ANÁLISE: XFX Radeon HD 5850

ANÁLISE: XFX Radeon HD 5850

Introdução
Depois da Radeon HD 5870, chega às mãos da Adrenaline, através da fabricante XFX, a Radeon 5850, placa que fecha a linha Cypress (a não ser, é claro, que a ATi lance a versão 5890) voltada para o segmento intermediÁrio de alta performance, tendo como grande atrativo o preço, cerca de US$120 a menos do que a sua "irmã maior".

Apesar da grande "estrela" da geração Evergreen ser a Hemlock, placa equipada com dois chips RV870 (também conhecida como R800) que trarÁ um nível de performance estratosférico para o mundo das placas grÁficas, é inegÁvel que a grande maioria do mercado mira as soluções mais amigÁveis na relação preço/desempenho (justamente as Radeons HD 5850 e 5770/5750), principalmente em mercados ditos emergentes, como é o caso do Brasil.

A ATi fez questão de enfatizar que a Cypress é a primeira placa 3D compatível com a nova API grÁfica da Microsoft DirectX 11, que promete trazer grandes vantagens ao mundo dos jogos eletrônicos, tais como: DirectCompute, multi-threading, Tessellation via hardware além, é claro, das novas extensões 5.0 do Pixel Shader.


Modelo de referência da ATi

Outro grande trunfo presente na geração Evergreen estÁ na tecnologia Eyefinity, permitindo que o usuÁrio utilize vÁrios monitores simultaneamente (a RV870 estÁ limitada a 6), ampliando, assim, a Área do desktop e criando uma imensa tela wide screen, com resolução teórica mÁxima em 8192x8192 pixels (resolução de 67,1 megapixels).

Além das novidades tecnológicas, as Radeons HD 5870 e 5850 elevaram a outro patamar o chamado segmento intermediÁrio de alta performance, disponibilizando um grande "poder de fogo" para o mesmo, chegando a alcançar 2,7 Tera FLOPS.

O segredo estÁ nos números por trÁs do novo chip grÁfico. A ATi praticamente dobrou todos os índices em relação à geração anterior (Radeon série 4800), como foi o caso dos transistores, que saltaram de 956 milhões para 2,15 bilhões, além da quantidade de Stream Processors, que passou de 800 para 1.600 na 5870 e 1440 na 5850.

Após um período "em baixa", a ATi definitivamente "voltou ao jogo" com o advento da RV770 (Radeon série 4800). E parece mesmo ter amadurecido a sua política de custo x benefício com a chegada da nova geração.

{break::O segredo por trÁs da Radeon 5850}A ATi optou por seguir a linha de raciocínio mais lógica com as novas Radeons HD 5870/5850, ao fazer melhorias evolutivas na sua arquitetura, ao invés de desenvolver uma completamente nova. Afinal, em time que estÁ vencendo não se mexe, não é verdade?!

A mudança mais notória na RV870 estÁ na disposição dos shaders/stream processors (SPs), que foram agrupados em dois grandes blocos, cada um com 800 SPs.

Diferentemente do ocorrido na geração passada, onde a ATi utilizou a estratégia de diferenciar a 4870 da 4850 apenas pelos clocks da GPU e memória (esta ainda tendo a diferença do tipo – uma GDDR5 e outra GDDR3), na linha Cypress houve uma ligeira mudança de planos.

A grande diferença entre a Radeon HD 5870 e a 5850 estÁ na quantidade de clusters SIMD (Single Instruction, Multiple Data, ou seja, fluxo único de instruções e múltiplo de dados). Enquanto a primeira conta com um total de 20 clusters do tipo SIMD, cada um com 4 unidades de texturas (TMUs) e 16 thread processors, onde por sua vez cada thread processor contém 5 stream cores, resultando assim em 1.600 shader cores (20x16x5) e 80 TMUs (20x4); a ATi resolveu desabilitar 2 conjuntos SIMD na Radeon HD 5850, totalizando assim 18 clusters.

Com isso, houve um efeito em cascata nas especificações da placa. Ao invés de 1.600 Stream Processors (ou shader cores), VGA conta com 1.440 (18x16x5), bem como as unidades de texturas, que caíram de 80 para 72 (18x4). A boa notícia é que os ROPs mantiveram-se inalterados em 32. Além disso, os clocks das GPUs e memórias foram reduzidos, passando respectivamente de 850Mhz para 725Mhz e de 4.8Ghz para 4.0Ghz. Porém, o tipo de memória manteve-se a mesma de sua "irmã maior", ou seja, as ultra-rÁpidas GDDR5.

Assim como na RV770, a Cypress conta com 5 unidades de stream processors por Thread Processor (segmento), onde um delas (na foto a mais "gorda") pode ser considerada como unidade central, ficando responsÁvel por lidar com instruções de shaders complexos.

Obviamente que os SPs receberam melhorias necessÁrias para lidar com o DirectX 11 e toda uma gama de novas instruções.

Embora a RV770 jÁ utilize as novas e ultra rÁpidas GDDR5, a ATi equipou a Radeon série 5800 com uma espécie de "segunda geração" da memória, na qual as mudanças de clocks agora acontecem de forma muito mais rÁpida e eficiente, sem qualquer cintilação. Como resultado, as velocidades das memórias podem diminuir quando a placa não estiver sendo utilizada a "pleno vapor", economizando uma significativa quantidade de energia e, consequentemente, reduzindo o calor.

Outra novidade é o código para detecção de erro presente dentro da controladora de memória (de 256 bits), que passa agora a procurar e corrigir qualquer discrepância de dados da memória, automaticamente corrigindo-o. O maior beneficiÁrio é sem dúvida o overclocker. Enquanto as VGAs das gerações passadas apresentavam altas taxas de erros na renderização dos dados (como o aparecimento de "fantasmas" na tela), quando se aumentava a velocidade das memórias, na RV870 agora isso praticamente não ocorre mais, pois o novo algoritmo de detecção de erro faz a correção do dado na controladora, disponibilizando a informação precisa.

{break::Os recursos da Radeon 5850}Confiram abaixo os principais recursos presentes na Radeon HD 5850:

- 2,15 bilhões de transistores;
- Litografia em 40nm;
- 1.440 Stream Processors;
- 32 ROPs;
- 72 TMUs;
- 1GB de memória GDDR5;
- Bus de 256 bits;
- Suporte às tecnologias: Eyefinity; ATI Stream Technology; e Accelerated Video Transcoding (AVT);
- Compatível com o DirectX 11 e Windows 7;
- Suporte ao OpenGL 3.1;
- Suporte ao CrossFireX;
- ATI Avivo HD vídeo; e
- Gerenciamento dinâmico de energia ATI PowerPlay technology

Embora a quantidade de transistores não seja um bom parâmetro para se utilizar como instrumento de medição de performance (principalmente para chips de fabricantes distintas), é inegÁvel que a imensa quantidade extra de transistores na RV870 (mais do que o dobro presente na RV770 – 2,15 bilhões contra 956 milhões), é, no mínimo, um forte indicativo do quão poderosa é a nova geração da ATi.

O processo de fabricação em 40nm trouxe benefícios significativos para as novas GPUs. O primeiro foi na Área do die do chip, com 334 mm², valor esse que é 27% maior do que a RV770. Outro benefício foi no clock do processador grÁfico que, apesar da grande quantidade de transistores, é 100Mhz maior que a 4850 (625Mhz). A litografia mais refinada, bem como ao aprimoramento da tecnologia PowerPlay, possibilitaram um gerenciamento mais eficiente e racional no consumo de energia, sendo praticamente idêntico a da RV770.

Somando isso ao fato de que a placa possui praticamente o dobro de Stream Processors e TMUs, e o dobro de ROPs em relação a 4890, podemos perceber que a Radeon HD 5850 realmente é uma VGA que promete se tornar um ícone na indústria das placas grÁficas.

Maiores detalhes das especificações das últimas placas 3D da ATi podem ser conferidos abaixo:


Radeon HD 4870 Radeon HD 4890 Radeon HD 5850 Radeon HD 5870
Codinome RV770 RV790 RV870 RV870
Litografia 55nm 55nm 40nm 40nm
Transistores 956M 959M 2.15B 2.15B
Tamanho die 263 mm² 282 mm² 334 mm² 334 mm²
Clock GPU 750 MHz 850 MHz 725 MHz 850 MHz
Qtde. Shader Processors 800 800 1440 1600
Poder computacional 1.2 TFLOPs 1.36 TFLOPs 2.09 TFLOPs 2.72 TFLOPs
Qtde. TMUs 40 40 72 80
Texture Fillrate 30 GTexels/s 34 GTexels/s 52.2 GTexels/s 68.0 GTexels/s
Qtde. ROPs 16 16 32 32
Pixel Fillrate 12.0
GPixels/s
13.6
GPixels/s
23.2
GPixels/s
27.2
GPixels/s
Z/Stencil 48.0
GSamples/s
54.4
GSamples/s
92.8
GSamples/s
108.8
GSamples/s
Tipo Memória GDDR5 GDDR5 GDDR5 GDDR5
Clock Memória 3.6Ghz 3.9Ghz 4.0Ghz 4.8Ghz
Bus 256 bits 256 bits 256 bits 256 bits
Largura de banda memória 115.2 GB/s 124.8 GB/s 128.0 GB/s 153.6GB/s
TDP mÁximo 160W 190W 151W 188W
TDP inativo 90W 60W 27W 27W
Preço US$140-160 US$180-200 US$259-279 US$379-399

{break::Eyefinity}Embora a tecnologia de uso simultâneo de múltiplos monitores seja algo para poucos, é inegÁvel que o Eyefinity trouxe uma verdadeira revolução para o mercado ao permitir o uso de até 6 telas formando um gigantesco painel com resolução teórica mÁxima de 8192x8192.

Conforme pode ser visto abaixo, as possibilidades para a tecnologia são inúmeras, permitindo o uso de imagens independentes, simultâneas ou um misto das duas. É possível, por exemplo, o uso de três monitores para formar uma única imagem panorâmica, com o quarto independente, quatro telas simultâneas formando um grande painel e mais duas independes da primeira e entre si. E por aí vai.

Para tanto, faz-se necessÁrio o uso de até duas saídas DVI, HDMI ou VGA combinadas com saídas DisplayPort, para se conseguir os seis monitores compartilhados. Contudo, a Radeon HD 5850 ficarÁ "restrita" a três telas.

Para quem não se convenceu do poder do Eyefinity, a ATi demonstrou durante o lançamento da tecnologia no mês passado, uma configuração composta por quatro placas Radeons de nova geração, em que estavam conectados 24 monitores de LCD!

Os benefícios da tecnologia não serão apenas no campo dos jogos. Profissionais de artes grÁficas, designers, arquitetos, analistas financeiros, dentre uma imensa gama de Áreas poderão tirar proveito do Eyefinity como forma de aumentar a sua produtividade no trabalho.

{break::DirectX 11}Como foi dito no início deste review, um dos grandes trunfos da nova geração de GPUs da ATi, é o suporte a nova API grÁfica da Microsoft, o DirectX 11, que promete facilitar e agilizar no processo de desenvolvimento dos jogos, além de trazer novas tecnologias ou mesmo melhorias nas atuais, aprimorando assim ainda mais a qualidade nos grÁficos.

As novidades presentes no DX11 são:

- DirectCompute 11
- Hardware Tessellation
- High Definition Ambient Occlusion
- Shader Model 5.0
- Depth of Field
- Renderização Multi-threaded (Multi-threading)

DirectCompute 11
O DirectCompute é um dos grandes trunfos do DX11, pois possibilita que os desenvolvedores utilizem a GPU para o processamento de outras tarefas alheias à renderização 3D. Trata-se do conceito por trÁs do termo GPGPU (onde transforma a placa de vídeo em um processador).

Os benefícios não ficam restritos às aplicações gerais. Nos games, por exemplo, é possível programar para que a GPU cuide de tarefas como o processamento e filtro das imagens (conceito de post processing); Order Independent Transparency - OIT (técnica de sobreposição de objetos, aperfeiçoando o efeito de semitransparência – como, por exemplo, na criação de efeito de fogo, fumaça, cabelo, vidro); renderização de sombras, da física e da inteligência artificial.


Order Independent Transparency - OIT

Hardware Tessellation
Trata-se de um dos benefícios mais aguardados pela indústria dos jogos eletrônicos.

Embora a ATi tenha implementado a tecnologia Tessellation jÁ nas Radeons HD série 2000, somente agora tal funcionalidade serÁ utilizada em sua plenitude.

De forma simplista, trata-se da tecnologia que adiciona em tempo real mais detalhes aos objetos 3D. Para tanto, subdividi-se um objeto/supefície em pedaços menores, acrescentando-se polígonos mais simples (de fÁcil execução).

Em outras palavras, ao invés da GPU gastar um grande tempo para o processamento de um objeto único (ou parte de um grande objeto) e complexo de uma única vez, o Tessellation "quebra" o mesmo em partes menores de forma a tornar a tarefa mais simples e rÁpida.

Assim, os desenvolvedores estão "impedidos" de acrescentarem mais objetos e detalhes aos games. Com o Tessellation, o processamento dos terrenos/solos, serÁ muito mais simples e rÁpido, sem contar que permitirÁ que os programadores criem texturas e maiores detalhes aos mesmos (como a deformação dinâmica), resultando em um maior realismo ao jogo.

Confiram abaixo um vídeo em que mostra o poder da tecnologia:

High Definition Ambient Occlusion
Trata-se de outra técnica de efeito de pós-processamento de imagem que melhora as sombras e luzes, além de aumentar a sensação de profundidade dos objetos (3D).
Para isso, a Microsoft disponibilizou dois novos métodos de compressão de texturas: os filtros BC6 e BC7. O primeiro oferece uma taxa de compressão de 6:1 com 16 bits por canal e sem perdas, sendo uma texturização eficiente e de alta qualidade para a iluminação HDR. JÁ a BC7 oferece compressões de 3:1 com o padrão de cores RGB ou ou 4:1 para Alpha.

Shader model 5.0
O DX11 introduz a versão 5.0 do Shader Model para a linguagem de programação HLSL, na qual adiciona precisão dupla para o processo e permite o uso específico dos shaders com polimorfismo, objetos e interfaces.

Na verdade, diferentemente das versões anteriores, o SM 5.0 não traz grandes avanços em termos de capacidades, mas promete facilitar o trabalho dos desenvolvedores ao introduzir certos conceitos de programação orientada a objetos.

Depth of Field
O método adiciona efeitos bem interessantes envolvendo o foco da imagem (primeiro plano) e o plano de fundo para dar um aspecto cinemÁtico às imagens.

O Depth of Field utiliza um filtro de núcleo nos pixels da imagem processada como um efeito de pós-processamento, que usa os dados dos pixels adjacentes para criar efeitos como borrado de movimentos, mapeamento de tom, detecção de bordas, suavização e nitidez.


Renderização Multi-threaded
É a técnica pela qual as GPUs processam os dados de forma simultânea, e não mais em sequência como em uma fila. O ganho, claro, estÁ na eficiência no processamento, resultando em uma melhor performance.

Por enquanto, apenas um punhado de games estão sendo desenvolvidos (ou ganhando atualizações) para o DirectX 11. São eles:

- Aliens vs. Predator  
- BattleForge  
- DiRT 2
- S.T.A.L.K.E.R: Call of Pripyat
- Lord of the Rings Online
- Dungeons and Dragon Online: Eberron Unlimited
- Genghis Khan
- Além das enginas grÁficas Frostbite 2 Engine e Vision Engine

{break::Fotos}Abaixo temos uma série de fotos, confiram:


{break::MÁquina/Softwares utilizados}Pegamos todos os testes feitos para a review da Radeon HD 5870 e adicionamos a 5850 e a 4850, sendo que a mÁquina era a mesma, assim como as configurações. Com isso, temos nos comparativos benchmarks da Radeon HD 5850, 5870, 4870, 4850 e 4870x2, além de GeForce GTX 285 e GTX 260 e GTX 295 em alguns dos testes.

Abaixo, detalhes da mÁquina, sistema operacional, drivers, configurações de drivers e softwares/games utilizados nos testes.

MÁquina utilizada nos testes:
- Mainboard ECS X58B-A
- Processador Intel Core i7 920 @ 3.8GHz
- Memórias 6 GB DDR3-1600MHz G.Skill Trident
- HD 1TB Sata2 Wester Digital Black
- Fonte XFX 850W Black Edition

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows Seven 64 Bits
- Intel INF 9.1.1.1019
- Nvidia ForceWare 190.62: Nvidia GeForce GTX 285 e Asus GeForce GTX 260 Matrix
- ATI Catalyst 9.10: XFX Radeon HD 5850
- ATI Catalyst 9.10b: XFX Radeon HD 5870, HiS Radeon HD 4870, PowerColor Radeon HD 4870x2

Configurações de Drivers:
3DMark
- Anisotropic filtering: OFF
- Antialiasing – mode: OFF
- Texture filtering: Quality
- Vertical sync: Always OFF / Force OFF
- Demais opções em Default

Unigine/Games
- Anisotropic filtering: 8x
- Antialiasing – mode: 4x
- Texture filtering: Quality
- Vertical sync: Always OFF / Force OFF
- Demais opções em Default

Aplicativos/Games:
- 3DMark06 build 1.1.0 (DX9)
- 3DMarl Vantage 1.0.1 (DX10)
- Unigine Heaven 1.0 (DX11)
- Crysis v1.21 (Cry Engine – DX10)
- FarCry 2 v1.01 (Dunia Engine – DX10)
- World in Conflict v1.0009 (Masstech Game Engine – DX10)
- Tom Clancys H.A.W.X 1.01 (Engine própria – DX10/10.1)
- Street Fighter IV v1.0 (Engine própria – DX9)
- Batman Arkham Asylum (Unreal Engine 3 – DX10)

{break::3DMark06, 3DMark Vantage}Como de costume, começamos nossos testes pelo 3Dmark06.

Reparem abaixo que a diferença entre a 5870 e a 4870 é relativamente alta. Mas reparem, então, na diferença da 5850 para com a 4850: incrível, porque é superior a 80% em vantagem a 5850.

Outra situação que podemos ver é que essa nova placa faz frente a diversas outras, batendo inclusive a GTX 285, resta saber se vai se comportar assim nos demais testes.

{benchmark::262}

3Dmark Vantage
Após os resultados incríveis da 5850 em cima do 3Dmark06, serÁ que ela conseguirÁ manter o alto nível no 3Dmark Vantage. A resposta é sim, mesmo que agora um pouco mais contida.

No 3Dmark Vantage ao contrario do 3Dmark06 a 5850 ficou atrÁs da GTX 285. Porém, mais uma vez, conseguiu uma diferença bem alta sobre a 4850, novamente na casa dos 80%, números considerÁveis, gerando uma expectativa grande dos resultados em cima de games.

{benchmark::263}

{break::Unigine - DirectX 11}Antes de irmos para os testes de games, fizemos alguns outros com o software de benchmark Unigine Heaven, que suporta DirectX 11 e a famosa tecnologia Tessellation.

Antes de mostrarmos os resultados, confiram abaixo uma imagem que montamos de uma mesma cena com a tecnologia tessellation ativada, desativada, e também com os wireframes dessa tecnologia quando ativada e desativada. Como podemos reparar o número de wireframes aumenta muito quando temos a tecnologia tessellation ativada, e isso que da a ela o ganho na qualidade de imagem, porque possibilita aos desenvolvedores dos games, aplicações, etc, dar mais detalhes a "cena" que estÁ sendo renderizada, como jÁ explicado anteriormente.


Em se tratando dos benchmarks, ele segue a mesma linha das imagens que mostramos. Fizemos um testes com a 5870 e com a 5850, únicas placas utilizadas nesse comparativo com suporte a DirectX 11, rodando o "Heaven" com tessellation ativado e desativada, e comparamos os resultados que podem ver abaixo, como jÁ era de se esperar com vantagem para a 5870, em uma média de 15%.

{benchmark::264}

{break::Crysis}Começando os testes em games com o Crysis, vemos que a 5850 coloca uma diferença bem alta na comparação com a 4850, quase 30FPS na resolução de 1024x768, isso representa quase 65%. É muita coisa.

Bom, mas calma que na medida em que as resoluções aumentarem essa diferença tende a cair. Tende? Não. A 5850 consegue mostrar novamente que é muito superior à sua irmã mais velha e consegue colocar uma média de 100% de melhoria no desempenho. Incrível.

Nas demais comparações, reparem que sua principal concorrente é nada menos que a 4870x2, mostrando que pode brigar e ganhar da placa TOP da geração passada da ATI.

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{break::Far Cry 2}Muda o game, mas não muda a diferença que a 5850 tem sobre a 4850. A melhoria de uma geração para a outra foi gritante quando falamos em performance.

Reparem que no Far Cry 2 novamente a 5850 coloca uma vantagem de quase 100% sobre a 4850, são realmente resultados incríveis. Na resolução de 1920x1200 essa diferença chega a ser superior a 130%.

Ao contrario do Crysis, no Far Cry 2 a 5850 não consegue acompanhar a 4870x2, mas se mostra superior a GTX 285, mostrando ser uma placa de excelente performance.

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{break::Tom Clancy´s H.A.W.X.}Rodando o simulador de combate aéreo H.A.W.X, com suporte a DirectX 10.1, o resultado é um tiro no pé da ATI porque não consegue fazer que tal exclusividade se volte a seu favor.

Como podemos ver, as placas da Nvidia da atual geração conseguem fazer frente as placas da nova geração da ATI, inclusive com bons resultados como é o caso da GTX.

Agora uma coisa que não muda, é a diferença da 5850 sobre a 4850, essa realmente parece que vai seguir até o último teste. No caso do H.A.W.X., apesar de menor do que no Far Cry 2, ainda mostra uma superioridade muito grande da 5850: acima de 50%.

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{break::World in Conflict}Com o game de estratégia World in Conflict, temos uma briga boa entre 5850 e GTX 285, com leve vantagem para a placa da Nvidia.

Na comparação 5850 vs 4850, o que vimos nos testes anteriores continua, uma vantagem avassaladora a favor da nova geração, colocando um ganho de performance de cerca de 90%. Brincadeira?

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{break::Street Fighter IV}Dando seqüência, agora vamos aos testes do Street Fighter IV, game da Capcom que utiliza a mesma engine de Resident Evil 5, Lost Planet e demais games mais recentes da empresa.

Como jÁ vimos em outras reviews, a ATI domina nos testes desse game, podemos ver pelas três placas com melhor resultado e pela diferença da 5850 sobre a GTX 285.

JÁ na comparação da 5850 sobre a 4850, de novo ganho próximo de 100%, situação vista em pouquíssimos casos, mostrando que a ATI veio muito forte com a série 5800.

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{break::Batman Arkham Asylum}Chegamos ao nosso último teste, um dos maiores sucessos de crítica desse ano, Batman Arkham Asylum, game da Epic baseado na Unreal Engine 3.

Como estamos fazendo review de uma placa da ATI, não tem sentido fazer testes com PhysX ativado, então para deixar claro não estamos usando essa tecnologia, que diga-se de passagem da outra cara ao game, para melhor é claro.

Aqui como acontece com o H.A.W.X e diferente do Street Fighter IV, a Nvidia consegue resultados muito bons na comparação com a ATI, mas isso não quer dizer que as placas da ATI fazem feio.

Reparem nos benchmarks abaixo que a 5850 se sai muito bem, ficando atrÁs da 5870 e GTX 285, que brigam lado a lado do começo ao fim. Um detalhe importante é que é um dos únicos testes onde a GTX 260 quase alcança a 5850.

Apenas para constar jÁ que vimos isso em praticamente todos os testes, novamente a diferença entre 5850 e 4850 chega perto dos 100% de superioridade a favor da nova placa da ATI.

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{benchmark::288}

{break::Conclusão}Como são as coisas, ao fazer a review da Radeon HD 5870 eu pensei que estava frente a uma daquelas situações que vemos poucas vezes quando falamos especificamente de performance em placas de vídeo, onde uma determinada placa consegue nos impressionar com resultados muito bons sobre uma geração anterior, e mesmo sobre suas concorrentes.

Mas ao fazer os testes da Radeon HD 5850 tive outra surpresa, ainda melhor, visto que a 5850  fez o que eu ainda não tinha visto em se tratando de performance: conseguiu uma média superior a 75% sobre a placa da geração anterior, a 4850.

Na comparação 5870 vs 4870, vimos que a nova placa da ATI ficou de 30% a 50% a frente da sua irmã mais velha. Mas na comparação 5850 vs 4850, essa diferença é assustadoramente maior, o dobro da performance em vÁrios testes. São resultados impressionantes que mostram que a ATI realmente veio para brigar de frente com a Nvidia com a geração 5000, gerando ainda mais expectativa da Fermi e do que ela poderÁ fazer.

Para mim, ficou claro mais uma coisa nessa review. Agora sim vi porque a ATI aumentou os preços na comparação com o lançamento dos produtos da geração passada. Como falamos na review da 5870, essa placa subiu para U$ 399 no lançamento, U$ 100 a mais do que a 4870 quando lançada. Com a 5850 aconteceu a mesma coisa, foi lançada com preço de U$ 299, U$ 100 a mais do que a 4850 quando essa foi lançada.

Muitos estavam se questionando o por quê dessa "estratégia" da ATI. Lógico que temos que analisar o fato da nova geração ter tecnologias bem atrativas como o fato de suportar DirectX 11 e a tão falada Eyefinity. Mas ficou claro que o motivo do aumento do preço estÁ associado ao poder de performance dessa nova geração frente às atuais opções do mercado, que é o que dita as regras do jogo (leia-se preço, nesse caso).

Você que estÁ interessado em comprar uma placa de vídeo nova, vai dizer se esse valor de U$ 299 dólares cobrado pela Radeon HD 5850 é caro ou não. Ao meu ver, por tudo que mostrou na review e especialmente nos testes, mostra que a placa vale esse valor. Agora se ainda estÁ em dúvida, o modelo que testamos é uma XFX Radeon™ HD 5850 1024 MB DDR5 DisplayPort (HD-585A-ZNFC), que traz mais um excelente atrativo: o game DiRT 2 completinho, um dos primeiros a suportar DirectX 11 e um dos mais aguardados desse ano e com lançamento marcado para a primeira quinzena do mês que vem.

Levando em consideração que um título desse nível custa em média uns U$ 40 dólares quando lançado, torna ainda mais atrativo comprar uma Radeon HD 5850. Sempre destacando que DiRT 2 acompanha esse modelo da XFX, mas não quer dizer que vai acompanhar qualquer 5850.

Agora é aguardar a Nvidia e seus novos lançamentos, que prometem esquentar ainda mais o mercado.

Ainda esse ano faremos o VGA Chart 2009. Nele, teremos comparativos com mais de 20 placas de vídeo, incluindo novos testes em DirectX 11, entre outros. Aguardem.

PRÓS
CONTRA