ANÁLISE: Samsung Galaxy A3 Duos

ANÁLISE: Samsung Galaxy A3 Duos

O Samsung Galaxy A3 Duos é o smartphone mais compacto da linha com acabamento em metal da Samsung e seu tamanho reduzido, com uma tela de 4,5', é algo que se tornou uma raridade ultimamente. Mas não o subestime, porque, apesar do preço salgado, esse é um smartphone bastante interessante e ele tem no seu porte menor suas maiores vantagens.

Especificações e comparativo

Comparativo


Samsung Galaxy A3 Duos

Motorola Moto E (2ª Geração) 4G DTV

Asus Zenfone 5

LG G3 Beat

Especificações

Armazenamento interno|16GB| |16GB| |8GB||16GB| |8GB|
Cartão microSDaté 64GB até 32GB até 64GB até 64GB
Memória RAM1GB 1GB 2GB 1GB
Número de núcleos4 4 2 4
Portas de conexão|Micro-USB| |Micro-USB| |Micro-USB|
Sistema OperacionalAndroid 4.4 Android 5.0 Android 4.4 Android 4.4
Update disponível para o sistemaNão informado - Android 5.0 Não informado
ProcessadorQualcomm MSM8916 Snapdragon 410 Qualcomm Snapdragon 410 Intel Atom Z2580 Qualcomm Snapdragon 400
Clock1.2 GHz1.2 GHz2 GHz1.2 GHz
GPUAdreno 306 Adreno 306 PowerVR SGX544MP2 Adreno 305
Bateria1.900mAh mAhLi-Ion 2390 mAH mAh Li-Po 2110 mAh mAh2.540mAh mAh
Dimensões130.1 x 65.5 x 6.9 mm (5.12 x 2.58 x 0.27 in) mm129,9 x 66,8 x 12,3 mm mm148.2 x 72.8 x 10.3 mm mm137.7 x 69.6 x 10.3mm mm
Peso110.3 g (3.88 oz) g145g g145 g g134g g

Recursos

GPSSim Sim Sim Sim
Leitor de DigitalNão Não Não Não
LTESim Sim Não Não
NFCSim Não Não Não
Número de cartões SIM2 2 2 2
RadioSim Sim Sim Não
Tipo de cartão SIMNano SIM Micro SIM Micro SIM Micro SIM
TV DigitalNão Sim Não Não
Bluetoothv4.0, A2DP, EDR, LE v4.0 v4.0, A2DP, EDR 4.0
ExtrasTouchWiz Motorola Bands coloridas Zen UI

Display

Resolução540 x 960 540 x 960 720 x 1280 720 x 1280
Tamanho4.5 polegadas 4.5 polegadas 5 polegadas 5 polegadas
TecnologiaSuper AMOLED IPS IPS IPS
ProteçãoCorning Gorilla Glass 4 Corning Gorilla Glass 3 Corning Gorilla Glass 3

Câmera

Vídeos1080p 30 fps 720p 30fps - 1080p 30 fps
Traseira8MP 5MP 8 MP 8MP
Frontal5MP VGA 2 MP 1,3MP

Design

A primeira característica do design do Galaxy A3 Duos que chama a atenção, como dito anteriormente, é seu acabamento em metal, que resulta num smartphone bonito e discreto. Pessoalmente, sou um fã de linhas retas, que resultam num design simples, mas elegante. O problema aqui é que a pegada fica um pouco comprometida. Sua pouca espessura, de 6,9mm, é ótima para guardar o smartphone no bolso, mas associada ás bordas anguladas dele, acaba tornando menos confortável segurar o aparelho. O peso, entretanto, é excelente: 110g, naquela margem certa do leve o suficiente para ser confortável, mas pesado o suficiente para não parecer que é de brinquedo. 

 

Um problema aqui é a câmera protuberante na traseira do aparelho. Como todos em seu segmento, o sensor não é dos melhores, mas enquanto seus concorrentes conseguem "esconder" a câmera dentro da carcaça de seus dispositivos, o Galaxy A3 Duos acaba ficando com uma lombada, que, apesar de baixa, não é nada bem-vinda. 

Tela

O ponto mais forte do Galaxy A3 com certeza é a tela, mesmo não sendo das maiores. A resolução qHD é menor que alguns de seus concorrentes, mas é completamente satisfatória para o tamanho: 4,5'. E a tecnologia Super AMOLED é o que realmente faz a diferença aqui, garantindo cores vivas e bonitas (quem sabe até saturadas demais por vezes) e uma ótima visualização da tela, mesmo em situações com luz incidindo diretamente sobre ela, ou em ângulos difíceis. O brilho automático, aliás, vem com um ajuste extra de "ganho de brilho", onde o usuário pode especificar um brilho a mais (ou a menos) em cima do definido pela configuração automática do brilho do aparelho.

O ponto mais forte do Galaxy A3 com certeza é a tela, mesmo não sendo das maiores

O tamanho da tela é uma questão que pode ser considerada controversa. Com o crescimento constante dos aparelhos o sucesso repentino do segmento de "phablets", pode-se dizer que a maioria dos usuários tem preferido displays maiores. As empresas, naturalmente, devem seguir as tendências que mais vendem, mas isso acaba diminuindo o número de opções para os que ainda preferem uma tela menor em um aparelho que fica mais confortável no bolso. Assim, o Galaxy A3 Duos consegue ser uma opção num segmento que está se tornando raro, e isso conta pontos para o aparelho.

Performance

Equipado com o mesmo Qualcomm Snapdragon 410 presente no Galaxy A5 Duos, a tela menor com menos resolução garante uma performance superior e muito satisfatória para o Galaxy A3. Na maior parte do tempo, o aparelho funciona de maneira fluida e sem engasgos, sentindo o "gargalo" em sua RAM. Com apenas 1GB de memória, o aparelho se enrosca quando muitos aplicativos são abertos ao mesmo tempo, ou quando se alterna entre eles.

Antes de mais nada o AnTuTu, nosso comparativo com as maiores flutuações entre diferentes sistemas: 

 

Agora o Basemark OS II e o 3DMark: 

Por ter o mesmo processador e o mesmo sistema, o smartphone não tem uma performance muito diferente do Galaxy A5, mas isso não é exatamente o que se reflete no uso prático do aparelho. Mais uma vez, os engasgos aparecem com o uso de muitos aplicativos ao mesmo tempo. Num uso mais leve, sem sobrecarregar o smartphone, ele funciona sem dificuldade.

Autonomia

A autonomia é outro destaque do Galaxy A3. Perdendo apenas para o invencível Moto E de segunda geração, o smarphone teve um "empate técnico" com o Galaxy A5, como seria de se esperar:

Vale ressaltar aqui que o Galaxy A3 conta com muito menos mAh do que o Moto E de segunda geração, tendo apenas 1.900mAh contra os mais de 2.000 de seu rival, então a otimização que foi feita com a conservação é considerável.

No uso prático, o smartphone aguenta tranquilamente um dia inteiro de uso intenso e pouco mais de dois dias de uso moderado, então dificilmente ele vai te deixar na mão.

Funcionalidades

A Samsung implementou aqui a sua personalização do Android, o sistema TouchWiz. Inicialmente, as modificações da sul-coreanas eram muitíssimo mal-vindas, sendo imediatamente taxadas de "bloatware". Em aparelhos mais recentes, no entanto, as mudanças não afogam tanto o sistema, sendo um problema menor para o aparelho do que sua pouca memória RAM no quesito da performance, e trazendo alguns diferenciais interessantes. Ainda mais levando-se em conta o fato de que o Galaxy A3 Duos é um Android 4.4.4 KitKat sem atualização para o 5.0 Lollipop. E o software de predição do teclado virtual aqui é tão ruim quanto no Galaxy A5, felizmente algo que dá para contornar com teclados de terceiros.

Nenhuma funcionalidade adicionada ou alterada, porém, rende muitos pontos ao aparelho. As mudanças aqui são mais estéticas do que qualquer outra coisa, com o único destaque indo para o "Modo de baixo consumo". Presente também em alguns outros smartphones da Samsung, esse recurso praticamente torna o aparelho num "dumb phone" para esticar ao máximo sua conservação de bateria. É uma opção para emergências que pode servir de muita ajuda contra imprevistos. Outra adição interessante são os botões de atalho para sensores do aparelho, na barra de status, que agilizam desligar o bluetooth ou o Wifi, por exemplo.

Câmera

A câmera do Galaxy A3 Duos não é das melhores, mas isso é um problema que se repete em todo o segmento intermediário, que tem entre usas "economias" os sensores de menor qualidade. No caso desse smartphone da Samsung, ela ainda leva alguma vantagem por ser muito rápida para bater as fotos. O software da câmera, infelizmente, não acompanha, e leva o tempo que é típico em qualquer smartphone para abrir. Mas, depois, bater e salvar as fotos acontece de maneira bem mais ágil do que em outros dispositivos por essa faixa de preço.

O smartphone conta também com a função HDR. Do lado esquerdo colocamos a imagem sem a tecnologia e do lado direito, usando o recurso.


Veja abaixo o comparativo do smartphone com alguns de seus concorrentes, onde ele não se saiu nada mal. O LG G3 Beat e o Lumia 730 infelizmente ficam de fora dessa comparação porque quando analisamos esses aparelhos ainda não estava instituído nosso padrão comparativo. E usamos as imagens feitas pelo Zenfone 6, mas o smartphone tem, basicamente, a mesma câmera do Zenfone 5, aparelho inserido no mesmo segmento do Galaxy A3. O Moto E de segunda geração fica fora do comparativo com o uso do flash por... não posuir flash.

Boa luz: 


Galaxy A3 Duos | Moto E 2ª Geração | Zenfone 6 

Pouca luz:


Galaxy A3 Duos | Moto E 2ª Geração | Zenfone 6

Flash: 


Galaxy A3 Duos | Zenfone 6 

O Galaxy A3 Duos é um ótimo aparelho para quem não transforma o smartphone no centro do seu dia-a-dia e quer um aparelho com autonomia confiável, performance satisfatória e um bom acabamento. O uso de muitos aplicativos ao mesmo tempo sobrecarrega o dispositivo, mas para quem usa o smartphone mais para trocar mensagens e eventualmente se diverte jogando nele, o Galaxy A3 entrega o prometido, além de fazer boas fotos para seu segmento. E isso numa tela muito melhor que a dos seus concorrentes, com cores vivas e brilho muito acima da média.

Pelo seu valor, o aparelho deveria entregar uma performance melhor

Mas, pelo seu valor, o aparelho devia entregar uma performance melhor. Garantindo ao menos os 2GB de memória RAM, a experiência do uso já seria bem diferente e seria muito mais fácil recomendar o Galaxy A3 Duos.

Sua tela menor realmente não chega a ser um problema, mas, custando acima da média de aparelhos que entregam uma performance melhor com câmeras melhores, este smartphone realmente é para quem dá mais importância para a autonomia, para a beleza da tela e valoriza o acabamento em metal o suficiente para desembolsar um pouco mais em sua compra.

Conclusão

 

Avaliação: Samsung Galaxy A3 Duos

Design
8.5
Tela
9.0
Performance
8.0
Autonomia
8.5
Funcionalidades
7.0
Câmera
8.0
Preço
6.0

PRÓS
Acabamento em metal
Tela bonita e com ótimas cores
Autonomia acima da média
Compacto
Câmera muito rápida
CONTRAS
Linhas retas comprometem um pouco a pegada
Apenas 1GB de memória RAM
Preço acima dos concorrentes
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.