ANÁLISE: Nokia N97

ANÁLISE: Nokia N97

Introdução

Nos últimos anos o celular deixou de ser um simples telefone móvel e se tornou um acessório indispensÁvel na comunicação com o mundo. A evolução da banda larga móvel teve um papel importante nessa rÁpida evolução e tem contribuído para o impulso do mercado de telefonia móvel como um todo, ao ponto que hoje o sucesso de um lançamento na Área depende muito do "timing" com que o produto é lançado, pois em seis meses um produto que até então era inovador jÁ começa a ser adotado por todo o mercado e deixa de ser diferenciado.

Essa afirmação é pertinente se levamos em conta que o Nokia N97 foi anunciado em novembro do ano passado, com grande estardalhaço pela imprensa especializada internacional e desde então carregou o peso de ser considerado o "iPhone Killer", celular com potencial para tirar o iPhone do trono em que se encontra desde o seu lançamento.

Durante a CES 2009, tive a oportunidade de dar uma "fuçada" rapidamente no N97 e conferir o ótimo potencial do aparelho, um dos smartphones - telefones inteligentes - mais avançados até então, com características exclusivas que o transformavam em um dispositivo quase completo. Porém, isso em janeiro...

Anunciado inicialmente em novembro de 2008, com primeira aparição pública em janeiro de 2009 e lançamento internacional em junho, o N97 finalmente aterrissou no Brasil em setembro.

SerÁ que o Nokia N97 estÁ chegando ao mercado brasileiro tarde demais?  Nesta resenha iremos tentar responder a essa pergunta e conferir se a Nokia conseguiu superar o fracasso do N96, além de posicionÁ-lo no mercado frente a seus concorrentes. Abordaremos as principais características deste que é o segundo aparelho lançado pela Nokia na plataforma Symbian S60 5ª edição e tecnologia Touchscreen.

{break::Especificações Técnicas}

O hardware utilizado na fabricação do N97 é muito bom, porém um processador mais potente e 128 MB a mais de memória RAM teriam sido bastante úteis, principalmente para o usuÁrio que abre vÁrios aplicativos e esquece de fechÁ-los. Os 32GB de memória de armazenamento são mais do que o suficiente para manter tudo o que você quiser dentro do aparelho e o teclado físico no padrão QWERTY possibilita a utilização do smartphone de forma mais prazerosa.

A duração da bateria é muito boa, mantendo-se próxima do prometido pelo fabricante, hÁ de se considerar nesse caso que a Nokia fala em duração de bateria em tempo de conversa e em tempo de espera, servindo esses tempos apenas como parâmetro, mas não condizendo com a realidade, jÁ que a tendência do usuÁrio que adquire um N97 é estar conectado à Internet navegando, twittando, baixando e-mails, ouvindo músicas, enfim, utilizando todo o arsenal que o aparelho dispõe e dificultando a medição da duração de bateria.

Veja abaixo as especificações do aparelho:

Hardware
- CPU: ARM 11 434MHz
- Memória: 128 MB RAM
- Sistema Operacional: Symbian OS 9.4 com interface do usuÁrio S60 de 5ª edição
- Teclado: QWERTY completo de três linhas
- Armazenamento: 32GB interno e suporte para cartão microSD(HC) de até 16GB

Dimensões
- Formato: Side-slide with tilting screen
 - Volume: 88 cc
- Dimensões: 117,2 x 55,3 x 15,9 mm (18,25 mm no ponto mais espesso)
- Peso (com bateria): 150 g
- Informações adicionais de tamanho e formato: Mecanismo de inclinação deslizante

Tela e Interface do UsuÁrio
- Tamanho: 3.5"
- Resolução: 640 x 360 pixels, até 16,7 milhões de cores
- Touchscreen com película (touch foil) separada e resposta ao toque (touch feedback)
- Controle de brilho
- Sensor de orientação
- Sensor de proximidade
- Detector de luz ambiente

Controle de Energia
- Bateria BP-4L de íon lítio de 1500 mAh
- Tempo de conversa (mÁximo): GSM até 570minutos e WCDMA até 360minutos
- Tempo em espera (mÁximo): GSM até 430horas e WCDMA até 400horas
- Tempo de reprodução de vídeo (mÁximo): VGA 30 fps
- Tempo de gravação de vídeo (mÁximo): até 1hora por clipe
- Tempo de reprodução de música (mÁximo): até 40horas

GPS e navegação
- Receptores GPS, A-GPS integrados
- Bússola e acelerômetro para orientação correta da tela
- Nokia Mapas
- Aplicativo carregador do Nokia Mapa via PC
- 3 meses de licença dos serviços de navegação Walk e Drive

Conectividade
- Bluetooth versão 2.0 com taxa de transferência de dados aprimorada
- USB 2.0 de alta velocidade (conector micro-USB)
- Saída para TV
- Suporte para sincronização local e remota com SyncML
- Conector AV de 3,5 mm

Outras características importantes
- WCDMA 900/1900/2100, GSM 850/900/1800/1900, HSDPA, GPRS, WLAN
- Câmera Carls Zeiss de 5MP, com autofoco, flash duplo LED / filma em VGA@30fps
- Navegador com suporte a FLASH e JAVA
- RÁdio FM (87.5-108 MHz/76-90 MHz), com suporte para RDS
- Transmissor FM

{break::Design e Acessórios}

Para muitos usuÁrios, um smartphone estÁ associado ao status. Por isso, o design do celular nunca foi tão importante na hora do usuÁrio escolher o seu novo aparelho. Vivemos em um mundo onde tudo é visual, onde a estética dos produtos consegue em muitos casos vender mais que a sua funcionalidade, logo, todos os estÁgios são importantes, desde a embalagem (caixa), passando pelos manuais até o mais singelo cabo, e obviamente, o aparelho.

O N97 não peca nos detalhes. A sua caixa é preta, fosca, discreta, porém bonita. Possui um tamanho adequado ao que estÁ contido dentro dela, nada de exageros. Na parte externa, contém apenas alguns textos em prata, "Nokia Nseries" na parte superior, "Nokia N97" do lado, além de alguns destaques como "32GB" (quantidade de memória de massa) e "Zeiss" em alusão à lente Carl Zeiss presente na câmera do aparelho. Na parte superior da caixa possui ainda um belo acabamento em alto relevo demarcando os contornos do N97 com o teclado aberto.

Dentro da caixa estão:
- Nokia N97 (aparelho)
- Bateria Nokia (BP-4L 1500 mAh)
- Carregador Nokia (AC-10)
- Carregador veicular (DC-6)
- Cabo de dados Nokia (CA-101)
- Fone de ouvido com fio Nokia (AD-54, HS-45)
- Adaptador de carregador Nokia (CA-146)
- Flanela para limpeza
- DVD (Ovi Suite 1.1)
- Licença de navegação Nokia Mapas 2.0 por 3 meses

O carregador veicular citado acima não estÁ disponível na versão americana do aparelho, esta foi uma novidade do N96 e que foi mantida no N97, ao menos no Brasil. Em contrapartida a versão americana possui uma caneta "stylus", que combina com as primeiras telas touchscreen, mas não com o N97... Porém, pensando na fatia de mercado que ainda não acompanhou a evolução e não dispensa a caneta, a Nokia a manteve lÁ.

O Nokia N97 comercializado no Brasil é na cor preta, com uma borda metÁlica prateada e botões na mesma cor. Possui linhas retas, cantos arredondados e acabamento impecÁvel! O teclado QWERTY – teclado físico deslizante – é bonito e desliza suavemente, com teclas de ótimo acabamento.

Como o aparelho aqui analisado foi comprado nos Estados Unidos, pude escolher entre as cores preta e branca. Na minha opinião, a cor branca é mais "leve" e bonita, dando um ar mais elegante ao aparelho, por isso foi a cor que eu optei no ato da compra e que serve como base para essa resenha. Basicamente as únicas diferenças entre o modelo americano e o brasileiro são a opção de duas cores por lÁ e alguns widgets regionais, porém, a favor do Brasil temos o carregador automotivo e também alguns aplicativos extras que na versão americana não estão inclusos. Ponto para a Nokia Brasil.

No lado esquerdo do aparelho estão localizados dois alto-falantes stereo (nas extremidades), um botão deslizÁvel para bloqueio de tela e a entrada micro USB, que serve para conectar o N97 ao computador e para recarregar a bateria.

Na direita estão localizados os botões de controle de volume, na parte superior, e a tecla de captura para fotografias e filmagens. Esse botão é de dois estÁgios, com pressão média para obter o foco e pressão total para fotografar ou acionar a filmagem.

No topo do aparelho estÁ posicionado o conector AV de 3,5mm, para conectar o fone de ouvido ou o conector de saída de TV. O botão Liga/Desliga também estÁ posicionado no topo e permite alterar o perfil do usuÁrio, bloquear tela e teclas, travar o telefone, além é claro de ligÁ-lo e desligÁ-lo.  Na parte inferior não hÁ nenhuma função disponível.

Na parte de trÁs do aparelho estÁ localizada a lente de 5MP e o flash LED duplo, ambos protegidos por uma tampa plÁstica deslizante. O problema é que a tampa, que suportamente deveria proteger a lente, tem sido motivo de reclamações por estar riscando a mesma. Relatos como esse estão espalhados pela Internet, com argumentação de que a tampa estÁ localizada muito próximo à lente, fazendo com que a poeira acumulada e de difícil limpeza seja deslocada para cima no ato do deslizamento da tampa de proteção. Pessoalmente não constatei o problema.

No centro da parte frontal do aparelho estÁ localizada a Tela Touchscreen de 3,5". As teclas Menu, Chamar/ Enviar e Encerrar estão posicionadas abaixo da tela e acima da tela ficam possicionados o Sensor de proximidade, fone de ouvido, Câmera secundÁria para vídeo chamadas e sensor de luz.

Ao deslizar a parte frontal do aparelho da esquerda para a direita, fica visível o belo teclado QWERTY do N97. Um teclado de três linhas, com cursor posicionado na parte esquerda (para canhotos?) e letras iluminadas por trÁs, possibilitando seu uso em ambientes completamente escuros.

As teclas possuem um tamanho adequado, que irÁ agradar aos usuÁrios com mãos grandes - que geralmente têm teclados físicos presentes nos smartphones. Os números são acessados ativando a tecla função e utilizando as letras posicionadas na primeira fileira (superior). AliÁs, todas as teclas do teclado têm uma segunda função, seja para inserção de números ou símbolos.

{break::Interface e Widgets}Interface do UsuÁrio

A interface de comunicação entre o smartphone e o usuÁrio é provavelmente um dos pontos mais considerados na hora de escolher um novo aparelho, justamente por ser a base de todo o relacionamento do usuÁrio com o telefone.

Uma interface amigÁvel consegue proporcionar uma ótima relação usuÁrio / gadget, com momentos prazerosos que elevam o tempo que o usuÁrio irÁ permanecer em contato com o aparelho. Por outro lado, uma interface pouco amigÁvel e de difícil manuseio é certamente um empecilho para os usuÁrios e a maior causa de insatisfação dos consumidores com relação a novos aparelhos.

Tela principal do N97 configurada com widgets diferentes e uma tela limpa

No caso do N97, a interface é, digamos assim, uma experiência bastante diferente e pode ser analisada de dois pontos de vista distintos. Se você jÁ é um usuÁrio experiente de telefones com telas sensíveis ao toque (touchscreen), provavelmente irÁ estranhar o N97, ao menos em um primeiro contato. Por outro lado se você jÁ possui experiência com a plataforma Symbian, provavelmente encontrarÁ no N97 uma evolução natural. Fato é que ele se relaciona de uma forma bastante diferente com os usuÁrios, causando uma reação no melhor estilo "ame-o ou deixe-o".

Tela Principal

O layout do N97 é bastante atrativo e tirando os chamados indicadores de estado, relógio e calendÁrio, todas as demais funções da Tela Principal são 100% editÁveis e podem ser adaptadas ao gosto do freguês.

A Tela Principal é baseada em widgets – miniaplicativos, ou apps –, uma tendência que cresce a cada dia, e impulsionada fortemente pela transformação do iPhone no grande ícone do segmento de smartphones. O N97 permite que o usuÁrio configure quase a totalidade de sua Tela Principal, permitindo que o usuÁrio mantenha algumas opções abertas na tela, como email, calendÁrio, previsão do tempo, diversas redes sociais etc.

Acesso rÁpido ao calendÁrio, relógio, alarme e perfis de usuÁrio.

Um grande atrativo é a possibilidade de manter na Tela Principal do N97 diversos widgets conectados à Internet através da opção "Tela Principal Online", permitindo que os miniaplicativos mantenham-se conectados t e que você tenha uma Tela Principal atualizada constantemente, com recados dos seus amigos no Facebook, Twitter, caixa de entrada de emails, previsão do tempo da sua cidade etc.

Isso faz com que o N97 proporcione um grau de satisfação elevado aos seus usuÁrios, que poderão gastar vÁrias horas configurando o aparelho e moldando a tela principal de acordo com seu estilo e widgets de preferência, uma tarefa bastante agradÁvel e que permite que você tenha um N97 com a sua marca, passando a sensação de um aparelho exclusivo.

Remodelar a Área de trabalho é divertido e passa um ar de exclusividade.

O Nokia N97 vem ainda com três temas embarcados de fÁbrica e você pode fazer o download de temas adicionais disponíveis na internet. No site da Nokia encontrei outros três temas disponíveis.

Widgets

A utilização de widgets é relativamente nova em celulares que utilizam a plataforma Symbian, porém um sucesso total nos dias atuais, devido à usabilidade e facilidade de acessar através de um único toque as mais variadas funções e aplicativos instalados no aparelho.

A Nokia lançou inicialmente algumas poucas dezenas de widgets, incluindo alguns muito úteis, como o Qik para streaming de vídeo, o AccuWeather, Facebook, MySpace, Amazon, Hi5 e em breve irÁ lançar uma série de widgets nacionais: BuscaPé, Climatempo, Gol e Terra.


Os aplicativos ainda não são fartos, mas jÁ foi pior.

Em um teste prÁtico, fazendo uma simples visita à OVI Store – a loja da Nokia similar à App Store da Apple – ficou claro que a oferta de widgets ainda é baixa para o N97, principalmente levando-se em conta que os widgets possuem um papel de destaque no conceito desenvolvido pela Nokia para este aparelho.

O fato de ainda não existirem muitos desenvolvedores criando widgets para o N97 provavelmente se deve ao celular ainda não ter atingido uma massa crítica, ou escala, que justifique o investimento, considerando principalmente que esses aplicativos geralmente são desenvolvidos por terceiros através do pacote SDK disponibilizado pelo fabricante. Outro ponto é que a maioria dos widgets desenvolvidos para o iPhone foi criada nos Estados Unidos, país onde a penetração da Nokia historicamente é muito fraca. 

Apenas para efeito de comparação, a Apple possui dezenas de milhares de apps disponíveis na App Store. Ok, até concordo que 90% são realmente inúteis, porém como quantidade costuma gerar qualidade, pode-se encontrar widgets fantÁsticos por lÁ.

A capacidade de trabalhar com widgets foi uma das maiores implementações que a Nokia fez no N97, basta agora conseguir convencer os desenvolvedores a criarem aplicativos para a plataforma Symbian e todas as suas variações.

Tela resistiva, o maior pecado do N97!

Confesso que eu jÁ passei um bom tempo pensando nessa questão e formulei vÁrias teorias para a escolha da tela resistiva em detrimento da tela capacitiva, porém a que me parece mais cabível é o fato de que com o N96 a Nokia amargou prejuízo. Isso, aliado à crise e à estagnação do setor, fez com que a empresa optasse por uma tela de menor qualidade a fim de manter o N97 em um patamar de preços que o permitisse brigar de igual para igual com seus competidores.

Não entendeu nada? Eu explico...

Existem dois tipos de telas touchscreen (telas sensíveis ao toque) atualmente disponíveis no mercado: as telas capacitivas e as telas resistivas.

As telas capacitivas funcionam através da transferência de elétrons dos nossos dedos para a tela, isso ocorre porque as telas capacitivas são revestidas com óxido de estanho, fornecendo corrente elétrica contínua em toda a tela e permitindo que ela seja muito mais sensível ao toque e resistente a resíduos, dispensando ainda a caneta "stylus", que como não transmite corrente, não funciona em telas capacitivas.

As telas resistivas são menos sensíveis ao toque, isso porque elas são ativadas pela pressão direta exercida pelo usuÁrio. Essas telas funcionam através de uma camada de toque colocada no topo da tela. Esta camada inclui duas outras camadas elétricas transparentes separadas por um pequeno espaço. Ao pressionar a tela com qualquer objeto (dedo, caneta stylus etc.), as duas camadas, até então separadas, se unem e criam uma conexão elétrica que é detectada e processada pelo telefone.

Todos os aparelhos touchscreen lançados pela Nokia até o momento, são fabricados com telas touchscreen resistivas, ao contrÁrio do iPhone, que usa tela capacitiva, certamente um dos motivos "não visíveis" do seu grande sucesso, e diferentemente também do Samsung Omnia HD, que apesar de utilizar o mesmo sistema operacional do N97, o Symbian, usa a mesma tela capacitiva do iPhone, o que demonstra que não foi uma questão tecnológica a escolha pela tela resistiva.

VÁrios rumores estão circulando na Internet a respeito de upgrades de versão do N97 e do Nokia 5800 para telas capacitivas, porém até o momento não se tem nada de concreto, apenas o fato deste ter sido um dos poucos erros da Nokia ao lançar estes aparelhos.

{break::Ligações e Agenda}O N97 como telefone

A qualidade das ligações realizadas pelo N97 é bastante satisfatória, apesar de jÁ ter lido alguns relatos de pessoas insatisfeitas com a recepção de sinal. Durante os 30 dias que se passaram desde a compra do aparelho até a publicação desta resenha, não tive nenhuma reclamação por parte dos meus interlocutores, nada de interferências, com som alto e nítido.

O N97 possui a opção de discagem por voz, sistema de fÁcil ativação e que não exige pré-gravação do nome dos contatos. Para ativar a discagem por voz basta manter pressionado o botão de discagem e falar o nome salvo em sua lista de contatos e para o qual você quer ligar. Testei o serviço e funcionou perfeitamente, simplificando e tornando mais rÁpido o processo de fazer uma ligação, apenas deve-se tomar o cuidado ao definir qual o número prioritÁrio de cada contato, jÁ que você pode atribuir mais de um número por contato e o sistema irÁ sempre chamar o número preferencial.

Atender uma ligação no N97 é uma tarefa simples. Se você estiver com a tela bloqueada, ou seja, o telefone em modo stand-by, basta clicar na tela e deslizar o dedo para o lado, igualzinho ao iPhone. No caso de você estar mexendo no telefone, com a tela desbloqueada, basta clicar a tecla Chamar/Enviar (verde) ou clicar no botão que aparece na tela no momento em que seu telefone começar a tocar.

Tela de discagem, discando e durante uma ligação.

Durante as ligações o aparelho desliga a iluminação da tela automaticamente, devido ao sensor de proximidade posicionado na parte frontal do aparelho. Ao afastar o aparelho da cabeça durante a ligação, as luzes se acendem e você tem acesso a 4 botões: Sem Áudio (mudo), Reter (para atender ou fazer outra ligação), Alto falante (viva voz) e Encerrar (terminar a ligação). Na parte inferior a esses botões hÁ ainda os menus "Opções", que disponibiliza outras opções, como a vídeo chamada, e o "Discador", que permite fazer outra ligação (enquanto retém a ligação original), ou ainda comunicar-se através dos serviços de atendimento eletrônico (0800) onde é necessÁrio escolher opções através de números.

Ainda durante a ligação, o usuÁrio do N97 pode rejeitar uma ligação simplesmente virando sua tela para baixo, isso graças ao acelerômetro, que detecta os movimentos do aparelho e os transforma em ações. Entre outras funções, o acelerômetro também serve para ativar a rotação da tela da vertical (padrão) para horizontal, além de ser muito útil em vÁrios games controlados exclusivamente por movimento do aparelho.

Agenda

Para organizar os contatos, o N97 possui uma agenda completa e de fÁcil acesso através de um atalho posicionado no canto inferior direito da tela. A agenda possui diversos campos pré-configurados (nome completo, foto, nascimento, endereço, empresa, cargo, vÁrios telefones, além de outros dados) e é editÁvel, podendo adicionar outros campos do seu interesse. Para cada contato pode ser atribuído um toque pessoal, identificando a pessoa que estÁ ligando antes mesmo de ver o seu nome.

Agenda telefônica bem completa e que oferece opção de sincronia com clientes de e-mail.

A agenda do N97 pode ser sincronizada com a agenda de vÁrios programas de email, incluindo o Microsoft Outlook 2007, mantendo seu PC e smartphone sempre com a relação de contatos atualizada.

Histórico de Ligações

O aparelho mantém uma relação completa de todas as ligações efetuadas, recebidas e perdidas durante os últimos 30 dias, bem como o histórico de uso de pacotes de dados e o total de ligações efetuadas e recebidas em horas. Essas configurações são dispostas em abas distintas e facilmente acessíveis, bastando acessar o Menu Principal / Aplicativos / Registro.  Uma opção simplificada, mostrando apenas as últimas 20 ligações efetuadas, recebidas e perdidas estÁ acessível através de um clique no botão ligar com o aparelho na Tela Principal.

Através do registro também é medido o total de dados enviados e recebidos, podem configurar um período, facilitando a vida dos usuÁrios que possuem planos de dados limitados e precisam manter o controle do uso.

Controle total sobre ligações efetuadas, recebidas, perdidas e pacote de dados..

{break::Conectividade, Mensagens e Web}Conectividade

O N97 não deixa a desejar em termos de conectividade. Possui entradas USB e Bluetooth 2.0, além de conexão WiFi e 3G com HSDPA (3.6MB). Possui ainda um slot de expansão com suporte para um cartão de até 16GB, que irÁ agradar a todos os usuÁrios que não se dão por satisfeitos com os 32GB de memória interna do aparelho.

E-mail, SMS e MMS

O envio de e-mails, SMS e MMS não é um problema para o N97, que desempenha muito bem essas funções. Originalmente o N97 compartilha um editor de textos para as três funções, mudando a forma que ele trata a mensagem de acordo com o tipo de conteúdo inserido.

Conceitualmente um SMS permite 160 caracteres, apenas texto, dessa forma se ao escrever um SMS você adicionar qualquer conteúdo multimídia, ou endereço de e-mail, o N97 muda a sua mensagem de texto respectivamente para um MMS ou e-mail, jÁ se a mensagem passar de 160 caracteres ele divide o texto em duas mensagens e isso é gerenciÁvel através do contador de caracteres posicionado na parte superior da tela.

Mudança inteligente entre SMS, MMS e e-mail, tudo em um único editor de texto.

A mensagem quando enviada vai para a "Caixa de saída" e tão logo seja de fato enviada, passa a ser salva na pasta "Enviadas". Uma mensagem digitada e não enviada serÁ salva na pasta "Rascunhos", ou ainda, excluída.  Assim que uma mensagem chegue ao seu destinatÁrio, o aparelho recebe uma mensagem de confirmação de recebimento que serÁ salva na pasta "Avisos entrega". Esta opção vem desabilitada no N97 e pode ser habilitada na Área de Configurações de mensagens.

Difícil criticar a forma de inserção de texto no N97. O editor possui opção de previsão de texto, com dicionÁrio limitado, é verdade, e sem a opção de auto completar as palavras digitadas, função que só não faz mais falta porque o N97 possui um ótimo teclado QWERTY de três linhas, com todas as letras (números e símbolos acessíveis através da tecla função) e que facilita muito a tarefa de quem se comunica com frequência pelo celular. Com um teclado físico desses, quem precisa da opção auto completar?

Complementando o pacote de inserção, hÁ uma função de reconhecimentos de escrita bastante interessante e que pode ser aperfeiçoado através do "Treino de escrita" onde você vai associar a sua caligrafia às letras e facilitar o reconhecimento do seu padrão de escrita. Bastante funcional, mas sem muita utilidade prÁtica.

Conforme mencionado, originalmente o N97 possui um editor de e-mails compartilhado com mensagens SMS e MMS e que cumpre bem o seu papel, sendo de fÁcil configuração e funcionando perfeitamente, inclusive com suporte a recebimento automÁtico de e-mails. Mas no quesito e-mail, o grande destaque é o Nokia Messaging, cliente disponível para o N97 que permite gerenciar até 10 contas.

Além do N97, o Nokia Messaging estÁ disponível para outros aparelhos baseados no S60 e possui suporte para mais de 2000 Provedores (ISPs), o que torna muito fÁcil a tarefa de configurar o e-mail de alguns dos principais provedores de email como o Gmail, Yahoo Mail, Hotmail, Terra mail, Globomail, Ovi Mail e emails baseados em POP/IMAP.

O Cliente de e-mail é completo, fÁcil de configurar e permite até 10 contas.

O Nokia Messaging possui ainda uma interface intuitiva e de fÁcil utilização, permitindo que o usuÁrio concentre e-mails provenientes de vÁrias contas de e-mail em uma única caixa de mensagens, além da possibilidade de checar todas as contas configuradas de forma automÁtica (push e-mail).  Permite emails em HTML com imagens e configurações diversas, que transformam o Nokia Messaging em um ótimo cliente. O fato preocupante é que o programa ainda estÁ em uma versão beta e a Nokia menciona o fato dele "ainda" ser gratuito.

Configurar o Nokia Messaging é simples. Se você estiver usando um dos mais de 2000 serviços de e-mails suportados, basta colocar o seu usuÁrio e a senha que o N97 faz o download das demais configurações. Extremamente simples e funcional.

Caso você queira configurar um e-mail POP ou IMAP, a configuração é um pouco mais demorada, devido à necessidade de inserção dos servidores de entrada e saída de emails, além de outros dados que são baixados e configurados automaticamente pelo N97 no caso dos ISPs suportados.

Navegador

Quando o assunto é conectividade com a Internet, o N97 possuí um navegador satisfatório, porém nem sempre foi assim, jÁ que no N97 comprado nas lojas e munido de seu software original o navegador é sofrível. Este upgrade de qualidade ocorre com a atualização do firmware para a versão 2.0 (atualização do software do telefone). Instalando o firmware 2.0 no N97 o navegador passa a incorporar o kinetic scrolling, que permite deslizar o dedo pela tela e navegar pela pÁgina com mais facilidade tornando o navegador muito mais amigÁvel e de agradÁvel utilização.

Faltaram opções para encaixe do site na tela

A Nokia pecou ao não incorporar no navegador do N97 as opções para encaixar o site na largura e na altura da tela, o que dificulta um pouco a navegação em sites que não possuem uma versão específica para web. A opção de zoom estÁ disponível  e pode ser acionada através de duplo clique na tela, o que ajuda bastante na leitura de textos pequenos. 

O navegador possui ainda suporte a Flash e Java, o que permite assistir vídeos diretamente no navegador em qualquer site.

{break::Players de Áudio, vídeo e galeria}Qualidade Sonora

Não fizemos testes prÁticos para determinar os níveis de ruídos, frequência etc., porém a qualidade do Áudio do N97 é excelente. Basta tocar algumas poucas músicas para constatar que o som é limpo, sem ruídos e possui volume suficientemente alto para ouvir suas músicas sem problemas.

Player de Áudio

O player de Áudio presente no N97 não trouxe nenhuma novidade expressiva. A Nokia aproveitou o testado e aprovado player do Nokia 5800 Comes with Music, que por sua vez também não é muito diferente do player presente no N95 e de outros aparelhos que utilizam o Symbian S60 v3, com a diferença óbvia de que o N97 e o 5800 possuem suporte por comandos através do toque.

Música e N97 são sinônimos. Melhor aparelho em termos de Áudio que eu jÁ usei.

O player de Áudio possui suporte aos mais variados formatos, facilitando bastante a tarefa de copiar novas músicas para o N97. Você pode também configurar um widget na Tela Principal do N97 e acessar diretamente desta tela alguns controles bÁsicos como avançar, retroceder, pausar, trocar de música etc. O controle de volume estÁ posicionado na lateral direita do aparelho.

Biblioteca

Na biblioteca musical, as músicas ficam organizadas por Artista, Álbuns, Listas de reprodução, Todas as músicas, Podcasts, Gêneros e Compositores. Dessa forma é fÁcil navegar pela biblioteca e encontrar a música desejada. A biblioteca permite vincular a capa do Álbum às músicas relacionadas a ele, mostrando a imagem da capa durante a reprodução da música.

Música e N97 são sinônimos. Melhor aparelho em termos de Áudio que eu jÁ usei.

Para baixar novas músicas da internet você pode conectar através do N97 na Nokia Music Store, procedimento fÁcil e Ágil que pode ser feito utilizando pacote de dados, ou rede WiFi. Outra opção é baixar as músicas da Nokia Music Store no seu computador e transferi-las para o aparelho através do Nokia PC Suite, para isso o N97 precisa estar conectado no computador através da porta USB.

Serviço Comes with Music

O pulo do gato da Nokia é o serviço Comes with Music - Vem com música -, assinatura exclusiva para os usuÁrios Nokia que permite o acesso total ao acervo de músicas da Nokia Music Store.

Esse serviço estÁ disponível gratuitamente para todos os usuÁrios dos celulares N97, 5800 e N95 8Gb - neste último modelo, apenas usuÁrios da TIM tem o benefício – desde que os celulares sejam comprados de forma legal no Brasil. Mesmo tendo adquirido o meu N97 no exterior, o que não me daria direito a usufruir do serviço Comes with Music, jÁ que os Estados Unidos não estão na relação de 12 países que atualmente possuem este serviço, tive o privilégio de poder testÁ-lo e fiquei impressionado com o tamanho e com a qualidade do acervo disponível.

São mais de 5 milhões de músicas disponíveis para download e semanalmente são adicionadas aproximadamente 50 mil novas músicas. Em um teste simples e eclético, procurando por 50 bandas dos mais variados estilos, consegui encontrar CDs de 49 dessas bandas. A única banda dentre as que eu procurei e que não estava presente na Nokia Music Store foi os Beatles (e que ausência). Segundo a Nokia Brasil, as negociações para colocar os Beatles na loja online da empresa estão esbarrando no custo excessivo que a gravadora EMI tem pedido para liberar o portifólio da banda para download.

De qualquer forma, imagine você comprando um celular que permite baixar mais de 5 milhões de músicas no período de 1 ano, poder guardÁ-las pelo resto de sua vida e ouvi-las em seu celular, computador, além de gravar CDs, sem ter que pagar nada a mais pelo serviço a não ser o valor do aparelho no ato da compra. Certamente esse é um grande diferencial que a Nokia trÁs em relação aos seus concorrentes diretos.

RÁdio FM

O N97 possui recepção FM através do sistema de transmissão de dados digitais RDS, o que permite além de receber sinais FM, captar alguns dados das emissoras, como o nome da estação e tipo de programação. Possui ainda sintonia automatica de estações, claro, desde que estejam ao seu alcance, permite renomear e excluir estações, ouvir a programação em segundo plano e utilizar os altos falantes do aparelho.



Ouvir rÁdio é mais uma opção disponível no N97

Um fone de ouvido com fio obrigatoriamente deve estar conectado na saída de Áudio do N97, mesmo no caso de você estar ouvindo a rÁdio através dos auto falantes, isso porque o fone de ouvido serve como antena e é necessÁrio para a recepção do sinal. 

Player de vídeo

Assistir vídeos no N97 é bastante agradÁvel, devido a sua grande tela e resolução. Os vídeos são exibidos em modo landscape, na resolução 640x360px, fazendo uso de 100% da tela. Os comandos (pausar, avançar etc.) ficam escondidos, sendo ativados através de um clique na tela, o que permite assistir os seus vídeos preferidos sem nenhuma opção de menu atrapalhando.


Assistir vídeos no N97 é extremamente agradÁvel.

O grande problema do player de vídeo do N97 estÁ na falta de suporte a alguns codecs muito utilizados hoje em dia, caso do DivX e XviD, formatos esses que são amplamente usados e que não funcionam no N97. Basta acessar o site oficial do DivX para ver como o descontentamento é geral em relação a esse aspecto.

Tentando contornar essa situação, a Nokia disponibiliza dentro do Nokia PC Suite um aplicativo que converte automaticamente todos os tipos de arquivos de vídeo para o formato (MPEG 4) nativo do N97. Porém esse serviço gera vídeos de qualidade meio duvidosa, além de não resolver a situação dos usuÁrios que estão acessando o vídeo diretamente do N97.



A galeria de vídeos permite rÁpido acesso ao último vídeo assistido.

O teclado físico também tem a sua função na hora de assistir vídeos, jÁ que quando o teclado estÁ aberto, ele serve também como uma base, mantendo a tela em um ângulo de aproximadamente 40º e eliminando a necessidade de ter que assistir a vídeos segurando o aparelho.

{break::Utilizando a câmera}Batendo fotos e gravando vídeos

Equipado com uma câmera de 5MP e resolução de 2592x1944 pixels, a conceituada lente Carl Zeiss e flash LED duplo, o N97 é capaz de capturar belas fotos, não deixando a desejar em relação aos seus concorrentes.

O N97 possui uma gama de configuraçõe interssantes como o controle de intensidade do Flash e controles manuais de equilíbr de branco, exposição, nitidez e ISO, além de alguns efeitos interessantes como o de ons de cor (P&B, sépia, colorido). Senti falta de algumas opções comuns hoje em dia como o detector de sorrisos e de rostos, porém nada que chega a comprometer o desempenho.


Uma função interessante disponível na câmera do N97, de fato disponível desde o, N95, é o "geotagging", que permite criar uma tag (etiqueta) nas fotos tiradas pelo aparelho, indicando a localização exata de onde cada foto foi tirada através das coordenadas de latitude e longitude providas pelo GPS. Isso permite uma melhor catalogação das fotos em Álbuns virtuais como o Picasa do Google ou no Flickr, com localização de todos os locais visitados, além de poder vincular esses locais ao Google Earth, por exemplo.


Todas as imagens capturadas pelo N97 ficam armazenadas em uma galeria de fotos onde o usuÁrio pode criar Álbuns, visualizar as fotos por mês, entre outra categorias. As imagens são mostradas em miniaturas de 104x74px, facilitando assim a localização das fotos, além de permitir a visualização das fotos em tela cheia através de slide. As imagens podem ainda ser definidas como papel de parede, atribuídas a um contato, enviadas por e-mail, por MMS, compartilhadas na internet através do Flickr, adicionadas a Álbuns, editadas e/ou impressas. Enfim, opções que lhe permite organizar e compartilhar fotos de forma Ágil e simples.

Abaixo comparamos duas fotos tiradas pelo N97 e iPhone 3G. Infelizmente não temos outros aparelhos disponíveis para ampliar essa base de comparação. 


Comparando fotos tiradas pelo N97 e pelo iPhone 3G

Além de capturar imagens, a câmera do N97 também grava vídeos, inclusive utilizando o padrão de gravação sugerido pelo YouTube para melhor performance. Os vídeos são gravados no modo landscape, nas proporções (16:9) ou (4:3), nos formatos MPEG-4, ou .3gp (para envio de mensagens multimídia - MMS), em qualidade VGA (640x360px) a 30 quadros por segundo. A câmera filma utilizando a mesma iluminação por LEDs que no modo fotogrÁfico e possui estabilizador digital de vídeo para diminuir os efeitos causados por usuÁrios estilo "mão frouxa".


Os vídeos gravados no N97 são de boa qualidade e a resolução
pode ser ajustada de acordo com a necessidade.

O N97 jÁ vem com um widget muito interessante embarcado de fÁbrica, o Qik, que permite aos usuÁrios filmar e transmitir seus vídeos em tempo real na internet, via streaming. Claro que para isso o usuÁrio irÁ precisar de uma conexão WiFi, ou um pacote de dados 3G com uma operadora, de preferência ilimitado. Realizei alguns testes com o aplicativo e as transmissões ficaram com qualidade razoÁvel, porém consumindo bastante banda durante a transmissão. O serviço não demanda nenhum conhecimento técnico específico, basta criar uma conta, apontar a câmera e sair usando. Tudo feito pelo aparelho de forma simples, prÁtica e Ágil.

{break::Organização e Gerenciador de arquivos}Organização pessoal

O N97 trÁs um pacote de aplicativos completo para a organização pessoal. Infelizmente alguns desses aplicativos são "capados" e oferecidos de forma completa para download através de uma pequena contribuição financeira para a Nokia e/ou desenvolvedores...


Muitas soluções, muitos trials.

A visualização de arquivos do pacote Office fica a cargo do Quickoffice, mas para editar arquivos de Word, Excel e Power Point, o usuÁrio precisa fazer o upgrade pago do quickoffice, achou ruim? No caso de arquivos PDF é ainda pior. O N97 vem com o Adobe Reader, porém a versão instalada é uma versão de testes com licença de uso para apenas 15 dias, após esse longo período (...) o usuÁrio precisa comprÁ-lo.

Leitores de documentos expiram em poucos dias e a opção é comprÁ-los.

Não possui MSN ou outros programas de mensagens instantâneas instalados, mas nesse caso não hÁ problemas, pois jÁ existem vÁrios aplicatvos que desempenham essa função e melhor, gratuitamente, bsta fazer o download gratuito do MSN, Frings ou do Nimbuzz – minha sugestão. Pode-se ainda adquirir o QuickIM Plus com acesso a vÁrios programas de mensagens instantâneas – AIM, MSN, ICQ, Google talk – por módicos R$ 51,14. Eu passo.



Gratuito, o Nimbuzz é um dos aplicativos que você precisa ter em seu telefone

Mas nem tudo são espinhos... o N97 possui um calendÁrio muito útil e de fÁcil acesso, através de um simples clique no atalho localizado no topo da Tela Principal. Ele pode ser visualizado de quatro formas distintas – mensal (padrão), semanal, diÁrio e por atividade – o que permite fÁcil visualização de todos os compromissos agendados. Ao cadastrar um novo evento no calendÁrio o usuÁrio opta por quatro tipos de eventos – Reunião, Memo, Data especial e Nota de atividade – e cada tipo possui campos e configurações pré-definidas que irão ajudar no cadastro do novo evento. O usuÁrio pode ainda ativar um som como lembrete, que poderÁ ser configurado para tocar um tempo determinado antes do evento iniciar. O calendÁrio pode ser sincronizado com o Outlook, facilitando a manutenção de uma agenda sincronizada entre o PC / smartphone, sem entradas duplicadas e/ou agendas incompletas.

O calendÁrio funciona como uma agenda eletrônica completa e ajuda a não esquecer os compromissos.

Outro aplicativo presente são as "Notas ativas", com elas o usuÁrio poderÁ criar simples notas de texto, ou ainda notas que contenham imagens e sons. Estas notas podem ser enviadas por mensagem ou Bluetooth. A nota também pode ser vinculada a um usuÁrio, como um lembrete, e fica visível durante as ligações telefônicas efetuadas para o contato.

Para não deixar você perder a hora, o N97 possui alarmes ilimitados que podem ser configurados de acordo com as suas necessidades. Cada alarme pode ter um nome, definições de data, hora e repetição diferentes. Um som específico pode ser definido, inclusive uma música que esteja em sua Biblioteca.

VÁrias configurações e opções para personalizar o seu despertar

Possui ainda uma calculadora, um conversor de unidades, dicionÁrio e compactador de arquivos, utilitÁrios que não tem grande funcionalidade no dia a dia, mas que em algum momento poderão ser úteis e não lhe deixarão na mão.

Ferramentas que em algum momento vão lhe tirar de uma enrrascada.

GPS - Nokia Maps

O Nokia N97 possui um receptor GPS integrado. Em minha primeira tentativa de uso, consegui captar o satélite após aproximadamente 3 minutos de espera, e segundo relatos encontrados na web, a média fica em torno de 5 a 7 minutos. A partir da segunda tentativa o aparelho localizou os satélites de forma muito mais rÁpida.

O GPS não decepciona, com destaque para o conjunto formado pela grande tela e a alta resolução, permite que o N97 funcione muito bem como uma unidade de navegação veicular. O mapa utilizado foi o Nokia Maps 3.01, apesar de o N97 possuir originalmente o Nokia Maps 2.0, o upgrade de mapas foi efetuado automaticamente com a atualização do firmware 2.0.

Configurações de mapa, rotas e pontos de interesse.

Em um teste prÁtico usando o GPS do N97 no carro por um trajeto de 100km, não tive nenhum problema, sendo assistido por uma voz feminina em português e sem problemas de perda do sinal dos satélites. O ponto ruim é que a Nokia fornece navegação assistida por voz gratuitamente no Brasil por apenas três meses e após esse período é cobrado um valor mensal.

Os mapas podem ser mostrados através de imagens de satélite, em forma de mapa (como no Google maps) ou terreno, que permite ver as variações de terreno pelas cores. Para navegação com o N97 o ideal é usar o modo mapa.

Detalhamento de rota usando o GPS no carro e no modo pedestre, a direita mapa de satélite.

Diversas configurações são semelhantes a um aparelho GPS dedicado, podendo o usuÁrio definir o padrão de cores, sistema de medidas, informações de trÁfego (não disponível no Brasil), rotas para a viagem, adicionar pontos de interesse, além de poder configurar o GPS para recalcular rotas, indicar tempo do percurso, aviso de limite de velocidade, avisos de autoestada, túnel, balsa, pedÁgio etc. e uma serie de outras funcionalidades extremamente úteis.

A noite pode-se utilizar a visão noturna, não atrapalhando o motorista.

O N97 ainda possui uma bússola integrada ao GPS, para ajudar a orientar e garantir que o usuÁrio não vÁ perder o rumo.

Gerenciador de arquivos

Os smartphones possuem funcionalidades que o aproximam cada vez mais dos computadores e atualmente jÁ podemos considerÁ-los uma versão reduzida do seu PC. Possuem sistema operacional, pode-se instalar e desinstalar programas, jogos etc., e para controlar toda essa bagunça é necessÁrio, como em um computador, de um gerenciador de arquivos.

O gerenciador de arquivos permite controle total do aparelho.

O gerenciador de arquivos do N97 é completo. Através dele pode-se copiar arquivos, mover, renomear, ou seja, basicamente tudo. O gerenciador de arquivos permite acesso à quantidade de espaço disponível na memória do aparelho, memória de massa, cartão de expansão – setar senha também - e ainda realizar o backup do aparelho, medida aconselhada a qualquer proprietÁrio sempre que o mesmo for atualizar o firmware.

{break::Aplicativos pré-instalados e Jogos}Os 5 melhores aplicativos pré-instalados, ou quase isso.

Conforme jÁ mencionado, a lista de aplicativos disponíveis para o N97 ainda não é das maiores, porém o aparelho vem com alguns aplicativos muito interessantes pré-instalados. Abaixo listo os cinco que eu mais gostei.

AccuWeather: Um widget que pode ser destacado na Tela principal do N07 e é bastante útil por permitir o acesso as condições meteorológicas das principais cidades do Mundo, com previsões do dia atual – de hora em hora - e dos próximos 8 dias, mostrando temperatura, sensação real, posicionamento da cidade selecionada via satélite, grÁfico de temperatura etc.

JoikuSpot Light: Programa que permite compartilhar a conexão 3G do celular através da conexão WiFi, permitindo por exemplo, que você utilize a conexão do celular para conectar um ou mais notebooks na internet. A versão que vem com aparelho é Trial e a versão Premium custa R$ 50,84.



QiK: Aplicativo que permite transmitir vídeos via streaming utilizando a câmera do N97. Pode ser configurado facilmente no N97 e permite compartilhar com seus amigos e familiares o que quer que você esteja fazendo, com um atraso mínimo de 10 segundos, bastando um pacote de dados (ilimitado de preferência) ou conexão WiFi. Mais informações em www.qik.com

Facebook: Um aplicativo completo para acesso ao Facebook. Permite acessar e editar o seu perfil, inclusive enviando fotos tiradas pelo N97, além de escrever mensagens para os seus amigos, adicionar novos amigos e vÁri9as outras funções. Infelizmente não permite gerenciar as aplicações desenvolvidas por terceiros, mas ai jÁ seria pedir muito... Este aplicativo possui um widget para a Tela Principal do N97 e que fica atualizando automaticamente e alertando caso você receba novas mensagens dos seus contatos.

Gravity: O melhor aplicativo para Twitter jÁ desenvolvido para a plataforma Symbian! Consenso entre os usuÁrios do N97, o Gravity permite controlar vÁrias contas de Twitter, twittar, retwittar, encaminhar, seguir links, além é claro, de atualizar o twitter com textos, fotos etc. Combina perfeitamente com o teclado físico do N97, o que torna o ato de atualizar o twitter via smartphone em um momento agradÁvel. Observação: Esse aplicativo não é gratuito e não vem previamente instalado no N97, porém não poderia deixar de incluí-lo por ser o aplicativo de twitter usado pela grande maioria dos usuÁrios Symbian.



Jogos: A plataforma N-Gage jÁ nasce morta no N97

Muito antes dos smartphones virarem a febre que são hoje, nos idos de 2003, a Nokia lançou o seu primeiro smartphone voltado para os jogadores. O N-Gage, um etzinho que custava uma fortuna (para os padrões da época) e que aliava o que havia de mais moderno na época, com os jogos sendo vendidos para a plataforma através de cartuchos.


O N-Gage original era um tanto excentrico.

De lÁ para cÁ a Nokia aperfeiçoou a plataforma e lançou o N-Gage 2.0, com o intuito de explorar o mÁximo do potencial dos jogos, provendo mais realismo e alguns efeitos 3D aperfeiçoados, usando o mÁximo da capacidade de processamento dos celulares e smartphones com SymbianOS (N-Series).

Para os aficionados pelo N-Series e amantes de jogos em geral, este é um grande diferencial dos celulares da Nokia, com uma série de títulos famosos e desenvolvidos por grandes estúdios para esta plataforma, porém para o N97, devido a sua tela touchscreen de alta resolução, alguns jogos ainda não foram totalmente adaptados e ou não estão disponíveis, ou em alguns caso, não usam a totalidade da tela.

N-Gage trÁs bons jogos, mas estÁ com os dias contados.

O N97 trÁs apenas o jogo Guitar Rock Tour instalado de fÁbrica, o que demonstra certo descaso com esse público, porém analisando os jogos disponíveis na N-Gage e na OVI Store encontrei mais de 100 títulos disponíveis, a maioria descartÁveis. A qualidade grÁfica dos jogos desenvolvidos para a plataforma Symbian S60v5 é boa, mas poderia ser bem melhor caso o N97 possuísse um acelerador grÁfico como o presente no N95 e outros aparelhos da Nokia. A falta de aceleração grÁfica fez falta em alguns títulos mais pesados.

Guitar Rock Tour é divertido, mas a Nokia ficou devendo.

Em se tratando de jogos, confesso que não tive tempo para testar uma gama grande de títulos disponíveis (nem era esse o objetivo) antes de publicar essa anÁlise, porém me diverti com o "Dirk Dagger and the Nuclear Zeppelin", continuação do "Dirk Dagger and The Fallen Idol", um jogo em que você faz o papel de detetive e que foi considerado melhor jogo para celulares de 2008 pelo juri do Mobile World Congress. Esse e outros títulos tornam o N-Gage uma plataforma de jogos atraente, mas só a curto prazo, jÁ que recentemente a Nokia anunciou que irÁ descontinuar o N-Gage a partir de segundo semestre de 2010... RIP! 

N-Gage a parte, os usuÁrios do N97 tem vÁrios títulos disponíveis na OVI Store, jogos que não usam o N-Gage como plataforma e que devem aparecer cada vez em maior número na loja virtual da empresa devido ao fim anunciado do N-Gage.

{break::AnÁlise final}

Com o N97, a Nokia esquece que um dia fora lançado o N96 e retoma um posto de destaque no segmento de smartphones, ganha credibilidade e prepara o terreno para o lançamento do N900, aparelho que eu tive a oportunidade de ver pessoalmente no mês passado, em São Paulo, e realmente promete muito!

Voltando ao N97, o telefone é matador em termos de tecnologia! Mas a tecnologia é um meio, nunca o fim, devendo sempre estar aliada a outros elementos para gerar uma experiência única, criando assim o tão famoso diferencial competitivo que todas as empresas adoram mencionar. Analisando o conjunto de funcionalidades presente no N97 e fazendo um balanço entre os seus prós e contras, o aparelho conseguiu manter um saldo bastante positivo, porém não deve ser chamado de iPhone Killer, não por ser inferior, mas por ser muito diferente, sendo mais natural e correto comparÁ-lo a outros celulares com características semelhantes, sobretudo com teclado físico. Nessa categoria o N97 bate de frente com os principais nomes presentes no Brasil, como o Sony Xperia X1 e o HTC Touch Pro, não devendo nada a nenhum deles.


Sony Xperia X1 - Nokia N97 - HTC Touch Pro

O fato curioso é que enquanto eu analisava o N97 a Nokia lançou um novo firmware para o aparelho. Atualizei-o e pude sentir uma mudança de desempenho bastante significativa, liberando mais memória do sistema, consumindo menos bateria e melhorando drasticamente o scrolling no aparelho. As mudanças foram tão significativas que tive inclusive que reescrever algumas partes da review em que eu criticava a interação entre usuÁrio e aparelho, que melhorou muito com a atualização do firmware, o que demonstra a dedicação da Nokia em acertar a mão e reconquistar o mercado perdido nos últimos anos.

No início desta anÁlise eu fiz a seguinte pergunta: SerÁ que o N97 estÁ chegando ao mercado tarde demais?

Analisando os produtos presentes no mercado, o N97 possui tecnologia de sobra, além de cenÁrio favorÁvel para ser bem sucedido, de qualquer forma, acredito que ele teria sido mais bem sucedido se o lançamento no Brasil tivesse ocorrido em paralelo ao lançamento mundial. O fato de o aparelho ser lançado por aqui às vésperas do lançamento do N900 (lançamento previsto para final de novembro) pode pressionar as vendas do N97 com o "fogo amigo" exercido pela ótima configuração e expectativa em torno desse aparelho - mesmo que a Nokia posicione os dois aparelhos para públicos distintos. É provÁvel que no Brasil o N900 só esteja disponível no início de 2010, não afetando as vendas de Natal do N97, porém grande parte do público alvo do aparelho estÁ antenada ao que ocorre no mercado e se o N900 for lançado internacionalmente com preço atrativo e receber boas criticas da mídia internacional, a Nokia poderÁ ter "N" problemas.

O sucesso do N97 vai depender muito ainda de outro fator: A capacidade da Nokia em atrair desenvolvedores para a plataforma Symbian, pois na minha opinião, à medida que a Nokia consiga gerar uma massa critica de usuÁrios que justifique o investimento externo, todo o ecossistema que cerca o N97 irÁ crescer consideravelmente, surgindo inúmeros aplicativos desenvolvidos por terceiros e tornando o N97 um smartphone cada vez mais adotado pelos consumidores.

E se a pergunta que você estÁ se fazendo é se este é o celular certo para você, a resposta é, depende! Se você estÁ atrÁs de música ilimitada, vídeo e fotos com qualidade, streaming, acesso aos seus e-mails e navegação, agenda completa, teclado físico e design imponente, esse é o cara! Na escolha de um telefone móvel tudo depende das suas necessidades, mas certo é que o N97 propicia um leque de funcionalidades que irÁ agradar tanto os usuÁrios comuns quanto nichos de mercado.

PRÓS
Design bonito
Teclado físico QWERTY
Ótima qualidade de Áudio e vídeo
1 ano de serviço Comes with Music incluso
32GB de capacidade de armazenamento expansível para 48GB
Conectividade – Bluetooth 2.0, WiFi, Saída de TV, miniUSB
CONTRA
Tela resistiva
Botão para bloquear a tela falha às vezes
Apenas 3 meses gratuitos de GPS assistido
Sem suporte a DivX
Assuntos
  • Redator: Jacson Boeing

    Jacson Boeing

    Apaixonado por tecnologia, gadgets e pelo universo geek em geral, Jacson Boeing é sócio-fundador e Editor do Adrenaline, onde desenvolve um trabalho de bastidores, desenvolvendo parcerias e formas criativas de dominar o universo! Fora os sonhos ambiciosos, também ajuda no desenvolvimento de pautas e escreve esporadicamente sobre tecnologia, além de viajar para cobrir in-loco alguns eventos internacionais considerados importantes dentro da estratégia de expansão do Adrenaline.