ANÁLISE: SteelSeries SP

ANÁLISE: SteelSeries SP

A comunidade gamer, que não é pequena e que cresce exponencialmente nos quatro cantos do mundo, se tornou hÁ alguns anos um mercado de grande potencial lucrativo. Por isto, além da disponibilidade e investimento de empresas em tecnologias acessíveis para os mais diversos tipos de usuÁrios na montagem de seus computadores, o mercado passou também a oferecer um grupo de periféricos que melhorasse a experiência dos jogadores de PC, casuais ou os que praticam e-Sport.

A SteelSeries é uma empresa dinamarquesa fundada em 2001 que, de olho neste promissor mercado, investiu nos mais diversos produtos visando aumentar a qualidade, conforto e, principalmente, o desempenho dos jogadores com seus produtos. Entrou no mercado com o nome de Icemat produzindo mouse pads. Atualmente, fornece também mouses, teclados e fones de ouvido/headsets, além de patrocinar competições e times no e-Sport.

Nesta revisão analisaremos o mouse pad StealSeries SP que foi desenvolvido para os jogadores competidores que necessitam de precisão, desempenho e estabilidade do mouse junto ao mouse pad. Veremos se cumpre bem o seu papel.

Especificações Técnicas
As principais características do StealSeries SP envolvem:
•    Superfície superior composta por material plÁstico rígido com texturas macroscópicas
•    Superfície inferior anti-deslizante
•    Alta durabilidade e resistência
•    Tamanho médio: 320 x 270 x 3 mm
•    Compatibilidade com mouses ópticos, laser e esfera

O produto acompanha:
•    Bolsa plÁstica
•    5 padsurfers
•    Informações gerais acopladas

{break::Steel Series SP #1}Logicamente que, como consumidores, esperamos que o produto apresente as características que promete, e ainda mais. O mouse pad da linha SP se apresenta com algo a mais logo de início. Diferente da maioria dos produtos, este modelo não vem embalado em uma caixa de papelão, mas sim em uma pasta plÁstica, contendo todas as informações em diversas línguas, incluindo português, na frente e atrÁs. E com uma alça, fica clara a idéia de que foi especialmente projetado para que o mouse pad seja transportado a qualquer lugar. O problema desta embalagem fica por conta do vendedor que serÁ obrigado a ter um cuidado especial ao armazenar o produto.

Mas o SP somente privilegia os jogadores profissionais? Com certeza não. O SteelSeries SP nas mãos de um jogador casual e até de um usuÁrio que se utiliza do computador para as mais diversas tarefas do dia se saiu tão bem que certamente muitos pensarão em levÁ-lo na pasta para o trabalho, por exemplo. A sensação de conforto supera qualquer superfície sem mouse pad, com um de baixa qualidade ou aqueles com bugigangas adicionais como repouso para o pulso, geralmente de silicone.

Graças a sua superfície rígida, a sensação de estabilidade e conforto é muito grande. Ou seja, o controle sobre o mouse é quase perfeito. E o deslize dele melhor ainda. No entanto, aqueles acostumados com superfícies irregulares e inapropriadas, e mouse pads de baixa qualidade, precisarão se acostumar com a sensibilidade que o SP proporciona. Diminuir a força sobre o mouse e treinar seus movimentos para alcançar maior precisão serÁ preciso. E acrescento que graças a sua composição superior de plÁstico rígido, não passaremos por aquele problema nos mouse pads ao qual o tecido com o passar do tempo se descola, além de absorver o suor e ficar com aspecto sujo.

E jÁ que sua superfície não descola e nem fica suja, aparentemente tem tudo para durar muito tempo. Devido a sua superfície dura, basta passar um pano ou papel higiênico que a limpeza é garantida. Além disto, é bonito e brilhoso, por causa de sua cor na escala de cinza que parece mudar com a luz. Inclusive hÁ um efeito que tira o foco da visão ao olhar fixamente para o mouse pad. E ao passar a mão na superfície, é possível sentir perfeitamente a textura que garante o bom movimento do mouse e que contribui também para o design como um todo.


{break::Steel Series SP #2}Mas o slogan "Professional gaming gear" da SteelSeries deve ser avaliado. Por isto, o mouse pad passou por testes em diversos jogos, tanto os FPS quanto os RTS, ambos exigindo precisão de controle, movimento e mira, principalmente em partidas online.

Nos momentos mais frenéticos de uma partida online, movimentos mais bruscos são naturalmente desferidos. E nesta hora que podemos avaliar a aderência do mouse pad sobre a superfície. Nesta anÁlise, o SteelSeries SP foi utilizado em cima de uma bancada de madeira maciça, que jÁ proporciona um certo atrito impedindo deslizamentos, mas que mesmo assim não impede o deslize de mouse pads de qualidade inferior. O SP, abaixo de sua superfície rígida de plÁstico, apresenta um material de borracha anti-deslizante que adere muito bem. Nos jogos, não permitiu movimento por 1 milímetro sequer. Ao se utilizar as mãos sobre o mouse pad forçando movimento, mostrou-se bastante estÁvel, com pouco deslize. Ou seja, não hÁ força com o mouse que vÁ tirar ele do lugar. Seu tamanho, classificado como médio, também ajuda, jÁ que aumenta o espaço de contato com a superfície onde repousa.

E por falar em tamanho, podemos dizer que este mouse pad apresenta um tamanho satisfatório, principalmente por privilegiar a largura sem prejudicar a altura. Como os movimentos, principalmente em jogos FPS, são majoritariamente laterais, é sempre decisão mais acertada investir em largura. Mas certamente isto pode depender muito do estilo de jogo de cada um, e também do jogo utilizado. Para o uso no dia-a-dia ele é mais que suficiente.

A diferença clara entre utilizar o SP ou não, é no aumento da sensibilidade configurÁvel dentro do jogo. O filtro de sensibilidade do mouse de cada jogo precisou ser diminuído drasticamente. E assim também permitiu um ajuste fino melhor neste quesito, o que é sempre muito bem-vindo. Alguns jogadores poderão sentir a necessidade de contrabalancear a incrível leveza e suavidade de locomoção do mouse sobre o SP com pesinhos e controle de DPI que mouses profissionais oferecem. Os podsurfers ajudam, mas a maioria certamente irÁ se adaptar facilmente mesmo assim. No entanto, mesmo com este excelente desempenho tirado com o SteelSeries, ainda recomendaríamos o uso de um mouse com mais qualidade. Afinal, o mouse pad não trabalha sozinho. O conjunto todo colabora para uma melhor experiência. Mas é verdade dizer que somente com o SP, a qualidade de manuseio do mouse dobra, no mínimo.


{break::Conclusão}Um mouse pad, para grande parte dos usuÁrios de computador, ainda é um produto longe de merecer a atenção devida. Seu mercado é bastante restrito àqueles que utilizam para a jogatina, principalmente porque são bastante caros. A verdade é que a maioria não acredita que um pedaço de tecido ou plÁstico valha o valor investido para o uso diÁrio. E provavelmente os jogadores casuais também pensem dessa forma.

No entanto, é comprovado que um bom mouse pad pode fazer a diferença, tanto no e-Sport quanto para o usuÁrio comum. E foi comprovado que o SteelSeries SP converge conforto, eficiência e desempenho para todos os tipos de consumidores.

O modelo praticamente não apresenta pontos negativos. Os mais exigentes jogadores talvez fossem gostar de ter em mãos um tamanho ligeiramente maior deste mouse pad, e dependendo do estilo de jogo, podem achar até sensível demais. Mas é algo completamente ajustÁvel, como jÁ dito.

Por isto, apesar do preço ao qual o produto chega ao Brasil, vale o investimento.




PRÓS
Superfície de plÁstico rígida
Muito sensível
Muito confortÁvel
Acolhe os mais diversos tipos de jogadores
Bonito
De fÁcil limpeza
CONTRA
Um pouco caro