ANÁLISE: Novas screenshots de DC Universe Online

ANÁLISE: Novas screenshots de DC Universe Online

Quando se pensa no console Wii, da Nintendo, o que vem primeiro à sua cabeça? Com certeza você deve ter pensado no seu controle sem fio que simula os movimentos reais que ocorrem no jogo, até porque todo o resto do console é da geração passada, ou seja, bastante ultrapassado.

Pois é! A grande novidade do Wii e que revolucionou o modo de se jogar um game, principalmente de esportes, e responsÁvel pelo sucesso de vendas do console, estÁ agora disponível também para PC. O controle remoto e mais o Nunchuck fazem parte do pacote Wai For PC, que traz ainda uma unidade de Bluetooth.


O mais interessante é que o controle não serve apenas para games, mas sim para alguns aplicativos no PC, como por exemplo, Windows Media Player. E serve até para apresentações mais elaboradas usando o controle para movimentar o cursor na tela a longas distâncias, precisamente de até 4 metros. Isso porque ele também serve como Mouse e principalmente pela compatibilidade com o PowerPoint.

{break::A Instalação}

Logo no início quando abri o pacote e li as instruções de instalação na própria embalagem, parecia algo fÁcil, mas na verdade não foi. Esse pode ser o maior problema do controle, embora possa ser resolvido.
O fato é que toda vez que tentava instalar o leitor BlueTooth, o Windows dava erro no meio da instalação e fazia com que o leitor não funcionasse direito, nem iniciando. Isso ocorreu somente no Windows XP com Sp3, jÁ que no Vista foi tudo perfeito e rÁpido.
Depois de dois dias queimando neurônios, descobri o real problema: eu tenho uma placa de som Onboard e outra externa Via USB mas que não estÁ conectada pois só uso para produção de música, e por isso o aplicativo do Leitor travava todas as vezes no momento de instalar BlueTooth Audio. Isso mesmo, BlueTooth Audio! O aplicativo instala vÁrios drivers de possíveis aparelhos BlueTooth, e para piorar, nenhum deles passou nos testes da Microsoft, ou seja, o Windows avisa que não é recomendado. Ainda para atrapalhar, não tem opção de escolher qual vai instalar, o que seria ideal, claro.

Bom, para resolver o problema, tive que desinstalar a placa de Som USB da Line 6, para que pudesse instalar o driver do leitor BlueTooth, e sendo assim, cada vez que for usar a placa de som USB - que uso quase todo dia - tenho que desinstalar o driver do leitor.

A questão era problema de driver do software que instala o Leitor que se chama BlueSoleil, lembrando que o software do Wai for PC, é outro. Ou seja, são dois aplicativos que tem que ser instalados: um para o leitor que é universal, e outro da própria Wai que é voltado para o controle e jogos.

Vale lembrar que o aplicativo chamado BlueSoleil não é da Wai for PC, ou seja, não foi criado por eles. É um aplicativo terceirizado que controla o leitor de Bluetooth.

{break::E os Jogos?}
Bom, a principio antes de eu botar as mãos no controle, ficava imaginando como eu iria configurar os jogos para usar o controle por movimentos. Ficava matutando na minha cabeça, por exemplo, como que eu vou configurar o Wai for PC para jogar um game de futebol como o Pro Evolution Soccer que faz parte do pacote de compatibilidade. Como eu faria o drible? Como chutaria? Tocaria a bola? Outro game que me fez quebrar a cabeça de como funcionaria é o elogiadíssimo Mirror's Edge, em que também me parecia impossível usar um controle de movimentos.

Para meu alívio, o software que vem com o controle jÁ arruma tudo isso pra você de forma automÁtica. Ele reconhece os jogos instalados no seu PC - claro, somente os que tiverem compatibilidade com o controle - e os configura direitinho, sem necessidade de se entrar no menu de configuração de controles. Para terem uma idéia do conteúdo, quando recebi o controle, o pacote trazia compatibilidade para 50 jogos, hoje, dia 1 de Julho, jÁ tem mais de 50. O bom é que a distribuidora promete lançar atualizações com games novos, periodicamente.

Vale lembrar que no pacote do Wai vem grÁtis jogos de esporte nos mesmos moldes do Wii Sports, com tênis, boliche, etc. Confira uma pequena lista com os melhores e também os mais recentes games compatíveis:

  • - Need for Speed Most Wanted
  • - Need for Speed Pro street
  • - Resident Evil 4
  • - Alpine Ski Racing 2007
  • - Assassin's Creed
  • - Beijing 2008
  • - Devil May Cry 3
  • - Devil May Cry 4
  • - GTA San Andreas
  • - Hulk
  • - Kung Fu Panda
  • - NBA Live 2008
  • - NBA 2k9
  • - NHL 2008
  • - Onimusha 3
  • - Mirror's Edge
  • - Pro Evolution Soccer 2008
  • - PGA Tout Golf 2008
  • - SBK Superbike 2008
  • - Prince of Persia
  • - Tomb Raider Underworld
  • - Splinter Cell Double Agent
  • - Virtual Tennis 3

Além desses jogos, existem muitos outros clÁssicos como Red Baron, Street Basketball, House of Dead 3, Virtua Cop 2, Urban Freestyle Soccer, WWE Raw, dentre muitos outros.

Muitos jogos da lista acima eu testei aqui, e claro que os que se saíram melhor foram os de esporte e tiro, até porque embora todos funcionem perfeitamente, existe o quesito adaptação, e para mostrar um bom exemplo, o game Mirror's Edge que usa movimentos de "Le Parkour" foi um deles. Até agora eu ainda não me adaptei ao controle do jogo, quer dizer, não decorei os movimentos, e sendo assim resumindo, morria muitas vezes e ainda ficava com dor no corpo literalmente. :)

{break::Dor no corpo?!?! Como assim?}
Exatamente isso que você, leitor, leu! O console Wii da Nintendo, definitivamente não foi feito para sedentÁrios, quem nunca faz exercícios físicos. Acontece que por usar um controle de movimentos, é necessÁrio um esforço físico e repetido para se jogar qualquer game, gerando muito desconforto muscular horas mais tarde. Claro, repetindo, isso só acontece no início e se você não tiver hÁbito de andar, correr, ou qualquer outro exercício físico, por menor que seja.

Mesmo que você não faça exercícios físicos, não se preocupe, porque essa dor inicial é normal. Até mesmo se você jogar Ping Pong a tarde toda, no dia seguinte você estarÁ com os braços doendo bastante. E conforme você vai jogando ao passar dos dias, a dor diminui, até que não tenha mais dor alguma mesmo jogando o dia todo. Isso é natural, para os músculos do corpo humano se acostumarem com os movimentos.

Sendo assim, o Wai For PC funciona da mesma forma: Vai gerar um desconforto muscular no dia seguinte, caso fique jogando durante muito tempo, e conforme você vai jogando, a dor vai diminuindo a cada dia. É natural, não se preocupem!


Na época do lançamento do Wii da Nintendo, houve um estudo dizendo que as pessoas deixariam de ser sedentÁrias ao usar o console de movimentos. Ou seja, ajudariam as pessoas a viverem melhor e a serem mais saudÁveis. Essa semana um hospital divulgou que tem usado esse controle na ajuda em tratamentos com fisioterapia, obtendo resultados ótimos, e claro isso se aplica também ao Wai For PC.

{break::Como funciona? & Prós e Contras}
O controle funciona a partir do leitor BlueTooth que vem no pacote. Depois de instalado, ele reconhece qualquer aparelho que tenha BlueTooth, bastando apontar para o leitor. RÁpido, fÁcil e intuitivo.
Após o BlueTooth configurado no seu PC, você deve abrir o aplicativo do WAI e assim seguir as instruções, porque é justamente esse aplicativo que cria as configurações para todos os jogos compatíveis.

O grande problema de tudo isso é o fato do controle usar pilha. Ta certo que do Wii também usa pilha, mas também tem o mesmo problema: desconectar o tempo todo devido à pilha fraca. Mas aí você pensa: "se a pilha estÁ fraca, é só trocar por outra". Realmente seria a lógica se a pilha acabasse por completo e daí você trocaria. Mas não é isso o que acontece. O fato é que basta a pilha cair para cerca de 50% e o controle começa a apresentar falhas de sincronismo e até desconexão. E isso irrita muito a ponto de você perder um jogo por problemas de pilhas que ainda estão na metade.

Para resolver esse problema, é sempre bom ter pilhas extras e novas perto de você e prontas para serem usadas. E como conselho, eu digo para SEMPRE colocarem pilhas novas quando for jogar mais seriamente, mesmo que a pilha que jÁ esteja no controle, esteja boa ainda. Isso evita aborrecimentos no meio do jogo. Claro, ter conjunto de pilhas recarregÁveis em casa é fundamental para evitar gastos excessivos.

Prós

  • - Uma nova maneira de se jogar um game de PC
  • - Serve para apresentações multimídias
  • - Funciona em qualquer PC com USB
  • - Muitos jogos ótimos e recentes
  • - Todos os acessórios para o console Wii servem nele
  • - "Mãeeeee.. tô fazendo meu exercício diÁrio.." :)

Contras

  • - Atualizações de games a cada looongos três meses.
  • - Não vem uma correia de segurança. É muito escapar da mão e voar na parede.
  • - Foi complicado instalar
  • - Material usado definitivamente é frÁgil
  • - Pilha dura pouquíssimo, até começar a apresentar falhas
  • - O Preço, claro


{break::Conclusão}
É infinitamente melhor jogar no PC usando o Wai, com jogos de última geração, do que comprar um Wii. Isso é fato, até porque a qualidade dos jogos muda radicalmente. E também porque todos os acessórios para o console Wii servem no Wai for PC, até mesmo o próprio controle.

Jogar Pro Evolution Soccer, Splinter Cell, Assassin's Creed, Mirror's Edge, Virtua Tennis 3, e até mesmo Kung Fu Panda que eu não imaginava que seria tão divertido e clÁssicos como Virtua Cop 2 e jogos de luta à lÁ Street Fighter, usando o Wai For PC, não tem preço!

Definitivamente, embora o controle tenha seus problemas de pilha e material frÁgil, ele revoluciona a maneira de se jogar games no PC, assim como o Wii da Nintendo revolucionou a maneira de se jogar games em um console.

Enfim, se você é fã de games para PC e quer mais diversão e realismo, o Wai for PC foi feito pra você! Realmente cumpre com o que promete!

OBS: Logo depois de ter a review publicada aqui, fomos informados que o preço do produto caiu para 350 reais em média, devido a uma parceria da distribuidora com uma loja grande de varejo. E também nos informaram que os novos Kits vem uma correia de segurança para prender o controle no pulso do jogador e um cabo RGB para ligar o PC na TV. 

Confira alguns vídeos da demonstração do produto em um evento de informÁtica:

PRÓS
CONTRA
Assuntos
Tags
  • Redator: João Paulo Losada

    João Paulo Losada

    Gamer por natureza, JP Losada, ou simplesmente DJLosada como é conhecido por toda a comunidade gamer, é um grande conhecedor de games em geral. Eventualmente analisa lançamentos e comenta sobre os sucessos e decepções relacionadas aos games que chegam ao mercado através do portal Adrenaline. Já escreveu para revistas de games, artigos para produtoras, além de ter citações em seu nome em caixas de jogos de PC lançados no Brasil. Possui parceria com algumas produtoras, principalmente de corrid