Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

IntelHardwarePC Games

Vídeo mostra Intel Core i9-9900K alcançando 5.5GHz em placa-mãe Z170

Vídeo mostra Intel Core i9-9900K alcançando 5.5GHz em placa-mãe Z170





Share on Google+

O overclocker finlandês Luumi publicou um vídeo em seu canal no YouTube onde ele consegue levar o processador Intel Core i9-9900K até a frequência de 5.5GHz utilizando uma placa-mãe com chipset Z170. Esse inclusive é mais um exemplo prático de como a incompatibilidade de CPUs de 9ª geração com chipsets das séries 100 e 200 é artificial. Até mesmo porque todos usam o mesmo socket LGA1151.

Site oficial: Processadores Core i9 de 9ª Geração

Para passar por essa limitação imposta pela fabricante, é necessário utilizar BIOS modificadas. Foi isso que permitiu que Luumi pudesse usar o Core i9-9900K em conjunto com a placa-mãe micro-ATX ASRock Z170M OC Formula. Rodando com clocks de 5.5GHz, a CPU conseguiu rodar os testes do CineBench e do Prime95 de maneira estável.

Análise: Intel Core i9-9900K

Segundo o site TechPowerUp, a Intel afirma que lançou os chipsets da série 300 para garantir que seus processadores da geração Coffee Lake com 6 núcleos tenham uma configuração de VRM que permita uma entrega de energia adequada.

Essa declaração oficial da fabricante não foi suficiente para afastar as especulações de que trata-se apenas de uma limitação artificial, e que as placas-mãe de séries 100 e 200 seriam mais do que capazes de suportar as novas CPUs.

Vale lembrar o contraste que da estratégia da AMD em relação à essa questão, que é completamente oposta. A plataforma AM4 da fabricante já suporta 3 gerações diferentes de processadores, e deve continuar suportando novas CPUs até 2020.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *