ANÁLISE: Thrustmaster T300 RS

Quando Xbox One e Playstation 4 foram anunciados, muito se discutiu se os controles que funcionavam nos seus antecessores (Xbox 360 e Playstation 3) iriam ter retrocompatibilidade. E isso incluiu os conjuntos de volantes e pedais.

O caso do Xbox One era mais crítico, porque o console foi lançado junto com um novo jogo da franquia "Forza Motorsport". No Playstation 4, a situação não foi tão grave porque não havia jogo de corrida para o console. Enfim, ambos os consoles não eram compatíveis com nenhum controle que já havia no mercado. Pensando nisso, a Thrustmaster adquiriu a licença para lançar controles exclusivos para ambas as novas plataformas.

O que recebemos para teste foi o modelo T300RS, que é o primeiro conjunto de volante e pedal do mercado a ser lançado oficialmente para o videogame da Sony .


Volante de qualidade, já os pedais...

O volante possui 28 centímetros de diâmetro e é revestido por uma espécie de borracha texturizada imitando couro, ultrarresistente, que cria uma pegada diferenciada na dirigibilidade. A parte central do acessório é feita de metal escovado.

Diferente do T500, o T300RS possui as pás de troca de marcha, mais conhecidas como borboletas, presas ao volante e não ao corpo. Feitas em metal, elas possuem o tamanho de 13cm, maiores do que as da concorrência, o que ajuda na hora da troca de marcha independentemente do local onde o jogador esteja segurando o volante.  



O material usado no volante e no corpo é extremamente resistente, robusto e de alta qualidade. Por outro lado, os pedais possuem um nível baixo de qualidade para um conjunto desse porte. Além de não possuir embreagem, a base e a parte mecânica são de plástico, praticamente idêntico aos usados nos volantes mais simples da empresa como o T80, também para PS4. A única diferença é que as pedaleiras, tanto na de aceleração quanto na de freio, são feitas com uma espécie de metal. Mesmo usando esse material metálico, isso não altera em nada o funcionamento. Provavelmente foi colocado apenas para diferenciar visualmente do conjunto de pedais mais simples da empresa. 



O corpo do T300RS possui um dissipador de calor e ainda um cooler que é ativado caso o jogador jogue por muitas horas e o volante fique quente demais, o que nunca aconteceu nos testes. Se mesmo com o cooler ligado o volante continuar esquentando, ele desliga o Force Feedback, mas continua funcionando nos jogos.

Se você achou péssimo o pedal e a falta de um cambio separado, saiba que há como usar o pedal e o cambio H do G27/G25 através de um adaptador, mesmo no PS4. Ou ainda, é possível ligar os dois volantes ao PC e na hora que for jogar, selecione o volante do T300 e os pedais e cambio do G27. Funciona perfeitamente.


Compatibilidade com consoles e PC


O  T300RS é 100% compatível com PC, PS4 e PS3, bastando alterar uma chave seletora no canto inferior esquerdo. Para mudar para PC, é necessário alterar a chave seletora para PS3 e em seguida plugar no PC. Caso esteja jogando no PS4 e queira usar no PC em seguida, é bom desligar da tomada, esperar a bateria apagar (demora alguns segundos), alterar para PS3, ligar na tomada de novo e ai plugar no PC.

Nos testes, eu tirei o USB do PS4, alterei para PS3 no seletor do volante e pluguei no PC, o que não funcionou. O volante era reconhecido como controle genérico da Thrustmaster, mas nada funcionava, mesmo com os drivers da Thrustmaster instalados corretamente. Desligando o controle da tomada e esperando a bateria descarregar, o volante funcionou normalmente, inclusive com as opções exclusivas para o PC.

Tanto no PS4 quanto no PS3, o volante funcionou perfeitamente nos menus, mas não dentro dos jogos que não sejam especificamente de corrida. Os jogos testados nos consoles foram "DriveClub" e "The Crew", ambos no Playstation 4, e "Gran Turismo 6", no Playstation 3. Há ainda os inéditos "F1 2015", "Project CARS", "Sebastian Loeb Rally EVO", "WRC 5" e "Gran Turismo 7", todos para PS4, que trarão suporte nativo para o T300RS.


Funcionamento com precisão


O T300RS não possui nenhum tipo de folga, ou seja, aquele ponto cego quando o volante fica centralizado, mais detectável em volantes que possuem dois motores. A Thrustmaster implementou uma tecnologia chamada H.E.A.R.T (HallEffect AccuRate Technology) com um sensor magnético, que proporciona uma diferença notável em relação a outros volantes do mercado.

Aqui a precisão é milimétrica com resolução de 16 bits. Na prática, isso gera uma suavidade incrível que faz toda diferença na hora de guiar um carro, já que não há atrito e nem barulho. Outro ponto interessante é que o volante não "gasta", ou seja, ele terá sempre a mesma precisão hoje ou daqui há 5 anos.


Force Feedback inovador

O Force-feedback do T300RS é diferente de outros volantes do mercado, principalmente dos consagrados G25 e G27, da Logitech. Aqui não há a sensação "artificial" de "soquinhos", ou seja, como se algo batesse internamente no volante de forma rápida ou devagar de forma constante e com variação de intensidade, o que gera um barulho até chato.

No volante da Thrustmaster, tudo é suave, com "tremidas" que se parecem mais com uma espécie de massageador, variando de intensidade em tempo real de acordo com a reação do carro. A sensação é totalmente diferente de outros volantes, ficando mais parecido com a realidade, embora ainda seja artificial. Para se ter uma ideia, é possível sentir no volante o arranhar de uma marcha ou de uma pastilha de freio, e até mesmo o atrito do pneu com o asfalto. A sensação é única.


Rotação de até 1080°

No PC, o volante pode ser ajustado para quantos graus o jogador desejar: de 40° até 1080°. Diferente de outros volantes, aqui a trava é realmente uma trava. É praticamente impossível continuar girando o volante além do limite da trava estipulado no driver. Ou seja, se estipular 270° (ideal para jogos de Fórmula 1), o volante só vai girar até 270°, e o jogador terá que fazer muita força mesmo para ir alem dos 270°, correndo o risco ate de quebrar o motor do volante. É realmente uma trava, diferentemente do G27, em que após a trava, o volante fica apenas mais duro, mas ainda sim continua girando até o limite de 900°.

No PS4 e PS3, as equipe de produção dos games podem ajustar e definir os ângulos de rotação do volante de acordo com suas próprias preferências de cada jogo. Ou seja, o T300RS se ajusta automaticamente às escolhas feitas pelas produtoras. Mas isso não quer dizer que o jogador não possa alterar algo. O volante possui cinco níveis de ajustes que vão de 270°, 360°, 540°, 900° e finalmente os 1080°. Para alterar é necessário apertar ao mesmo tempo o D-Pad direito junto com o botão MODE para aumentar um passo da rotação, e apertar o D-Pad esquerdo mais o MODE para diminuir um passo. Para saber em que grau está, o LED do volante piscará de acordo com o escolhido: 270° pisca 1 vez; 360°, 2 vezes; 540°, 3 vezes; 900°, 4 vezes e 1080°, 5 vezes.


Vale lembrar que isso não serve para todos os jogos. Acontece que alguns jogos, como na série "Gran Turismo", em que a rotação do volante muda de acordo com o carro escolhido. Ou seja, se correr com um carro de rua, a rotação será uma. Se correr com um Fórmula, a rotação será outra. Então se o jogador alterar a rotação de um carro, ao escolher outro, a rotação se ajustará automaticamente para o padrão do jogo. Já em "The Crew", o ajuste manual da rotação funcionou perfeitamente. No "DriveClub" não foi preciso realizar ajustes, já que o próprio game faz tudo sozinho, mesmo usando 1080°.

Nos jogos para PC, como "Project CARS" e "Assetto Corsa", o volante foi ajustado para 1080° no driver da Thrustmaster, e os jogos ajustaram o volante de forma automática para cada tipo de carro. Já em "F1 2014", foi preciso fixar o volante para 270° a fim de poder guiar de forma mais satisfatória.


Especificações


Base Force Feedback sobre 1080° com motor sem escovas de classe industrial:

  • Motor sem escovas de classe industrial
  • Efeitos Force Feedback uniformes e super suaves, efeitos de força ultrarresponsivos e realistas
  • Novo mecanismo otimizado de duas correias sem fricção
  • Movimentos fluidos e uniformes – Sistema super silencioso
  • Volante de alta precisão
  • Tecnologia H.E.A.R.T HallEffect AccuRate Technology™(*), dotada de um sensor magnético: a precisão não diminui com o tempo
  • Resolução de 16 bits, ou seja, 65.536 valores na direção
  • Ângulo de rotação ajustável de 270° a 1080°
  • Memória interna e firmware atualizável

Compatibilidade:

  • Licença oficial para a PS4/PS3  com reconhecimento automático pelo sistema PS4
  • Seletor deslizante PS4/PS3 para total compatibilidade em ambos os sistemas
  • Também compatível com o PC

Pedais de metal totalmente ajustáveis:

  • Pedais de metal de curso longo
  • Pedal do travão com resistência progressiva
  • Pedais totalmente ajustáveis em altura e espaçamento para oferecer 6 posições possíveis em cada pedal

Volante destacável ao ESTILO GT:

  • Botões oficiais da PlayStation®4 (PS, SHARE, OPTIONS) incluídos: aceda às novas funcionalidades sociais alternando  instantaneamente entre o jogo e o sistema, em qualquer altura
  • Realista: Volante com 28 cm/11” de diâmetro dotado de raios centrais em metal escovado
  • Textura de borracha reforçada em toda a circunferência do volante
  • 2 pás grandes de mudança de velocidades sequenciais fixadas no volante
  • Pás de mudança de velocidades altas: 13 cm/5”
  • 100% de metal
  • Tact switch com ciclo de vida superior a 10.000.000 de ativações
  • Equipamento de condução completo
  • 13 botões de ações (incluindo 2 na base) + 1 D-Pad
  • Volante destacável com sistema Thrustmaster Quick Release
  • Troque de volante facilmente

Sistema de fixação robusto e versátil:

  • Compatível com todos os suportes (secretárias/mesas/cockpits/etc.)

Ecossistema:

  • Compatível com todos os volantes destacáveis disponíveis atualmente (Ferrari F1 Add-on, Ferrari GTE Add-on, T500 RS GT Wheel e conjunto Base-Fixed Paddle Shifters)
  • Compatível com os conjuntos de pedais T3PA (Thrustmaster 3 Pedals Add-on) e T500 RS
  • Compatível com as caixas de velocidades TH8A** e TH8RS


O Thrustmaster T300 RS é, sem dúvidas, o melhor volante vendido oficialmente no mercado brasileiro.  Com compatibilidade total com Playstation 4 e PC, possui tecnologia de ponta bastante superior à concorrência. Curiosamente, supera até mesmo o modelo T500, da mesma fabricante.

O lado ruim é que o conjunto vem com o pedal padrão da empresa, de plástico e sem câmbio separado. O legal é que essas mesmas peças podem ser adquiridas separadamente, tanto um pedal com embreagem quanto um câmbio completo de metal.

Agora, a péssima noticia: seu preço, em média, é de R$ 2.600, valor nada convidativo e totalmente fora da realidade. Mas vale lembrar que até lá fora ele custa caro; mais, inclusive, que o modelo T500: US$599.

Conclusão

 

Avaliação: Thrustmaster T300 RS

Matéria-prima
8.5
Funcionalidade
9.0
Compatibilidade
9.0
Force Feedback
10.0
Preço
6.0



PRÓS
100% compatível com PS4 e PC
1080° de rotação
Force Feedback é um dos melhores que existe
Sistema sem atrito
Suavidade
Não faz barulho
Borboletas presas no volante, e não na base
Compatível com todos os acessórios da Thrustmaster
A precisão não diminui com o tempo de uso
Nenhum tipo de folga
Possibilidade de upgrade de firmware
Sistema de troca de volante (Ferrari, F1, GT)
CONTRAS
Conjunto de pedais não corresponde a qualidade geral do produto
Sem embreagem
Sem câmbio separado
Caro demais para os padrões brasileiros
Alguns problemas para fazer funcionar no PC
  • Redator: João Paulo Losada

    João Paulo Losada

    Gamer por natureza, JP Losada, ou simplesmente DJLosada como é conhecido por toda a comunidade gamer, é um grande conhecedor de games em geral. Eventualmente analisa lançamentos e comenta sobre os sucessos e decepções relacionadas aos games que chegam ao mercado através do portal Adrenaline. Jé escreveu para revistas de games, artigos para produtoras, além de ter citações em seu nome em caixas de jogos de PC lançados no Brasil. Possui parceria com algumas produtoras, principalmente de corrida

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.