ANÁLISE: MSI Big Bang-XPower II

ANÁLISE: MSI Big Bang-XPower II

No início de novembro de 2011, quando surgiram as primeiras fotos da Big Bang XPower II, o mercado ficou surpreso pelas especificações da placa, digna do posto de melhor do mundo na plataforma Intel LGA 2011.

Em janeiro desse ano, a MSI confirmou o lançamento dessa mainboard que passa a ser o modelo TOP de linha da empresa para os processadores Sandy Bridge-E socket LGA 2011, desbancando a X79A-GD65 8D que analisamos no final de novembro.

Nessa review iremos mostrar a placa-mãe em detalhes.

MSI Big Bang XPower II
Quando apareceram as primeiras informações da Big Bang XPower II, os entusiastas de plantão arregalaram os olhos. Afinal de contas, as especificações da placa assim como suas imagens mostravam que a MSI teve bastante cuidado com o projeto, assim como com seu design.

Lembrando um pouco a G1.Assassin por trazer um "pente" de balas de metralhadora como dissipador do chipset, assim como uma metralhadora sobre componentes capacitores e controladores de energia da parte superior.

Quando o assunto é tecnologia, um prato cheio: desde seus 7 slots PCI-Express com suporte a 4-Way Crossfire/SLI, 8 slots de memória suportando 128GB de ram, Áudio Creative -X-Fi, conexões USB 3.0 e Sata 6GB/s, duas portas de rede, botões de power, reset, overclock e debug LED direto na mainboard, assim como "conectores" para controle de voltagem destinado a usuÁrios avançadas. Enfim, mainboard para encher os olhos de quem procura o que existe de melhor.

Abaixo temos um hands-on da placa feito quando recebemos ela em nossa redação. 

{break::Especificações}Dando sequência, vamos conferir as especificações completas da Big Bang XPower II, confiram abaixo:


  • CPU
    - Supports 2nd Generation Intel® Core i7 processors in LGA2011 package.
    Please refer to CPU Support for compatible CPU; the above description is for reference only.

  • Chipset
    - Intel® X79 Chipset

  • Main Memory
    - Supports eight unbuffered DIMM of 1.5 Volt DDR3 1066/1333/1600/1866*/2133*/2400* (OC) DRAM, 128GB Max
    - Supports Quad channel mode

  • Slots
    - 4 PCI Express gen3 x16 slots
    - PCI_E1 supports up to PCIE x16 speed
    - PCI_E5 supports up to PCIE x16 speed when PCI_E3 is empty, or supports x8 speed
    when PCI_E3 is occupied
    - PCI_E3 & PCI_E7 support up to PCIE x8 speed
    - 3 PCI Express gen2 x16 slots
    - PCI_E2, PCU_E4 & PCI_E6 support up to PCIE x1 speed

  • On-Board SATA
    • SATAII controller integrated in Intel® X79 chipset
    - Up to 3Gb/s transfer speed.
    - Supports four SATAII ports (SATA3~6) by X79
    • SATAIII controller integrated in Intel® X79 chipset
    - Up to 6Gb/s transfer speed.
    - Supports two SATAIII ports (SATA1~2) by X79
    • SATAIII controller integrated in ASMedia® ASM 1061 chipset
    - Up to 6Gb/s transfer speed.
    - Supports four SATAIII ports (SATA7~10)
    • RAID
    - SATA1~6 ports support Intel Rapid Storage Technology enterprise (AHCI / RAID
    0/1/5/10) by Intel X79

  • USB 3.0
    • 1 USB 3.0 internal connector by NEC® D720200
    • 4 USB 3.0 rear I/O ports by NEC® D720200

  • Audio
    • Chipset integrated by Realtek® ALC898
    - Flexible 8-channel audio with jack sensing
    - Compliant with Azalia 1.0 Spec
    - Meet Microsoft Vista Premium spec

  • LAN
    • Supports dual PCI Express LAN 10/100/1000 Fast Ethernet by Intel 82579V and 82574L.

  • IEEE1394 / FireWire
    • VIA® VT6315N chipset
    - Supports up to two 1394 ports. (Rear panel x1, pinheader x1)
    - Transfer rate is up to 400Mbps.

  • Internal I/O Connectors
    - ATX 24-Pin power connector
    - 2 x 8-pin Power connectors
    - CPU x 1 / System x 5 FAN connectors
    - Front panel audio connector
    - Front panel connector
    - 1 x Chasis intrusion connector
    - 2 x USB 2.0 connectors
    - 1 x USB 3.0 connectors
    - 4 x Serial ATAII connectors
    - 6 x Serial ATAIII connectors
    - 1 x IEEE1394 connector
    - 1 x Clear CMOS jumper
    - 1 x Power button
    - 1 x Reset button
    - 1 x OC Genie button
    - 2 x Base clock buttons
    - 1 x Multi BIOS button

  • Back Panel I/O Ports
    - 1 x PS/2 Mouse/Keyboard port
    - 1 x Clear CMOS button
    - 1 x Coaxial SPDIF port
    - 1 x Optical SPDIF port
    - 1 x IEEE1394 port
    - 2 x RJ45 LAN Jacks
    - 6 x USB 2.0 ports
    - 4 x USB 3.0 ports
    - 1 x 6 in 1 audio jack

  • BIOS
    • The mainboard BIOS provides "Plug & Play" BIOS which detects the peripheral
    devices and expansion cards of the board automatically.
    • The mainboard provides a Desktop Management Interface(DMI) function which
    records your mainboard specifications.

  • Dimension
    • 34.5cm(L) x 26.4cm(W) XL-ATX Form Factor

  • Mounting
    • 12 mounting holes.

Além da mainboard, também recebemos da MSI o acessório MultiConnect Panel, um adaptador frontal para gabinetes que traz além do botão OC Genie para overclock rÁpido, entradas USB, adaptador Bluetooth 3.0 e rede WiFi. Prato cheio mesmo para os mais exigentes. Mais detalhes adiante.

{break::Powered by MSI}Antes de falar de algumas das principais tecnologias da Big Bang XPower II, recomendamos também conferir o website criado pela MSI com informações exclusivas das placas com selo Classe Militar III.

 

Military Class III
Esta tecnologia promete trazer muito mais qualidade e estabilidade à mainboard, unindo a qualidade dos componentes DrMOS II, HI-c CAP, SFC e Solid CAP.

O DrMOS II traz proteção térmica dupla à placa, dando mais poder energético e eficiência - utiliza o LED warning e o auto shut-down.

Os Hi-c Caps dela são, por exemplo, feitos de tântalo, um raro elemento químico muito mais resistente e mais condutivo, material que é utilizado também na fabricação de satélites e naves espaciais. A expectativa é que esses componentes tenham uma vida útil de até oito vezes mais que os capacitores sólidos, chegando a 160 mil horas.

O SFC provém mais de 10% de eficiência energética, proporcionando um melhor overclock e mais estabilidade.

Solid CAP, os capacitores sólidos utilizados trabalham numa temperatura menor, aumentando a vida útil da placa, entre 12 e 40 anos, dependendo do uso.


OC Genie II

Este sistema de overclock permite, de maneira simples e rÁpida, aumentar o desempenho de sua mÁquina, bastando que, para isso, você o habilite na BIOS. Com o slogan "overclock em 1 segundo", a MSI promete ganho de performance de até 145% em aplicativos 3D e até 457% nas ações que utilizem o HD.

22 Phase PWM Design com Hybrid Digital Power
As fases de uma placa-mãe melhoram a estabilidade, a eficiência, liberam mais energia para os componentes e diminuem o consumo e a temperatura do sistema. Isso significa que quanto mais fases de energia tiver sua mainboard, melhor ela serÁ. Criado para overclocks extremos, o Design PWM com 22 fases, provém até 14% menos de temperatura e mais que o dobro de energia disponível em relação a sistema com apenas 9 fases.

Conectores Dual 8-pin para CPU e 6-pin  para VGAs
Os conetores com mais pinos que os convencionais single 8-pin e 4-pin proporcionam o dobro de energia liberada para a utilização do processador e das placas de vídeo. Desta maneira, ambos ganham em estabilidade, potência, suficiência e eficiência. Além disso, o sistema 4-way SLI ou CrossFire é beneficiado com a energia extra.


8 DIMMs / Quad Channel Memory
Esta placa suporta até 8 memórias quad channel DDR3-2400 (OC), seus 8 slots suportam uma capacidade mÁxima de até 128 GB de memória, com um encaixe de fÁcil instalação, conhecido como EZ DIMM.


ClickBIOS II

Esta é a nova interface da BIOS criada pela MSI. Praticamente igual à versão do Windows, esta nova BIOS possui suporte a mouse e permite controle total apenas com simples cliques.

PCI Express Gen 3
Esta placa jÁ traz suporte à novíssima terceira geração de PCI Express, sendo umas das primeiras placas mãe do mundo a trazer a tecnologia  Com uma largura de banda de 32GB/s, estas PCI Express têm uma taxa de transferência 2x mais rÁpida que a segunda geração, aumentando a eficiência e sua compatibilidade.

4-Way SLI / CrossFire
Seus 7 slots PCI-Express Gen 3 suportam até 4 placas de vídeo ao mesmo tempo utilizando ou o sistema SLI ou o sistema CrossFire. Placas simultâneas multiplicam exponencialmente a performance e o poder grÁfico de sua mÁquina, uma vez que combinam a força de unidades de processamentos de grÁficos.


A BiG Bang XPower II suporte os modos de conexão abaixo em combinações de VGAs:

  • Uma placa de vídeo: x16/x1/-/x1/-/x1/-
  • Duas placas de vídeo: x16/x1/-/x1/x16/x1/-
  • Três placas de vídeo: x16/x1/x8/x1/x8/x1/-
  • Quatro placas de vídeo: x16/x1/x8/x1/x8/x1/x8

Super Charger

O Super Charger provém mais rapidez na hora de recarregar a bateria de seus aparelhos portÁteis. Como cada vez mais estes dispositivos trazem baterias maiores e têm maior demanda de energia, nada mais natural do que os computadores conseguirem acompanhar esta necessidade, oferecendo uma maior parte da energia que recebe das tomadas. É isso que acontece com o MSI Super Charger. Este programa consegue fazer o Windows reconsiderar o modo de fornecimento de energia das portas USB, tornando-o mais poderoso e, consequentemente, carregando a bateria de seus gadgets mais rapidamente.

Sound Blaster X-Fi MB2
O Sound Blaster X-Fi MB2 equipa a placa com uma série de tecnologias de Áudio, oferecendo maior qualidade de som, efeitos e mais atrativos para gamers e entusiastas, como o EAX Advanced HD 5.0, proporcionando uma experiência de som em 3D, em jogos.

THX TruStudio PRO

THX é uma marca de Áudio high-end (padrão visual para a reprodução de filmes, home theaters, alto-falantes e outros dispositivos de Áudio). Produtos que têm certificação THX são projetados para permitir que os usuÁrios experimentem, jogos, filmes e vídeos como se fossem ao vivo, jÁ que têm reprodução precisa e fiel. Um efeito sonoro mais realista, com alta fidelidade de reprodução, pode fazer como que o vídeo de alta definição pareça ainda mais poderoso.

{break::MultiConnect Panel}Este é um acessório vendido separadamente que adiciona algumas funcionalidades extras ao seu computador. O MultiConnect Panel é um dispositivo da largura e altura de um driver de CD/DVD/Blu-Ray, encaixado exatamente nas baias a eles destinados, que é conectado junto à placa mãe. Com isso você terÁ acesso extremamente facilitado a um botão de overclock - compatível com a tecnologia OC Genie, 2 portas USB compatível com Super Charger e ainda adiciona Wi-Fi e Bluetooth 3.0 ao seu computador. As placas mãe compatíveis com o MultiConnect Panel são: todas os modelos MSI X79 e as Z77A-GD80 / Z77A-GD65 / Z77A-GD55.


Abaixo temos mais uma foto do MultiConnect Panel, agora em funcionamento com os leds do Wi-Fi e Bluetooth ativados, assim como screens dessas tecnologias, com destaque ao Wi-Fi que se mostrou muito bom.

Control Center
A Big Bang XPower II também possui alguns softwares voltados a tirar proveito das tecnologias oferecidas pela placa de dentro do próprio Windows. Um exemplo é o Control Center, software que entre suas principais finalidades estÁ o overclock do sistema. Abaixo algumas telas do aplicativo.

{break::Fotos, BIOS}Vamos às fotos da mainboard, que além de seguir o alto padrão de mainboards TOP da MSI, ainda tem como destaque seu layout diferenciado nas cores preto e dourado.

Como podemos ver nas vÁrias fotos abaixo, a mainboard é maior do que os modelos padrão ATX, sendo ela baseada no formato XL-ATX.

Seu acabamento é excelente, entre as melhores que jÁ passaram por nossa redação. Destaque para seu apelo gamer, com 7 slots PCI-Express (de terceira geração / 3.0), possibilitando assim o 4-way Crossfire/SLI, dissipadores estilizados com um pente de uma metralhadora, além de uma metralhadora, e é claro, diversas características que prometem elevar as possibilidades de overclock, como controlador de 22 fases, um gerenciador manual das voltagens (necessita de um multímetro). Ainda podemos destacar seus 8 slots de memória com suporte a incríveis 128GB (mesmo que atualmente só seja comercializado pentes de 8GB, totalizando 64GB)

Atualmente, Asus R4E e a MSI Big Bang XPower II brigam isoladas pelo título de melhor placa-mãe com chipset X79, diga-se de passagem, briga até então não vista em outras plataformas, não com um nível de qualidade tão alto. Ambas possuem características semelhantes, buscam se diferenciar em tecnologias e no layout.


BIOS
Assim como as demais empresas, a MSI também lança suas novas mainboards com as chamadas BIOS amigÁveis, que trazem suporte a mouse e layout com acabamento muito superior às antigas telas formato DOS.

A BIOS da Big Bang XPower II segue o padrão de layout das demais mainboards, muito boa e bem acabada, com destaque para o ClickBIOS II, aplicativo para windows que nada mais é do que um atalho para as principais opções da BIOS.

Assim como modelos de outras empresas, as mainboards da MSI possuem um sistema de atualização integrado a BIOS, chamado M-Flash. Dessa forma, basta colocar a versão da BIOS que deseja atualizar na raiz de um drive usb, conectar a uma das portas USB, entrar na BIOS e procurar pela opção M-Flash, localizada a direita na "pasta" Utilities. O processo é simples e bem mais seguro do que a atualização via Windows, assim como mais prÁtico do que via prompt do DOS. 

Agora caso mesmo assim aconteça algum problema, a Big Bang XPower II possui a tecnologia Multi Bios, que permite trocar para uma segunda bios através de um chaveador na placa, permitindo assim corrigir a BIOS defeituosa através de uma atualização. Ótima opção para overclockers que buscam tirar o mÁximo do sistema e em algumas situações podem acabar corrompendo a BIOS e, se mesmo assim der problema, a placa ainda possui um sistema que pode remover a BIOS fisicamente. Quer mais? 


Abaixo, algumas telas da versão para Windows do aplicativo que controla algumas das opções da BIOS, chamado pela MSI de ClickBIOS II.

{break::MÁquinas/Softwares utilizados}Usamos os mesmos hardwares utilizados na review da MSI X79A-GD65 8D, dessa forma podemos ter uma boa noção da diferença dos sistemas. Diferença, aliÁs, que não existe quando falamos em performance em modo padrão, mas em situações de overclock e tecnologias disponíveis em cada produto.

Abaixo temos uma foto do sistema montado.

MÁquinas utilizadas nos testes:
- Processador: Intel Core i7 3960X
- Placas-mãe: MSI X79A-GD 65 8D e AsusRampage IV Extreme
- Memória: Corsair Vengeance 8GB DDR3 (2x4GB)
- Placa de vídeo: XFX Radeon HD 6970
- Cooler: Intel Thermal Solution RTS2011LC

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 7 64 Bits com Updates
- Intel INF 9.3.0.1019
- ATI Catalyst 12.1 WHQL

Aplicativos/Games:
- WinRAR 4.01
- CineBENCH 11.5
- x264 HD Benchmark 4.00
- Sandra 2012 (18.10)
- Crysis 2

Memórias em Quad-Channel
AS mainboards para processadores socket LGA 2011 com chipset X79 são as primeiras do mercado a suportarem memórias em Quad-channel, tecnologias exclusiva dessa plataforma, jÁ que até então o mÁximo suportado era triple-channel pelas mainboards socket LGA 1366 com chipset X58. Abaixo temos uma foto do sistema com 16GB (4x4GB) em quad-channel, assim como tela do CPU-Z.

Estamos preparando algumas reviews de memórias Quad-channel, em breve mostraremos como se comporta essa tecnologia. 

CPU-Z 
Abaixo temos algumas telas do CPU-Z, mostrando as principais características da placa e do sistema utilizado na review.


{break::Winrar, CineBench, x264 HD}WinRAR
Começamos pelo benchmark do WinRAR. Como em toda review de mainboard, adiantamos que, aqui, veremos s diferença que vai acontecer em todos os demais testes. Apesar de existir diferença em números, não hÁ mudança de desempenho que se leve em consideração, como jÁ era de se esperar.

A mainboard da Asus ficou pouco a frente dos modelos da MSI, que ficaram empatadas. O motivo disso pode ser devido a placa da Asus deixar o processador em 3011mhz, jÁ a MSI ficou em 3.0GHz.

{benchmark::2623}

CineBENCH 11.5
Novamente, empate técnico entre as três placas, mostrando que tecnologias e projeto diferenciado não fazem diferença no desempenho quando rodando em situação padrão.

{benchmark::2624}

x264 HD Benchmark
Com o teste de conversão de vídeo em 720p do x264 HD novamente temos outro empate técnico entre todos os sistemas utilizados.

{benchmark::2625}

{break::Sandra 2012, Crysis 2}SiSoftware Sandra 2012
Novamente, empate entre as placas. Em todos os três testes, todos as mainboards tiveram resultados praticamente iguais, mostrando que o desempenho de modelos diferentes de mainboards com processador em stock (clock default) não muda.

{benchmark::2627}

Crysis 2
Pensamos em fazer testes em baixa qualidade com a intenção de que o game usasse mais CPU do que GPU, assim como alguns sites internacionais fazem. Mas acabamos achando algo sem sentido e que não mostra a real ideia do que o processador representa ao rodar um game, podendo até mesmo mascarar resultados ou confundir algumas pessoas. Dessa forma, nossos testes foram feitos em situações normais nas quais um usuÁrio rodaria o game se tivesse uma mÁquina desse porte.

Como destacamos nos dados da mÁquina utilizada, ambos os sistemas comparados rodam com a mesma placa de vídeo e mesma quantidade de memória, ou seja, uma XFX Radeon HD 6970 e 8GB de RAM. 

Se tratando do desempenho, todas as três placas com resultado na casa de 41 FPS.

{benchmark::2628}

{break::Overclock}Um dos grandes atrativos dos novos processadores Sandy Bridge-E estÁ em seu potencial para overclock, consideravelmente acima da geração anterior da linha Core i7 Extreme.

De quebra, grande parte das mainboards, pra não dizer todas, vêm com o Turbo Boost ativado para que o usuÁrio tenha um "UP" no clock default. No caso do Core i7 3960X e da MSI Big Bang XPower II (assim como com a X79A-GD65 8D), o clock de 3.3GHz vai para 3.9GHz quando o sistema estiver sendo requisitado, o mesmo adotado como padrão pela Asus na R4E. Mas esse clock é bem abaixo do que o Core i7 3960X alcança, jÁ que ele pode chegar facilmente a 4.6GHz com um air cooler.

Na review da mainboard Asus Rampage IV Extreme, colocamos o processador a 4.7GHz com um air cooler (Thermalright HR-02) destinado ao socket LGA 1366. Esse clock é nada menos que 1.4GHz acima do clock padrão, representando aumento de 42%. Como destacamos, dependendo da combinação de hardwares e coolers, dÁ para chegar a 5.0GHz nesse mesmo processador, que representa aumento de mais de 50%, realmente impressionante.

No caso da MSI X79A-GD65 8D, o processo de overclock foi bem mais complicado quando fizemos a review. Entre os motivos que destacamos: 1) sua BIOS que ainda precisava de melhorias, o que aconteceu recentemente, tornando overclockar o 3960X para 4.7GHz de forma simples e fÁcil como aconteceu com a Rampage IV Extreme e 2) se na X79A-GD65 8D o processo de overclock estÁ bem melhor, na Big Bang XPower II acontece o mesmo, inclusive com uma gama maior de opções relativa a parte física da placa, que aceita maior demanda de energia destinada ao processador e aos slots PCI-Express, consequentemente dÁ ao usuÁrio maior poder de overclock, mesmo que essas situações sejam voltadas exclusivamente a usuÁrios hardcores com alto conhecimento de overclock.

Na próxima pÁgina, veremos como a mÁquina se comportarÁ quando o assunto é desempenho quando overclockamos o 3960X para 4.75GHz comparando aos 4.6GHz da X79A-GD65 8D. Abaixo temos a tela principal do CPU-Z do processador quando trabalhando em 4.75GHz, para chegar a esse clock, colocamos o multiplicador em 38x e a frequência em 125MHz, aumentando também a voltagem para 1.42V, em alguns sistema 1.4v jÁ pode ser suficiente.

Nosso overclock foi feito direto pela BIOS, mas poderia inclusive ter sido feito pelo Control Center, aplicativo muito bom da MSI. 

OBS.: Utilizamos a versão de BIOS 1.2, recomendada para melhor resultado em overclock. 

{break::Overclock: Testes}WinRAR
Começamos pelo WinRAR, onde vemos ganho de 301 pontos do processador em 4.75GHz quando comparado ao processador trabalhando em 4.6GHz. JÁ na comparação com o processador com clock default, o ganho foi de 1426 pontos, ganho de mais de 36%.

{benchmark::2629}

CineBENCH 11.5
Com o teste de renderização de imagem do CineBENCH, temos ganho de mais de 42% quando o 3960X overclockado para 4.75GHz. A diferença para 4.6GHz foi de 5%.

{benchmark::2630}

x264 HD Benchmark
Com o teste de conversão de vídeo, mais um resultado excelente quando o processador overclockado para 4.75GHz, ganho de 41.8% no primeiro teste, imagina o quanto isso não representaria a quem precisa fazer muitas conversões de vídeo.

{benchmark::2631}

Crysis 2
Por fim, rodando o "Crysis 2", como jÁ era de se esperar, pouca diferença, ganho de apenas 1,1FPS.

{benchmark::2633}

{break::Conclusão}Não é de hoje que Asus, Gigabyte e MSI brigam como as três principais marcas quando falamos em placas-mãe, lógico que não podemos esquecer da eVGA, mas essas três possuem uma variedade bem maior e por consequência uma fatia maior do mercado. A MSI vem mostrando em uma série de suas placas que tem modelos para deixa-la no topo quando falamos em qualidade final, no caso da Big Bang XPower II, de um produto altamente diferenciado e projetado para atingir os limites extremos quando falamos em desempenho, jÁ que ela oferece aos usuÁrios mais exigentes e avançados tudo o que existe de melhor em tecnologia para bater recordes.

Primeiro por ser baseada na plataforma de melhor desempenho que existe, a dos processadores LGA 2011, leia-se Sandy Bridge-E através da linha Core i7 3900. Depois, por a única plataforma a suportar memórias em quad-channel, e por último pela placa trazer uma série de tecnologias para agradar os usuÁrios mais exigentes e entusiastas que existem, como suporte a 4-way Crossfire / SLI com conexões PCI-Express 3.0, além de ser uma placa com características bastante avançadas para overclockers, desde seus 22 controladores de fases, a alimentador extra para o CPU e slots PCI-Express, dando ao sistema mais energia, muito importante quando em situações de overclock extremo.

Seu acabamento é excelente, toda na cor preto com detalhes dourados, unidos aos dissipadores em formato de pente de balas de uma metralhadora, além de uma metralhadora, vai agradar principalmente ao público gamer. Como se não bastasse, vem com som Creative X-Fi, que tornarÁ o gameplay ainda mais envolvente.

Diversos outros diferenciais como botões de acesso rÁpido integrados ao PCB, entre eles Power, Reset, OC Genie, além de sistema multi bios, fazem dela uma das melhores opções do mercado a overclockers, principalmente pelos seus 22 controladores de fases, que torna muito melhor o gerenciamento de energia interno, dessa forma melhorando a estabilidade quando o sistema é mais exigido.

USB 3.0, Sata 3 e etc são tecnologias jÁ padrão de mercado em novas mainboards, também presentes na mainboard.

Um atrativo extra, enviado pela MSI para a review, foi o MSI Multiconnect Panel, vendido separadamente. Esse "painel" dÁ ao usuÁrio a opção de acesso rÁpido a tecnologia OC Genie (apesar de jÁ ser possível via software), mas principalmente traz suporte a Wi-Fi e Bluetooth (3.0), além de duas portas USB 2.0 extras que, para ter ficado perfeito, poderiam ser USB 3.0.

O preço da placa? Em cenÁrio internacional, dÁ para encontrar por U$389 na Newegg, $50 a menos que uma Asus R4E. EstÁ certo que adicionando o multiconnect panel devemos ter o preço pouco acima dos U$400, mas não é algo tão absurdo pelo nível por tudo que a placa envolve. Principalmente porque beira a perfeição em diversas características. Para muitos, é considerada a melhor mainboard LGA 2011 do mercado. 

PRÓS
Excelente acabamento
Tecnologias de ponta
Alto potencial para overclock
Áudio Creative X-Fi
4-Way Crossfire / SLI
8 slots de memória
Multi Bios
Bom preço por tudo que oferece
CONTRA
Multiconnect Panel poderia acompanhar a placa
Assuntos
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Mundo Conectado é responsável pelas análise de drones e alguns gadgets relacionados a fotos e vídeo, como Action Cams.