ANÁLISE: Lian Li Pitstop T60

ANÁLISE: Lian Li Pitstop T60

Fundada em 1983 em Taiwan, a Lian Li Industrial Co é hoje uma das maiores empresas do mundo no ramo de gabinetes, fontes de energia e outros acessórios. Com quase 30 anos de experiência, seus produtos foram evoluindo junto com o mercado e hoje a empresa possui uma série de modelos com grande destaque em cenÁrio internacional, sendo também uma das empresas que mais investe no segmento a fim de procurar inovações que a diferenciem das concorrentes. O produto que iremos analisar hoje é um bom exemplo disso.

Lian Li Pitstop T60
O gabinete ou bancada PitStop T60 da Lian Li, como podem ver na foto tem como principal atrativo ser totalmente aberto, para alguns pode parecer esquisito, jÁ para outros, principalmente para quem mexe bastante no sistema, é uma excelente opção por dar acesso fÁcil e rÁpido a todos os hardwares do sistema.

Nessa review iremos detalhar o gabinete, que lembra muito um robô.

{break::Especificações}Dando sequência na review, abaixo temos as especificações do robô, alias, do gabinete, que estÁ disponível nas cores preta, prata e vermelha. No site oficial é possível fazer o download do manual, que jÁ acompanha o produto, mas para casos de perda, é imprescindível para montar, pelo menos na primeira vez.

Modelo: T60
Formato: ATX / Micro-ATX
Dimensões:  (L) 351mm x (A) 400mm x (P) 330mm
Cores: Preto / Prata / Vermelho
Material: Alumínio
Peso: 1.8 Kilos
Baias 5.25": 2 (externas)
Baias HDD: 3
Slots de expansão(para placas add-on): 8
Formato de placa-mãe suportados: ATX / Micro ATX
Suporte a FAN (Frente) 2 x 120mm ou 140mm Fans (opcional via adaptador)
Conexões  frontais: USB 3.0 x 2 / e-SATA x 1 / HD+AC97 Audio (opcional via adaptador)
Baias 2.5": 2 (internas)
Dimensões da caixa: (L) 370mm x (A) 115mm x (P) 365mm

Opcionais
Como destacado nas especificações, o gabinete tem como opções vendidas separadamente o adaptador para dois FANs de até 14cm e também um adaptador para conexões frontais USB 3.0, Áudio e eSATA.

{break::Fotos}Abaixo temos uma série de fotos do gabinete que iremos analisar, mostrando a caixa e toda as peças necessÁrias para começar a brincadeira, afinal ele não é como um gabinete normal, vem completamente desmontado e requer certo tempo para montar, mas isso falaremos na próxima pÁgina.

Como destacamos anteriormente, ele estÁ disponível nas cores, preto, prata e vermelho.

A versão que recebemos é na cor preta, assim como a prata, com preço um pouco inferior a cor vermelha.

Como podem ver, ele vem completamente desmontado, dessa forma possui uma série de peças e parafusos. O manual é extremamente importante, porque existe formatos diferentes de parafusos específicos para alguns locais, não serÁ uma surpresa se conectar um tipo em um local que não deveria, mas que na prÁtica não vai gerar problemas.

{break::Montagem}Possivelmente é uma das reviews com a maior quantidade de fotos que jÁ fizemos associados a montagem/instalação, isso porque como destacamos na pÁgina anterior, o gabinete vem completamente desmontado e possui uma série de peças, tiramos vÁrias que podem até mesmo ajudar quem comprar e ficar com alguma dúvida durante a montagem.

Agora para quem pensa que a montagem foi chata, não para mim, apesar de ficar acompanhando o manual constantemente, foi muito divertido, parece mesmo que estamos montando outra coisa, como um robô ou algo do gênero, e não um gabinete, se é que podemos chamar ele de gabinete. 

O projeto foi muito bom, porque existe diversos cuidados em situações como a dos HDs, onde existe inclusive uma presilha com a função de "mola" e sistema de fixação de borracha para evitar que o HD sofra de alguma tremulação ao ficar encostando em algo. 

Reparem que existe espaços definidos para cada componente do sistema, inclusive para dois drives SSD, fizemos a instalação de um para demonstrar(última imagem acima).

Depois da estrutura esquelética principal montada, prendemos a base da mainboard que da maior segurança a todo o sistema, deixando ele bem firme. Como poderão ver, acompanha inclusive uma chave para prender os "parafusos" onde a mainboard serÁ fixada, por fim, um suporte que evita que tudo vire, mesmo que tenha bastante peso.

{break::Instalando as peças}Depois do "gabinete" montado, vamos montar o computador sobre a estrutura, alias, alguns componentes como fonte de energia, HD e SSD jÁ colocamos na medida que montÁvamos, como puderam acompanhar nas fotos.

Por ter acesso fÁcil a tudo que envolve o sistema, é muito simples montar, e melhor, caso esqueça algum detalhe, não serÁ difícil de corrigir. As vezes, isso nem é difícil em um gabinete mas a preguiça domina a gente e fica por isso mesmo... :D

Essa estrutura onde as placas add-on fica presas, como uma placa de vídeo,o gabinete tem uma regulagem para duas alturas, não entendi muito o porque, mas de qualquer jeito existe a opção. 

Prontinho, gabinete montado, agora é só ligar, para quem curtiu, vale a pena adquirir ao menos o adaptador a entradas frontais, que traz inclusive conexão USB 3.0. 

{break::Conclusão}EstÁ ai um belo "gabinete" ou case, como queiram chamar, para quem procura deixar o sistema aberto.

Com estilo que lembra muito um robô, mesmo que sem um tipo específico definido, o T60, conhecido também como Pitstop T60 da Lian Li é uma solução bastante interessante.

Seu acabamento é muito bom, e por ser totalmente aberto vai agradar muito que gosta de mexer bastante nas peças, ou mesmo quem pretende deixar o sistema aberto para evitar que o calor fique preso dentro de um gabinete, no mínimo o usuÁrio não terÁ barulho dos FANs de gabinetes normais, que pode ser um ganho para muitos.

Imaginava que seria bastante chata a montagem, mas foi justamente o contrario. Por ter bastante peças, foi divertido perder praticamente uma manhã no processo, mais ainda porque a cada parte montada ele ia tomando forma, algumas vezes conectava uma peça da forma errada, e tinha que remover para corrigir, mas foi bastante divertido, apesar do tempo, posso dizer que foi um dos sistema mais legais de se montar. 

Se tratando do preço, pode ser que esse seja seu ponto fraco, afinal por R$399 reais conseguimos comprar um belo gabinete nos dias de hoje, se pesquisar bem, vai com uma fonte. Agora como é uma peça bastante específica e só chega ao Brasil via importação, jÁ era esperado algo do gênero. Quem nos enviou o gabinete foi a Waz, que vende uma série de modelos da Lian Li, basta acessar o site da empresa.

PRÓS
Acesso rÁpido a qualquer componente do sistema
Por ser aberto, facilita dissipação do calor gerador pelo sistema
Design da um ar bastante único ao computador
CONTRA
Preço salgado
Pode reter poeira sobre o sistema mais facilmente dependendo onde fique
Assuntos
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Mundo Conectado é responsável pelas análise de drones e alguns gadgets relacionados a fotos e vídeo, como Action Cams.