ANÁLISE: EVGA RTX 2060 Super SC OC traz sistema de cooler parrudo, mas não tira proveito

Grande problema das RTX 2060 Super é a chegada das Radeons RX 5700 XT de parceiras

Já analisamos modelo referência da RTX 2060 Super, mas como sabemos os modelos que são mais populares no mercado são os de parceiros, e hoje analisamos a EVGA RTX 2060 Super SC Ultra, um dos melhores da marca com esse GPU, que tem como destaque principal seu sistema de cooler, além de um pequeno overclock de fábrica. Como demais placa com esse chip, é indicada para jogar em resolução FULLHD e QuadHD em qualidade alta.

GeForce RTX 2060 Super e Radeon RX 5700 XT custam os mesmos US$399 em cenário internacional.

Em cenário internacional esse modelo custa $20 dólares a mais que os modelos mais baratos. No Brasil, as RTX 2060 Super chegaram caras, com valores a partir de R$2.300, semelhante ao que custa uma RTX 2070, que diga-se de passagem, parou de ser fabricada e deve durar apenas enquanto tiver estoque. Outra situação que tornará a vida de placas com esse GPU muito difícil, é a chegada das placas RX 5700 XT de parceiras da AMD, com mesmo valor, porém entregando mais performance apesar de não ter suporte a Ray Tracing.

Site oficial da EVGA RTX 2060 Super SC Ultra
Análise da NVIDIA GeForce RTX 2060 Super


Especificações da placa
Começamos pelas especificações da placa comparada com outros modelos:

Comparativo


EVGA GeForce RTX 2060 Super SC Ultra

NVIDIA GeForce RTX 2060 Super

NVIDIA GeForce RTX 2060

AMD Radeon RX 5700 XT

Preços

Preço no lançamentoU$ 399,99 U$ 399,99 U$ 349,99 U$ 399,00
Preço atualizadoR$ 2.300,00 R$ 2.150,00 R$ 1.700,00 U$ 399,00

Especificações da GPU

Processo de fabricação12nm Finfet 12nm Finfet 12nm Finfet 7nm
PCI-Express bus3.0 3.0 3.0 4.0
ChipTuring TU106-410 Turing TU106-410 Turing TU106 Navi
Clock do GPU1470 MHz1470 MHz1365 MHz1605 MHz
Clock do GPU (Turbo)1680 MHz1650 MHz1680 MHz1755 MHz

Especificações das Memórias

Tecnologia da RAMGDDR6 GDDR6 GDDR6 GDDR6
Interface de largura de BUS256 bit 256 bit 192 bit 256 bit
Quantidade de RAM8GB 8GB 6GB 8GB
Clock das memóriass1750 MHz1750 MHz1750 MHz1750 MHz
Clock efetivo14000 MHz14000 MHz14000 MHz14000 MHz
Largura de banda448 GB/s 448 GB/s 336 GB/s 448.0

Características Gerais

Shading Units2176 2176 1920 2560
TMUs136 136 120 160
ROPs64 64 48 64
Pixel Rate107.5 GPixel/s105.6 GPixel/s80.64 GPixel/s112.3 GPixel/s
Texture Rate228.5 GTexel/s224.4 GTexel/s201.6 GTexel/s280.3 GTexel/s
Performance de pontos flutuantes7.311 GFLOPS7.181 GFLOPS6.451 GFLOPS8.986 GFLOPS

Design

Pinos de alimentação1x 8 pinos 1x 8 pinos 1x 8 pinos 1x 6 pinos e 1x 8 pinos
Suporte à combinação de placasNÃO NÃO NÃO NÃO
Tipo de SlotDual-slot Dual-slot Dual-slot Dual-slot
Comprimento da placa270 mm229 mm229 mm272 mm
TDP160 W160 W160 W225 (TBP do GPU) W
Fonte recomendada500 W500 W500 W600 W
Conexões de vídeo2x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x DVI 2x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x DVI, 1x USB 2x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x DVI, 1x USB 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B

Recursos

DirectX12.1 12.1 12.1 12.0
OpenCL2.0 2.0 2.0 2.0
OpenGL4.6 4.6 4.6 4.6
Shader6.1 6.1 6.1 6.2

Extras


A RTX 2060 Super

A RTX 2060 Super também é desenvolvida no chip TU106, o mesmo usado na versão "não super", porém possui uma quantidade relevante a mais de núcleos CUDA, núcleos tensores e núcleos RT. Outro incremento acontece na parte da memória, com o upgrade dos 6GB para 8GB, quantidade que já foi tema de um artigo aqui no Adrenaline.

Ter 6GB é um problema? O impacto dessa quantidade em placas como a RTX 2060

Os ganhos são consideráveis, com o número de núcleos CUDA subindo de 1920 para 2176, e capacidade de processar o Ray Tracing vai de 5 para 6 Gigarays/segundo e capacidade dos núcleos tensores sobem de 51,6 TFLOPS para 57,4 TFLOPS. 

Além do chip mais parrudo, outro fator incrementa do desempenho da RTX 2060 Super comparada com a versão "normal": as frequências. Com a natural maturação do processo de fabricação, os chips Turing agora são mais estáveis e eficientes que os primeiros fabricados, e com isso a Nvidia conseguiu aumentar o clock base de 1365MHz na RTX 2060 para 1470MHz na "Super".

O retrocesso em relação a RTX 2060 é na parte de consumo e aquecimento. Com mais do chip ativo e especificações mais robustas, a placa trouxe um leve aumento no TDP, subidno dos 160W para os 175W. Com a mudança sendo discreta, o sistema de resfriamento no modelo Founders foi mantido o mesmo, assim como a parte de alimentação que segue com um conector de oito pinos. 


Fotos

A placa chama a atenção pelo sistema de cooler, com dois FANs avançando sobre o PCB como é possível na parte de baixo, que também traz um black-plate. A alimentação é a mesma do modelo referência, um único conector de 8 pinos. Um detalhe que chama a atenção, é que a EVGA utilizou exatamente o mesmo sistema de cooler de um modelo RTX 2060, e fez questão de deixar isso bem claro, sendo que colocou apenas um adesivo por cima do nome do modelo antigo, dando inclusive de forma bem simples a possibilidade de remover o adesivo.

Placa traz mesmo cooler da RTX 2060 de mesmo nome

Comparada com a placa referência, visualmente os projetos são bem diferentes, sendo a placa da EVGA mais comprida, apesar de possuir o mesmo conector de alimentação de 8 pinos, porém posicionado na parte de cima e não no lado oposto aos conectores de vídeo como na placa referência. Em se tratando das conexões, a EVGA também removeu a conexão USB Tipo C.


Sistema utilizado

Utilizamos uma máquina topo de linha baseada em uma mainboard Gigabyte Z390 Aorus Xtreme com processador Intel Core i9-9900K e 16GB de memórias através de 2 módulos de 8GB em dual-channel e frequência de 3200MHz. A ideia é evitar que o sistema seja um limitador para o desempenho das placas de vídeo testadas. Abaixo algumas fotos da placa instalada no sistema.

Mais abaixo, os detalhes da máquina, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes, também um vídeo mostrando a máquina de review utilizada em todos os testes de placas de vídeo:

Máquina utilizada nos testes:
- Processador Intel Core i9-9900K - Análise
- Placa-mãe Gigabyte Z390 Aorus Xtreme - Site oficial
- Kit de memórias G.SKILL TridentZ Royal 2x8GB 3200MHz - Site oficial
- SSD HyperX Fury RGB SSD - Análise
- SSD WD Black M.2 NVMe 1TB - Análise
- Sistema de refrigeração liquida Cougar Helor 360 - Site oficial
- Fonte de energia Cougar CMX 1000W - Site oficial
- Gabinete Cougar Conquer - Site oficial
- Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz - Site oficial

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits
- NVIDIA GeForce 431.xx

Aplicativos/Games:
- V-Ray Benchmark (aplicativo de renderização)
- 3DMark (Fire Strike Ultra 4K DX11 / Time Spy Default DX12 / Port Royal Default)
- Assassin´s Creed Odyssey (DX11)
- Battlefield V (DX12)
- Forza Horizon 4 (DX12)
- Metro Exodus / RTX (DX12)
- Resident Evil 2 Remake (DX11)
- Shadow of Tomb Raider (DX12)
- The Division 2 (DX12)

GPU-Z
Abaixo a tela principal do GPU-Z mostrando algumas das principais características técnicas da placa.


Overclock

Todas as placas da série Super tem se comportado bem em overclock, esse modelo seguiu a linha da referência, não conseguiu superar a placa da NVIDIA, sempre destacando que não fazemos mudanças de tensão em nossos overclocks, consideramos um cenário para uso contínuo.

Projeto diferenciado de nada ajudou no overclock

Conseguimos subir o clock padrão em 100MHz, qualquer coisa acima disso alguns testes travavam, consequentemente paramos por ai. Fiz vários testes mudando o clock do GPU e memórias até descobrir que o limitador era mesmo o clock aplicado ao GPU. O clock das memórias subimos para 15.6GHz, um bom ganho sobre os originais 14GHz, o mesmo que aplicamos na referência, que usa as mesmas memória da Micron. Algumas reviews internacionais sobem a tensão e consequentemente é possível atingir clocks mais altos, mas é importante destacar que dependendo o nível do overclock pode diminuir o tempo de vida da placa. 

OBS.: Faça overclock por sua conta e risco, se mal aplicado pode comprometer o funcionamento da placa.


Consumo de energia

Também fizemos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Todos os testes foram feitos em cima da máquina utilizada na análise, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo. Dessa forma, comparações com testes de outros sites podem dar resultados bem diferentes.

Para o teste de carga, rodamos o 3DMark - aplicativo que exige um pouco mais do sistema e da placa de vídeo do que grande maioria dos games.

OBS.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos 10W como margem de erro, devido a variação que acontece testando uma mesma placa.


Temperatura

Iniciamos nossa bateria de testes com um critério muito importante: a temperatura do chip, tanto em modo ocioso como em uso contínuo.

É importante destacar que algumas placas possuem sistema que desliga os fans quando a GPU não está sendo exigida, como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples. Por isso, existem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prática não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso a temperatura seja alta.

Por que a placa ficou com temperatura menor quando overclockada?
Essa é uma situação normal nas placas atuais. A rotação do FAN (ou dos FANs, dependendo o modelo) fica mais rápida e consequentemente fazem o GPU resfriar mais rapidamente, em alguns casos com temperatura menor do que em situação normal.

Por que a placa com sistema de cooler referência tem temperatura em modo ocioso menor que uma placa com cooler teoricamente melhor?
Porque placas de vídeo atuais com projetos de cooler melhores tendem a desligar os FANs quando a temperatura fica abaixo de números como 40, 45 ou mesmo 50 graus, assim quando os FANs ficam desligados a tendência é que a GPU não baixe a temperatura mais do que o limite que desliga os FANs.

Alguns modelos atuais desligam os FANs quando a placa não está sendo forçada, por isso a temperatura mais alta em alguns modelos com o sistema em modo ocioso

Primeiro vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso:

Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do 3DMark rodando em modo contínuo.

OBS.: As temperaturas podem variar bastante de acordo com a região do país, sistema onde a placa está instalada e teste utilizado.


V-Ray
O teste V-Ray Benchmark utilizado consiste no resultado de renderização com uso do GPU, um bom teste para ver como as placas podem ajudar a diminuir o tempo de trabalho em aplicações gráficas. Quanto menor for, melhor é o desempenho.


3DMark

Começamos pelos testes sintéticos, utilizando aplicativos específicos para medir o desempenho das placas.

3DMark
Rodamos a versão mais recente do aplicativo da Futuremark através de alguns testes, o Fire Strike em modo Ultra 4K, o Time Spy em modo normal baseado em API DirectX 12 e também o Port Royal, um teste com a tecnologia Ray Tracing. Abaixo, os resultados:

Começamos pelo teste Time Spy que roda sobre a API DirectX 12:

O próximo é o Fire Strike em configuração Ultra, que roda em resolução 4K:

Por fim um teste apenas para os modelos com suporte a Ray Tracing, logo ao menos por enquanto sem nenhuma placa da AMD.


Testes em games

Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar "não jogável"


Assassin´s Creed Odyssey
O game de mundo aberto da Ubisoft é muito exigente no hardware, tanto na complexidade das cidades e seu estresse para o processador quanto os detalhes dos modelos e sua carga na placa de vídeo. Em geral, esse é um game que beneficia bastante as placas GeForce, penalizando bastante as placas Radeon mesmo meses após o lançamento e a chegada de novos drivers.


Battlefield V
O game desenvolvido pela DICE segue como uma referência de qualidade gráfica, operando tanto na API DirectX 12 quando 11. O jogo também se tornou um marco nos games para PC ao ser o primeiro a introduzir a técnica de Ray Tracing híbrido da Nvidia através das placas RTX.


Forza Horzion 4
O game exclusivo da Microsoft se destaca pelo excelente uso da api DirectX 12, entregando altos níveis de desempenho em hardware potentes e bons resultados mesmo em hardwares mais limitados.


Metro Exodus
Novamente a franquia Metro é responsável por introduzir um game com novos níveis de exigência para o hardware. Com gráficos capazes de "entortar" placas de vídeo, o jogo da 2A Games também se destaca por introduzir tecnologias como o Ray Tracing e o DLSS, recursos exclusivos da linha GeForce RTX.


Resident Evil 2 Remake
O remake do grande clássico de terror trouxe uma excelente repaginada no visual do game, com grande destaque para a qualidade gráfica e um nível alto de exigência quando o assunto é memória de vídeo. 


Shadow of Tomb Raider
O mais recente game da franquia da Lara Croft, Shadow of Tomb Raider traz ótimos gráficos, prometendo muito das placas de vídeo, mesmo os modelos de alta performance. O game também tem suporte a DirectX 12 e será um dos primeiros a suportar a tecnologia Ray Tracing.


Tom Clancy's The Division 2
The Division 2 usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, lidando com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela.


Ray Tracing - Metro Exodus

Para os testes com a tecnologia Ray Tracing, escolhemos o exigente Metro Exodus, considerado um dos games com a melhor qualidade gráfica atualmente.


Conclusão

Quando analiso uma placa de parceiro o primeiro comparativo que faço é com o modelo referência, naturalmente espero um algo a mais, afinal o negócio da NVIDIA não é vender placas de vídeo e sim seu GPU. Mas temos que levar outro ponto em consideração, os projetos referência da NVIDIA são muito melhores que os da AMD, não tem comparação, especialmente no sistema de dissipação de calor, mesmo assim, especialmente os modelos que se posicionam com valor acima do referência, devem trazer algum benefício. Essa RTX 2060 Super SC Ultra da EVGA traz um sistema de cooler bom, que curiosamente é o mesmo de uma RTX 2060 e a empresa deixa isso bem claro com a possibilidade de remover o adesivo colocada por cima do nome antigo. Em se tratando de demais características, um leve quase imperceptível overclock de fábrica, que as vezes deixa a placa levemente a frente da referência, já em alguns casos atrás.

Bom sistema de cooler e leve overclock de fábrica

Em se tratando de overclock, a placa ficou no mesmo patamar da referência, isso sem considerar mudanças de tensão, sempre evitamos subir tensão já que alguns leitores tendem a seguir o que aplicamos e dependendo o modelo pode acabar gerando algum problema maior, então sempre faça overclock por sua conta e risco e nunca é de mais falar que, ao forçar a placa em overclock por muito tempo, em uso contínuo, a mesma pode ter seu tempo de vida reduzido. 

A vida de placas RTX 2060 Super será muito mais difícil com a chegada da RX 5700 XT

Em se tratando de preço, as placas com o GPU RTX 2060 Super ganharam uma competidora a altura, estou falando da Radeon RX 5700 XT com projetos de parceiros. O desempenho da placa referência com esse GPU já coloca a placa da AMD em vantagem sobre praticamente todas as situações testadas, então imaginamos que os projetos de parceiros tendem a corrigir alguns problemas tornando a 5700 XT ainda mais atrativa, como uma dissipação melhor. Temos o fator Ray Tracing, não suportado pelos novos modelos da AMD, e com o passar dos dias mais e mais jogos ganham e devem ganhar suporte para a tecnologia, porém os modelos que se comportam melhor são justamente os com maior desempenho e mais caros, leia-se 2070 Super/2080 pra cima, então o Ray Tracing apesar de uma tecnologia interessante, pode não ser considerada por muitos ou mesmo colocado em segundo plano frente ao desempenho sem essa tecnologia, onde a Radeon RX 5700 XT se sai melhor.

Acho que a chegada dos modelos RX 5700 de parceiras da AMD vai ajudar muito baixar o preço de placas no mesmo segmento de preço e isso é muito bom, tende a ser um dos segmentos mais interessantes para se comprar placas de vídeo, estava faltando isso e esperamos que volte a acontecer com os modelos de desempenho mais alto futuramente, onde a NVIDIA reina sozinha e soberana. Sobre esse modelo analisado, é uma boa placa, particularmente nem acho que ter poder de overclock manual é um grande atrativo, valorizo bem mais os clocks que ela traz por padrão, porque é assim que a maioria dos usuário vai usar, sendo assim eu sempre indicaria um bom projeto com clocks mais altos e logicamente, preço. Vamos publicar em breve a análise de outro modelo com esse mesmo GPU, da MSI, veremos como ela se comportará.

As novas RX 5700 XT de parceiras vão colocar pressão sobre modelos RTX 2060 até RTX 2070 Super

Alterei o selo de ouro para prata, porque na análise da RTX 2060 Super referência a RX 5700 XT custaria $50 dólares a mais, com o corte de preços por parte da AMD o cenário mudou. Outro motivo é esse modelo está entre os mais caros da EVGA, mas na prática não entrega nada de diferente de um modelo mais barato, o overclock aplicado foi bem baixo também, existem modelos consideravelmente mais baratos, R$200 ou mais até menos, que terão desempenho igual ou superior dependendo do overclock da fábrica.

PRÓS
Capaz de um competente QuadHD/Ultra
Performance de RTX 2070 por $100 dólares a menos
Sistema de resfriamento robusto e eficiente
Baixo consumo e aquecimento
Suporte a novos recursos como DLSS e Ray Tracing
Aumento para 8GB comparado aos 6GB da RTX 2060
CONTRAS
Preços ainda tem espaço para recuar
Aumento de consumo comparado a antecessora
Desempenho inferior a Radeon RX 5700 XT
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.