ANÁLISE: ZOTAC GeForce GTX 1050 Ti Mini

Placa é o ideal para quem quer jogar com baixo custo e boa performance

Depois do lançamento da Titan X Pascal, GTX 1080, GTX 1070, GTX 1060 de 6GB e 3GB, agora foi a vez das duas últimas placas da série, a GeForce GTX 1050 e a GTX 1050 Ti, sendo elas os dois novos produtos mais "simples" da serie 10, chamados de modelos de entrada. Hoje vamos analisar uma placa da Zotac equipada com esse chip, a GeForce GTX 1050 Ti Mini, que tem como grande apelo seu tamanho bastante compacto, uma das menores placas de vídeo que já passou por nossa redação.

A NVIDIA até o momento só havia focado em segmentos de mais alto desempenho com a sua nova microarquitetura Pascal. A dupla GTX 1050 e 1050 Ti enfim trazem a nova litografia "para as massas", com um custo muito mais acessível. Assim como antecessoras (GTX 950 e 750 Ti), temos aqui placas de alta eficiência, com baixo consumo e aquecimento, chegando a dispensar o uso de um conector adicional de energia e requerendo apenas uma fonte de 300 watts, algo que vemos em praticamente qualquer PC doméstico, inclusive os não gamers.

NVIDIA anuncia GeForce GTX 1050 e 1050 Ti
Artigo: O que é a tecnologia FinFET das novas placas de vídeo de AMD e Nvidia?

De acordo com o anúncio da NVIDIA, as placas com GPU GTX 1050 Ti chegam ao Brasil com preço médio de R$749, mas com certeza será possível encontrar modelos mais baratos. Ainda não sabemos o preço final desse modelo analisado da ZOTAC, mas a empresa costuma entregar produtos com preços bastante competitivos, logo esses deve estar entre os mais baratos disponíveis.

Site oficial da placa ZOTAC GeForce GTX 1050 Ti Mini

Por conta de seu de seu preço acessível e a facilidade de instalar em um PC (praticamente qualquer computador cumpre os requisitos), a Nvidia está focando dois mercados para esse produto: o chinês e o brasileiro. Será que temos aqui uma placa pronta para massificar o PC gaming? Ou até uma forte concorrente para equipar o PC Baratinho? Vejamos no restante da análise!

 

Análise em vídeo

A GTX 1050 Ti

As novas placas de entrada da NVIDIA chegam equipadas com um novo chip, o GP107. Ele é um chip bastante compacto, com apenas 132 mm² de área, sendo ainda menor que o presente na GTX 750 Ti, com 148 mm². Apesar da pouca área, ele faz bom uso da nova microarquitetura Pascal e por consequência consegue colocar mais núcleos CUDA nessa área menor, resultado do uso de transistores em 14 nanômetros FInFET. São no total 768, mesma quantidade presente na GTX 950 e 128 a mais que na GTX 750 Ti.

Dois produtos são baseados na GP107: a GTX 1050 Ti e GTX 1050. A primeira é o chip em todo seu potencial, com todos os seus núcleos CUDA, ROPs (64) e TMUs (48) ativadas. A GTX 1050 desabilita um SM, resultando em um total de 640 núcleos CUDA, 32 ROPs e 40 TMUs. As duas placas também diferem em outros fatores: a GTX 1050 opera em frequência base mais elevada (1354 vs 1290 MHz), já quando o assunto é memórias a GTX 1050 Ti possui mais, com um total de 4GB GDDR5 enquanto a GTX 1050 possui apenas 2GB GDDR5. Considerando os games atuais, jogar em FullHD com apenas 2GB já começou a ser um tanto arriscado.

De acordo com a NVIDIA, ambas as placas possuem muita margem para overclock, sendo que peças de engenharia alcançaram com facilidade frequências na casa dos 1900MHz, um aumento de frequências que observamos em outros produtos da linha Pascal de GPUs. Essas placas também tem outra característica em comum: ambas operam com TDP de 75W, o que significa que são capazes de funcionar sem necessidade de conectores adicionais de energia. Esse baixo consumo também se reflete em baixos requerimentos de fonte, sendo que a empresa recomenda uma de 300 watts, e também sistemas modestos de resfriamento, afinal placas que consomem menos tendem a aquecer menos. Isso viabiliza placas bastante compactas com essas GPUs.

Novas tecnologias Pascal

O grande destaque da geração Pascal é a troca da litografia. Com o uso dos 14nm FinFET, as placas baseadas nessa microarquitetura conseguem colocar mais transistores em menor área, entregando dessa forma mais performance. As placas baseadas nessa tecnologia também apresentam saltos em eficiência, aquecendo e consumindo menos energia que modelos das gerações anteriores. Curiosamente, o chip GP107 da GTX 1050 e 1050 Ti não são feitos pela TSMC e em 16nm como os demais modelos lançados até o momento: elas são feitas pela Samsung com um processo de fabricação um pouco mai compacto, o 14nm FinFET.

Artigo: O que é a tecnologia FinFET das novas placas de vídeo de AMD e Nvidia?

Uma tecnologia bastante interessante da nova geração é o Simlutaneous Multi-Projection (SMO), recurso que torna as placas Pascal mais eficientes na hora de renderizar múltiplas imagens com diferentes pontos de vista. Esse recurso possibilita a uma placa de vídeo baseada na nova arquitetura renderizar até 16 pontos de vista simultaneamente e de forma mais ágil que chips gráficos anteriores. Essa tecnologia tem duas aplicações muito interessantes: a realidade virtual e múltiplos monitores. Um detalhe importante: as GTX 1050 são as primeiras da linha Pascal a não trazer o selo "VR Ready", indicando que a Nvidia não considera essas placas potentes o suficiente para lidar com a realidade virtual.

A 1050 Ti traz os recursos da linha Pascal, mas não possui a certificação para a Realidade Virtual

O SMP também torna viável correções em imagens de usuários que utilizam mais de um monitor. Em combinações de múlltipos monitores é comum distorção nos cantos da imagem, com resultados pouco interessantes especialmente nas telas das laterais, que costumam exibir uma imagem "bastante esticada" por conta da renderização dos games estar mais focada em apenas uma tela. O SMP possibilita correções de perspectiva através do driver da placa, melhorando a perspectiva da imagem baseado na quantidade de monitores em uso e seu posicionamento.

Imagem Original


Imagem corrigida

Imagem corrigida através do Nvidia SMP

Outro recurso introduzido é o Ansel, uma tecnologia com um objetivo "artístico": se tornar uma ferramenta de captura de imagens com muito mais possibilidades que o tradicional "print screen". O Ansel é capaz de renderizar novos pontos de vista, fazer capturas em altíssima resolução e até mesmo capturar uma cena em 360º, tornando possível visualizar uma cena através de óculos de realidade virtual.

O Ansel é de fácil implementação em games, sendo que o SDK é aberto. Porém a Nvidia afirma que pode existir desenvolvedores que não irão implementar o recurso pois pode ser usado de forma indevida para ganhar vantagens em games competitivos, como ganhando maiores campos de visão ou perspectivas que possam ser exploradas. De acordo com a Nvidia, a tecnologia estará disponível em games como The Division, The WitnessNo Man's SkyUnreal Tournament e a próxima DLC de The Witcher 3.

Especificações
Abaixo as principais especificações da placa analisada ao lado de outros modelos.

Comparativo


ZOTAC GeForce GTX 1050 Ti Mini

NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti

NVIDIA GeForce GTX 1050

NVIDIA GeForce GTX 950

Preços

Preço no lançamentoU$ 1,39 U$ 139,99 U$ 1,09 U$ 159,00
Preço atualizadoU$ 1,39 R$ 749,00 R$ 519,00 R$ 650,00

Especificações da GPU

Processo de fabricação14nm FinFET 14nm FinFET 14nm FinFET 28nm
ChipPascal GP107 Pascal GP107 Pascal GP107 Maxwell GM206
Clock1303 MHz1290 MHz1354 MHz1024 MHz
Clock (Turbo)1417 MHz1392 MHz1455 MHz1188 MHz

Memórias

Interface de largura de BUS128 bit 128 bit 128 bit 128 bit
Quantidade de RAM|4GB| |4GB| |2GB| |2GB|
Tecnologia da RAMGDDR5 GDDR5 GDDR5 GDDR5
Clock1752 MHz1752 MHz1752 MHz1653 MHz
Clock efetivo7008 MHz7008 MHz7008 MHz6612 MHz
Largura de banda112 112 112 105.8

Características Gerais

Shading Units768 768 640 768
TMUs48 48 40 48
ROPs32 32 32 32
Pixel Rate41.7 GPixel/s41.3 GPixel/s43.3 GPixel/s32.8 GPixel/s
Texture Rate62.5 GTexel/s61.9 GTexel/s54.2 GTexel/s49.2 GTexel/s
Performance de pontos flutuantes2.001,4 GFLOPS1,981.4 GFLOPS1,733.1 GFLOPS1.573 GFLOPS

Design

Pinos de alimentaçãoNão requer alimentação via PCI-E Não requer alimentação via PCI-E Não requer alimentação via PCI-E 1x 6 pinos
Suporte à combinação de placasSem suporte Sem suporte Sem suporte Até duas placas
Tipo de SlotDual-slot Dual-slot Dual-slot Dual-slot
Comprimento da placa144 mm145 mm145 mm202 mm
TDP75 W75 W75 W90 W
Fonte recomendada300 W300 W300 W350 W
Conexões de vídeo1x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1xDVI 1x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1xDVI 1x DisplayPort 1.4, 1x HDMI 2.0B, 1xDVI 1xDVI, 1xHDMI 2.0, 3xDisplayPort

Recursos

DirectX12.0 12.0 12.0 12.0
OpenCL1.2 1.2 1.2 1.2
OpenGL4.5 4.5 4.5 4.5
Shader5.0 5.0 5.0 5.0

Extras

Fotos

 
Como podemos ver nas fotos abaixo, a placa chama bastante atenção pelo seu tamanho, com um único FAN de 90mm, é a menor placa de vídeo que já passou por aqui, uma "fofura". laugh

Além do tamanho, chama a atenção o fato dela não ter conector de energia, um dos diferenciais das placas com GPU Pascal GP107. Algumas empresas provavelmente devem adicionar um conector de 6 ou 8 pinos, que em nossa opinião é um erro considerando o perfil dessa placa.

Em se tratando das conexões, a placa possui uma HDMI 2.0b, possibilitando o 4K em 60Hz via HDMI, outra conexão DisplayPort versão 1.4 com suporte a HDR assim como o HDMI. Completando as conexões, uma DVI totalizando o suporte a 3 telas.

ZOTAC GTX 1060 Mini vs GTX 1050 Ti Mini
Nas fotos abaixo colocamos lado a lado a GTX 1060 Mini também da ZOTAC com a nova GTX 1050 Ti Mini. Fica bem evidente o tamanho ainda menor da nova placa, que promete desempenho semelhante a GTX 960, placa que tinha tamanho consideravelmente maior do que a própria GTX 1060.

GTX 1050 Ti vs GTX 950 vs GTX 750 Ti
Já nas fotos a seguir comparamos a nova GTX 1050 Ti com outros dois modelos de mesmo segmento, mas de gerações anteriores, uma GTX 950 da EVGA e uma GTX 750 Ti da PNY, placa que reinou por muito tempo no PC Baratinho mas que vem "sentindo a idade" e agora pode perder o trono para a nova GTX 1050 Ti.


Sistema utilizado


Como de costume, utilizamos uma máquina topo de linha baseada em uma mainboard ASUS Rampage V Extreme, com processador Intel Core i7 5960X para os testes. A ideia é evitar que o sistema seja um limitador para o desempenho das placas de vídeo testadas.

Mais abaixo, detalhes da máquina, sistema operacional, drivers, configurações de drivers e softwares/games utilizados nos testes.

Máquina utilizada nos testes:
- Processador Intel Core i7 5960X 3.0GHz - Análise
- Placa-mãe Asus Rampage V Extreme - Análise
- Kit de memórias Kingston HyperX Predator DDR4 16GB 2133Hz (2x8GB) - Análise
- SSD Kingston HyperX Savage 240GB - Análise
- SSHD Seagate 2TB SATA3 - Análise
- Sistema de refrigeração liquida Cooler Master Nepton 120M - Site oficial
- Fonte de energia Cooler Master V1200 Platinum - Site oficial
- Gabinete Cooler Master HAF EVO XB - Site oficial
- Monitor Samsung U28E590D 4K 60Hz - Site oficial

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 Pro 64 Bits
- NVIDIA GeForce 375.57
- AMD Crimson 16.10.1

Aplicativos/Games:
- 3DMark (DX11)
- Far Cry Primal (D11)
- Grand Theft Auto 5 (DX11)
- Hitman (DX12)
- Rise of Tomb Raider (DX11 e DX12)
- The Division (DX11)
- The Witcher 3 (DX11)

GPU-Z
Abaixo tela do GPU-Z mostrando algumas das principais características da placa analisada, que tem um leve overclock de fábrica, com GPU trabalhando 13MHz acima da referência quando o assunto é o GPU.

Overclock
A GTX 1050 Ti assim como demais placas GeForce serie 10 se comporta muito bem em overclock, apesar de ter a limitação de 75W devido não possuir conector de energia. Em outras placas semelhantes, como a GTX 750 Ti da PNY, que também não possui conector de energia, não era um limitador frente a uma placa com mesmo GPU que tinha o conector, sendo que essas placas que em teoria recebem mais energia deveriam ir além em overclock, em alguns casos não acontece, então não vejo como um grande problema, pelo contrario, continuamos achando que esse tipo de placa não deve ter alimentação extra.

Voltando ao overclock, subimos o clock de 1303MHz para 1450MHz no GPU sem nenhuma instabilidade, o porém é que fica evidente que a partir de um certo clock, 1400MHz +/-, o resultado em desempenho altera pouco. Pode ser um limitador do TDP máximo atingido, ou mesmo do próprio GPU. As memórias também subimos de 7GHz para 8GHz.

Abaixo podem conferir a tela do GPU-Z mostrando os clocks aplicados.

Testes

Consumo de Energia
Também fizemos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Todos os testes foram feitos em cima da máquina utilizada na análise, o que dá a noção exata do que cada VGA consome. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo. Dessa forma, comparações com testes de outros sites podem dar resultados bem diferentes.

Para o teste de carga, rodamos o 3DMark - aplicativo que exige um pouco mais do sistema e da placa de vídeo do que grande maioria dos games.

OBS #1.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos 10w como margem de erro, devido a variação que acontece testando uma mesma placa.


Temperatura
Iniciamos nossa bateria de testes com um critério muito importante: a temperatura do chip, tanto em modo ocioso como em uso contínuo.

Primeiro vamos ao teste das placas com o sistema em modo ocioso.

Para o teste da placa em uso, medimos o pico de temperatura durante os testes do 3DMark rodando em modo contínuo. Aqui novamente a temperatura da placa quando overclockada ficou mais baixa devido os FANs ficarem trabalhando em 60% sempre, e não em modo automático como por padrão.

É importante destacar que algumas placas possuem um sistema que desliga os fans quando a GPU não está sendo exigida, como ao executar tarefas simples do Windows ou mesmo games mais simples. Por isso, exitem temperaturas consideravelmente acima de alguns modelos nessa situação, mas que na prática não comprometem a placa. De acordo com as fabricantes, esse recurso aumenta o tempo de vida útil além de consumir menos energia. Sendo assim, podem existir diferenças grandes na temperatura do modo ocioso, o que não caracteriza uma placa ruim caso a temperatura seja alta.


Testes sintéticos
Começamos pelos testes sintéticos, utilizando aplicativos específicos para medir o desempenho das placas.

3DMark
Rodamos a versão mais recente do aplicativo da Futuremark com três testes, o Fire Strike em modo normal e também em modo 4K além do novo Time Spy baseado em API DirectX 12. Abaixo, os resultados:

Agora o resultado em modo 4K: 

Abaixo o novo teste Time Spy que roda sobre a API DirectX 12:

Testes em games


Agora vamos ao que realmente importa: os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60FPS é o ideal para monitores que operam nessa frequência. Quanto mais próximo dos 30FPS, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar "injogável"


Far Cry Primal
O quinto game da série "Far Cry" leva o jogador a outra época, sendo um dos títulos atuais com destaque na boa qualidade gráfica e cenários muito bonitos.


Grand Theft Auto V
O game "GTA V" para PC está entre os maiores sucessos dos últimos anos, trazendo entre seus destaques ótima qualidade gráfica. Confiram abaixo o comportamento das placas rodando o game:


Hitman
A franquia clássica ganhou mais um episódio em 2016, com desenvolvimento por conta da I/O Interactive e distribuição da Square Enix. Entre os destaques do game está o uso da API DirectX 12 já em seu lançamento, sendo um dos primeiros jogos a já contar com essa tecnologia. Com fases complexas, com até 300 personagens em cada cenário, o game é um interessante desafio para o hardware.


Rise of Tomb Raider
O mais recente game da franquia de Lara Croft, "Rise of Tomb Raider" trouxe um grande salto na qualidade sobre a versão anterior, prometendo exigir muito das placas de vídeo, mesmo os modelos de alta performance. O game também tem suporte a DirectX 12, mas ainda não consegue tirar proveito dessa API de forma que justifique seu uso(sendo assim não fizemos os testes com essa versão da API), mesma situação de "Hitman", sendo assim os testes são em DirectX 11.


 

Tom Clancy's: The Division
O game da Ubisoft é uma proposta bastante ambiciosa de criar uma Nova Iorque "viva" em partidas com multiplayer totalmente online. The Division usa um motor gráfico próprio desenvolvido pela Ubisoft Massive, e precisa lidar com cenários complexos e grandes quantidades de partículas na tela, com destaque para a neve que ocasionalmente cai em alguns momentos.


The Witcher 3: Wild Hunt
"The Witcher 3" chegou como nova referência em qualidade gráfica para PC, sendo um dos games mais interessantes da atualidade para medir desempenho de placas de vídeo.

Demorou para a Nvidia entrar na briga do segmento de entrada, mas valeu a pena. Desde o lançamento da GeForce GTX 750 Ti não tínhamos um lançamento por parte da empresa tão interessante para os gamers que desejam não gastar muito. A GeForce GTX 950, por exemplo, trouxe um ganho de performance pouco interessante comparada a GTX 750 Ti e ainda por cima chegou "estrangulada" em apenas 2GB de RAM, quantidade de memória que vem se tornando cada vez mais um gargalo em games em FullHD.

A GeForce GTX 1050 Ti chegou trazendo tudo para ser uma excelente placa de entrada. Sua alta eficiência faz com que seu aquecimento seja mínimo, possibilitando que placas bastante modestas em termos de resfriamento já entreguem bons resultados, além de derrubar os requerimentos de fonte. Quase qualquer PC hoje, mesmo aqueles que "não são gamers", tem potencial de receber essa placa e colocar uns LEDs para se tornar um computador com performance para games (naturalmente, caso a quantidade de RAM ou CPU sejam insuficientes, haverão gargalos).

A GTX 1050 Ti é uma placa de excelente eficiência, com baixo consumo e pouco aquecimento, possibilitando modelos muito compactos

Não que ela seja um produto perfeito. Como se trata de uma placa de entrada, ela vai operar dentro de suas limitações. Isso quer dizer que a maioria dos jogos em FullHD rodarão entre a qualidade média e alta, em uma taxa de frames na casa dos 50 a 60FPS. Não dá para sair "cravando" o Ultra, mas dá para achar um excelente balanço entre qualidade e fluidez com esse modelo. Seus aumentos de clock são consideráveis, operando a maior parte do tempo próximo dos 1700MHz em sua configuração padrão, mas é claro que o overclock fica limitado por conta da alimentação apenas através do slot PCIe, e junto com a impossibilidade de fazer combinações de placas com SLI ou utilizá-la para o VR, temos aqui as principais limitações da placa . Elas são bem aceitáveis já que falamos de um produto de entrada, sem ambições em termos de overclock ou uso em sistemas complexos com múltiplas placas, ou mesmo para compor um PC para VR.

Essa placa é para quem deseja jogar games pesados em qualidade média ou alta, na casa dos 50 a 60FPS

A placa não é a mais barata disponível no segmento de entrada, sendo que concorre com as mais acessíveis Radeon RX 460 e a GeForce GTX 1050 nessa faixa de consumidores. Porém ela conta com vantagens importantes: seus 4GB de memória já garantem uma margem de segurança que a GTX 1050 não tem, pois já há muitos games apresentando problemas em rodar em FullHD com apenas 2GB. Na disputa com a RX 460, apesar do modelo da AMD ser em torno de 100 reais mais barato no mercado brasileiro, a vantagem de performance da GTX 1050 Ti é na casa dos 50% em muitos momentos, o que mais que justifica o investimento adicional. Vamos precisar esperar que a redução de preço da RX 460 chegue ao Brasil para reavaliarmos o balanço entre custo e benefício nessa disputa.

Fique de olho no ADRENALINE FOR SALE para promoções em placas de vídeo e outros produtos

Considerando que ela é capaz de bater uma GeForce GTX 960, que em suas versões de 4GB é encontrada hoje por 100 reais a mais que os R$ 750 sugeridos na GTX 1050 Ti, e lembrando que a eficiência da nova geração é muito superior, definitivamente essa placa se tornou a opção mais interessante disponível no segmento. Mesmo não sendo necessariamente a placa mais barata, ela atinge um grau de performance e uma relação entre custo e benefício superior as placas disponíveis hoje, tanto da AMD quanto da própria Nvidia.

A GeForce GTX 1050 Ti é a melhor placa para quem quer jogar em boa qualidade e mantendo o custo sob controle

Enfim temos uma disputa entre AMD e Nvidia no segmento de entrada, e a GeForce GTX 1050 Ti ocupou muito bem a grande lacuna existente hoje nas Radeon, entre a RX 460 e 470. Agora é esperar pra ver se o lado vermelho da força reage e lança algo para disputar esse espaço, e se também trará uma redução agressiva no preço da RX 460, o que vai ser ótimo se essa concorrência acontecer. O PC Baratinho agradece.

PRÓS
Alta eficiência
Baixo consumo e aquecimento
4GB de RAM é uma boa quantidade para FullHD
Projeto compacto
Excelente relação entre custo e benefício
HDMI 2.0b, DisplayPort 1.4
CONTRA
Overclock limitado pela quantidade de energia disponível
Performance insuficiente para VR
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Mundo Conectado é responsável pelas análise de drones e alguns gadgets relacionados a fotos e vídeo, como Action Cams.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber