante as placas GeForce, penalizando bastante as placas Radeon mesmo meses após o lançamento e a chegada de novos drivers.


Battlefield V
O game desenvolvido pela DICE segue como uma referência de qualidade gráfica, operando tanto na API DirectX 12 quando 11. O jogo também se tornou um marco nos games para PC ao ser o primeiro a introduzir a técnica de Ray Tracing híbrido da Nvidia através das placas RTX.


Forza Horzion 4
O game exclusivo da Microsoft se destaca pelo excelente uso da api DirectX 12, entregando altos níveis de desempenho em hardware potentes e bons resultados mesmo em hardwares mais limitados.


Metro Exodus
Novamente a franquia Metro é responsável por introduzir um game com novos níveis de exigência para o hardware. Com gráficos capazes de "entortar" placas de vídeo, o jogo da 2A Games também se destaca por introduzir tecnologias como o Ray Tracing e o DLSS, recursos exclusivos da linha GeForce RTX.


Resident Evil 2 Remake
O remake do grande clássico de terror trouxe uma excelente repaginada no visual do game, com grande destaque para a qualidade gráfica e um nível alto de exigência quando o assunto é memória de vídeo. 


Shadow of Tomb Raider
O mais recente game da franquia da Lara Croft, Shadow of Tomb Raider traz ótimos gráficos, prometendo muito das placas de vídeo, mesmo os modelos de alta performance. O game também tem suporte a DirectX 12 e será um dos primeiros a suportar a tecnologia Ray Tracing.


Tom Clancy's The Division 2
The Division 2 usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, lidando com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela.


Conclusão

Finalmente depois de anos temos placas com um pé na porta do segmento de alto desempenho com projetos de parceiros quando falamos em AMD e suas placas de vídeo, demorou e muito para isso acontecer, e certamente vai fazer uma grande mudança no mercado, alias, já fez, tanto por parte da NVIDIA com o lançamento da série Super como por parte da AMD que cortou o preço de sua linha Radeon RX 5700 antes mesmo do se lançamento.

Começamos nossas análises logo com uma das placas mais desejadas do mercado quando falamos de Radeon RX 5700 XT, o modelo Red Devil da PowerColor. Uma placa com acabamento de primeira linha, com destaque para seu sistema de cooler imponente e muito efetivo, como vimos nos testes de temperatura, esqueçam os problemas da referência, tanto em se tratando das temperaturas em si como em ruído, a placa é bastante silenciosa mesmo quando overclockada, alias, como o sistema aumenta a rotação dos fans após o overclock a placa se comportou ainda melhor do que com os clocks defaults.

Red Devil da PowerColor está entre os projetos de 5700 mais imponentes do mercado

Além do visual externo, a placa conta com 3 FANs de 90mm, 10 controladores de fases e um sistema de resfriamento com 5 heatpipes, resultando em um sistema efetivo e capaz de brigar entre os melhores projetos com esse GPU. O backplate também está presente, característica que tem virado padrão de mercado nesse segmento. Ah, ela também é a primeira placa da PowerColor a trazer LEDs RGB. 

A vida de placas RTX 2060 Super será muito mais difícil com a chegada da RX 5700 XT

Mas tudo são flores? Não, como demais 5700 XT elas consomem bem mais que a RTX 2060 Super (mas também tem desempenho bem superior), até mesmo do que uma RTX 2070 Super. Essa característica não terá como melhorar em nenhuma placa parceira e vai ter que ficar para outra geração. A PowerColor colocou dois conectores de 8 pinos visando entregar uma placa com maior potencial para overclock, faz sentido para acompanhar o resto do projeto. Uma coisa que me incomodou é que ela não oferece desempenho diferente de uma referência quando trabalhando em situação normal, sem overclock. Por ser um modelo com clocks mais altos do que a referência, imaginava que teria um ganho no desempenho, mas não aconteceu até re-overlockar a placa.

Seu custo em cenário internacional é de $439 no lançamento, exatos $40 dólares a mais que o modelo referência. Acho que é um valor justo porque se trata de uma placa muito diferenciada, as vezes vemos projetos mais simples com essa diferença, mas como já coloquei não foi possível notar nenhuma diferença nos clocks mais elevados dela frente a uma referência, apenas quando fizemos um novo overclock, e isso é um pouco frustrante, penso que placas com esse perfil devem por obrigação entregar um overclock que facilite a vida de usuários mais leigos, especialmente enquanto ainda precisam melhorar no quesito drivers e aplicativos otimizados para overclock.

Desempenho da 5700 XT ou Ray Tracing da RTX 2060 Super?

Agora a pergunta que muitos devem fazer quando se trata dos modelos de $400 dólares, melhor optar pelo desempenho superiores das Radeons RX 5700 XT ou pelo Ray Tracing das placas da NVIDIA? Uma decisão bem particular, porque é nítido que as Radeons estão um pouco a frente quando comparamos com a RTX 2060 Super, em pé de igualdade com as RTX 2070 Super que custam $100 dólares a mais, mas com os anúncios constantes de novos games suportando Ray Tracing, quem deseja jogar com essa tecnologia vai ficar pensativo, especialmente porque ela não é suportada pelas AMD, ainda. Não dei um selo recomenda porque modelos custando um pouco menos devem entregar o mesmo resultado prático, ai sim com apelo em produto recomendado.

Acho que o desempenho melhor das placas AMD vai dar um resultado bem interessante para a empresa na briga com as RTX até o modelo 2070 Super, quem sabe preparando mercado para um futuro lançamento de segmento de alto desempenho, e tomara, com modelos de parceiros, muito melhores que os projetos referência ultrapassados da AMD quando se trata a resfriamento.

PRÓS
Ótimo projeto de resfriamento
QuadHD/Ultra com boa taxa de quadros
Salto comparado a Vega (o que não era difícil)
Frequências até acima do Boost
Volta da concorrência nesse segmento de preço
CONTRAS
Drivers ainda precisam melhorar
A eficiência não considera o consumo de energia
AMD não está investindo no Ray Tracing (caso isso faça falta para você)
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.