ANÁLISE: NVIDIA GeForce RTX 2080 Super

Evoluções discretas mostram todo o tédio de um segmento sem competição

A GeForce RTX 2080 Super é uma placa de vídeo de alta performance voltada ao consumidor que quer jogar em alta qualidade em 4K ou atingir altas taxas de quadro em QuadHD. A placa vem equipada com boa quantidade de núcleos para o processamento do traçamento de luz, servindo para jogar com o Ray Tracing ativado tanto em FullHD quanto em QuadHD.

Após o lançamento das RTX 2060 Super e RTX 2070 Super, a RTX 2080 Super é o último modelo desse "refresh" das GeForce RTXs. Diferente da RTX 2060 Super que já chegou para disputar com o lançamento da AMD, a Radeon RX 5700 XT, a nova 2080 não tem concorrência e atua apenas como um reposicionamento da própria Nvidia no segmento.

As principais novidades da RTX 2080 Super são especificações mais robustas, com o uso completo do chip gráfico TU104, que resulta em um discreto ganho de desempenho comparado a RTX 2080 original. 


Especificações da placa
Começamos pelas especificações da placa comparada com outros modelos:

Comparativo


NVIDIA GeForce RTX 2080 Ti Founders Edition

NVIDIA GeForce RTX 2080 Super

NVIDIA GeForce RTX 2080

NVIDIA GeForce RTX 2070 Super

Preços

Preço no lançamentoU$ 1.199,00 U$ 699,00 U$ 699,00 U$ 499,00
Preço atualizadoR$ 6.999,00 U$ 699,00 R$ 3.650,00 U$ 499,00

Especificações da GPU

Processo de fabricação12nm Finfet 12nm Finfet 12nm Finfet 12nm Finfet
PCI-Express bus3.0 3.0
ChipTuring TU102 Turing TU104-450 Turing TU104 Turing TU104-410
Clock do GPU1350 MHz1650 MHz1515 MHz1605 MHz
Clock do GPU (Turbo)1635 MHz1815 MHz1710 MHz1770 MHz

Especificações das Memórias

Tecnologia da RAMGDDR6 GDDR6 GDDR6 GDDR6
Interface de largura de BUS352 bit 256 bit 256 bit 256 bit
Quantidade de RAM11GB 8GB 8GB 8GB
Clock das memóriass1750 MHz2000 MHz1750 MHz1750 MHz
Clock efetivo14000 MHz16000 MHz14000 MHz14000 MHz
Largura de banda616 512 448 448

Características Gerais

Shading Units4352 3072 2944 2560
TMUs272 192 184 160
ROPs88 64 64 64
Pixel Rate143.9 GPixel/s116.2 GPixel/s106.9 GPixel/s113.3 GPixel/s
Texture Rate444.7 GTexel/s348.5 GTexel/s307.3 GTexel/s283.2 GTexel/s
Performance de pontos flutuantes14.231 GFLOPS11.15 GFLOPS9.062 GFLOPS

Design

Pinos de alimentação2x 8 pinos 1x 6 pinos, 1x 8 pinos 1x 6 pinos, 1x 8 pinos 1x 6 pinos, 1x 8 pinos
Suporte à combinação de placasNVLink 2-way NVLink 2-way NVLink 2-way NVLink 2-way
Tipo de SlotDual-slot Dual-slot Dual-slot Dual-slot
Comprimento da placa267 mm267 mm267 mm267 mm
TDP250 W215 W215 W215 W
Fonte recomendada650 W650 W650 W600 W
Conexões de vídeo3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x USB Tipo-C 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x USB Tipo-C 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x USB Tipo-C 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x USB Tipo-C

Recursos

DirectX12.1 12.1 12.1 12.1
OpenCL2.0 2.0 2.0 2.0
OpenGL4.6 4.6 4.6 4.6
Shader6.1 6.4 6.1 6.1

Extras


A RTX 2080 Super

A RTX 2080 Super é uma das evoluções mais modestas desse line-up das Super comparado aos modelos RTX anteriores. Enquanto a versão anterior desabilitava parcialmente o TU104, a versão Super agora traz o chip gráfico TU104 em toda sua "plenitude", subindo a contagem de núcleos CUDA de 2944 para 3072, e os SM de 46 para 48, duas mudanças que já indicam que o salto não é tão representativo.

As memórias seguem na mesma quantidade, utilizando um total de 8GB de memória GDDR6. A novidade aqui é a velocidade: de acordo com a Nvidia, essa é a memória mais rápida GDDR6 do mercado, atingindo 15,5Gbps e uma largura de banda de 496GB/seg.

A frequência base e boost também ganharam um "up", subindo dos 1515MHz base na RTX 2080 para 1650MHz na Super, e o boost de 1710MHz para 1815MHz. Esses valores, porém, são bem diferentes na prática, com o Turbo Boost buscando aumentar o desempenho e tentando atingir o máximo de performance obedecendo critérios de consumo e aquecimento.

Com a mudança nos clocks e nas estruturas habilitadas, o TDP subiu dos 215W para os 250W, porém não foi preciso mudar o projeto, usando basicamente a mesma solução de resfriamento e os conectores de energia seguem sendo um de seis e outro de oito.


Fotos

Em se tratando de visual, ela é idêntica a RTX 2070 Super, mudando apenas o nome impresso na placa. Com um visual muito refinado e o detalhe espelhado no meio da parte frontal da placa.

Na comparação com a RTX 2080, o modelo super pouco mudou, apesar de que ao colocar ambas lado a lado, o detalhe espelhado e o nome com o detalhe Super na cor verde aparentam uma diferença um pouco maior. Todas as conexões são idem ticas, tanto de vídeo como conexão de energia para alimentar a placa.

Abaixo as três placas da série Super, RTX 2080 Super, RTX 2070 Super e a RTX 2060 Super. Como já destacamos acima e nas demais análises, em se tratando dos modelos referência, a mudança visual maior ficou por conta do detalhe espelhado e nome "Super" na cor verde, de resto são praticamente clones visuais dos modelos originais.


Sistema utilizado


Utilizamos uma máquina topo de linha baseada em uma mainboard Gigabyte Z390 Aorus Xtreme com processador Intel Core i9-9900K e 16GB de memórias através de 2 módulos de 8GB em dual-channel e frequência de 3200MHz. A ideia é evitar que o sistema seja um limitador para o desempenho das placas de vídeo testadas.

Antes dos testes, fotos da placa instalada no sistema utilizado em todas nossas reviews de placas de vídeo.

Mais abaixo, os detalhes da máquina, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes, também um vídeo mostrando a máquina de review utilizado em todos os testes de placas de vídeo:

Máquina utilizada nos testes:
- Processador Intel Core i9-9900K - Análise
- Placa-mãe Gigabyte Z390 Aorus Xtreme - Site oficial
- Kit de memórias G.SKILL TridentZ Royal 2x8GB 3200MHz - Site oficial
- SSD HyperX Fury RGB SSD - Análise
- SSD WD Black M.2 NVMe 1TB - Análise
- Sistema de refrigeração liquida Cougar Helor 360 - Site oficial
- Fonte de energia Cougar CMX 1000W - Site oficial
- Gabinete Cougar Conquer - Site oficial
- Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz - Site oficial

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits
- NVIDIA GeForce 431.xx

Aplicativos/Games:
- V-Ray Benchmark (aplicativo de renderização)
- 3DMark (Fire Strike Ultra 4K DX11 / Time Spy Default DX12)
- Assassin´s Creed Odyssey (DX11)
- Battlefield V (DX12)
- Forza Horizon 4 (DX12)
- Metro Exodus (DX12)
- Resident Evil 2 Remake (DX11)
- Shadow of Tomb Raider (DX12)
- The Division (DX12)

GPU-Z
Abaixo a tela principal do GPU-Z mostrando algumas das principais características técnicas da placa.


Overclock

As placas Turing se saem bem em overclock, mesmo a 2080 Super trazendo um salto sobre a 2080 normal, subimos um pouco mais seus clocks, 75MHz no GPU e 1.3GHz nas memórias, deixando a placa com gpu trabalhando em 1725MHz e as memórias em 16.8GHz, isso deve trazer um ganho bom e próximos ao de alguns modelos de parceiros mais robustos.

Como sempre, não fizemos nenhuma mudança em tensão, apenas setamos o power limit em seu máximo pelo Afterburner como é possível ver abaixo.


Consumo de energia


Também fizemos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Todos os testes foram feitos em cima da máquina utilizada na análise, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo. Dessa forma, comparações com testes de outros sites podem dar resultados bem diferentes.

Para o teste de carga, rodamos o 3DMark - aplicativo que exige um pouco mais do sistema e da placa de vídeo do que grande maioria dos games.

OBS.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos 10W como margem de erro, devido a variação que acontece testando uma mesma placa.


Temperatura


Iniciamos nossa bateria de testes com um critério muito importante: a temperatura do chip, tanto em modo ocioso como em uso contínuo.

É importante destacar que algumas placas possuem sistema que desliga os fans quando a GPU não está sendo exigida, como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples. Por isso, existem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prática não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso a temperatura seja alta.

Por que a placa ficou com temperatura menor quando overclockada?
Essa é uma situação normal nas placas atuais. A rotação do FAN (ou dos FANs, dependendo o modelo) fica mais rápida e consequentemente fazem o GPU resfriar mais rapidamente, em alguns casos com temperatura menor do que em situação normal.

Por que a placa com sistema de cooler referência tem temperatura em modo ocioso menor que uma placa com cooler teoricamente melhor?
Porque placas de vídeo atuais com projetos de cooler melhores tendem a desligar os FANs quando a temperatura fica abaixo de números como 40, 45 ou mesmo 50 graus, assim quando os FANs ficam desligados a tendência é que a GPU não baixe a temperatura mais do que o limite que desliga os FANs.

Primeiro vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso:

Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do 3DMark rodando em modo contínuo.

OBS.: As temperaturas podem variar bastante de acordo com a região do país, sistema onde a placa está instalada e teste utilizado.


V-Ray
O teste V-Ray Benchmark utilizado consiste no resultado de renderização com uso do GPU, um bom teste para ver como as placas podem ajudar a diminuir o tempo de trabalho em aplicações gráficas. Quanto menor for, melhor é o desempenho.


3DMark


Começamos pelos testes sintéticos, utilizando aplicativos específicos para medir o desempenho das placas.

3DMark
Rodamos a versão mais recente do aplicativo da Futuremark com dois testes, o Fire Strike em modo Ultra 4K e o Time Spy em modo normal baseado em API DirectX 12. Abaixo, os resultados:

Abaixo o novo teste Time Spy que roda sobre a API DirectX 12:

O próximo teste é apenas para os modelos com suporte a Ray Tracing, logo, ao menos por enquanto, sem nenhuma placa da AMD.


Testes em games


Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar "não jogável"


Assassin´s Creed Odyssey
O game de mundo aberto da Ubisoft é muito exigente no hardware, tanto na complexidade das cidades e seu estresse para o processador quanto os detalhes dos modelos e sua carga na placa de vídeo. Em geral, esse é um game que beneficia bastante as placas GeForce, penalizando bastante as placas Radeon mesmo meses após o lançamento e a chegada de novos drivers.


Battlefield V
O game desenvolvido pela DICE segue como uma referência de qualidade gráfica, operando tanto na API DirectX 12 quando 11. O jogo também se tornou um marco nos games para PC ao ser o primeiro a introduzir a técnica de Ray Tracing híbrido da Nvidia através das placas RTX.


Forza Horzion 4
O game exclusivo da Microsoft se destaca pelo excelente uso da api DirectX 12, entregando altos níveis de desempenho em hardware potentes e bons resultados mesmo em hardwares mais limitados.


Metro Exodus
Novamente a franquia Metro é responsável por introduzir um game com novos níveis de exigência para o hardware. Com gráficos capazes de "entortar" placas de vídeo, o jogo da 2A Games também se destaca por introduzir tecnologias como o Ray Tracing e o DLSS, recursos exclusivos da linha GeForce RTX.


Resident Evil 2 Remake
O remake do grande clássico de terror trouxe uma excelente repaginada no visual do game, com grande destaque para a qualidade gráfica e um nível alto de exigência quando o assunto é memória de vídeo. 


Shadow of Tomb Raider
O mais recente game da franquia da Lara Croft, Shadow of Tomb Raider traz ótimos gráficos, prometendo muito das placas de vídeo, mesmo os modelos de alta performance. O game também tem suporte a DirectX 12 e será um dos primeiros a suportar a tecnologia Ray Tracing.


Tom Clancy's The Division 2
The Division 2 usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, lidando com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela.


Ray Tracing - Metro Exodus


Para os testes com a tecnologia Ray Tracing, escolhemos o exigente Metro Exodus, considerado um dos games com a melhor qualidade gráfica atualmente.

Gameplay em vídeo

Conclusão

Avaliação: NVIDIA GeForce RTX 2080 Super

Desempenho
9,5
Tecnologias
10
Diferenciais
10
Overclock
9
Preço
7

O lançamento da RTX 2080 Super é um claro reflexo de um mercado sem competição. Enquanto a RTX 2070 Super e especialmente a RTX 2060 Super mostraram mudanças mais relevantes, afinal tinham o lançamento da RX 5700 XT e RX 5700 em seu encalço, essa placa chega ao mercado não apenas sem concorrente, mas também tendo uma potencial rival com sua aposentadoria anunciada, a Radeon VII.

A RTX 2080 Super é a cara de um mercado sem competição

Mesmo quando estava no mercado, porém, a Radeon VII não fez frente a RTX 2080, e só precisando superar a si mesma, a Nvidia lança pelo mesmo preço uma placa que entrega, nos melhores cenários 10% de ganho sobre a antecessora, porém a maior parte do tempo vimos ela ficar bem perto dos 5%, algo que beira mais a margem de erro do que uma evolução notável.

A RTX 2080 Super traz ganhos bastante modestos de desempenho, mas não deixa de ser ao menos uma melhora no produto. Pelo mesmo preço do lançamento da RTX 2080, agora o consumidor recebe uma placa um pouco mais robusta, servindo ao menos para o propósito de justificar a manutenção do elevado preço.

Os ganhos sobre a RTX 2080 são muito modestos

Em overclock conseguimos resultados entre 5 a 10% mais desempenho, um ganho bem-vindo considerando que o modelo já vem com OC de fábrica e que não costumamos "pesar a mão" em nossos overclocks para análises. Mesmo overlcockada, a placa se destaca por ser muito silenciosa e fria, mostrando como fez bem a Nvidia abandonar o projeto referência com blower, e fica a dica para a linha Radeon.

Mesmo com OC de fábrica, foi possível extrair um pouco mais de desempenho

Um ponto relevante a se destacar é que um conjunto maior de jogos já possuem ou já anunciaram suporte ao Ray Tracing, tornando o recurso mais relevante na escolha de uma nova placa de vídeo. Além de Metro Exodus e Battlefield V, há medalhões a caminho como Doom, Wolfenstein, Control, Cyberpunk e Call of Duty, além de motores gráficos consolidados como Unreal e Unity com suporte à tecnologia, mostrando que enfim estamos passando da fase dos early adopters para um ecossistema mais maduro.

Por falta de concorrência melhor, a RTX 2080 Super acaba tendo que disputar "dentro de casa" e consegue perder. Com vantagens modestas comparadas a RTX 2070 Super, que vem equipada com a mesma quantidade de memória e fica apenas 10% atrás, mas com um preço de US$ 499, 200 dólares mais barata, uma diferença de preço bem maior do que de performance. Na prática, não é preciso mudar muito a qualidade gráfica entre as duas, e o que uma RTX 2080 Super entrega, uma RTX 2070 Super fará com poucos filtros habilitados a menos.

O ganho de performance sobre a RTX 2070 SUper não justifica o aumento de preço

Por fim, a RTX 2080 Super é uma excelente placa para jogar em 4K com qualidade alta na casa dos 60fps ou altas taxas de quadro na resolução QuadHD. Com Ray Tracing combinado com DLSS, ela também se sai bem em QuadHD e já começa a entregar algo entre 80 a 100fps em FullHD, caso você seja um entusiasta dos traçamentos de luz nos games. É um excelente produto que vai entregar alta performance, mas por um custo que faz a compra da RTX 2070 Super parecer bem mais atrativa.

A RTX 2080 Super é uma boa placa para 4K/60fps ou QuadHD em altas taxas de quadros, e que também se sai bem com Ray Tracing, mas que traz um custo muito elevado

PRÓS
Capaz de um competente 4K/Alto e QuadHD/Ultra com alta taxa de quadros
Bom sistema de resfriamento referência
Overclock trouxe ganhos de desempenho
Suporte a novos recursos como DLSS e Ray Tracing
Entrega Ray Tracing em QuadHD em 60fps ou FullHD com alta taxa de quadros
CONTRAS
Baixo aumento de performance sobre a RTX 2080
Custo muito acima da RTX 2070 Super por pouco acréscimo de desempenho
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego colabora com a Adrenaline na produção de notícias e artigos na coluna "Vida Digital".

  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh