Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

AMDHardware

AMD lança as CPUs 7nm Zen2 codinome "Rome"

AMD lança as CPUs 7nm Zen2 codinome "Rome"

06/11/2018 16:26 | | @kerberdiego | Reportar erro





Share on Google+

Direto do evento AMD Next Horizon, a empresa antecipou as principais novidades sobre suas futuras CPUs Zen 2 e fez o anúncio dos primeiros modelos equipados com esse recuros. A grande aposta da empresa é o uso da nova litografia em 7 nanômetros para aumentar a performance, sendo que esse lançamento representa o primeiro CPU de 7nm x86.

Como já é praxe na indústria, a nova tecnologia será introduzida inicialmente nos produtos high-end. As CPUs codinome "Rome" serão os novos modelos da linha Epyc, com produtos voltados ao mercado de servidores e HPC (high-performance computing, ou computação de alta performance). A empresa atua em parceria com a TSMC para a fabricação dos chips, e já estão disponíveis a venda. 

Os novos chips baseados na litografia de 7 nanômetros trazem importantes avanços de performance. Além de possibilitar o dobro de densidade de transistores, é possível derrubar pela metade o consumo do chip, aumentando em muito a eficiência, algo crucial para mercado de servidores. Outra possibilidade é manter o consumo no mesmo patamar da geração anterior e ampliar a performance em 25%. O saldo final é a capacidade de entregar o dobro de processamento comparado a chips anteriores.

Um elemento crucial do aumento de desempenho foi resultado da maior densidade de transistores. Os processadores Epyc aumentaram a contagem de núcleos por CCX para 8, ou seja, o dobro que a geração Zen e Zen+. Com isso os modelos Epyc codinome "Rome" podem entregar até 64 núcleos e uma contagem "insana" de 128 threads.

Uma das evolução mais curiosas do novo produto é a introdução da nova geração do Infinity Fabric. O design com múltiplos chips agora contará com uma porção em 14 nanômetros fazendo a conexão dos múltiplos núcleos em 7 nanômetros e demais recursos como memórias.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *