ANÁLISE: Gigabyte RTX 2070 Super Gaming OC é uma boa placa, mas precisa de preço

Bom projeto, mas chegou custando mais que modelos concorrentes

A Gigabyte GeForce RTX 2070 Super Gaming OC chega como mais uma opção para o segmento high-end, equipada com hardware de alto desempenho para quem quer jogar em altas taxas de quadros em QuadHD ou até arriscar um 4K em alguns games. Como toda 2070 Super, ela também traz uma quantidade mais robusta de núcleos tensores e RT, com o objetivo de entregar um bom desempenho com o Ray Tracing ativado.

Essa é a terceira placa com esse GPU que analisamos, a segunda de um parceiro. Como diferenciais, ela traz um sistema de cooler que prometendo maior eficiência, além de leve overclock de fábrica, com GPU alcançando 1815MHz em modo turbo.

Site oficial da Gigabyte RTX 2070 Super Gaming OC
Análise da NVIDIA GeForce RTX 2070 Super

A RTX 2070 Super chegou com o preço sugerido de US$ 499 nos EUA, esse modelo chegou por US$550, salgados $50 dólares a mais (pesquisa feita na newegg.com no dia 10/08/2019). No Brasil a placa está beirando os R$3K em seu lançamento.


Especificações da placa
Começamos pelas especificações da placa comparada com outros modelos:

Comparativo


Gigabyte RTX 2070 Super Gaming OC

Galax GeForce RTX 2070 Super EX 1-Click OC

NVIDIA GeForce RTX 2070 Super

NVIDIA GeForce RTX 2070

Preços

Preço no lançamentoU$ 549,99 R$ 2.910,00 U$ 499,00 U$ 499,00
Preço atualizadoR$ 2.950,00 R$ 2.910,00 U$ 499,00 R$ 2.350,00

Especificações da GPU

Processo de fabricação12nm Finfet 12nm Finfet 12nm Finfet 12nm Finfet
PCI-Express bus3.0 3.0 3.0
ChipTuring TU104-410 Turing TU104-410 Turing TU104-410 Turing TU106
Clock do GPU1605 MHz1605 MHz1605 MHz1410 MHz
Clock do GPU (Turbo)1815 MHz1770 MHz1770 MHz1620 MHz

Especificações das Memórias

Tecnologia da RAMGDDR6 GDDR6 GDDR6 GDDR6
Interface de largura de BUS256 bit 256 bit 256 bit 256 bit
Quantidade de RAM8GB 8GB 8GB 8GB
Clock das memóriass1750 MHz1750 MHz1750 MHz1750 MHz
Clock efetivo14000 MHz14000 MHz14000 MHz14000 MHz
Largura de banda448 448 448 448

Características Gerais

Shading Units2560 2560 2560 2304
TMUs160 160 160 144
ROPs64 64 64 64
Pixel Rate116.2 GPixel/s113.3 GPixel/s113.3 GPixel/s106.9 GPixel/s
Texture Rate290.4 GTexel/s283.2 GTexel/s283.2 GTexel/s240.5 GTexel/s
Performance de pontos flutuantes9.293 GFLOPS9.062 GFLOPS9.062 GFLOPS

Design

Pinos de alimentação1x 8 pinos, 1x 6 pinos 1x 8 pinos, 1x 6 pinos 1x 6 pinos, 1x 8 pinos 1x 8 pinos
Suporte à combinação de placas2-Way NVLink2 2-Way NVLink2 NVLink 2-way NÃO
Tipo de SlotDual-slot Dual-slot Dual-slot Dual-slot
Comprimento da placa287 mm285 mm267 mm269 mm
TDP215 W215 W215 W175 W
Fonte recomendada600 W600 W600 W550 W
Conexões de vídeo3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x USB Tipo-C 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x USB Tipo-C 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x USB Tipo-C

Recursos

DirectX12.1 12.1 12.1 12.1
OpenCL2.0 2.0 2.0 2.0
OpenGL4.6 4.6 4.6 4.6
Shader6.1 6.1 6.1 6.1

Extras

ExtrasSistema de cooler com 3 FANs


A RTX 2070 Super

A RTX 2070 Super recebeu um upgrade considerável nas suas especificações, e parte dessa mudança é resultado da troca do chip gráfico usado. No lugar do TU106, usado tanto na RTX 2060 quanto a RTX 2070 na primeira geração RTX, a RTX 2070 Super vem com o TU104, o mesmo usado na RTX 2080.

Os ganhos são consideráveis, com o número de núcleos CUDA subindo de 1920 para 2176, e capacidade de processar o Ray Tracing vai de 5 para 6 Gigarays/segundo e capacidade dos núcleos tensores sobem de 51,6 TFLOPS para 57,4 TFLOPS. 

Além do chip mais parrudo, outro fator incrementa do desempenho da RTX 2060 Super comparada com a versão "normal": as frequências. Com a natural maturação do processo de fabricação, os chips Turing agora são mais estáveis e eficientes que os primeiros fabricados, e com isso a Nvidia conseguiu aumentar o clock base de 1365MHz na RTX 2060 para 1470MHz na "Super".

O retrocesso em relação a RTX 2060 é na parte de consumo e aquecimento. Com mais do chip ativo e especificações mais robustas, a placa trouxe um leve aumento no TDP, subindo dos 160W para os 175W. Com a mudança sendo discreta, o sistema de resfriamento no modelo Founders foi mantido o mesmo, assim como a parte de alimentação que segue com um conector de oito pinos.


Fotos

O projeto é muito semelhante ao de outros modelos da linha Gaming da Gigabyte, com um sistema de cooler com 3 FANs, mantendo outras características da placa referência, como alimentação e conexões de energia. Ela ainda traz um backplate, feature que virou padrão em placas com GPU destinadas ao segmento de alto desempenho.

Comparada com a placa referência, visualmente a única grande mudança é o sistema de cooler. A placa da Galax além do sistema de cooler modificou o posicionamento das conexões de vídeo e removeu a USB.


Sistema utilizado

Utilizamos uma máquina topo de linha baseada em uma mainboard Gigabyte Z390 Aorus Xtreme com processador Intel Core i9-9900K e 16GB de memórias através de 2 módulos de 8GB em dual-channel e frequência de 3200MHz. A ideia é evitar que o sistema seja um limitador para o desempenho das placas de vídeo testadas. Abaixo algumas fotos da placa instalada no sistema.

Mais abaixo, os detalhes da máquina, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes, também um vídeo mostrando a máquina de review utilizada em todos os testes de placas de vídeo:

Máquina utilizada nos testes:
- Processador Intel Core i9-9900K - Análise
- Placa-mãe Gigabyte Z390 Aorus Xtreme - Site oficial
- Kit de memórias G.SKILL TridentZ Royal 2x8GB 3200MHz - Site oficial
- SSD HyperX Fury RGB SSD - Análise
- SSD WD Black M.2 NVMe 1TB - Análise
- Sistema de refrigeração liquida Cougar Helor 360 - Site oficial
- Fonte de energia Cougar CMX 1000W - Site oficial
- Gabinete Cougar Conquer - Site oficial
- Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz - Site oficial

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits
- NVIDIA GeForce 431.xx

Aplicativos/Games:
- V-Ray Benchmark (aplicativo de renderização)
- 3DMark (Fire Strike Ultra 4K DX11 / Time Spy Default DX12)
- Assassin´s Creed Odyssey (DX11)
- Battlefield V (DX12)
- Forza Horizon 4 (DX12)
- Metro Exodus (DX12)
- Resident Evil 2 Remake (DX11)
- Shadow of Tomb Raider (DX12)
- The Division (DX12)

GPU-Z
Abaixo a tela principal do GPU-Z mostrando algumas das principais características técnicas da placa.


Overclock

Com o upgrade de GPU, a RTX 2070 Super teve um belo salto também nas frequências, agora alcançando 1605MHz em modo padrão. O modelo analisado tem leve overclock de fábrica no clock turbo, saltando de 1770MHz para 1815MHz.

Assim como fizemos com a placa da Galax, aumentamos um pouco mais o clock, igual ao que colocamos no OC do modelo referência. As memórias subimos de 14GHz para 16GHz, um bom ganho na frequência que combinado ao overclock do GPU, pode gerar bom ganho de desempenho, que veremos adiante.


Consumo de energia

Também fizemos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Todos os testes foram feitos em cima da máquina utilizada na análise, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo. Dessa forma, comparações com testes de outros sites podem dar resultados bem diferentes.

Para o teste de carga, rodamos o 3DMark - aplicativo que exige um pouco mais do sistema e da placa de vídeo do que grande maioria dos games.

OBS.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos 10W como margem de erro, devido a variação que acontece testando uma mesma placa.


Temperatura

Iniciamos nossa bateria de testes com um critério muito importante: a temperatura do chip, tanto em modo ocioso como em uso contínuo.

É importante destacar que algumas placas possuem sistema que desliga os fans quando a GPU não está sendo exigida, como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples. Por isso, existem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prática não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso a temperatura seja alta.

Por que a placa ficou com temperatura menor quando overclockada?
Essa é uma situação normal nas placas atuais. A rotação do FAN (ou dos FANs, dependendo o modelo) fica mais rápida e consequentemente fazem o GPU resfriar mais rapidamente, em alguns casos com temperatura menor do que em situação normal.

Por que a placa com sistema de cooler referência tem temperatura em modo ocioso menor que uma placa com cooler teoricamente melhor?
Porque placas de vídeo atuais com projetos de cooler melhores tendem a desligar os FANs quando a temperatura fica abaixo de números como 40, 45 ou mesmo 50 graus, assim quando os FANs ficam desligados a tendência é que a GPU não baixe a temperatura mais do que o limite que desliga os FANs.

Primeiro vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso:

Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do 3DMark rodando em modo contínuo.

OBS.: As temperaturas podem variar bastante de acordo com a região do país, sistema onde a placa está instalada e teste utilizado.


V-Ray
O teste V-Ray Benchmark utilizado consiste no resultado de renderização com uso do GPU, um bom teste para ver como as placas podem ajudar a diminuir o tempo de trabalho em aplicações gráficas. Quanto menor for, melhor é o desempenho.


3DMark

Começamos pelos testes sintéticos, utilizando aplicativos específicos para medir o desempenho das placas.

3DMark
Rodamos a versão mais recente do aplicativo da Futuremark através de alguns testes, o Fire Strike em modo Ultra 4K, o Time Spy em modo normal baseado em API DirectX 12 e também o Port Royal, um teste com a tecnologia Ray Tracing. Abaixo, os resultados:

Começamos pelo teste Time Spy que roda sobre a API DirectX 12:

O próximo é o Fire Strike em configuração Ultra, que roda em resolução 4K:

Por fim um teste apenas para os modelos com suporte a Ray Tracing, logo ao menos por enquanto sem nenhuma placa da AMD.


Testes em games

Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar "não jogável"


Assassin´s Creed Odyssey
O game de mundo aberto da Ubisoft é muito exigente no hardware, tanto na complexidade das cidades e seu estresse para o processador quanto os detalhes dos modelos e sua carga na placa de vídeo. Em geral, esse é um game que beneficia bastante as placas GeForce, penalizando bastante as placas Radeon mesmo meses após o lançamento e a chegada de novos drivers.


Battlefield V
O game desenvolvido pela DICE segue como uma referência de qualidade gráfica, operando tanto na API DirectX 12 quando 11. O jogo também se tornou um marco nos games para PC ao ser o primeiro a introduzir a técnica de Ray Tracing híbrido da Nvidia através das placas RTX.


Forza Horzion 4
O game exclusivo da Microsoft se destaca pelo excelente uso da api DirectX 12, entregando altos níveis de desempenho em hardware potentes e bons resultados mesmo em hardwares mais limitados.


Metro Exodus
Novamente a franquia Metro é responsável por introduzir um game com novos níveis de exigência para o hardware. Com gráficos capazes de "entortar" placas de vídeo, o jogo da 2A Games também se destaca por introduzir tecnologias como o Ray Tracing e o DLSS, recursos exclusivos da linha GeForce RTX.


Resident Evil 2 Remake
O remake do grande clássico de terror trouxe uma excelente repaginada no visual do game, com grande destaque para a qualidade gráfica e um nível alto de exigência quando o assunto é memória de vídeo. 


Shadow of Tomb Raider
O mais recente game da franquia da Lara Croft, Shadow of Tomb Raider traz ótimos gráficos, prometendo muito das placas de vídeo, mesmo os modelos de alta performance. O game também tem suporte a DirectX 12 e será um dos primeiros a suportar a tecnologia Ray Tracing.


Tom Clancy's The Division 2
The Division 2 usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, lidando com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela.


Ray Tracing - Metro Exodus

Para os testes com a tecnologia Ray Tracing, escolhemos o exigente Metro Exodus, considerado um dos games com a melhor qualidade gráfica atualmente.


Conclusão

A Gigabyte RTX 2070 Super Gaming OC é mais um bom modelo de placa com esse GPU, trazendo um eficiente sistema de cooler e leve overclock de fábrica que a coloca levemente acima de modelos com clocks iguais a placa referência. Porém vale ressaltar que o sistema manteve os mesmos níveis de temperatura do modelo referência(que já tem um ótimo sistema) e do modelo da Galax que analisamos, sim, a placa da Gigabyte tem overclock, mas é pouco para dizer que aumentaria as temperaturas.

Bom sistema de cooler e leve overclock de fábrica

O acabamento é bom, esperado para uma placa com esse gpu, mas não é o melhor da empresa, sendo que a RTX 2070 Super AORUS traz um sistema de cooler mais parrudo, overclock de fábrica consideravelmente acima e acabamento superior. Uma coisa que sempre me incomoda, especialmente em placas que não tem tanta diferença em clocks quando comparada a referência, é a necessidade de ocupar 3 slots PCI-Express, acho que isso pode atrapalhar a vida de quem pensa em usar para um sistema compacto limitado a mainboards Mini-ITX.

Como já destacamos em outras análises, placas com o GPU RTX 2070 Super estão entre as mais interessantes dessa nova linha, até o momento. Enquanto a RTX 2060 Super introduziu um novo patamar de preço e performance no line-up RTX, esse modelo traz uma mudança mais notável nesse equilíbrio entre desempenho e preço na família de placas 20. Apesar de não alcançar a RTX 2080, a 2070 Super passa bem perto, ficando uns 10% atrás e se embolando com esse modelo e a Radeon VII.

Preço de placas RTX 2070 Super são mais atrativos que RTX 2080 e Radeon VII

Falando novamente do modelo da Gigabyte, a placa tem um sistema de FANs que gera poucos ruídos e para de girar quando não há necessidade. Ela fica levemente acima da Founders Edition em performance, situação que deve ocorrer com qualquer modelo com as mesmas definições de uma placa referência. O overclock foi bom, mas não forçamos a placa mais do que os outros modelos que analisamos, nem vejo muito sentido para nossas propostas de overclock já que eles consistem em manter a placa estável sem forçar de mais para justificar uso contínuo e não buscar recordes. O ganho de desempenho fica na média de 5 a 10%, suficiente para aproximar a placa ainda mais da RTX 2080.

Como temos destacado também, um ponto relevante a se destacar é que um conjunto maior de jogos já possuem ou já anunciaram suporte ao Ray Tracing, tornando o recurso mais relevante na escolha de uma nova placa de vídeo. Além de Metro Exodus e Battlefield V, há medalhões a caminho como Doom, Wolfenstein, Control, Cyberpunk e Call of Duty, além de motores gráficos consolidados como Unreal e Unity com suporte à tecnologia, mostrando que enfim estamos passando da fase dos early adopters para um ecossistema mais maduro.

O ganho com overclock aproxima a placa da RTX 2080

O ponto contra é que esse modelo chegou custando US$50 dólares a mais do que os modelos mais baratos nos EUA, por ser o modelo mais simples da Gigabyte, ela não pode custar um valor muito alto se quiser fazer frente para outros modelos. Fazendo uma busca rápida achei modelos de RTX 2070 Super custando pouco abaixo de R$2.700, enquanto ela custa pouco mais de R$2.900. Outro detalhe é que os modelos de RTX 2070 estão mais atrativos pela natural "desova" que acontece com a chegada dessa nova linha, custando pouco acima de R$2.000, então é bom ficar de olho nessas placas. Se o desejo for na 2070 Super, é um bom modelo, mas precisa de preço semelhante a concorrência para justificar, porque ela não é o modelo AORUS para ter um custo bem mais alto.

As novas RX 5700 XT de parceiras vão colocar pressão sobre as RTX 2070 Super

Também devemos ficar atentos na chegada das novas Radeons RX 5700 XT de parceiras, justamente o motivo de não ter dado selo recomendado para essa placa, assim como fizemos com as primeiras RTX 2070 Super que analisamos. Os projetos de parceiros do novo GPU da AMD devem corrigir problemas da versão referência e se tornarem opções muito atrativas pelo preço.

PRÓS
Capaz de um competente 4K/Alto e QuadHD/Ultra com alta taxa de quadros
Sistema de resfriamento robusto e eficiente
Overclock trouxe ganhos de desempenho
Baixo consumo e aquecimento
Suporte a novos recursos como DLSS e Ray Tracing
Retorno do SLI
CONTRAS
Preços ainda tem espaço para recuar
Aumento de consumo comparado a antecessora
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.