Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

Hardware

Seagate consegue criar HDD de 16TB em testes com tecnologia HAMR

Seagate consegue criar HDD de 16TB em testes com tecnologia HAMR

03/12/2018 17:33 | | @joao_gan | Reportar erro

03/12/2018 17:33 | | @joao_gan | Reportar erro





Share on Google+

A Seagate anunciou nessa semana que conseguiu atingir a impressionante marca de 16TB de capacidade de armazenamento num HDD de 3,5''. O feito é parte de seus testes com a tecnologia HAMR (heat-assisted magnetic recording - gravação magnética ajudada por calor). A empresa afirma que esse é o primeiro HDD empresarial completamente funcional com 16TB, a maior capacidade já conseguida.

Seagate apresenta sua nova linha de HDDs de 14TB com opções para diversos segmentos

A empresa segue testando sua versão "pré-lançamento" de um modelo Exos baseado em HAMR para aplicações empresariais. Segundo a Seagate, seus testes confirmaram que os novos drives feitos com a tecnologia ainda são plug-and-play, podendo ser conectados como qualquer HDD tradicional, não sendo necessária nenhuma mudança na configuração para poder integrar os novos modelos em sistemas e data centers já existentes.

A tecnologia HAMR serve para tornar os bits de dados menores para ficarem empacotados de maneira mais densa, oferecendo uma capacidade maior de armazenamento na mesma área. Um diodo de laser é instalado nos gravadores de cada disco, usando a luz para aquecer um ponto no disco rígido, o que muda a polaridade magnética de cada bit, e isso permite a gravação de uma quantidade maior de dados, de acordo com a explicação da Seagate. A empresa tem planos de entregar HDDs de até 20TB em 2020.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *