Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

AMDNvidiaHardwarePC Games

PC Ideal encara Metro Exodus: será que o game vai quebrar nosso PC recomendado?

PC Ideal encara Metro Exodus: será que o game vai quebrar nosso PC recomendado?

02/03/2019 10:10 | | @kerberdiego | Reportar erro






Share on Google+

Nós montamos o PC Ideal não faz três meses, e foi preciso menos que isso para termos uma surpresa: ele não cumpre os requisitos recomendados de um lançamento relevante! A quantidade de RAM e o processador dão conta, mas segundo os requisitos recomendados para jogar esse game, estamos com uma placa de vídeo um patamar abaixo do indicado.

PC Ideal 2018: o computador gamer que recomendamos você montar!

A GTX 1060 e a RX 590, os "dois sabores" do PC Ideal 2018 do Adrenaline, estão "um degrau" abaixo da GTX 1070 e da Vega 56 que são listadas como placas indicadas para jogar o game, segundo a desenvolvedora. Será que vamos ter problemas pro PC que acabamos de dizer para as pessoas comprarem? Lembrando que a proposta do PC Ideal é rodar games em FullHD com qualidade alta e próximo da casa dos 60fps, rodamos o benchmark do jogo nessa configuração e a resposta parece ser um retumbante "deu ruim".

Infelizmente (ou nesse caso, felizmente) a ferramenta de benchmarks do Metro tem se mostrado um recurso pensa interessante para medir performance de hardwares, mas não como forma de verificar se os componentes dão conta do jogo. Basta abrir o game e rodá-lo para ver que a realidade é bem distante desse péssimo resultado do benchmark.

Em nossos testes, a vantagem das GeForces no benchmark se manteve também no gameplay, com a GeForce GTX mantendo um desempenho acima dos 60fps quando configurado em FullHD, qualidade alta e com filtros como PhysX avançado e tesselação. O Hairworks acabou sendo a exceção: para garantir uma taxa acima dos 60fps, melhor não ativar esse filtro.

Tanto Radeon quanto GeForce consegue rodar em 1080p/alto/60fps

Para as Radeon a coisa "aperta" um tanto, porém a RX 580 também não se sai mal. Ela consegue atingir o nível de desempenho que buscamos quando rodado o jogo em 1080p e qualidade alta, porém só é possível se PhysX, Hairworks e também a tesselação ficarem de fora. Configurado dessa forma, ela se sai bem.

Infelizmente nem tudo é como gostaríamos, e em parte o jogo tem "culpa no cartório". Metro Exodus apresenta algumas instabilidade, com stutterings (aquelas travadinhas momentâneas) bem notáveis em situações como depois de disparar ou quando o jogador se move muito rápido e o efeito de desfoque surge na tela. Esses microtravamentos não impedem a jogatina, mas podem ser irritantes quando ocorrem bem no meio de um combate, e atingem praticamente todos os perfis de hardware que testamos nos segmentos de entrada e intermediário, tanto AMD quanto Nvidia.

Metro no PC sofre muito com stutterings

Com o PC Ideal sobrevivendo bem ao Metro, dá para ficar esperançoso que ele vai vencer todo esse ano sem problemas. O jogo da 2A Games será possivelmente um dos lançamentos mais pesados do ano, e difícil alguma parada ainda mais dura surgir no caminho do nosso PC recomendado.


Especificações do PC Ideal

- Processador AMD Ryzen 5 2600
- Placa-mãe A320 ou B350/450
- 2x4GB DDR4 2666MHz (ou 2x8GB para maior segurança a longo prazo)
- AMD Radeon RX 580 8GB ou Nvidia GeForce GTX 1060 6GB) 
- SSD de 120GB 
- HD  de 1TB
- Gabinete
- Fonte de 500W

Para quem está buscando a praticidade de uma máquina montada, a Pichau trouxe duas máquinas prontas com ambas as variações, com a GeForce GTX 1060 e a Radeon RX 580

PC Ideal Adrenaline com GTX 1060 - link para compra
PC Ideal Adrenaline com RX 580 - link para compra


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *