ANÁLISE: D-Link DIR-890L

Um roteador completo para quem puder pagar por seu valor elevado

D-Link DIR-890L é um roteador bem diferente dos modelos de entrada ou intermediários. Temos aqui um modelo com uma quantidade de recursos, tecnologias e até mesmo visual muito diferenciado, voltado ao consumidor que está disposto a ter um aparelho poderoso e versátil, sem medo de desembolsar bastante para obtê-lo.

Entre os destaques do modelo estão a presença de seis antenas, operação em três bandas (uma 2.4GHz e duas 5.0GHz), múltiplas portas USB e um software avançado e com uma interface simpática de gerenciamento, tanto via PC quanto via celular. Vamos ver com mais detalhes no restante da análise!

Especificações técnicas

Alcance: Acima de 200m²
Antena: 6 Antenas tipo externa
Interfaces
 - Duas portas USB (uma USB 3.0, uma USB 2.0)
 - Porta WAN Gigabit 10/100/1000
 - 4x Gigabit LAN 10/100/1000
 - Wireless 802.11n/g/b
Wi-Fi
 - 802.11a/b/g/n/ac
 - IEEE 802.3
 - IEEE 802.3u
Tecnologia Wi-Fi AC3200
Processador dual-core 1GHz
Garantia 5 Anos

Design


Um roteador que não nasceu para ser escondido em um canto do armário

Já elogiamos muitos modelos de roteadores por conta de designs discretos e fáceis de "desaparecer" em um armário ou atrás da mobília. O DIR-890L não é esse tipo de produto. Ele tem um visual arrojado e feito para quem quer colocar o roteador em um lugar visível e quer que ele chame a atenção. Quem não quiser deixá-lo em cima de algum móvel, há a opção de pendurá-lo em uma parede ou um móvel, mas devido ao seu porte, não é um aparelho para quem quer ver seu roteador "sumir".

Além do porte e da grande quantidade de antenas, ele fica ainda mais chamativo devido a escolha pela cor vermelho vivo na carcaça. Definitivamente, quem quer algo mais neutro vai precisar procurar outro modelo.

O DIR-890L não vai simplesmente se integrar com a sua decoração. Ele tem personalidade própria

As seis antenas são adaptáveis, e podem ser ajustadas facilmente para uma posição mais conveniente. As conexões ficam todas na parte de trás, e há muitas: duas USB, cinco ethernet (sendo uma para a conexão com internet através de um modem) e a conexão de energia. Também há um botão para ligar e desligar o roteador, um botão para realizar a conexão via WPS e um buraquinho para o tradicional reset para padrões de fábrica.

Configurações e funcionalidades


Interfaces amistosas e muitas funcionalidades

Uma das características mais interessantes do roteador da D-Link está seu software de configuração e gerenciamento. As telas trazem uma interface bastante simples, clara e toda em português.

O processo de configuração te leva "pela mão", inclusive com alguns diagnósticos ao longo do caminho caso você tenha esquecido de ligar alguma coisa. Depois de instalado, o software traz uma série de interfaces de gerenciamento, seja das redes wireless, dos dispositivos conectados, do consumo de banda ou dos aparelhos conectados via USB.

A interface de configuração do DIR-890L é muito eficiente, intuitiva e cheia de recursos

Em geral a interface agrada bastante, e tem potencial para atender desde o usuário avançado, com diversas configurações disponíveis, até o usuário mais leigo, que vai receber a "colher de chá" de imagens intuitivas e telas bastante claras onde é fácil fazer os ajustes. Para quem não quer mexer em nada disso, o 890L tem alguns recursos bem úteis, como o gerenciamento automático das bandas wireless: nada de ficar escolhendo qual rede usar, e colocar uma senha para cada, o roteador as unifica e direciona o dispositivo para a que for mais eficiente no momento.

Também dá para configurar o roteador e acessar via celular, mas os apps não são tão eficientes quanto o ajuste via PC

Meu único porém nos softwares são os apps. A D-Link desenvolveu aplicativos que podem realizar funções como configurar o roteador ou acessar dados através da SharePort, porém o design das interfaces mostram que eles estão um pouco datados comparado ao software de configuração via navegador. Outro fator que pode confundir um pouco é que há mais de um app, e cada um faz coisas diferentes. Se você quer configurar seu roteador, usa o QRSMobile, se quer acessar o dispositivo conectado na porta USB, deve usar o SharePort Mobile, por exemplo.

Performance


Bom desempenho e intensidade de sinal

Com tantas bandas, frequências e antenas disponíveis, ficamos com uma expectativa por um excelente desempenho do 890L. Em nosso teste de transferência de uma grande quantidade de dados, obtivemos um resultado bastante sólido na frequência de 2.4Ghz, entre os mais rápidos que já testamos, e um bom resultado na frequência de 5GHz, onde não ficou distante de nossos melhores resultados.

Na intensidade de sinal, vemos a boa quantidade de antenas e o uso da tecnologia Smart Beam "mostrar a que veio". O modelo da D-Link conseguiu figurar no topo do gráfico (lembrando que menos é melhor, em intensidade de sinal), com destaque especialmente para o resultado da frequência de 5GHz. Essa banda é mais suscetível a interferências e obstruções físicas, algo que fica evidente pelos resultados especialmente ruins da maioria dos modelos em 5GHz. O 890L conseguiu fazer o seu sinal de maior frequência chegar em excelente intensidade.

Ambas as frequências chegaram com excelente intensidade

O D-Link DIR-890L é o produto para o consumidor que está procurando um roteador poderoso, recheado de recursos e que está disposto a pagar a mais para ter tudo isso. Sua grande quantidade de antenas e tecnologias que o tornam capaz de direcionar o sinal trouxe um resultado bastante evidente em nossos testes de intensidade de sinal, conseguindo um excelente resultado mesmo em 5.0GHz, uma frequência que apesar da performance superior sofre muito com obstruções físicas e maiores distâncias.

Outro destaque desse modelo é o gerenciamento, com uma interface bastante intuitiva e visual, e é muito fácil definir quais os dispositivos com prioridade na rede, visualizar o consumo da banda e mudar ajustes da conexão. Para quem não tem paciência para ficar lidando com essas minúcias, ele próprio já é capaz de criar uma rede única e direcionar os dispositivos para uma de suas três bandas wireless, de acordo com a demanda e definindo a mais eficiente.

Seu visual é bastante chamativo, mostrando que esse não é um produto para passar despercebido, como acontece com outros roteadores. Se para os consumidores que querem discrição isso é um contra, para quem quer deixar um ambiente com um visual "hi-tech", o DIR-890L vai casar muito bem com uma decoração no estilo futurista.

Claro que tantas vantagens também precisam ser balanceadas com uma desvantagem. No caso desse modelo, temos um preço bastante elevado comparado a outros roteadores mais básicos, mas dentro do contexto de seus recursos, como a grande quantidade de antenas, bandas wi-fi e software intuitivo e avançado de gerenciamento, esse produto é uma excelente opção e está com um preço competitivo comparado a rivais. Isso torna o D-Link DIR-890L uma opção a ser cogitada por quem busca um roteador potente, cheio de recursos, tecnologias e, principalmente, quer um visual chamativo e robusto.

Conclusão

 

Avaliação: D-Link DIR-890L

Recursos e funcionamento
10
Instalação e configurações
9.5
Design
9.0
Preço
8.0

PRÓS
6 antenas e três bandas Wi-Fi
Bom direcionamento de sinal
Boa performance
Excelente software de configuração e gerenciamento
Visual arrojado
CONTRAS
Não serve para quem quer algo discreto
Preço elevado
Assuntos
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.