ANÁLISE: Zowie EC2

ANÁLISE: Zowie EC2

Editado: Adicionamos um comentÁrio sobre o Mousepad G-TF também da Zowie, ao final da review.

Chegou este mês ao Brasil o novo lançamento da Zowie, empresa voltada para a criação de produtos destinados ao público gamer. A novidade é um mouse chamado EC2 que traz a assinatura do - talvez a maior lenda do Counter-Strike - Emil "HeatoN" Christensen.

Como destaque principal, hÁ uma tecnologia patenteada por eles que faz com o que o mouse seja extremamente estÁvel em jogos rÁpidos. Mas isso veremos mais adiante.

É bastante curioso que a primeira impressão que se tem do EC2 é de que ele é antigo, pesado, enfim, simples demais para um mouse considerado top de linha atualmente. De fato ele é bem simples, mas com uma qualidade impecÁvel.

E isso tem um motivo: ele é voltado para o publico gamer, ou seja, aquele que gosta de jogar usando um produto que nunca vai te deixar na mão. E essa é a principal característica do produto: sua qualidade e durabilidade. É bom lembrar que quem gosta de jogar bastante não fica preocupado com "tecnologias mirabolantes" que a maioria dos mouse top de linha possuem, e em muitos casos essas "firulas" até atrapalham.


{break::Formato & Funções #1}O formato do mouse é extremamente ergonômico. Comparando com mouses de outras marcas, mesmo as "top de linha", a "pegada" do EC2 se torna mais suave por duas simples características:

A primeira é o material usado. Ele é totalmente esmaltado e portanto liso, diferentemente do outro modelo da Zowie, o EC1 preto que usa um material emborrachado, mais Áspero. A vantagem de usar um material liso é o fato de prevenir suor das mãos. Os últimos mouses usados aqui - um da Logitech e outro da Microsoft - eram emborrachados nas laterais, e com apenas 1 dia de uso contínuo jÁ se criou uma camada de "sujeira" no mouse, proveniente do suor das mãos. Isso sem falar nas mãos úmidas. No caso do EC2, isso não acontece por ser totalmente liso.

A outra característica interessante é que, diferentemente da maioria dos mouses que estão no mercado, ele é totalmente arredondado, tanto na parte de cima quanto na parte de baixo, assim como nas laterais. Todo o acabamento do mouse é de forma arredondada. Não existe nenhuma "ponta" no EC2, assim como linha retas.


O Scroll possui alguns detalhes interessantes. A cor varia conforme a escolha de DPI's, que podem ser de 500, 1000 e 2000 e que é feita na parte de baixo do mouse, através de um pequeno botão. O material usado no Scroll é um tipo de borracha que fica em um meio termo entre macia e dura. É a única parte Áspera do mouse.

{break::Formato & Funções #2}Se jÁ não bastasse, ele tem uma precisão notÁvel e o rolamento é movido através de catracas, assim como acontece na grande maioria dos mouses. Mas a maior diferença é o fato do sensor funcionar através de um tipo de "codificador óptico", ao contrÁrio da grande maioria que usa um sistema mecânico, sujeito a falhas. O interessante é que a Zowie afirma que esse sistema criado por ela nunca se desgasta e nem "estraga", muito menos gera folgas, o que é muito comum quando se usa bastante o scroll.

Vale enfatizar que essa afirmação de que não se desgasta e nem "estraga" é do próprio fabricante, mas que não pôde ser testado for falta de tempo hÁbil para isso, até porque levaria semanas, meses, de uso contínuo para se checar a durabilidade do scroll.

Em todo caso, a primeira vista e depois de usar bastante o dispositivo, dÁ pra ter uma ideia de que realmente a qualidade estÁ acima da média, principalmente com o que diz respeito a precisão do rolamento, que por ser relativamente dura, não gera folgas e nem toques "sem querer".


Uma curiosidade ainda sobre o Scroll é que ele possui uma função de botão. Isto é comum em todos os mouses, mas o interessante é que o clique pode ser dado tanto em cima dele, como um botão qualquer, como empurrando lateralmente para direita. Empurrando para esquerda nada acontece, porque não hÁ folga. Como não hÁ software e nem driver, fica difícil saber se é o mesmo botão que pode ser acessado da duas maneiras, ou se o clique para direita é um sexto botão, escondido. Ou na pior hipótese, ser alguma falha de projeto. Em nenhum aplicativo ou game, é detectado esse botão, mas o "clique" estÁ lÁ.

É importante dizer que no release e nas especificações do produto, informa que hÁ apenas cinco botões: os dois laterais, o da esquerda, o da direita e o do scroll.

{break::Características Principais}Uma característica exclusiva do mouse é uma lente usada na sua base, no local onde hÁ o feixe óptico. Essa lente foi projetada pela Zowie, e é um importante diferencial do periférico: ele "corta" o feixe óptico quando se levanta o mouse mais de 1,5 milímetros de altura. Ou seja, para o mouse funcionar, é preciso estar "colado" à uma superfície plana, literalmente.

Quem joga jÁ deve ter percebido que, quando você precisa fazer movimentos largos com o mouse, especialmente para deslocar o mouse pelo mapa em jogos de estratégia, acontecem imprecisões quando mouse é levantado para executar essas manobras.

Mesma coisa se aplica para quem edita fotos, e usa um zoom enorme que precisaria de vÁrios monitores para caber a foto na tela. Nesse caso vai arrastando o mouse pra lateral e linha reta para se manter na mesma linha de pixels, e a imagem vai se movimentando aos trancos e barrancos, normalmente nunca em linha reta.


Isso acontece porque o feixe óptico, mesmo levantando o mouse, continua funcionando para todas as direções. Isso gera imperfeições nos movimentos quando o feixe detecta alguma superfície. Um bom teste é usar o mouse na palma das mãos, onde não é plana. Um mouse comum vai mover o cursor, torto, para tudo quanto é lado, mas vai. JÁ o EC2 não vai funcionar no meio da mão, mas sim nas laterais que é onde encostam realmente no mouse.

Em jogos rÁpidos, a coisa piora! Imagina você em um jogo de ação frenética, e para fazer aquele giro rÁpido acaba levantando o mouse - o que é bem comum - e antes mesmo de voltar com o mouse à superfície, o cursor se mexe sozinho o bastante para atrapalhar qualquer jogador! Todos jÁ devem ter se deparado com isso. Esse problema é, inclusive, uma das principais reclamações de jogadores que participam de campeonatos mundiais de games.

Falando ainda nas características do EC2, um outro detalhe chama a atenção, embora seja bastante comum na maioria dos mouses: ele trabalha a 1000hz. Claro, quase todos os bons mouses usam essa mesma frequência. Mas então qual a diferença? A diferença estÁ justamente na não necessidade do uso de drivers. O EC2, diferentemente de qualquer outro mouse jÁ que é mais uma exclusividade da Zowie, trabalha nativamente a 1000HZ, enquanto outros usam "apenas" 125hz, e para forçar o aumento precisam de drivers externos, podendo chegar até os 1000hz também.

{break::Especificações Técnicas & Conclusão}Características:

  • Mouse óptico 100% estÁvel desenvolvido por HeatoN
  • Ergonomia projetada para destros
  • 1,5 mm de distância de decolagem
  • Melhoria do sistema de scroll do mouse
  • 500 / 1000 / 2000 de ajuste DPI
  • 1000 Hz USB
  • Sistemas operacionais:
  • Windows 2000 / XP / VISTA / SEVEN
  • Mac OS X v10.2 ou superior
Especificações:
  • Frames por segundo: 6500
  • Polegadas por segundo: 40
  • DPI: 500 / 1000 / 2000
  • Aceleração mÁxima: 15G
  • 1000 Hz USB
  • Conector: USB
  • Botões: 5
  • Dimensões:
  • EC1: 128 x 43 x 62 cm ~ 70 mm / 5 x 1,7 x 2,44 ~ 2,76
  • EC2: 120 x 40 x 58 ~ 65 mm / 4,72 x 1,57 x 2,28 ~ 2,56 polegadas
  • Comprimento do cabo: 2m / 6,6 m

Conclusão
Apesar de parecer simples no visual, o EC2 esbanja talento na sua performance, principalmente com suas características exclusivas como a lente criada pela Zowie que "bloqueia" o feixe óptico ao levantar o mouse mais de 1,5 milímetros, e a sua freqüência nativa de 1000hz.

Para que gosta de jogar, o EC2 é praticamente indispensÁvel. Possui  boa durabilidade, exigida pelos grandes campeões, sem falar na sua qualidade excepcional. Não é a toa que o grande campeão Emil "HeatoN" Christensen foi quem o projetou, baseado em suas experiências nos últimos 10 anos.

{break::Mousepad G-TF}

Mousepad G-TF

A grande maioria das Lojas brasileiras que vendem o Mouse EC2 da Zowie, têm feito um kit contendo o mouse e o mousepad da empresa, chamado G-TF. Por isso resolvemos adicionar um comentÁrio sobre o produto.

O grande destaque do G-TF é o fato dele ser revestido na parte superior com um pano parecido com Lycra. O detalhe é que, ao invés de ser colado como muitos mousepads que tem no mercado, o G-TF é costurado em toda sua borda. Isso previne aqueles "descolamentos" que acontecem depois de muito tempo de uso, principalmente devido ao suor das mãos.

A parte de baixo é a matéria prima do G-TF: a borracha. Mas ela tem suas peculiaridades, como por exemplo ser maleÁvel a ponto de nunca ficar amassada, por isso mesmo o mousepad vem todo enrolado dentro de uma linda embalagem de papelão em forma de tubo. Você pode até dobrar literalmente o mousepad para levar à algum lugar, que quando for usÁ-lo, ele voltarÁ a sua forma original sem nenhuma marca.


Além da maleosidade do G-TF, a base dele gruda em qualquer superfície, seja madeira, vidro, metal. Seja o que for, não hÁ a menor possibilidade de escorregar, mesmo estando com a superfície molhada.

Um outro destaque do G-TF, é o fato dele não gerar aquelas sujeiras que grudam na base do mouse. Devido a superfície dele ser coberta com um pano, a base de qualquer mouse sempre fica limpa, e isso é ótimo justamente por não ter nada que atrapalhe a performance, gerando uma precisão sempre de 100%.

E é importante dizer que isso gera uma vida útil do mouse bem maior do que o normal, porque os grandes problemas dos mouses são o acúmulo de sujeira na sua base, que acaba entrando justamente onde hÁ o feixe ótico/Laser.

É bom que se diga que o mousepad foi feito para jogadores natos, com suas características voltadas justamente pra alta performance em games. Tanto é que foi criado também pela lenda do Counter Strike  Abdisamad "SpawN" Mohamed, assim como o Mouse EC2.

{break::Mousepad G-TF #2}O G-TF possui um tamanho acima da média, ideal para jogadores e pessoas que trabalham com imagens e grÁficos. Com largura de 44cm por 38cm de altura, o usuÁrio nunca terÁ aquele problema de deslizar muito o mouse e o mousepad acabar, o que é um tormento para quem trabalha com aplicativos grÁficos.

Características:

  • Desenvolvido pela lenda do Counter Strike - Abdisamad "SpawN" Mohamed, doze vezes campeão mundial - o mousepad ZOWIE GEAR G-TF oferece menor fricção, excelente precisão e uma superfície fÁcil de limpar, além de muito duradoura.
  • Superfície a prova d'Água e de fÁcil limpeza. Funciona perfeito para todos os mouses e pode ser dobrado sem causar danos.
  • Vencedor - O G-TF Zowie tem sido utilizado por jogadores profissionais de todo o mundo e ganhou mais torneios e competições que qualquer outro mousepad no planeta.
  • Base emborrachada - O G-TF Zowie possui uma base de borracha anti-deslizante especialmente desenhada para evitar que o mousepad se mova, não importa onde o mousepad é colocado.
  • Excelente escolha - Destinado para gamers e designers grÁficos.
  • Superfície: Pano.
  • Base: Emborrachada (evita deslizamentos).
  • Dimensões (L x A x P): 440 x 380 x 4 mm.

Enfim, o G-TF é um dos melhores mousepads do mercado, senão o melhor. Para quem quer aumentar a vida útil do mouse, ele é uma ótima pedida. Além de ser feito especialmente para aqueles gamers hardcores, os Designers GrÁficos também se surpreenderão com o que um simples mousepad é capaz: gerar mais precisão, mais delicadeza nos traçados das imagens, além de uma estabilidade fora do comum sem qualquer "escorregão", que pode até acabar com um trabalho de horas.


PRÓS
CONTRA
Assuntos
Tags
  • Redator: João Paulo Losada

    João Paulo Losada

    Gamer por natureza, JP Losada, ou simplesmente DJLosada como é conhecido por toda a comunidade gamer, é um grande conhecedor de games em geral. Eventualmente analisa lançamentos e comenta sobre os sucessos e decepções relacionadas aos games que chegam ao mercado através do portal Adrenaline. Já escreveu para revistas de games, artigos para produtoras, além de ter citações em seu nome em caixas de jogos de PC lançados no Brasil. Possui parceria com algumas produtoras, principalmente de corrid