ANÁLISE: EVGA GeForce GTX 1660 XC Ultra

Nvidia atualiza sua placa "custo x benefício" e rivaliza com a RX 590

A GeForce GTX 1660 é uma placa de vídeo da Nvidia voltada para o segmento intermediário, focando em consumidores que buscam uma alta relação entre custo e benefício e que desejam jogar em alta qualidade games na resolução FullHD. Para tanto, faz economias tirando algumas tecnologias adicionais presentes na linha RTX, bem como usando tecnologias mais baratas em componentes como as memórias.

A Nvidia segue ampliando o line-up de placas baseadas na nova microarquitetura Turing e mantendo a tradição, depois dos modelos mais potentes, a empresa vai progressivamente introduzindo novos produtos "escalonando para baixo" a tecnologia. Assim já surgiram as RTX 2060, a GTX 1660 Ti e agora a GTX 1660.

Site Oficial da EVGA GeForce GTX 1660 XC Ultra
Análise NVIDIA GeForce RTX 2060 Founders Edition
Link de compra das placas GTX 1660 na Pichau

A GTX 1660 foi lançada com o preço sugerido de US$ 219, algo que coloca ela bem próxima ao preço atual cobrado na GTX 1060 6GB e RX 580 8GB no exterior, além de por pressão na RX 590 8GB lançada por US$ 249, com o modelo utilizado na análise também situado na mesma casa de preço. No Brasil ainda não vimos o produto disponível, porém os preços de lançamento não costumam ser simpáticos.


Especificações da placa
Começamos pelas especificações da placa comparada com outros modelos:

Comparativo


NVIDIA GeForce GTX 1660 Ti

EVGA GeForce GTX 1660 XC Ultra

NVIDIA GeForce GTX 1660

NVIDIA GeForce GTX 1060 6GB

Preços

Preço no lançamentoU$ 279,00 U$ 249,00 U$ 219,00 U$ 299,00
Preço atualizadoR$ 1.680,00 U$ 249,00 R$ 1.230,00 R$ 1.000,00

Especificações da GPU

Processo de fabricação12nm 12nm 12nm 16nm FinFET
ChipTuring TU116 Turing TU116 Turing TU116 Pascal GP106
Clock do GPU1500 MHz1530 MHz1530 MHz1506 MHz
Clock do GPU (Turbo)1770 MHz1845 MHz1785 MHz1708 MHz

Especificações das Memórias

Tecnologia da RAMGDDR6 GDDR5 GDDR5 GDDR5
Interface de largura de BUS192 bit 192 bit 192 bit 192 bit
Quantidade de RAM6GB 6GB 6GB 6GB
Clock das memóriass1500 MHz2000 MHz2000 MHz2002 MHz
Clock efetivo12000 MHz8000 MHz8000 MHz8008 MHz
Largura de banda288.0 192 192 192.2

Características Gerais

Shading Units1536 1408 1408 1280
TMUs96 88 88 80
ROPs48 48 48 48
Pixel Rate84.96 GPixel/s88.56 GPixel/s85.68 GPixel/s72.3 GPixel/s
Texture Rate169.9 GTexel/s162.4 GTexel/s157.1 GTexel/s120.5 GTexel/s
Performance de pontos flutuantes5.437 GFLOPS10.391 GFLOPS5.027 GFLOPS3.855 GFLOPS

Design

Pinos de alimentação1x 6 pinos 1x 8 pinos 1x 8 pinos 1x 6 pinos
Suporte à combinação de placasSem suporte SEM SUPORTE SEM SUPORTE Sem suporte
Tipo de SlotDual-slot Dual-slot Dual-slot Dual-slot
Comprimento da placa229 mm229 mm229 mm250 mm
TDP120 W120 W120 W120 W
Fonte recomendada450W W450 W450 W400 W
Conexões de vídeo3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1xDVI 1x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x DVI 1x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1x DVI 3x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1xDVI

Recursos

DirectX12.0 12.1 12.1 12.0
OpenCL1.2 1.2 1.2 1.2
OpenGL4.6 4.6 4.6 4.5
Shader6.3 6.2 6.2 5.0

Extras

A Turing série 16

As placas da série 16, como a GTX 1660 e 1660 Ti são equipadas com a microarquitetura Turing, porém o TU116 utilizado possui alguns cortes comparados aos presentes nas RTXs. A principal perda são as duas estruturas introduzidas na série 20: os núcleos RT e núcleos tensores, que não estão habilitados no TU116.

Isso não quer dizer que essa linha de placa ficou sem os benefícios de novas tecnologias. A microarquitetura Turing também possui outros méritos que vão além do núcleos RT e tensores. A primeira é uma nova capacidade: o chip foi reestruturado para conseguir fazer de forma concomitante cálculos de ponto flutuante e integrais. Com isso placas baseadas nessa tecnologia conseguem reduzir o número de instruções necessárias para realizar um processamento e, por consequência, entregam mais desempenho.

Outro ponto crucial para a evolução desses novos modelos é o Variable Rate Shading (VRS), algo que fica como "fator variável de shading" em uma tradução livre. Através da identificação dos objetos e dos movimentos da cena, a placa de vídeo consegue determinar as diferentes regiões de uma cena e até mesmo entender objetos presentes nela e adaptar a carga de trabalho que irá aplicar. De forma inteligente a placa aplica encurta o processo de shading nas partes da cena que não importam, e o impacto na qualidade da imagem é pouco perceptível.

Mais uma novidade das Turing que não fica de fora nem nessas implantações mais "econômicas" é a arquitetura de cache unificada. Ela une memória compartilhada, L1 e cache de texturas, algo que melhora o gerenciamento e recursos e resulta em 4x mais largura de banda por TPC na comparação com placas baseadas em Pascal.

Essas otimizações da nova microarquitetura tem impacto principalmente em games mais recentes, de acordo com a Nvidia, pois são softwares que fazem melhor uso dessas novas capacidades e recursos das placas, com destaque para títulos como Wolfenstein 2, Call of Duty Black Ops 4 e Shadow of the Tomb Raider.

 


Fotos


O acabamento da GTX 1660 XC Ultra é muito bom, seguindo o padrão de placas com esse perfil, sem grandes detalhes, inclusive é uma placa que não faz uso de LEDs, como a gigante maioria de placas que buscam se diferenciar.

Traz um bom sistema de cooler, com 2 FANs, e também um conector de energia de 8 pinos como o modelo referência. Em se tratando das conexões de vídeo, acho que poderia ter ao menos 2 HDMI ou duas DisplayPort, essas conexões se tornaram padrão nos monitores atuais e é importante para quem utiliza mais de um monitor.

EVGA GTX 1660 XC UIltra vs Asus RTX 1660 Ti Strix vs Gigabyte GTX 1060 G1 Gaming
Abaixo fotos com 3 placas com projetos distintos, com o modelo da 1660 Ti da Asus utilizando um sistema de cooler mais parrudo com 3 FANs, já os outros dois modelos, inclusive o analisado, com 2 FANs.

Todas as três placas precisam de um conector de energia de 8 pinos. Em se tratando das conexões de vídeo, podemos dizer que tivemos um "downgrade" em relação a 1060 da Gigabyte, já que a 1660 da EVGA tem apenas 3 conexões, sendo uma de cada tipo, e a 1660 Ti da Asus traz 4 conexões, sendo 2 HDMI e 2 DisplayPort, a opção mais realista para os dias atuais. Também é possível notar que a conexão USB dos modelos RTX não está presentes nas placas da linha 1660.


Sistema utilizado


Utilizamos uma máquina topo de linha baseada em uma mainboard Gigabyte Z390 Aorus Xtreme com processador Intel Core i9-9900K e 16GB de memórias através de 2 módulos de 8GB em dual-channel e frequência de 58360MHz. A ideia é evitar que o sistema seja um limitador para o desempenho das placas de vídeo testadas.

Abaixo algumas fotos da placa instalada no sistema utilizado para os testes.

Mais abaixo, os detalhes da máquina, sistema operacional, drivers e softwares/games utilizados nos testes.

Máquina utilizada nos testes:
- Processador Intel Core i9-9900K - Análise
- Placa-mãe Gigabyte Z390 Aorus Xtreme - Site oficial
- Kit de memórias G.SKILL TridentZ Royal 2x8GB 58360MHz - Site oficial
- SSD HyperX Fury RGB SSD - Análise
- Sistema de refrigeração liquida Cougar Helor 360 - Site oficial
- Fonte de energia Cougar CMX 1000W - Site oficial
- Gabinete Cougar Conquer - Site oficial
- Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz - Site oficial

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits
- NVIDIA GeForce 419.35

Aplicativos/Games:
- V-Ray Benchmark (aplicativo de renderização)
- 3DMark (Fire Strike Ultra 4K DX11 / Time Spy Default DX12)
- Assassin´s Creed Odyssey (DX11)
- Battlefield V (DX12)
- Forza Horizon 4 (DX12)
- Metro Exodus (DX12)
- Resident Evil 2 Remake (DX11)
- Shadow of Tomb Raider (DX12)
- The Division (DX12)

GPU-Z
Abaixo a tela principal do GPU-Z mostrando algumas das principais características técnicas da placa.


Overclock


Os novos chips da linha GTX 1660 estão se saindo muito bem em overclock. Essa placa que analisamos já traz overclock de fábrica, alcançando 1845MHz em turbo, 60MHz acima da referência. Aumentamos o clock base do GPU de 1530MHz para 1650MHz, que resultou no clock turbo de 1965MHz, um aumento de 120MHz sobre o clock já overclockado da placa. Isso sempre alterando apenas o power limit, sem mudanças de tensão.

Já as memórias aumentamos de 8GHz para 10GHz, mais um bom overclock, isso na teoria, veremos se na prática surte efeito também.


Consumo de energia


Também fizemos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Todos os testes foram feitos em cima da máquina utilizada na análise, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo. Dessa forma, comparações com testes de outros sites podem dar resultados bem diferentes.

Para o teste de carga, rodamos o 3DMark - aplicativo que exige um pouco mais do sistema e da placa de vídeo do que grande maioria dos games.

OBS.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos 10W como margem de erro, devido a variação que acontece testando uma mesma placa.


Temperatura


Iniciamos nossa bateria de testes com um critério muito importante: a temperatura do chip, tanto em modo ocioso como em uso contínuo.

É importante destacar que algumas placas possuem sistema que desliga os fans quando a GPU não está sendo exigida, como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples. Por isso, existem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prática não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso a temperatura seja alta.

Por que a placa ficou com temperatura menor quando overclockada?
Essa é uma situação normal nas placas atuais. A rotação do FAN (ou dos FANs, dependendo o modelo) fica mais rápida e consequentemente fazem o GPU resfriar mais rapidamente, em alguns casos com temperatura menor do que em situação normal.

Por que a placa com sistema de cooler referência tem temperatura em modo ocioso menor que uma placa com cooler teoricamente melhor?
Porque placas de vídeo atuais com projetos de cooler melhores tendem a desligar os FANs quando a temperatura fica abaixo de números como 40, 45 ou mesmo 50 graus, assim quando os FANs ficam desligados a tendência é que a GPU não baixe a temperatura mais do que o limite que desliga os FANs.

Primeiro vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso:

Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do 3DMark rodando em modo contínuo.

OBS.: As temperaturas podem variar bastante de acordo com a região do país, sistema onde a placa está instalada e teste utilizado.


V-Ray
O teste V-Ray Benchmark utilizado consiste no resultado de renderização com uso do GPU, um bom teste para ver como as placas podem ajudar a diminuir o tempo de trabalho em aplicações gráficas. Quanto menor for, melhor é o desempenho.


3DMark


Começamos pelos testes sintéticos, utilizando aplicativos específicos para medir o desempenho das placas.

3DMark
Rodamos a versão mais recente do aplicativo da Futuremark com três testes, o Fire Strike em modo normal e também em modo 4K além do novo Time Spy baseado em API DirectX 12. Abaixo, os resultados:

Abaixo o novo teste Time Spy que roda sobre a API DirectX 12:


Testes em games


Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60fps é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30fps, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar "não jogável"


Assassin´s Creed Odyssey
O game de mundo aberto da Ubisoft é muito exigente no hardware, tanto na complexidade das cidades e seu estresse para o processador quanto os detalhes dos modelos e sua carga na placa de vídeo. Em geral, esse é um game que beneficia bastante as placas GeForce, penalizando bastante as placas Radeon mesmo meses após o lançamento e a chegada de novos drivers.


Battlefield V
O game desenvolvido pela DICE segue como uma referência de qualidade gráfica, operando tanto na API DirectX 12 quando 11. O jogo também se tornou um marco nos games para PC ao ser o primeiro a introduzir a técnica de Ray Tracing híbrido da Nvidia através das placas RTX.


Forza Horzion 4
O game exclusivo da Microsoft se destaca pelo excelente uso da api DirectX 12, entregando altos níveis de desempenho em hardware potentes e bons resultados mesmo em hardwares mais limitados.


Metro Exodus
Novamente a franquia Metro é responsável por introduzir um game com novos níveis de exigência para o hardware. Com gráficos capazes de "entortar" placas de vídeo, o jogo da 2A Games também se destaca por introduzir tecnologias como o Ray Tracing e o DLSS, recursos exclusivos da linha GeForce RTX.


Resident Evil 2 Remake
O remake do grande clássico de terror trouxe uma excelente repaginada no visual do game, com grande destaque para a qualidade gráfica e um nível alto de exigência quando o assunto é memória de vídeo. 


Shadow of Tomb Raider
O mais recente game da franquia da Lara Croft, Shadow of Tomb Raider traz ótimos gráficos, prometendo muito das placas de vídeo, mesmo os modelos de alta performance. O game também tem suporte a DirectX 12 e será um dos primeiros a suportar a tecnologia Ray Tracing.


Tom Clancy's The Division
O game da Ubisoft é uma proposta bastante ambiciosa de criar uma Nova Iorque "viva" em partidas com multiplayer totalmente online. The Division usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, e precisa lidar com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela, com destaque para a neve que ocasionalmente cai em alguns momentos. Com suporte a DX12 adicionado posteriormente, utilizamos essa API para nossa bateria de testes.


Gameplay


A GTX 1660 6GB é uma placa que tem diversos méritos. Ela se mostrou impressionantemente fria, com o projeto da EVGA conseguindo as temperaturas muito baixas mesmo depois de nosso overclock e com o GPU Boost empurrando as frequências para acima dos 2GHz. O nível de performance traz uma margem de 15 a 20% acima do que a GTX 1060 6GB é capaz de entregar, o que traz uma melhor relação entre performance e preço já que a 1060 foi lançada por US$ 299. Colocando em perspectiva, esse é o desempenho da GTX 980 Ti, por exemplo, mostrando a evolução da tecnologia da Nvidia.

A GTX 1660 tem baixo consumo e aquecimento,
com 15 a 20% mais desempenho que a GTX 1060

O problema principal surge quando olhamos o contexto atual. A placa apresentou um nível de desempenho que embola a placa com as rivais RX 580 e RX 590, ficando entre as duas na maioria dos cenários, a frente ou atrás em games de acordo com a afinidade do título com Radeon ou GeForce. Isso quer dizer que seu preço oscilando entre US$ 219 sugerido pela Nvidia até US$ 249 cobrado em modelos mais robustos, como o usado nessa análise, fazem com que a placa também se embole com as rivais no quesito preço e na relação performance e custo.

Comparada à GTX 1060 6GB ela tem vantagens evidentes, mas comparado ao que já temos no mercado... nem tanto.  A placa cai em uma situação parecida com a da Radeon VII, analisada recentemente aqui no Adrenaline. Entregar o mesmo resultado por um custo parecido deixa bem menos interessante o lançamento de um novo produto, que parece só milimetricamente criado para posicionar uma GeForce após a chegada da Radeon RX 590 ou mesmo para movimentar o mercado.

A placa não muda o mercado, com performance
e preço próximo das RX 590 e 580

Felizmente para a GTX 1660 ela não tem os problemas da Radeon VII: ela tem baixíssimo consumo e é muito silenciosa, resultado de seu baixo aquecimento. Isso faz com que apesar de ser um lançamento um tanto morno por não impactar o mercado com novos patamares de desempenho e preço, isso não tira a qualidade da GTX 1660 ser uma ótima placa. Um dos seus grandes trunfos está no OC: em nossos testes, subir as frequências trouxe um impacto mínimo em aquecimento, mostrando que o limite vai ser mesmo a quantidade de alimentação disponível e a estabilidade do chip em lidar com as frequências mais altas, e nos nossos testes o ganho foi de 10 a 20%, subida que tornou possível ultrapassar a RX 590 em vários cenários e até colar na GTX 1070 em outros.

Placa é excelente para FullHD/Ultra,
com muito potencial para overclock

A GTX 1660 é uma placa indicada para o gamer que quer um produto capaz de entregar FullHD em qualidade Ultra em todos os games, e até arriscar um QuadHD em franquias um pouco mais leves. Seu preço coloca essa placa dentro do segmento com excelente balanço entre "custo x benefício", rivalizando com a RX 590 e RX 580 e contando com um potencial grande de ganhar performance via overclock. Nessa disputa, com níveis próximos de desempenho entre as três, o fator determinante fica por conta do preço praticado e as preferências do consumidor pelos diferenciais da linha Radeon ou GeForce.

PRÓS
Placa bastante silenciosa
Baixo consumo e aquecimento
Muito potencial para overclock
Alta performance para FullHD/Ultra
CONTRA
Níveis de performance e preço já disponíveis no mercado
Alta diferença de preço entre modelo analisado e os mais baratos com mesmo GPU
Sem suporte a novos recursos como DLSS e Ray Tracing
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

  • Redator: Fabio Feyh

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