Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

IntelHardware

Intel lança CXL 1.0 em novo consórcio - protocolo deve definir o futuro do PCIe 5.0

Intel lança CXL 1.0 em novo consórcio - protocolo deve definir o futuro do PCIe 5.0

12/03/2019 14:01 | | @joao_gan | Reportar erro

12/03/2019 14:01 | | @joao_gan | Reportar erro





Share on Google+

Depois de anos de desenvolvimento, a Intel fez hoje o lançamento oficial da versão 1.0 do CXL, o Compute Express Link em sua primeira geração, que deve definir o futuro do PCIe. Junto com o anúncio do novo protocolo, foi revelado também um novo consórcio de empresas para o seu desenvolvimento, que ajudarão no desenvolvimento e padronização da tecnologia em suas próximas gerações. O padrão foi "doado" para a associação, chamada CXL Consortium.

O CXL 1.0 chega para competir com outros padrões, como o NVLink da Nvidia ou o InfinityFabric da AMD. O protocolo anunciado hoje, no entanto, tem compatibilidade de pinos, além de ser também retrocompatível com o PCI-Express atual, além de usar uma interface elétrica e a mesma camada física do PCIe. Isso vai possibilitar que o CXL seja usado para o futuro da conexão, permitindo que o PCIe 5.0 atinja seu objetivo de oferecer bandas até duas vezes mais rápidas que o PCIe 4.0, como se espera a cada nova geração da tecnologia.

Entre as empresas envolvidas no CXL Consortium, se destacam na lista nomes como Microsoft, DellEMC, Google, Huawei e Facebook, além da gigante chinesa Alibaba. O objetivo é usar o CXL tanto como uma interface de slots e sockets para componentes como placas de vídeo e de outros tipos, quanto como uma interface integrada. Não foi informado quando veremos os primeiros produtos usando a tecnologia.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *