ANÁLISE: ASUS GeForce GTX 1660 Ti Strix OC

GTX 1660 Ti é a opção para quem quer Turing mas não quer RTX

A GeForce GTX 1660 Ti é uma placa de vídeo da Nvidia voltada para o segmento intermediário, focando em consumidores que buscam uma alta relação entre custo e benefício e que desejam jogar em alta qualidade games na resolução FullHD em altas taxas de quadros e com performance para QuadHD. Esse GPU marca uma nova abordagem da Nvidia, com modelos que trazem a microarquitetura Turing, mas que não trazem as tecnologias exclusivas das RTX série 20.

Site Oficial da ASUS GeForce GTX 1660 Ti Strix OC
Link de compra das placas GTX 1660 na Pichau

A GTX 1660 Ti foi lançada com o preço sugerido de US$ 279, consideravelmente abaixo da RTX mais barata, a RTX  2060 6GB lançada por US$ 350. A AMD não tem esse segmento de preço muito populado, sendo que o mais próximo que é possível chegar é a Vega 56, que custa entre 319 a 399 dólares atualmente. No Brasil placa com esse GPU foram lançada a partir de R$1600, no caso do modelo analisado, na casa de R$1.900.

O modelo da análise é a Asus ROG Strix GTX 1660 Ti 6GB, bastante robusto com sistema de resfriamento avançado composto por três fans e um design rebuscado, com direito a um sistema LED RGB para customização dos efeitos de luz e backplate.


Especificações da placa
Começamos pelas especificações da placa comparada com outros modelos:

Comparativo


ASUS GeForce GTX 1660 Ti Strix OC

NVIDIA GeForce GTX 1660 Ti

NVIDIA GeForce GTX 1660

NVIDIA GeForce GTX 1060 6GB

Preços

Preço no lançamentoU$ 319,99 U$ 279,00 U$ 219,00 U$ 299,00
Preço atualizadoR$ 1.900,00 R$ 1.680,00 R$ 1.230,00 R$ 1.000,00

Especificações da GPU

Processo de fabricação12nm 12nm 12nm 16nm FinFET
PCI-Express bus3.0 3.0
ChipTuring TU116 Turing TU116 Turing TU116 Pascal GP106
Clock do GPU1500 MHz1500 MHz1530 MHz1506 MHz
Clock do GPU (Turbo)1860 MHz1770 MHz1785 MHz1708 MHz

Especificações das Memórias

Tecnologia da RAMGDDR6 GDDR6 GDDR5 GDDR5
Interface de largura de BUS192 bit 192 bit 192 bit 192 bit
Quantidade de RAM6GB 6GB 6GB 6GB
Clock das memóriass1500 MHz1500 MHz2000 MHz2002 MHz
Clock efetivo12000 MHz12000 MHz8000 MHz8008 MHz
Largura de banda288 288.0 192 192.2

Características Gerais

Shading Units1536 1536 1408 1280
TMUs96 96 88 80
ROPs48 48 48 48
Pixel Rate89.28 GPixel/s84.96 GPixel/s85.68 GPixel/s72.3 GPixel/s
Texture Rate178.6 GTexel/s169.9 GTexel/s157.1 GTexel/s120.5 GTexel/s
Performance de pontos flutuantes5.714 GFLOPS5.437 GFLOPS5.027 GFLOPS3.855 GFLOPS

Design

Pinos de alimentação1x 8 pinos 1x 6 pinos 1x 8 pinos 1x 6 pinos
Suporte à combinação de placasSEM SUPORTE Sem suporte SEM SUPORTE Sem suporte
Tipo de SlotDual-slot Dual-slot Dual-slot Dual-slot
Comprimento da placa302 mm229 mm229 mm250 mm
TDP120 W120 W120 W120 W
Fonte recomendada450 W450W W450 W400 W
Conexões de vídeo2x DisplayPort 1.4, 2x HDMI 2.0B 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1xDVI 1x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x DVI 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1xDVI

Recursos

DirectX12.1 12.0 12.1 12.0
OpenCL1.2 1.2 1.2 1.2
OpenGL4.6 4.6 4.6 4.5
Shader6.2 6.3 6.2 5.0

Extras

ExtrasSistema de cooler com 3 FANs

A Turing série 16

As placas da série 16, como a GTX 1660 e 1660 Ti são equipadas com a microarquitetura Turing, porém o TU116 utilizado possui alguns cortes comparados aos presentes nas RTXs. A principal perda são as duas estruturas introduzidas na série 20: os núcleos RT e núcleos tensores, que não estão habilitados no TU116.

Isso não quer dizer que essa linha de placa ficou sem os benefícios de novas tecnologias. A microarquitetura Turing também possui outros méritos que vão além do núcleos RT e tensores. A primeira é uma nova capacidade: o chip foi reestruturado para conseguir fazer de forma concomitante cálculos de ponto flutuante e integrais. Com isso placas baseadas nessa tecnologia conseguem reduzir o número de instruções necessárias para realizar um processamento e, por consequência, entregam mais desempenho.

Outro ponto crucial para a evolução desses novos modelos é o Variable Rate Shading (VRS), algo que fica como "fator variável de shading" em uma tradução livre. Através da identificação dos objetos e dos movimentos da cena, a placa de vídeo consegue determinar as diferentes regiões de uma cena e até mesmo entender objetos presentes nela e adaptar a carga de trabalho que irá aplicar. De forma inteligente a placa aplica encurta o processo de shading nas partes da cena que não importam, e o impacto na qualidade da imagem é pouco perceptível.

Mais uma novidade das Turing que não fica de fora nem nessas implantações mais "econômicas" é a arquitetura de cache unificada. Ela une memória compartilhada, L1 e cache de texturas, algo que melhora o gerenciamento e recursos e resulta em 4x mais largura de banda por TPC na comparação com placas baseadas em Pascal.

Essas otimizações da nova microarquitetura tem impacto principalmente em games mais recentes, de acordo com a Nvidia, pois são softwares que fazem melhor uso dessas novas capacidades e recursos das placas, com destaque para títulos como Wolfenstein 2, Call of Duty Black Ops 4 e Shadow of the Tomb Raider.

 


Fotos


A GTX 1660 Ti Strix segue o ótimo padrão de outras placas dessa linha, com um sistema de cooler com 3 FANs e muito bem acabada, incluindo backplate (base metálica na parte de traz da placa, serve principalmente para proteção e ajuda com dissipação de calor). Outra característica já padrão em placas dessa linha da Asus são os conectores de FANs na parte de traz, possibilitando que a placa gerencie algumas ventoinhas do sistema.

Assim como demais GTX 1660 Ti, ela não suporta SLI, e diferente de outros modelos a Asus optou por colocar 2 conexões HDMI e mais 2 DisplayPort, ponto positivo, não vejo porque colocar uma de cada, ou DisplayPort ou HDMI devem ter ao menos duas conexões, o motivo é facilitar a vida de quem utiliza 2 monitores.

EVGA GTX 1660 XC UIltra vs Asus RTX 1660 Ti Strix vs Gigabyte GTX 1060 G1 Gaming
Abaixo fotos com 3 placas com projetos distintos, com o modelo da 1660 Ti da Asus utilizando um sistema de cooler mais parrudo com 3 FANs, já os outros dois modelos com 2 FANs.

Todas as três placas precisam de um conector de energia de 8 pinos. Em se tratando das conexões de vídeo, como já destaquei, além da "antiga" GTX 1060 da Gigabyte com várias conexões, a 1660 Ti da Asus também se sai bem com 4 conexões, já a placa da EVGA traz 3 conexões, todas de padrão diferente.


Sistema utilizado


Utilizamos uma máquina topo de linha baseada em uma mainboard Gigabyte Z390 Aorus Xtreme com processador Intel Core i9-9900K e 16GB de memórias através de 2 módulos de 8GB em dual-channel e frequência de 3200MHz. A ideia é evitar que o sistema seja um limitador para o desempenho das placas de vídeo testadas.

Abaixo algumas fotos da placa instalada no sistema utilizado para os testes.

Mais abaixo, os detalhes da máquina, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes.

Máquina utilizada nos testes:
- Processador Intel Core i9-9900K - Análise
- Placa-mãe Gigabyte Z390 Aorus Xtreme - Site oficial
- Kit de memórias G.SKILL TridentZ Royal 2x8GB 3200MHz - Site oficial
- SSD HyperX Fury RGB SSD - Análise
- Sistema de refrigeração liquida Cougar Helor 360 - Site oficial
- Fonte de energia Cougar CMX 1000W - Site oficial
- Gabinete Cougar Conquer - Site oficial
- Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz - Site oficial

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits
- NVIDIA GeForce 419.35

Aplicativos/Games:
- V-Ray Benchmark (aplicativo de renderização)
- 3DMark (Fire Strike Ultra 4K DX11 / Time Spy Default DX12)
- Assassin´s Creed Odyssey (DX11)
- Battlefield V (DX12)
- Forza Horizon 4 (DX12)
- Metro Exodus (DX12)
- Resident Evil 2 Remake (DX11)
- Shadow of Tomb Raider (DX12)
- The Division (DX12)

GPU-Z
Abaixo a tela principal do GPU-Z mostrando algumas das principais características técnicas da placa.


Overclock


Os novos chips da linha GTX 1660 estão se saindo muito bem em overclock. Essa placa que analisamos já traz overclock de fábrica, alcançando 1860MHz em turbo, 90MHz acima da referência. Aumentamos o clock base do GPU de 1500MHz para 1600MHz, que resultou no clock turbo de 1960MHz, um aumento de 100MHz sobre o clock já overclockado da placa. Isso sempre alterando apenas o power limit, sem mudanças de tensão.

Já as memórias aumentamos de 12GHz para 14.4GHz. Lembrando que na 1660 Ti temos memórias GDDR6, e na 1660 "normal" memórias GDDR5.


Consumo de energia


Também fizemos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Todos os testes foram feitos em cima da máquina utilizada na análise, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo. Dessa forma, comparações com testes de outros sites podem dar resultados bem diferentes.

Para o teste de carga, rodamos o 3DMark - aplicativo que exige um pouco mais do sistema e da placa de vídeo do que grande maioria dos games.

OBS.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos 10W como margem de erro, devido a variação que acontece testando uma mesma placa.


Temperatura


Iniciamos nossa bateria de testes com um critério muito importante: a temperatura do chip, tanto em modo ocioso como em uso contínuo.

É importante destacar que algumas placas possuem sistema que desliga os fans quando a GPU não está sendo exigida, como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples. Por isso, existem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prática não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso a temperatura seja alta.

Por que a placa ficou com temperatura menor quando overclockada?
Essa é uma situação normal nas placas atuais. A rotação do FAN (ou dos FANs, dependendo o modelo) fica mais rápida e consequentemente fazem o GPU resfriar mais rapidamente, em alguns casos com temperatura menor do que em situação normal.

Por que a placa com sistema de cooler referência tem temperatura em modo ocioso menor que uma placa com cooler teoricamente melhor?
Porque placas de vídeo atuais com projetos de cooler melhores tendem a desligar os FANs quando a temperatura fica abaixo de números como 40, 45 ou mesmo 50 graus, assim quando os FANs ficam desligados a tendência é que a GPU não baixe a temperatura mais do que o limite que desliga os FANs.

Primeiro vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso:

Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do 3DMark rodando em modo contínuo.

OBS.: As temperaturas podem variar bastante de acordo com a região do país, sistema onde a placa está instalada e teste utilizado.


V-Ray
O teste V-Ray Benchmark utilizado consiste no resultado de renderização com uso do GPU, um bom teste para ver como as placas podem ajudar a diminuir o tempo de trabalho em aplicações gráficas. Quanto menor for, melhor é o desempenho.


3DMark


Começamos pelos testes sintéticos, utilizando aplicativos específicos para medir o desempenho das placas.

3DMark
Rodamos a versão mais recente do aplicativo da Futuremark com dois testes, o Fire Strike em modo Ultra 4K e o Time Spy em modo normal baseado em API DirectX 12. Abaixo, os resultados:

Abaixo o novo teste Time Spy que roda sobre a API DirectX 12:


Testes em games


Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar "não jogável"


Assassin´s Creed Odyssey
O game de mundo aberto da Ubisoft é muito exigente no hardware, tanto na complexidade das cidades e seu estresse para o processador quanto os detalhes dos modelos e sua carga na placa de vídeo. Em geral, esse é um game que beneficia bastante as placas GeForce, penalizando bastante as placas Radeon mesmo meses após o lançamento e a chegada de novos drivers.


Battlefield V
O game desenvolvido pela DICE segue como uma referência de qualidade gráfica, operando tanto na API DirectX 12 quando 11. O jogo também se tornou um marco nos games para PC ao ser o primeiro a introduzir a técnica de Ray Tracing híbrido da Nvidia através das placas RTX.


Forza Horzion 4
O game exclusivo da Microsoft se destaca pelo excelente uso da api DirectX 12, entregando altos níveis de desempenho em hardware potentes e bons resultados mesmo em hardwares mais limitados.


Metro Exodus
Novamente a franquia Metro é responsável por introduzir um game com novos níveis de exigência para o hardware. Com gráficos capazes de "entortar" placas de vídeo, o jogo da 2A Games também se destaca por introduzir tecnologias como o Ray Tracing e o DLSS, recursos exclusivos da linha GeForce RTX.


Resident Evil 2 Remake
O remake do grande clássico de terror trouxe uma excelente repaginada no visual do game, com grande destaque para a qualidade gráfica e um nível alto de exigência quando o assunto é memória de vídeo. 


Shadow of Tomb Raider
O mais recente game da franquia da Lara Croft, Shadow of Tomb Raider traz ótimos gráficos, prometendo muito das placas de vídeo, mesmo os modelos de alta performance. O game também tem suporte a DirectX 12 e será um dos primeiros a suportar a tecnologia Ray Tracing.


Tom Clancy's The Division
O game da Ubisoft é uma proposta bastante ambiciosa de criar uma Nova Iorque "viva" em partidas com multiplayer totalmente online. The Division usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, e precisa lidar com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela, com destaque para a neve que ocasionalmente cai em alguns momentos. Com suporte a DX12 adicionado posteriormente, utilizamos essa API para nossa bateria de testes.


Gameplay

Comparativo em vídeo


A GeForce GTX 1660 Ti marca essa nova série "intermediária" entre a 10 e a 20. Abrindo mão dos recursos RTXs que ainda não convenceram alguns consumidores, especialmente pela escassez de games com suporte a essa tecnologia, a GTX 1660 e 1660 Ti são opções para quem quer uma placa Turing e seus benefícios, mas não querem apostar no ecossistema de tecnologias como Ray Tracing e DLSS enquanto ainda não estão mais consolidadas e difundidas.

Essa placa tem capacidade de rodar games em FullHD em qualidade Ultra com uma boa margem acima dos 60fps, e fôlego para encarar QuadHD sem problemas, no máximo precisando um ajuste do Ultra para o Alto para manter uma alta taxa de quadros. Seu nível de desempenho é comparável com a GeForce GTX 1070, e não fica tão distante da RTX 2060, que entregar uns 15 a 20% a mais de desempenho, em média. 

Desempenho entre GTX 1070 e 1070 Ti

A GTX 1660 Ti se sai muito bem em aspectos como consumo de energia, entregando mais desempenho consumindo o mesmo que a GTX 1060 6GB, e também aquecimento, porém aqui é bom destacar que o projeto parrudo de resfriamento da Asus também tem um papel importante nesse resultado, fazendo com que mesmo com overclock a GTX 1660 Ti Strix fique abaixo da temperatura da GTX 1660 da EVGA, como detalhe que a ela também é uma placa que opera em temperaturas muito baixas.

Modelo analisado tem valor muito acima das concorrentes

Falando na RTX, esse talvez seja o ponto mais complicado da 1660 Ti. A Nvidia povoou bastante esse segmento com várias placas que não se distanciam muito uma das outras, então o equilíbrio de preços é crucial. Se o preço se aproximar demais da RTX 2060, o investimento a mais compensa mesmo se você não se importa com tecnologias como Ray Tracing, já que há um ganho também em performance como um todo e os recursos RTX  podem ser vistos como "um extra". A GTX 1660, em contrapartida, pressiona do outro lado: as margens também estão na casa dos 10 a 20%, mas graças ao excelente potencial de overclock pode chegar bem perto do que a versão Ti tem para oferecer em alguns cenários.

Analisando especificamente o modelo Strix que testamos, novamente temos aqui uma belíssima placa, tanto na parte estética, graças ao design e o sistema de luz, quanto na performance, sendo extremamente silenciosa e fria. O problema é o custo: em segmentos como esse, em que o preço é um evento crucial, fica mais difícil justificar gastos altos em um sistema customizado de alto valor.

No caso do modelo analisado, mesmo com um projeto muito bom, overclock de fábrica e potencial para ser ainda mais overclockada, seu preço acaba "matando" a placa. Encontramos elas por valores superiores a R$1.900, sendo possível encontrar uma série de placas com o GPU RTX 2060 por preços inferiores, e modelos com o mesmo GPU na casa de R$1.600, que na prática são opções mais atrativas. A principio iriamos dar um selo recomendado, mas especificamente por parte do preço desse modelo, acaba sendo um modelo difícil de recomendar com essas outras possibilidades. É um produto excelente, mas o custo adicional ainda compensa mais no investimento por uma RTX 2060 e o adicional de mais ou menos 20% de desempenho e também as tecnologias RTX.

PRÓS
Placa bastante silenciosa
Baixo consumo e aquecimento
Muito potencial para overclock
Alta performance para FullHD/Ultra e QuadHD/Alto
CONTRAS
Preço pode tornar a RTX 2060 ou GTX 1660em opções melhores
Alta diferença de preço entre modelo analisado e os mais baratos com mesmo GPU ou mesmo com RTX 2060
Sem suporte a novos recursos como DLSS e Ray Tracing
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh