Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

HardwareTech

Tecnologia ULED XD da Hisense pode se tornar alternativa ao OLED para monitores de PC

Tecnologia ULED XD da Hisense pode se tornar alternativa ao OLED para monitores de PC

15/01/2019 14:35 | | @joao_gan | Reportar erro

15/01/2019 14:35 | | @joao_gan | Reportar erro





Share on Google+

A empresa chinesa Hisense mostrou na CES 2019 uma nova tecnologia proprietária para a fabricação de displays que pode, em teoria, ser mais facilmente implementada em monitores para o computador do que o OLED. A ULED XD, como se chama, promete ser mais barata e mais fácil de ser implementada em monitores, o que pode significar uma nova concorrente no mercado.

A implementação do OLED ainda enfrenta o clássico problema de computadores exibirem imagens estáticas grande parte do tempo, como parte de sua interface. O que o ULED XD faz, que pode baratear também os custos, é usar dois painéis diferentes em frente à matriz de LEDs. O painel da frente é um RGB 4K tradicional, mas atrás dele, antes dos LEDs, temos um outro painel em escala de cinza, com resolução 1080p (FullHD). 

O truque da tecnologia, segundo o TechPowerUp, é que o painel em escala de cinza no meio serve para expandir as possibilidades de condições de luminosidade exibidas no painel 4K RGB. Mesmo com o painel mais barato tendo menos resolução, ele serve apenas para ampliar o contraste em áreas de alta ou baixa luminosidade.

A ideia é então usar dois painéis populares juntos é reduzir os custos de produção em relação a um microLED ou OLED, algo especialmente importante para computadores. A Hisense mostrou sua solução para TVs e a tecnologia ainda está começando. Pode ser que ela nem se popularize em TVs tradicionais, imagine então em monitores. Mas é uma novidade em potencial que vale a pena acompanhar.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *