ANÁLISE: Asus Z170-Deluxe

Recebemos para análise a placa-mãe Asus Z170-Deluxe, modelo topo de linha em placas-mãe com chipset Intel Z170 da empresa junto com a Maximus VIII Extreme/Assembly, compatível com os processadores Intel Core de 6ª geração, codinome Skylake.

A Z170-Deluxe se destaca pela grande quantidade de tecnologias, acabamento e visual refinado, visa conquistar usuários entusiastas.

Intel anuncia os processadores Skylake e chipset Z170


Ainda não há estimativa de custo da placa em cenário nacional, mas fora do país ela foi lançada custando U$319,99 (pesquisa feita dia 04/09/2015), valor interessante por tudo que a placa oferece, sendo a Asus a melhor empresa quando o assunto é tornar as tecnologias funcionais, algo que as vezes falta em produtos da concorrência.

Chipset Intel Z170 Express
No quarto trimestre de 2014 a Intel lançou o chipset X99, primeiro com suporte a memórias DDR4, mas a linha de chipset "X" é destinada aos produtos mais caros da empresa, sendo assim o mercado aguardava com ansiedade a chegada dos chipsets destinados ao segmento abaixo do X99, no caso os chipsets série 100, inicialmente apenas com o modelo topo de linha, Z170, que entre todas suas características tem como um dos principais destaques trazer o suporte a memórias DDR4 para o restante da linha de processadores da Intel da sexta geração Core, tirando a exclusividade da série Extreme no suporte a nova geração de memórias.

O chipset Intel Z170 Express é destinado as primeiras placas-mãe com slot LGA 1151 e suporte aos processadores Skylake. A nova linha de chipsets aproveita as funcionalidades voltadas para o overclock, como o multiplicador desbloqueado e pretende oferecer uma melhor experiência em games. Além disso, a linha possui largura de banda de 64 Gbps e suporte nativo ao protocolo NVMe. Na tabela abaixo é possível maiores detalhes técnicos do chipset e do processador topo de linha, o Core i7-6700K.

Reparem que o chipset traz suporte a memórias DDR4 e também DDR3, ficando por conta da fabricando da placa-mãe optar por qual padrão utilizar. Como os formatos são diferentes, só é possível trazer o suporte a uma ou outra versão da tecnologia.

Apesar do suporte a DDR3 e DDR4, o fabricante decide se coloca apenas um dos padrões ou ambos


Os dois primeiros processadores Skylake anunciados são o Core i7 6700K e o Core i5 6600K, outros modelos da linha Skylake serão lançados em breve pela Intel. Os novos processadores devem estar disponíveis nas próximas semanas em cenário internacional, como sempre demorando um pouco mais para chegar por aqui.

Tecnologias
Abaixo as principais tecnologias da placa:


5-Way Optimization
O 5-Way Optimization promete cuidar de todos os ajustes complexos com apenas o clique de um botão por parte do usuário. De acordo com a Asus, a tecnologia ajuda a aumentar o desempenho da GPU, economizar energia, manter a estabilidade, refrigerar os coolers e realizar o controle de rede e de áudio.

Energy Processing Unit (EPU)
A mainboard também inclui a Energy Processing Unit (EPU), que automaticamente detecta e ajusta o consumo de energia de acordo com as necessidades do computador. Ela inclusive pode reduzir a potência do processador se ele não estiver sendo muito exigido. Há ainda o modo de economia extrema de energia chamado Away Mode. Ele fecha os controladores extras de I/O que não estiverem sendo utilizados e reduz o nível de energia da placa de vídeo quando o usuário não estiver utilizando o PC.

Fan Xpert 3
O sistema de gerenciamento de fans da Asus Z170-Deluxe conta com sensores térmicos e modo de detecção PWM/DC de nível de hardware. A ideia é garantir bom equilíbrio entre bom desempenho de refrigeração e baixo ruído. Ela possui 3 modos: Auto-Tuning (que detecta tudo automaticamente), Extreme Quiet (que reduz as velocidades das fan da CPU para abaixo do mínimo) e RPM Fixed (que traz controle específico da velocidade da fan da CPU).

Precise Digital Power Control
O Asus Digi+ Power Control foi projetado para cumprir todos os requisitos da especificação Intel IMVP8, que tem como objetivo aumentar o potencial de overclock, a estabilidade do sistema e até mesmo a eficiência energética. O recurso é otimizado para controlar a energia de maneira inteligente, de acordo com a empresa.

Asus Pro Clock
Trata-se de um gerador dedicado de clock de base (BCLK), que foi projetado com os processadores Intel Core de 6ª geração em mente. Ele permite aumentar a frequência do clock base da CPU em até 400 MHz. Vale notar que esse valor pode variar de acordo com as capacidades da CPU, refrigeração, placa-mãe suportada e opções de ajuste. Em condições ideais, ele pode chegar a 650 MHz.

Asus Hyper Kit com suporte a NVM-Express
O Asus Hyper Kit inclui dois adaptadores que são bastante úteis para quem pretende usar um SSD com conectores de se aproveitem de PCI-Express. Primeiro, ele possui um adaptador M.2 para U.2, que serve para conectar SSDs de 2.5 polegadas compatíveis com NVM-Express. Além disso, ela também inclui um adaptador HHHL, que pode ser usado para conectar dispositivos nas entradas PCIe.

O que é NVM Express (NVMe), o padrão do futuro criado especialmente para SSDs

6 portas USB 3.1
A Asus Z170-Deluxe inclui 5 portas USB 3.1 do tipo A, além de uma do Tipo C – aquele menorzinho, que utiliza conector reversível. Com isso, a promessa é de velocidades de transferência de até 10 Gb/s, o dobro do que o USB 3.0 proporciona. Apesar disso, as entradas são retrocompatíveis com USB 2.0 e 3.0.

Crystal Sound 3
Com o Crystal Sound 3, a Asus tratou de incluir um pré-regulador de energia, que reduz o ruído energético, melhorando a consistência do som. Há também recursos de isolamento de ruído, que reduzem as interferências multilaterais entre os sinais analógicos e digitais, além de separar os canais de áudio. O chip utilizado é o Realtek ALC1150.

Fotos
Abaixo uma série de fotos da placa, com acabamento excelente, visual muito bonito pela combinação de cores preto e branco, já utilizadas em versões anteriores da linha Deluxe. Outro destaque está na quantidade de tecnologias oferecidas pela placa, inclusive pelos acessórios disponíveis, com destaque para a placa PCI-Express 4X NVMe com suporte a unidades SSD em padrão M.2, além de um adaptador M.2 adicionando suporte a drives de conexão U.2. Também vale a menção a antena Bluetooth + WiFi, que alcança até 1300Mb/s.


Embaixo do dissipador do chipset, a Asus adicionou algumas luzes em LED que podem ter a cor personalizada de acordo com a vontade do usuário. Reparem também na grande quantidade de conexões para drives de armazenamento, especialmente SSDs.

Como já destacamos, a Asus adicionou aos acessórios uma placa PCI Express padrão NVMe, além do adaptador U.2, tornando assim esse modelo um dos mais completos do mercado quando de trata de conexões de armazenamento, especialmente para SSDs de última geração.

O painel traseiro também merece destaque, com suas várias conexões USB, as mais claras já em versão 3.1, inclusive com uma tipo C, padrão que será utilizado em breve por smartphones. Outros destaques estão nas conexões para Wi-Fi e Bluetooth, além do HDMI já em versão 2.0.

BIOS
Em se tratando de BIOS, a Asus continua imbatível, tanto no que diz respeito a parte visual, que traz uma interface bastante bonita, mas de fácil localização das opções, mas principalmente pelas funcionalidades, especialmente funções de overclock, seja pelo processo que analisa a máquina e oferece uma opção, ou através dos perfis pre-programados.

É importante destacar também que a Asus está entre as empresas que atualizam constantemente suas bios, mesmo de modelos mais antigos, isso é muito importante em plataformas como a nova Z170 que traz suporte as novas memórias DDR4, onde os módulos ainda precisam amadurecer e assim que vão sendo lançados novos modelos é necessário versões atualizadas de BIOS para o funcionamento correto.


Sistema utilizado
Abaixo, detalhes sobre o sistema utilizado para os testes, antes, mais algumas fotos:

Máquinas utilizadas nos testes:
Todas os sistemas utilizaram os mesmos hardwares para os testes:

- Processador: Intel Core i7-6700K
- Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 980 Ti (referência)
- Memórias: 8 GB Kingston HyperX Predator 3000MHz (2x4GB)
- SSD: Kingston HyperX Savage 240GB Sata 6Gb/s
- HD: Seagate Barracuda 2TB 7200RPM Sata 6Gb/s
- Cooler: Noctua NH-U12S / Cooler BOX
- Fonte de energia (PSU): XFX ProSeries 850W PSU

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 64 Bits com Updates
- Intel INF 10.0.27
- GeForce 355.60
- Intel HD Graphics Driver 15.40.4.4256

Aplicativos/Games:
- AIDA 5.xx
- AS SSD Benchmark 1.8.x
- CPU-Z Bench
- wPrime 2.10
- WinRAR 5.21

- 3DMark (DX11)
- Bioshock Infinite (DX11)
- Metro Last Light (DX11)

CPU-Z e GPU-Z
Abaixo, telas do CPU-Z e GPU-Z mostrando detalhes da placa-mãe e sistema utilizado nos testes.


Overclock
A Asus como já destacamos pode ser considerada a melhor empresa do mercado quando o assunto é BIOS, sendo que oferece opções avançadas para os usuários mais exigentes, mas também proporciona funcionalidades que visam facilitar a vida de usuários com menor conhecimento. Dentro da Bios a opção EZ Tuning Wizard faz todo o processo de overclock do sistema pedindo apenas o que o usuário deseja e qual o cooler instalado no sistema, as configurações mais complexas serão feitas automaticamente em um overclock mediano, que não comprometa o sistema mesmo em uso contínuo, para os mais exigentes, os perfils pre-programados de overclock colocam o sistema no limite, foi o que usamos, onde alguns cores do 6700K trabalharam em 4.8GHz.

Abaixo a tela do CPU e GPU-Z mostrando o clock alcançado, sendo que as memórias utilizam seu perfil XMP máximo, 3000MHz.

Consumo de energia
Fizemos os testes do sistema em modo ocioso e rodando o 3DMark, aplicativo que exige bastante do sistema.

IDLE (Sistema ocioso)
Começamos pelo teste com o sistema em modo ocioso.


Rodando o 3DMark
Quando colocamos os sistema com vídeo integrado rodando o 3DMark, temos os consumos abaixo:

Testes de desempenho
Abaixo temos uma série de testes de desempenho com o sistema, comparando a placa com outros modelos do mercado utilizando os mesmos componentes e fazendo exatamente os mesmos testes, com exceção de overclock, que é diferente em cada placa-mãe/sistema.


AIDA64
Iniciamos os testes de desempenho em aplicações com o AIDA64 e seu teste de memórias, mostrando o resultado de latência, confiram:


AS SSD Benchmark
Dando sequência, abaixo um teste de desempenho do mesmo SSD utilizado em todas as placas:

CPU-Z Bench
Abaixo o resultado do teste "Multi Thread" do aplicativo CPU-Z.


wPrime
Rodando o wPrime, teste que estressa todos os cores do processador, temos os resultados abaixo:

WinRAR
Outro bom teste para medir o comportamento do processador é o WinRAR, que consegue fazer bom uso de todos os cores.

3DMark
Começamos nossos testes com foco em vídeo com o 3DMark, mas por enquanto com a placa de vídeo dedicada.

Metro Last Light
Para finalizar fizemos mais um teste em games com a placa de vídeo dedicada, agora com o Metro Last Light.

3DMark
Também fizemos testes para medir o desempenho do vídeo integrado, confiram abaixo o comportamento rodando o 3DMark.

BioShock Infinite
Por fim, mais um teste com o vídeo integrado, agora com o game "Bioshock Infinite".

A placa-mãe Asus Z170-Deluxe, assim como a Z170X Gaming G1 da Gigabyte que analisamos recentemente, é uma placa que busca conquistar usuários entusiastas, que procuram um produto com acabamento diferenciado, componentes de alta qualidade e muitas tecnologias. Ambas as placas estão entre as mais completas do mercado, sendo que o modelo da Gigabyte tem maior apelo para usuários gamers, já a placa da Asus não foca tanto nesse perfil, exemplo disso fica por contra do chip de som e rede dos dois modelos, enquanto a Gigabyte tem Creative e Killer, a Asus tem Realtek e Intel, ruim para a Asus? De forma nenhuma, afinal são as melhores soluções dessas empresas, muito conceituadas nesses tipos de produto, mas especialmente quando o assunto é marketing não focam em gamers. Lembramos ainda que a Asus tem um ótimo software de gerenciamento de rede visando tirar maior proveito da banda para gamers.

A Z170-Deluxe tem visual muito bonito nas cores preto e branco, sendo um produto com acabamento refinado. Além do visual, a quantidade de tecnologias impressiona, com destaque para a solução Bluetooth e Wi-Fi, essa última podendo chegar a velocidade de até 1300Mb/s, além do suporte a uma série de conexões de drives diferentes, indo da tradicional SATA as novas PCIe com protocolo NVMe e a U.2, que sequer tem produtos no mercado destinado a usuários desktop, mas é uma promessa interessante para o futuro.

Obviamente tecnologias como suporte a múltiplas placas de vídeo, overclock avançado entre outas também são destaque nesse produto. Sempre destacamos também a suite de aplicativos da Asus, incomparável nesse ramo, e muito interessante para uso de quem tiver um sistema com placa da empresa.

Em cenário internacional a Asus Z170-Deluxe foi lançada pelo preço de U$319,99, são U$180 a menos que a Gigabyte Z170X Gaming G1. Sim, são propostas diferentes em alguns pontos, mas ambas entregam tecnologias parecidas no final das contas, e a grande diferença de preço pode fazer a diferença, sendo que um Core i7 6700K passaria a custar U$170 com a placa da Asus, ou o Core i5-6600K a U$63, isso considerando que o usuário optasse pela Gigabyte Z170X Gaming G1 que custa U$499,99.

Logicamente se o usuário não precisa tantas tecnologias, vale muito mais a pena optar por modelos mais simples, ainda de alto desempenho, que na pratica entregam o mesmo desempenho final. Modelos como a ASRock Z170 Extreme6 que estamos analisando, custam U$179,99. Mas é inegável que a Z170-Deluxe é uma placa excelente e com preço dentro do esperado por tudo que oferece, ao menos em cenário internacional, já que por aqui deve ficar na casa de R$2k.

Possivelmente a melhor mainboard Z170 do mercado quando o assunto é grande quantidade de tecnologias, alta qualidade a um preço justo

Conclusão

 

Avaliação: Asus Z170-Deluxe

Tecnologias
10
Acabamento
10
Overclock
10
Performance
10
Preço
8.0

PRÓS
Excelente acabamento e visual refinado
Componentes de altíssima qualidade
Suporte a memórias DDR4
Suporte a múltiplas placas de vídeo
Excelente suite de aplicativos
Sistema de áudio Crystal Sound 3
Suporte a drives SATA, SATA Express, M.2, U2 e PCI-Express
Bios com ótima interface e bons perfis de overclock
CONTRA
N/A
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Mundo Conectado é responsável pelas análise de drones e alguns gadgets relacionados a fotos e vídeo, como Action Cams.