Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

MicrosoftMobileGames

Microsoft anuncia Game Stack, SDK para desenvolvimento de jogos com suporte a iOS e Android

Microsoft anuncia Game Stack, SDK para desenvolvimento de jogos com suporte a iOS e Android





Share on Google+

A Microsoft acabou de anunciar a criação do Game Stack, um ecossistema multiplataforma  que reúne diversas ferramentas e serviços de desenvolvimento de jogos como o cloud do Azure, PlayFab, DirectX, Visual Studio, App Center, Mixer e Havok.

Microsoft vai levar Xbox Live para o Nintendo Switch e dispositivos móveis

A ideia é justamente fornecer o suporte para criação de jogos com o recurso da nuvem, consigam realizar testes em tempo real e mantenham seus servidores hospedados nos serviços da Microsoft, como já fazem empresas como a Rare, Ubisoft e Wizards of the Coast - que também realizam análises de telemetria para melhorar a imersão em seus jogos. 

Com a presença do PlayFab o Game Stack chegará com suporte a dispositivos móveis iOS e Android. Além das suas funcionalidades padrão, a Microsoft revelou outros novos recursos para seu ecossistema: 

  • Matchmaking PlayFab (público de visualização): Matchmaking adaptado do Xbox Live, mas disponibilizado para todos os jogos e dispositivos.
  • PlayFab Party: serviços de voz e bate-papo adaptados do Xbox Party Chat, mas disponibilizados para todos os jogos e dispositivos. O Party também utiliza os Serviços Cognitivos do Azure para tradução e transcrição em tempo real.
  • PlayFab Game Insights: telemetria de jogos em tempo real para medir o desempenho do jogo. A Game Insights também oferecerá conectores para fontes de dados de primeiro e terceiros, incluindo o Xbox Live.
  • PlayFab Pub Sub: envia mensagens dos serviços do PlayFab por meio de uma conexão ininterrupta, para ativar recursos como atualizações de conteúdo em tempo real e notificações de correspondência.
  • Conteúdo gerado pelo usuário do PlayFab: Originalmente desenvolvido para suportar o mercado de Minecraft, este serviço permitirá que os desenvolvedores deixem que os jogadores criem e compartilhem conteúdo entre si.

O PlayFab ainda vai apresentar outras funções como realizar registros de falhas do App Center para ajudar os desenvolvedores a identificarem problemas com mais facilidade e a inserção de um plugin para o Visual Studio Code que vai ajudar na atualização e edição no Cloud Script. A Microsoft ainda confirmou que as ferramentas presentes no Game Stack devem receber mais integrações entre si.

Outro recurso interessante disponível é o Xbox Live que deverá fazer a função social dentro do SDK. Curiosamente, nem o Playstation 4 e nem o Switch foram incluídos na lista de plataformas compatíveis.

Mais informações deverão ser divulgadas durante a Game Developers Conference 2019, que acontece entre os dias 18 e 22 de março, e será o palco perfeito para apresentação do Game Stack.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *